Rodrigo Bocardi se pronuncia pela 1ª vez após saída polêmica da Globo

 on  with No comments 
In  




Nesta sexta-feira (31/1), Rodrigo Bocardi usou as redes sociais para se pronunciar sobre a polêmica demissão da TV Globo, após 25 anos de trabalho. O apresentador classificou a repercussão da saída da emissora como “um grande susto”.


“Eu atuei com os mesmos princípios. É isso que me deixa com a consciência tranquila. Bem tranquila”, afirmou.


Com a polêmica a respeito do desligamento, Bocardi ganhou mais de 100 mil seguidores. O jornalista deu a entender que, a partir de agora, será figurinha carimbada na web.



“Quero dizer pra vocês que vou aparecer mais vezes por aqui , a gente vai se falar mais. A gente tá junto, não tem essa”, pontuou.


Novos projetos em vista


Rodrigo não abordou o motivo de ter sido liberado pelo canal, que afirma motivos de compliance. No entanto, garantiu que existem novos projetos em vista.


“Tem um futuro bonito aí, temos um caminho pra percorremos juntos. Fiquem bem, sintam essa minha tranquilidade”, falou.


Agradecimentos aos fãs


Por fim, Rodrigo Bocardi agradeceu ao apoio dos fãs e seguidores, além da Vênus Platinada. “Meu agradecimento a vocês, meu agradecimento a TV Globo. Boa sorte ao Bom Dia São Paulo e que continue sendo essa potência que sempre foi. A gente se vê”, concluiu.


Assista a declaração completa:




Saiba detalhes do assédio que iniciou denúncias contra Rodrigo Bocardi



  • Fontes da coluna Fábia Oliveira contaram que um episódio grave de assédio moral foi o que iniciou as denúncias contra o jornalista ao compliance da Globo.

  • A violência teria acontecido contra um operador de áudio que trabalhava com Bocardi na emissora, e a situação foi descrita como “muito pesada”.

  • A denúncia do episódio abriu investigação contra o comunicador.

  • Além disso, Rodrigo Bocardi estaria emplacando reportagens sobre empresas e depois sendo contratado em off para gerir as crises dessas mesmas empresas, o que contraria regras do grupo Marinho.

  • Fontes do Metrópoles informaram também que o jornalista estaria trabalhando na assessoria de comunicação de prefeituras e recebendo dinheiro de um partido político.

  • Procurada pela coluna Fábia Oliveira, a TV Globo informou que não divulga questões de compliance, mas alegou que ele descumpriu “normas éticas”.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/rodrigo-bocardi-se-pronuncia-pela-1a-vez-apos-saida-polemica-da-globo/?fsp_sid=95002
Share:

Orquestra Sinfônica retorna à Sala Martins Pena do Teatro Nacional quinta-feira

 on  with No comments 
In  





A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, após mais de uma década, retorna aos palcos da Sala Martins Pena, a partir da próxima quinta-feira (6), às 20h. Os concertos serão semanais, às quintas. A entrada é gratuita mediante lotação do espaço, que hoje conta com 478 lugares. Durante o período em que o Teatro Nacional permaneceu fechado, a orquestra se apresentou no Teatro Plínio Marcos, também às quintas-feiras.


Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, trazer de volta a orquestra sinfônica para a “sua casa” é um grande presente a todos os brasilienses. “Todos nós esperávamos por este momento e poder celebrar a volta da orquestra a sua casa é uma alegria sem tamanho e uma sensação de missão cumprida também. O GDF se comprometeu em entregar a Martins Pena de forma completa para a população do DF e devolver a orquestra a este palco faz parte disso”, destaca Claudio Abrantes.


Sob a regência de Cláudio Cohen, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresentará a peça ‘Os Compositores’, de Robert Schumann | Foto: Divulgação/Secec-DF


Para o maestro Cláudio Cohen há uma grande expectativa em voltar à Sala Martins Pena: “Estamos absolutamente eufóricos com o retorno da nossa temporada de concertos no Teatro Nacional Claudio Santoro, teremos concertos de excelência musical e diversidade de conteúdos”.


A programação do retorno oficial da Orquestra Sinfônica à Sala Martins Pena contará com a série Os Compositores, de Robert Schumann. O concerto para piano e orquestra terá a regência do maestro Claudio Cohen e a participação da solista Anastasiya Evsina. O público poderá retirar as senhas para assistir ao espetáculo 1 hora antes do início do concerto. A idade mínima para acessar a sala é de sete anos. No site da Secretaria de Cultura você confere a programação completa da orquestra.


Visitas guiadas


A sala Martins Pena marcou a entrega do novo Teatro Nacional ao público | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília


Além da volta da orquestra, outra novidade é que a partir de sexta-feira (7), o Teatro Nacional receberá grupos de visitas guiadas. A visita será conduzida por um servidor da Subsecretaria do Patrimônio Cultural que falará sobre a história do teatro, sua arquitetura e as recentes obras. Na última sexta-feira do mês, a vista contará com acessibilidade e participação de um intérprete de Libras.


Reinauguração


Em 1966, o Teatro Nacional Claudio Santoro – na época Teatro Nacional de Brasília – era inaugurado com a abertura da Sala Martins Pena. Cinquenta e oito anos depois, a história se repetiu. Após permanecer por mais de uma década fechado, o maior espaço público do DF foi reaberto em 20 de dezembro do ano passado, depois de quase 11 anos fechado, com a reinauguração da Sala Martins Pena, primeiro espaço a ser restaurado pelo Governo do Distrito Federal (GDF).



A primeira etapa da obra contemplou a restauração da Sala Martins Pena e seu respectivo foyer, e a adequação da infraestrutura do teatro, que descumpria as normas vigentes de segurança, combate a incêndio e acessibilidade. Os trabalhos tiveram duração de dois anos e seguiram as diretrizes para respeitar o tombamento do equipamento público. Foram investidos R$ 70 milhões pelo GDF.


Com a reforma, a Sala Martins Pena está entre as mais modernas do país, com equipamentos cênicos de ponta, conforto sonoro para frequentadores e artistas e itens inibidores de chamas em caso de incêndio.


“É uma sinalização muito forte de um governo que apoia a cultura e que vê na cultura não só um vetor econômico, mas também um elemento de desenvolvimento da sociedade”, ressaltou Claudio Abrantes.


*Com informações da Secec










Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/orquestra-sinfonica-retorna-a-sala-martins-pena-do-teatro-nacional-quinta-feira/?fsp_sid=94984
Share:

Violência contra mulher explode no estado em 2024, aponta estatística

 on  with No comments 
In  




São Paulo — Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta sexta-feira (31/1) mostram que os casos de violência contra a mulher aumentaram no estado de São Paulo no último ano. Três dos cinco índices analisados pelo Metrópoles indicam uma explosão nas ocorrências de tentativa de homicídio, bem como aumento de feminicídio e estupro de vulnerável.


Ocorrências em alta


Em 2024, foram registradas 250 ocorrências de feminicídio — cerca de um caso a cada 1,4 dias. O total é 13% maior do que o registrado em 2023, quando houve 221 casos no estado.


Os casos de estupro de vulnerável tiveram aumento: passaram de 10.310 ocorrências em 2023 para 10.665 em 2024 – uma elevação de pouco mais de 3%.


Já os casos de tentativa de homicídio contra mulheres quase dobraram em todo o estado de São Paulo ao longo de 2024, em comparação com o ano anterior. Segundo a SSP, no último ano foram registrados 1.216 casos do tipo – total 96.45% superior aos 619 casos registrados em 2023.


Ocorrências em queda


Por outro lado, o número de ameaças feitas contra mulheres e estupros consumados caíram em 2024.


O total de ameaças passou de 114.083 em 2023, para 105.639 em 2024 – o que representa uma queda de 7,4%.


Já o total de estupros consumados passou de 3.877 em 2023, para 3.323 no ano passado – representando queda de mais de 14% no total de ocorrências.



Disque 180


Os casos de violência de gênero, sobretudo aqueles que se dirigem especificamente às mulheres, podem ser denunciados através do número 180.


Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.


Segundo a pasta, o serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento.


No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/violencia-contra-mulher-explode-no-estado-em-2024-aponta-estatistica/?fsp_sid=94966
Share:

Teatros da Amazônia avançam na candidatura a Patrimônio Mundial

 on  with No comments 
In  





O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou, nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a candidatura dos Teatros da Amazônia - o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e o Teatro da Paz, em Belém (PA) - à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A proposta será submetida à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial, formado por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco. Se cumpridos os requisitos demandados, a candidatura poderá compor a pauta do comitê para o potencial reconhecimento do bem cultural. 


A oficialização da candidatura é marcada pela entrega de dossiê com documentos elaborados por um grupo técnico formado pelo Iphan, pelas secretarias de cultura dos estados do Amazonas e do Pará e das secretarias de cultura dos municípios de Belém e Manaus. O dossiê será analisado pela Unesco, a partir de critérios que demonstram o valor universal excepcional do bem cultural seriado, sua autenticidade e integridade. “Levar a candidatura dos Teatros da Amazônia para reconhecimento internacional se alinha ao compromisso do Iphan de promover, valorizar e democratizar o Patrimônio Cultural Brasileiro”, destaca o presidente do Iphan, Leandro Grass. “A missão se torna ainda mais importante por ser um bem cultural que representa a riqueza e diversidade cultural da região Norte”, afirmou. 


O diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) do Iphan, Andrey Schlee, também destaca a relevância da candidatura. “É uma satisfação poder participar de uma iniciativa tão importante que, mais uma vez, a nível internacional, busca reconhecer a riqueza e a diversidade de bens culturais nacionais. No caso, dois teatros amazônicos com inquestionáveis valores universais”, disse.  


DOSSIÊ - A etapa de entrega do dossiê é um passo importante no potencial reconhecimento internacional dos Teatros da Amazônia, que representam um patrimônio arquitetônico, cultural e histórico singular na região amazônica. “Estamos vivenciando mais um capítulo na história de valorização da Amazônia. Esse passo para a candidatura do Teatro Amazonas e do Teatro da Paz a Patrimônio Mundial pela Unesco nos permite sentir a cultura do Norte em voga”, enfatizou a superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos.  


Para o secretário em exercício de cultura e economia criativa do Amazonas, Candido Jeremias, a oficialização da candidatura é um marco no pleito coletivo empreendido pelos estados do Amazonas e do Pará pela valorização do Patrimônio Histórico da Amazônia. “Os dois teatros já são conhecidos mundialmente e são detentores de todas as credenciais para integrar a lista do Patrimônio Mundial", destacou. 


"A candidatura pelo reconhecimento da Unesco para estes dois extraordinários patrimônios arquitetônicos, no coração da Amazônia urbana, tem um valor mais do que simbólico para o Brasil. Nossa região irá sediar a COP 30 neste ano, e o turismo receberá um significativo impulso. As duas casas de espetáculos já são uma referência cultural da Amazônia, dentro do Brasil”, contextualizou a secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal. “Com este reconhecimento, a valorização e divulgação de nossos amados teatros e de sua missão no fomento às artes ganhará uma dimensão planetária, chamando a atenção do mundo e estimulando o desejo em conhecer a pujança da cultura amazônica, sua história e a beleza de seu patrimônio", completa. 


SÍMBOLOS - Esses monumentos, símbolos do ciclo da borracha na Amazônia, representam a influência europeia na arquitetura e nas artes cênicas, a incorporação de características locais, além de simbolizarem a riqueza cultural e a relação da região com a economia e a geopolítica internacional entre os séculos XIX e XX. “Nosso teatro não só conta uma parte de nossa história, mas representa também um marco para todos que fizeram e fazem parte dessa história, desde os seringueiros, artesãos, trabalhadores da construção civil e artistas que deram vida aos palcos dos dois teatros”, sublinhou a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro. 


Com a candidatura, o Iphan reforça a proteção e a valorização dos bens culturais brasileiros, destacando o Patrimônio Cultural da Amazônia no cenário global. Caso sejam reconhecidos pela Unesco, os Teatros da Amazônia integrarão a lista de Patrimônio Mundial Cultural, que já conta com 14 bens brasileiros chancelados.  






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/teatros-da-amazonia-avancam-na-candidatura-a-patrimonio-mundial/?fsp_sid=94948
Share:

CLDF retoma atividades legislativa e volta a funcionar em período integral

 on  with No comments 
In  





Encerra, nesta sexta-feira (31), o recesso legislativo da CLDF e, na próxima segunda-feira (3), a Casa retoma o funcionamento em horário integral, das 8h às 19h. A primeira sessão ordinária de 2025 ocorre na terça-feira (4), com transmissão simultânea aberta ao público pela TV Câmara Distrital nos canais 9.3 (aberto), Net 11, Vivo 9 e no Youtube.


Como de praxe a cada novo período legislativo, a sessão inaugural tem caráter solene e deve contar com a presença do governador e/ou de outro representante do governo. Historicamente, o chefe do Executivo envia uma mensagem aos deputados para ser lida na ocasião: temas como a relação entre os dois poderes e as matérias a serem submetidas à apreciação da Casa ao longo do ano costumam dominar o discurso. 


Presidente da Câmara, o parlamentar Wellington Luiz (MDB) dá o tom do momento, quando se inicia o segundo biênio da atual legislatura. “Com o fim do recesso, estamos prontos para retomar os trabalhos legislativos com energia renovada. Em 2025, teremos novas comissões, uma nova mesa diretora e projetos importantes a serem votados, todos focados em atender às necessidades da população e promover o desenvolvimento de nossa cidade”, analisou. 


Questão fundiária


O chefe do Legislativo também adiantou que os deputados irão se debruçar sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial. “O PDOT será o projeto de principal pauta, reforçando nosso compromisso com a organização territorial e o crescimento sustentável de Brasília. Estamos comprometidos em trabalhar de forma transparente e eficiente para garantir que cada decisão tomada aqui reflita os interesses e o bem-estar de nossos cidadãos”, assegurou o presidente. 


O PDOT consiste no instrumento básico da política territorial do DF. Orienta agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades urbanas, bem como na expansão urbana e rural do território. O plano precisa ser revisto a cada dez anos e o atual remonta a 2009, pois a última revisão foi interrompida durante a pandemia. Agora, a CLDF aguarda que o Buriti encaminhe o texto.


Para a deputada Paula Belmonte (Cidadania), primeira ocupante da segunda vice-presidência da Casa, “o PDOT é fundamental para a organização da Brasília que queremos no futuro”. Pasta responsável pelo plano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) disponibiliza um site focado no plano para consulta do cidadão.


À frente da primeira vice-presidência, Ricardo Vale (PT) também vislumbra os próximos passos do legislativo distrital. “Vamos seguir investindo em tecnologia e qualificação para aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade, garantindo que as pautas de interesse do povo sejam debatidas e avancem. 2025 será um ano de muito trabalho, diálogo e resultados para o DF”, concluiu.


Novas comissões


Em 2025, a Câmara Legislativa passa a contar com duas novas comissões: a do Direito das Mulheres e a da Saúde. Essa última comissão é fruto do desmembramento da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc). Além disso, já está em validade a nova composição da Mesa Diretora, que vai dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da CLDF em 2025 e 2026.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/cldf-retoma-atividades-legislativa-e-volta-a-funcionar-em-periodo-integral/?fsp_sid=94930
Share:

Conheça as atribuições do presidente do Senado — Senado Notícias

 on  with No comments 
In  





Neste sábado (1º), serão eleitos o presidente do Senado Federal e os demais membros da Mesa para um mandato de dois anos. O presidente tem a responsabilidade de convocar e presidir as sessões tanto do Senado quanto do Congresso Nacional; definir a Ordem do Dia das sessões plenárias, ou seja, definir o que será votado; desempatar votações, entre outras tarefas. Além disso, cabe a ele dar posse aos senadores e realizar comunicações de interesse do Senado e do país a qualquer momento no Plenário.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/conheca-as-atribuicoes-do-presidente-do-senado-senado-noticias/?fsp_sid=94912
Share:

Comércio e serviços impulsionam economia do DF no 3º trimestre de 2024

 on  with No comments 
In  





O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou, nesta sexta-feira (31), a 30ª edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, apresentando um panorama positivo para a economia da capital no terceiro trimestre de 2024. Os dados indicam a manutenção do crescimento econômico observado desde o início do ano, com destaque para a expansão dos setores de comércio e serviços.


O volume de serviços cresceu 8,7% em relação ao segundo trimestre, liderado pelo segmento de informação e comunicação, que registrou um avanço de 17,3% no período e 24,0% na comparação anual. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,9% na comparação trimestral, impulsionado pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 15,9% no trimestre e 24,2% em relação ao mesmo período de 2023.



No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,9% na comparação trimestral, impulsionado pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 15,9% no trimestre e 24,2% em relação ao mesmo período de 2023 | Foto: Divulgação/IPEDF



“O consumo de produtos duráveis e semiduráveis tende a crescer com o aumento do rendimento da população. Além disso, o período é marcado pela sazonalidade de consumo de alguns serviços devido ao recesso escolar e às férias”, destaca a diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPEDF, Francisca Lucena.


A melhora nas condições do mercado de trabalho também é um fator positivo para a economia local. A taxa de desemprego caiu, acompanhada pela criação líquida de novos postos de trabalho. No setor financeiro, a taxa de inadimplência das famílias segue em queda, o que tem impulsionado o aumento da concessão de crédito para pessoa física.


Apesar do bom desempenho econômico, a inflação foi impactada pela alta da gasolina e da tarifa de energia elétrica residencial. No entanto, a variação trimestral registrou uma desaceleração em relação ao segundo trimestre do ano.


No cenário nacional, a economia brasileira também apresentou crescimento, puxado pela indústria e serviços, alavancados pelo aumento do consumo das famílias e dos investimentos. No contexto internacional, a volatilidade do câmbio e dos preços de commodities tem influenciado diretamente o comércio exterior, inclusive no DF.


*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/comercio-e-servicos-impulsionam-economia-do-df-no-3o-trimestre-de-2024-2/?fsp_sid=94408
Share:

Polícia Penal institui o Siggo como sistema oficial

 on  with No comments 
In  





Polícia Penal institui o Siggo como sistema oficial

A Polícia Penal de Goiás instituiu, nesta sexta-feira (31), o Sistema de Gestão e Governança (Siggo) como oficial da instituição. O programa quer aperfeiçoar o acompanhamento, a coleta, a análise e a interpretação de dados relevantes na instituição, promovendo gestão fundamentada em informações precisas e em tempo real.


O Siggo é o mais moderno sistema de gestão e governança pública do sistema prisional brasileiro. É inédito não só na PPGO, mas bem como em todas as administrações penitenciárias do país. O sistema cria uma cultura de excelência na gestão prisional e foi desenvolvido 100% por policiais penais. Além de apoiar a governança, o Siggo também ajudará na gestão dos processos.


Siggo


“O Siggo auxiliará os processos no âmbito da Polícia Penal, promovendo eficiência e modernidade”, explica o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires.


A atualização do sistema será obrigatória para todo as áreas administrativas, operacionais e de gestão da PPGO. O acesso ao sistema será regulamentado por normas internas específicas.


Sistema


O Siggo é uma resposta aos crescentes desafios da gestão pública, especialmente no contexto do sistema prisional, em que a complexidade dos recursos demandados exige uma abordagem moderna e integrada.


O sistema foi apresentado durante o 1º Simpósio de Governança Pública e Compliance da Polícia Penal, em dezembro.


O post Polícia Penal institui o Siggo como sistema oficial apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.


Agência Cora Coralina






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/policia-penal-institui-o-siggo-como-sistema-oficial/?fsp_sid=94414
Share:

Comércio e serviços impulsionam economia do DF no 3º trimestre de 2024

 on  with No comments 
In  





O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou, nesta sexta-feira (31), a 30ª edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, apresentando um panorama positivo para a economia da capital no terceiro trimestre de 2024. Os dados indicam a manutenção do crescimento econômico observado desde o início do ano, com destaque para a expansão dos setores de comércio e serviços.


O volume de serviços cresceu 8,7% em relação ao segundo trimestre, liderado pelo segmento de informação e comunicação, que registrou um avanço de 17,3% no período e 24,0% na comparação anual. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,9% na comparação trimestral, impulsionado pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 15,9% no trimestre e 24,2% em relação ao mesmo período de 2023.



No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,9% na comparação trimestral, impulsionado pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 15,9% no trimestre e 24,2% em relação ao mesmo período de 2023 | Foto: Divulgação/IPEDF



“O consumo de produtos duráveis e semiduráveis tende a crescer com o aumento do rendimento da população. Além disso, o período é marcado pela sazonalidade de consumo de alguns serviços devido ao recesso escolar e às férias”, destaca a diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPEDF, Francisca Lucena.


A melhora nas condições do mercado de trabalho também é um fator positivo para a economia local. A taxa de desemprego caiu, acompanhada pela criação líquida de novos postos de trabalho. No setor financeiro, a taxa de inadimplência das famílias segue em queda, o que tem impulsionado o aumento da concessão de crédito para pessoa física.


Apesar do bom desempenho econômico, a inflação foi impactada pela alta da gasolina e da tarifa de energia elétrica residencial. No entanto, a variação trimestral registrou uma desaceleração em relação ao segundo trimestre do ano.


No cenário nacional, a economia brasileira também apresentou crescimento, puxado pela indústria e serviços, alavancados pelo aumento do consumo das famílias e dos investimentos. No contexto internacional, a volatilidade do câmbio e dos preços de commodities tem influenciado diretamente o comércio exterior, inclusive no DF.


*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/comercio-e-servicos-impulsionam-economia-do-df-no-3o-trimestre-de-2024-2/?fsp_sid=94396
Share:

Exercícios queimam calorias, mas não tanto quanto você gostaria

 on  with No comments 
In  





*O artigo foi escrito pelos professores Dylan Thompson e Javier Gonzalez, da Universidade de Bath, no Reino Unido, e publicado na plataforma The Conversation Brasil.


É comumente aceito que fazer exercícios é um elemento fundamental para a perda de peso. Mas essa visão de longa data tem sido questionada nos últimos anos, com uma grande quantidade de artigos e podcasts afirmando ser um mito que o exercício aumenta o metabolismo e ajuda a queimar calorias após o treino.


O princípio central desses relatórios é que a quantidade de calorias que queimamos por dia é de alguma forma limitada. Essa hipótese foi proposta pela primeira vez em 2012 pelo antropólogo evolucionário Herman Pontzer. Ele postulou que, à medida que você aumenta seu gasto diário de energia (calorias queimadas) por meio da atividade física, seu corpo encontra maneiras de reduzir a energia gasta em outros processos biológicos, como o metabolismo de repouso. Isso deixa seu gasto energético diário geral inalterado.


Desde então, essa teoria foi popularizada no livro de 2021 de Pontzer Burn, no qual elea teoriza que “queimamos calorias em uma faixa muito estreita: cerca de 3 mil calorias por dia, independentemente do nosso nível de atividade”.


Com base nisso, Pontzer sugere que “o resultado final é que seus níveis de atividade (física) diária quase não têm influência sobre o número de calorias que você queima por dia”.


Mas antes de guardar seus tênis de corrida, vamos ver o que as pesquisas nos mostram. As evidências mais rigorosas e robustas disponíveis sobre o assunto mostram, de fato, que o exercício aumenta o gasto de energia, embora talvez não tanto quanto se espera.


Exercício e gasto energético


As evidências que Pontzer usou para apoiar sua hipótese vieram de estudos observacionais que compararam o gasto de energia em diferentes populações ao redor do mundo. Em um estudo observacional, os pesquisadores apenas fazem medições e comparações entre grupos sem realmente introduzir nenhuma mudança.


O estudo mais chamativo que Pontzer usou para apoiar sua hipótese foi uma pesquisa sobre a tribo Hadza, um dos últimos grupos de caçadores-coletores remanescentes na África. Supõe-se que os caçadores-coletores sejam altamente ativos para sobreviver. Mas o estudo observou que os Hadza não gastavam mais energia do que a média dos ocidentais por dia.


Revisamos a hipótese do gasto energético limitado em 2023. Concluímos que a teoria de Pontzer levanta algumas questões interessantes. Entretanto, ela geralmente não é muito convincente devido a falhas na natureza das evidências.


De fato, os próprios dados observacionais de Pontzer mostram que o gasto diário de energia pode variar em mais de mil calorias por dia em um grupo de idosos. Isso contradiz diretamente sua sugestão de que ele é fixo em 3 mil calorias por dia para todos.


Quando analisamos os dados de estudos controlados e randomizados, podemos ver claramente que o exercício tem um efeito sobre o gasto de energia.


Os ensaios clínicos randomizados permitem que os pesquisadores estabeleçam causa e efeito de um tratamento ou intervenção específica. Eles permitem que grupos de pessoas sejam comparados de forma justa com apenas uma variável manipulada por vez.


Os estudos mostram que um programa de exercícios estruturado e supervisionado, realizado até cinco vezes por semana durante seis e dez meses, aumenta o gasto energético diário. Esses efeitos foram demonstrados em homens e mulheres jovens e de meia-idade.


Essa pesquisa mostra claramente que a atividade física aumenta a quantidade de calorias que você queima por dia.


Aumento modesto


É importante observar que esses estudos relatam, no entanto, que os aumentos no gasto energético diário nem sempre foram tão grandes quanto o esperado. Simplificando, queimar 600 calorias na academia não necessariamente aumentará seu gasto energético diário na mesma quantidade.


No entanto, um aumento no gasto energético mais modesto do que o esperado está muito longe das afirmações ousadas de que o exercício não aumenta o gasto energético diário. No entanto, é difícil estimar o número exato, pois ele varia muito entre as pessoas.


Conforme discutimos em nossa análise, há muitas razões possíveis pelas quais o exercício não aumenta o gasto energético tanto quanto seria esperado. Alguns fatores podem incluir a substituição da atividade física (quando seu novo exercício substitui a atividade física que você normalmente faria naquele momento – portanto, você pode acabar queimando apenas algumas calorias a mais do que normalmente queimaria) e a compensação comportamental (fazer menos atividade no final do dia após um exercício matinal).


Isso também destaca um mal-entendido comum sobre a magnitude dos efeitos do exercício. O exercício pode parecer difícil, portanto, as pessoas podem razoavelmente esperar um grande retorno sobre seu investimento. No entanto, cinco horas de exercícios por semana representam apenas cerca de 4% do nosso tempo normal de vigília. Portanto, isso só vai ajudar a aumentar o número de calorias que queimamos por meio da atividade física.


Parte do mal-entendido sobre as mudanças no gasto de energia e a possível perda de peso por meio de exercícios talvez esteja relacionada a expectativas irrealistas sobre quantas calorias queimamos ao nos exercitarmos.


Portanto, apesar do que você possa ter ouvido ou lido, as evidências mais fortes de estudos robustos demonstram claramente que o exercício pode aumentar o gasto energético diário. Embora isso possa não ser tanto quanto você espera ou deseja.The Conversation


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/exercicios-queimam-calorias-mas-nao-tanto-quanto-voce-gostaria/?fsp_sid=94378
Share:

PM mobiliza “batalhão” de jogo para volta de Neymar Jr. ao Santos

 on  with No comments 
In  




São Paulo — A Polícia Militar (PM) mobilizou um esquema especial para o evento que marca a volta de Neymar Jr. ao Santos F.C., na tarde desta sexta-feira (31/1), na Vila Belmiro, em Santos, litoral de São Paulo.


Foram deslocados para a operação efetivos do Comando Atlântico — que compreende o Comando de Policiamento de Interior 6 (CPI/6) e abrange o policiamento nas cidades de Registro, no Vale do Ribeira, até Bertioga, no litoral sul do estado) –, do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior Metropolitano (BPM/I) e 2º BAEP (Batalhão de Operações Especiais de Polícia), ambos de Santos.


Segundo o tenente-coronel Fabio Nakaharada, comandante do 6º BPM-M), foi disponibilizada uma tropa de 200 homens e mulheres, especificamente destacados para patrulhar arredores e área interna do estádio, focados na segurança do evento (staff de Neymar, artistas e convidados). “Um efetivo de jogo”, complementou o coronel Nakharada.


Simultaneamente, também foi mantido o patrulhamento de rotina na cidade, além do reforço das equipes da Operação Verão.


“A operação teve um planejamento muito rápido devido à velocidade da transferência mobilizou a imprensa do mundo inteiro, mobilizou pessoas que não são torcedoras do Santos. Isso fez com que a PM fizesse uma operação extraordinária para proporcionar segurança aos torcedores e à população”.



Prefeitura e GCM mobilizadas por Neymar em Santos


Além do efetivo da PM, a Prefeitura de Santos se reuniu com a diretoria do clube alvinegro, na manhã desta sexta, para definir outros pontos da operação para a chegada do jogador à cidade.


O encontro definiu um aumento do policiamento no perímetro de dois quilômetros ao redor do estádio para garantir a proteção da população, de torcedores e turistas. Além disso, o efetivo será intensificado com ações preventivas e ostensivas, com fiscalização de ambulantes e cambistas.


“Nosso compromisso é assegurar que o entretenimento futebolístico aconteça com total segurança, reforçando também a proteção nos principais pontos turísticos da cidade”, declarou a secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/pm-mobiliza-batalhao-de-jogo-para-volta-de-neymar-jr-ao-santos/?fsp_sid=94372
Share:

PM mobiliza “batalhão” de jogo para volta de Neymar Jr. ao Santos

 on  with No comments 
In  




São Paulo — A Polícia Militar (PM) mobilizou um esquema especial para o evento que marca a volta de Neymar Jr. ao Santos F.C., na tarde desta sexta-feira (31/1), na Vila Belmiro, em Santos, litoral de São Paulo.


Foram deslocados para a operação efetivos do Comando Atlântico — que compreende o Comando de Policiamento de Interior 6 (CPI/6) e abrange o policiamento nas cidades de Registro, no Vale do Ribeira, até Bertioga, no litoral sul do estado) –, do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior Metropolitano (BPM/I) e 2º BAEP (Batalhão de Operações Especiais de Polícia), ambos de Santos.


Segundo o tenente-coronel Fabio Nakaharada, comandante do 6º BPM-M), foi disponibilizada uma tropa de 200 homens e mulheres, especificamente destacados para patrulhar arredores e área interna do estádio, focados na segurança do evento (staff de Neymar, artistas e convidados). “Um efetivo de jogo”, complementou o coronel Nakharada.


Simultaneamente, também foi mantido o patrulhamento de rotina na cidade, além do reforço das equipes da Operação Verão.


“A operação teve um planejamento muito rápido devido à velocidade da transferência mobilizou a imprensa do mundo inteiro, mobilizou pessoas que não são torcedoras do Santos. Isso fez com que a PM fizesse uma operação extraordinária para proporcionar segurança aos torcedores e à população”.



Prefeitura e GCM mobilizadas por Neymar em Santos


Além do efetivo da PM, a Prefeitura de Santos se reuniu com a diretoria do clube alvinegro, na manhã desta sexta, para definir outros pontos da operação para a chegada do jogador à cidade.


O encontro definiu um aumento do policiamento no perímetro de dois quilômetros ao redor do estádio para garantir a proteção da população, de torcedores e turistas. Além disso, o efetivo será intensificado com ações preventivas e ostensivas, com fiscalização de ambulantes e cambistas.


“Nosso compromisso é assegurar que o entretenimento futebolístico aconteça com total segurança, reforçando também a proteção nos principais pontos turísticos da cidade”, declarou a secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/pm-mobiliza-batalhao-de-jogo-para-volta-de-neymar-jr-ao-santos/?fsp_sid=94360
Share:

Comércio e serviços impulsionam economia do DF no 3º trimestre de 2024

 on  with No comments 
In  





O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou, nesta sexta-feira (31), a 30ª edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, apresentando um panorama positivo para a economia da capital no terceiro trimestre de 2024. Os dados indicam a manutenção do crescimento econômico observado desde o início do ano, com destaque para a expansão dos setores de comércio e serviços.


O volume de serviços cresceu 8,7% em relação ao segundo trimestre, liderado pelo segmento de informação e comunicação, que registrou um avanço de 17,3% no período e 24,0% na comparação anual. No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,9% na comparação trimestral, impulsionado pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 15,9% no trimestre e 24,2% em relação ao mesmo período de 2023.


No comércio varejista ampliado, o volume de vendas aumentou 2,9% na comparação trimestral, impulsionado pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 15,9% no trimestre e 24,2% em relação ao mesmo período de 2023 | Foto: Divulgação/IPEDF


“O consumo de produtos duráveis e semiduráveis tende a crescer com o aumento do rendimento da população. Além disso, o período é marcado pela sazonalidade de consumo de alguns serviços devido ao recesso escolar e às férias”, destaca a diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPEDF, Francisca Lucena.


A melhora nas condições do mercado de trabalho também é um fator positivo para a economia local. A taxa de desemprego caiu, acompanhada pela criação líquida de novos postos de trabalho. No setor financeiro, a taxa de inadimplência das famílias segue em queda, o que tem impulsionado o aumento da concessão de crédito para pessoa física.



Apesar do bom desempenho econômico, a inflação foi impactada pela alta da gasolina e da tarifa de energia elétrica residencial. No entanto, a variação trimestral registrou uma desaceleração em relação ao segundo trimestre do ano.


No cenário nacional, a economia brasileira também apresentou crescimento, puxado pela indústria e serviços, alavancados pelo aumento do consumo das famílias e dos investimentos. No contexto internacional, a volatilidade do câmbio e dos preços de commodities tem influenciado diretamente o comércio exterior, inclusive no DF.


*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)










Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/comercio-e-servicos-impulsionam-economia-do-df-no-3o-trimestre-de-2024/?fsp_sid=94342
Share:

Dermatologista destaca 5 tendências estéticas que vão bombar em 2025

 on  with No comments 
In  




As áreas da beleza e estética reservam muitas novidades para 2025. Quem deseja melhorar o visual este ano contará com novas tecnologias à sua disposição, e para falar sobre cada uma delas, consultamos a dermatologista Bruna Carvalho, que destacou cinco tendências estéticas que estarão em alta nos próximos meses. Confira:



Quiet Beauty


O movimento Quiet Beauty surgiu como uma proposta inovadora que reflete uma mudança nas percepções sobre estética e beleza. Inspirado na tendência do quiet luxury, visa valorizar a beleza natural e promover a aceitação das características individuais, sem a necessidade de intervenções radicais.


Um exemplo é o processo de “desarmonização facial”, que envolve a remoção dos excessos resultantes de procedimentos de harmonização facial e tem se tornado uma tendência entre as celebridades. De acordo com a especialista, essa iniciativa pode contribuir para desmistificar a ideia de perfeição e incentivar uma visão mais saudável sobre a autoimagem, priorizando o bem-estar mental e a autenticidade.


Terapia Regenerativa


A crescente popularidade de tratamentos como o PDRN (Polideoxirribonucleotídeo), células troncos e exossomos, reflete uma mudança significativa na estética. Com eles pretendemos restaurar a função do tecido por meio de sinais regenerativos, permitindo que as células-tronco do nosso corpo reconstruam tecidos danificados. Essas inovações não apenas ampliam as alternativas disponíveis para os pacientes, mas também promovem uma abordagem mais natural e holística na busca por resultados estéticos desejados.


Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles. 






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/dermatologista-destaca-5-tendencias-esteticas-que-vao-bombar-em-2025/?fsp_sid=94324
Share:

Ministério abre debates no Brics sobre tecnologias da informação e comunicação

 on  with No comments 
In  




Brasil propõe quatro temas prioritários: Conectividade Universal e Significativa, Sustentabilidade Espacial, Sustentabilidade Ambiental e Ecossistema Digital

O Ministério das Comunicações (MCom) iniciou, nesta semana, as discussões do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) do Brics. Na pauta, estão temas considerados cruciais no cenário mundial, como inclusão digital e ações para o enfrentamento das mudanças climáticas.


O Brasil assumiu, neste ano, a presidência do Brics – bloco formado com Rússia, Índia, China e África do Sul e mais cinco nações para articulação e cooperação em diversas áreas. Com isso, o país também passou a coordenar os debates sobre as prioridades do grupo.


No âmbito das TICs, o Brasil propôs os seguintes temas: Conectividade Universal e Significativa; Sustentabilidade Espacial; Sustentabilidade Ambiental e Ecossistema Digital. Segundo o coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do MCom, William Zambelli, os assuntos foram definidos por conta das suas relevâncias no mundo.


“Os assuntos prioritários estão alinhados com discussões cruciais no cenário global, incluindo inclusão digital, coordenação de lançamentos de satélites de baixa órbita para viabilizar conectividade direta entre satélites e smartphones, e implementação de ações efetivas no combate às mudanças climáticas, visando promover a consciência ambiental”, afirma Zambelli.


O Grupo de Trabalho de Comunicações do Brics aborda áreas estratégicas, como parcerias com a mídia, comunicação pública, disseminação de informações e intercâmbio tecnológico. Segundo o coordenador-geral, os esforços do GT são fundamentais para a promoção de políticas públicas a uma parte significativa da população mundial excluída dessas discussões, que não tem acesso a tecnologia básica e a ferramentas essenciais.


Ações


Entre as metas do GT de TICs estão: criar um mapeamento de conectividade significativa para o Brics; produzir relatório para abordagens em órgãos responsáveis pelo registro da ocupação de órbitas satelitais; e mapear as estruturas nacionais de governança para o Ecossistema Digital.


No escopo do Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério das Comunicações também estão a realização do seminário Ação Digital Verde do BRICS, que antecederá a 30ª Conferência das Partes (COP30), denominada Dia da Digitalização, e a apresentação do resumo das discussões ao Green Digital Action Track, na COP30.


A primeira reunião preparatória da presidência do GT de TICs ocorreu no dia 8 de janeiro. No encontro, representantes do Ministério das Comunicações e do Ministério das Relações Exteriores abordaram as atividades do Brics Institute of Future Networks (BIFN) e da Digital Brics Task Force, com foco em suas contribuições aos objetivos do GT.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/ministerio-abre-debates-no-brics-sobre-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao/?fsp_sid=94318
Share:

Ministério abre debates no Brics sobre tecnologias da informação e comunicação

 on  with No comments 
In  




Brasil propõe quatro temas prioritários: Conectividade Universal e Significativa, Sustentabilidade Espacial, Sustentabilidade Ambiental e Ecossistema Digital

O Ministério das Comunicações (MCom) iniciou, nesta semana, as discussões do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) do Brics. Na pauta, estão temas considerados cruciais no cenário mundial, como inclusão digital e ações para o enfrentamento das mudanças climáticas.


O Brasil assumiu, neste ano, a presidência do Brics – bloco formado com Rússia, Índia, China e África do Sul e mais cinco nações para articulação e cooperação em diversas áreas. Com isso, o país também passou a coordenar os debates sobre as prioridades do grupo.


No âmbito das TICs, o Brasil propôs os seguintes temas: Conectividade Universal e Significativa; Sustentabilidade Espacial; Sustentabilidade Ambiental e Ecossistema Digital. Segundo o coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do MCom, William Zambelli, os assuntos foram definidos por conta das suas relevâncias no mundo.


“Os assuntos prioritários estão alinhados com discussões cruciais no cenário global, incluindo inclusão digital, coordenação de lançamentos de satélites de baixa órbita para viabilizar conectividade direta entre satélites e smartphones, e implementação de ações efetivas no combate às mudanças climáticas, visando promover a consciência ambiental”, afirma Zambelli.


O Grupo de Trabalho de Comunicações do Brics aborda áreas estratégicas, como parcerias com a mídia, comunicação pública, disseminação de informações e intercâmbio tecnológico. Segundo o coordenador-geral, os esforços do GT são fundamentais para a promoção de políticas públicas a uma parte significativa da população mundial excluída dessas discussões, que não tem acesso a tecnologia básica e a ferramentas essenciais.


Ações


Entre as metas do GT de TICs estão: criar um mapeamento de conectividade significativa para o Brics; produzir relatório para abordagens em órgãos responsáveis pelo registro da ocupação de órbitas satelitais; e mapear as estruturas nacionais de governança para o Ecossistema Digital.


No escopo do Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério das Comunicações também estão a realização do seminário Ação Digital Verde do BRICS, que antecederá a 30ª Conferência das Partes (COP30), denominada Dia da Digitalização, e a apresentação do resumo das discussões ao Green Digital Action Track, na COP30.


A primeira reunião preparatória da presidência do GT de TICs ocorreu no dia 8 de janeiro. No encontro, representantes do Ministério das Comunicações e do Ministério das Relações Exteriores abordaram as atividades do Brics Institute of Future Networks (BIFN) e da Digital Brics Task Force, com foco em suas contribuições aos objetivos do GT.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/ministerio-abre-debates-no-brics-sobre-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao/?fsp_sid=94306
Share:

Com novo SUV a caminho, GM paralisará fábrica do Onix por um mês

 on  with No comments 
In  






Em setembro, a General Motors do Brasil já havia suspendido a produção da linha Chevrolet Onix em Gravataí (RS) por quase um mês. Na época, já se falava em uma estratégia para adequar a fábrica gaúcha para a chegada de um inédito SUV, parte dos R$ 7 bilhões de investimentos anunciados pela empresa para a operação nacional.


Logo após a celebração do centenário da General Motors do Brasil, a empresa confirmou mais uma paralisação na linha de montagem gaúcha. Mais uma vez, a produção será suspensa por quase um mês. A fábrica ficará parada entre os dias 17 de fevereiro e 7 de março. Além disso, há mais dias parados programados fora desse período: 10, 14 e 17 de março.





Segundo a General Motors do Brasil, a empresa “concederá férias coletivas na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, no período de 17 de fevereiro a 7 de março. Além disso, haverá days off de 10 a 14 e no dia 17 de março. As paradas são necessárias para a atualização e modernização de processos em algumas áreas da produção”.


Assim como no ano passado, a expectativa é a de que a GM estaria ajeitando as linhas produção para receber um terceiro produto em Gravataí. Além de Onix e Onix Plus, a fábrica deve receber nos próximos meses a companhia de um novo SUV, que deverá atuar abaixo do atual Tracker e compartilhar da mesma plataforma GEM. Além disso, essa novidade irá competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e novo SUV da Volkswagen que deve estrear em 2025.


Não por acaso, a Chevrolet confirmou recentemente que investirá R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí nos próximos anos. O montante será usado para financiar o projeto do novo SUV e também custear a reestilização de meia-vida de Onix e Onix Plus, que já rodam em testes camuflados pelo país. Há planos também para atualização do motor 1.0 turbo, que recebeu injeção direta de combustível no caso do Tracker 2025.



VEJA EM NOSSO YOUTUBE








Motor1






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/com-novo-suv-a-caminho-gm-paralisara-fabrica-do-onix-por-um-mes/?fsp_sid=94300
Share:

Com novo SUV a caminho, GM paralisará fábrica do Onix por um mês

 on  with No comments 
In  






Em setembro, a General Motors do Brasil já havia suspendido a produção da linha Chevrolet Onix em Gravataí (RS) por quase um mês. Na época, já se falava em uma estratégia para adequar a fábrica gaúcha para a chegada de um inédito SUV, parte dos R$ 7 bilhões de investimentos anunciados pela empresa para a operação nacional.


Logo após a celebração do centenário da General Motors do Brasil, a empresa confirmou mais uma paralisação na linha de montagem gaúcha. Mais uma vez, a produção será suspensa por quase um mês. A fábrica ficará parada entre os dias 17 de fevereiro e 7 de março. Além disso, há mais dias parados programados fora desse período: 10, 14 e 17 de março.





Segundo a General Motors do Brasil, a empresa “concederá férias coletivas na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, no período de 17 de fevereiro a 7 de março. Além disso, haverá days off de 10 a 14 e no dia 17 de março. As paradas são necessárias para a atualização e modernização de processos em algumas áreas da produção”.


Assim como no ano passado, a expectativa é a de que a GM estaria ajeitando as linhas produção para receber um terceiro produto em Gravataí. Além de Onix e Onix Plus, a fábrica deve receber nos próximos meses a companhia de um novo SUV, que deverá atuar abaixo do atual Tracker e compartilhar da mesma plataforma GEM. Além disso, essa novidade irá competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e novo SUV da Volkswagen que deve estrear em 2025.


Não por acaso, a Chevrolet confirmou recentemente que investirá R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí nos próximos anos. O montante será usado para financiar o projeto do novo SUV e também custear a reestilização de meia-vida de Onix e Onix Plus, que já rodam em testes camuflados pelo país. Há planos também para atualização do motor 1.0 turbo, que recebeu injeção direta de combustível no caso do Tracker 2025.



VEJA EM NOSSO YOUTUBE








Motor1






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/com-novo-suv-a-caminho-gm-paralisara-fabrica-do-onix-por-um-mes/?fsp_sid=94288
Share:

Campanha de vacinação contra a gripe no Norte termina nesta sexta

 on  with No comments 
In  





A campanha de vacinação contra a influenza na Região Norte termina nesta sexta-feira (31). O Ministério da Saúde recomenda, entretanto, que as doses em estoque permaneçam disponíveis para a população até julho deste ano.


“Os estados da região continuarão vacinando e aqueles que ainda não se imunizaram contra a gripe podem se dirigir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e se proteger”, destacou a pasta, em nota.


Iniciada em setembro de 2024, a campanha abarca os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. De acordo com o ministério, até o momento, foram aplicadas 3.225.266 doses, alcançando cobertura de 42,5%.


A população alvo da campanha, a princípio, era composta por gestantes, puérperas, idosos, crianças, povos indígenas que vivem em seus territórios e trabalhadores da saúde. A partir de agora, qualquer pessoa a partir dos 6 meses de vida pode se vacinar.


Estratégia diferenciada


Desde 2023, a estratégia de imunização contra a gripe no Norte passou a ser feita no segundo semestre, considerando particularidades climáticas da região – é nessa época que acontece o chamado inverno amazônico, quando a circulação viral e a transmissão da gripe são mais frequentes.


Nas demais regiões (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), a imunização é feita no primeiro semestre, geralmente entre os meses de março e abril.


Entenda


A imunização contra a gripe é recomendada para toda a população não vacinada, a partir dos 6 meses de idade. A iniciativa, de acordo com o ministério, considera a situação epidemiológica local, os estoques disponíveis e as estratégias definidas pelas secretarias estaduais e municipais.


A dose utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.







Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-no-norte-termina-nesta-sexta/?fsp_sid=94270
Share:

Anvisa determina recolhimento nacional de lotes de creme hidratante

 on  with No comments 
In  




A Anvisa confirmou o recolhimento de três lotes do creme hidratante Fisiogel A+E Loção (475 ml), fabricado pela Megalabs Farmacêutica S.A. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 23 de janeiro de 2025.


O recolhimento foi iniciado pela própria fabricante, que identificou alterações no aspecto físico do produto. Os lotes afetados são:



  • Lote 241154

  • Lote 241155

  • Lote 241156



A empresa solicitou a retirada desses lotes do mercado em outubro de 2024, antes mesmo da decisão oficial da Anvisa. O órgão regulador determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos afetados.


Qual foi o motivo do recolhimento?


De acordo com a Megalabs, os lotes apresentaram alteração na aparência, o que pode indicar comprometimento da qualidade. A Anvisa alerta que modificações na textura ou coloração de cosméticos podem resultar em reações adversas, como irritações cutâneas e alergias, principalmente em pessoas com pele sensível.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/anvisa-determina-recolhimento-nacional-de-lotes-de-creme-hidratante/?fsp_sid=94264
Share:

Anvisa determina recolhimento nacional de lotes de creme hidratante

 on  with No comments 
In  




A Anvisa confirmou o recolhimento de três lotes do creme hidratante Fisiogel A+E Loção (475 ml), fabricado pela Megalabs Farmacêutica S.A. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 23 de janeiro de 2025.


O recolhimento foi iniciado pela própria fabricante, que identificou alterações no aspecto físico do produto. Os lotes afetados são:



  • Lote 241154

  • Lote 241155

  • Lote 241156



A empresa solicitou a retirada desses lotes do mercado em outubro de 2024, antes mesmo da decisão oficial da Anvisa. O órgão regulador determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos afetados.


Qual foi o motivo do recolhimento?


De acordo com a Megalabs, os lotes apresentaram alteração na aparência, o que pode indicar comprometimento da qualidade. A Anvisa alerta que modificações na textura ou coloração de cosméticos podem resultar em reações adversas, como irritações cutâneas e alergias, principalmente em pessoas com pele sensível.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/anvisa-determina-recolhimento-nacional-de-lotes-de-creme-hidratante/?fsp_sid=94252
Share: