Onix e Tracker 2026 se aproximam do lançamento no Brasil

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Cada vez com menos vergonha de aparecerem na rua, os novos Onix e Tracker reestilizados foram vistos com pouca camuflagem abastecendo na região do ABC, em São Paulo. Os flagras foram publicados para o perfil Placa Verde para o Instagram.


Os primeiros flagras do Onix foram em setembro do ano passado, quando os modelos começaram a rodar na região de Teresina (PI). A cidade, vale lembrar, é comumente usada por montadoras para testes em épocas de altas temperaturas.


 

Neste novo flagra, é possível observar mais algumas das novidades que os modelos devem trazer em breve, como no caso do Tracker, que deve adotar faróis duplos como os já vistos em outros SUVs da marca, tais como o novo Equinox ou e o Blazer EV.









Chevrolet Equinox RS 2025

Foto de: Motor1.com



Chevrolet Equinox RS 2025










Chevrolet Blazer EV (Brasil)

Foto de: Motor1.com




Já no interior, é possível que o SUV adote as novidades já vistas na reestilização da Chevrolet Spin, lançada em março de 2024, e nos utilitários S10 e Trailblazer, que trouxeram painel digital para os  instrumentos e central multimídia, formando uma peça só.








Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7


Painel de Tracker e Onix deve adotar soluções vistas na reestilização da Spin no ano passado




Já no caso do Onix, é possível ainda ver que a dianteira deve ganhar frente totalmente renovada, com grade mais pronunciada e faróis mais finos. Não deve ser desta vez que o Onix irá adotar teto solar, item que até hoje era exclusivo da versão chinesa do compacto. 


Com o fim dos médios Cruze sedã e Cruze Sport6 hatchback, há a possibilidade que Onix e Onix Plus adotem maior refinamento na cabine pelo menos na versão de topo Premier.








Chevrolet Onix e Tracker MY 26 são vistos abastecendo em posto

Foto de: Placa Verde



Injeção direta, híbrido leve e novo SUV vem aí 


Em dezembro, já como prévia das novidades que os compactos podem receber e como preparação ao Proconve L8, a linha 2025 do SUV Tracker (ainda com o visual atual) e da picape Montana receberam injeção direta nos motores 1.0 e 1.2 turbo, elevando a potência e melhorando o consumo. No caso do motor menor, os valores passaram a ser de até 121 cv (+5 cv) e de 18,9 kgfm de torque (+ 2 kgfm), já no maior, a diferença chegou a 141 cv (+8 cv) e 22,9 kgfm (+1,5 kgfm). 


Dúvida ainda é a eletrificação do tipo híbrido leve, como a Stellantis já utiliza nos Fiat Pulse e Fastback T200 (chamados de Bio Hybrid). Com planos de anunciar modelos do tipo em seu centenário, que ocorrerá em 26 de janeiro, há quem aposte na família Onix para estrear a tecnologia na marca. 



Tanto os modelos eletrificados quanto a reestilização de Onix e Tracker fazem parte de um investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela GM no início de 2024. Deste montante, cerca de R$ 5,5 bilhões foram para as operações no estado de São Paulo e R$ 300 milhões para fábrica de motores de Joinville (SC). O restante, R$ 1,2 bilhão, ficará para a linha de montagem de Gravataí (RS).


É de Gravataí que saem os modelos da família Onix, a mais comercializada – em volume – da Chevrolet em nosso mercado. Além dos novos Onix, a marca deverá contar com um SUV de porte menor que o Tracker, que deve concorrer na faixa de Fiat Pulse e Renault Kardian.



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Onix e Tracker 2026 se aproximam do lançamento no Brasil

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Cada vez com menos vergonha de aparecerem na rua, os novos Onix e Tracker reestilizados foram vistos com pouca camuflagem abastecendo na região do ABC, em São Paulo. Os flagras foram publicados para o perfil Placa Verde para o Instagram.


Os primeiros flagras do Onix foram em setembro do ano passado, quando os modelos começaram a rodar na região de Teresina (PI). A cidade, vale lembrar, é comumente usada por montadoras para testes em épocas de altas temperaturas.


 

Neste novo flagra, é possível observar mais algumas das novidades que os modelos devem trazer em breve, como no caso do Tracker, que deve adotar faróis duplos como os já vistos em outros SUVs da marca, tais como o novo Equinox ou e o Blazer EV.









Chevrolet Equinox RS 2025

Foto de: Motor1.com



Chevrolet Equinox RS 2025










Chevrolet Blazer EV (Brasil)

Foto de: Motor1.com




Já no interior, é possível que o SUV adote as novidades já vistas na reestilização da Chevrolet Spin, lançada em março de 2024, e nos utilitários S10 e Trailblazer, que trouxeram painel digital para os  instrumentos e central multimídia, formando uma peça só.








Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7


Painel de Tracker e Onix deve adotar soluções vistas na reestilização da Spin no ano passado




Já no caso do Onix, é possível ainda ver que a dianteira deve ganhar frente totalmente renovada, com grade mais pronunciada e faróis mais finos. Não deve ser desta vez que o Onix irá adotar teto solar, item que até hoje era exclusivo da versão chinesa do compacto. 


Com o fim dos médios Cruze sedã e Cruze Sport6 hatchback, há a possibilidade que Onix e Onix Plus adotem maior refinamento na cabine pelo menos na versão de topo Premier.








Chevrolet Onix e Tracker MY 26 são vistos abastecendo em posto

Foto de: Placa Verde



Injeção direta, híbrido leve e novo SUV vem aí 


Em dezembro, já como prévia das novidades que os compactos podem receber e como preparação ao Proconve L8, a linha 2025 do SUV Tracker (ainda com o visual atual) e da picape Montana receberam injeção direta nos motores 1.0 e 1.2 turbo, elevando a potência e melhorando o consumo. No caso do motor menor, os valores passaram a ser de até 121 cv (+5 cv) e de 18,9 kgfm de torque (+ 2 kgfm), já no maior, a diferença chegou a 141 cv (+8 cv) e 22,9 kgfm (+1,5 kgfm). 


Dúvida ainda é a eletrificação do tipo híbrido leve, como a Stellantis já utiliza nos Fiat Pulse e Fastback T200 (chamados de Bio Hybrid). Com planos de anunciar modelos do tipo em seu centenário, que ocorrerá em 26 de janeiro, há quem aposte na família Onix para estrear a tecnologia na marca. 



Tanto os modelos eletrificados quanto a reestilização de Onix e Tracker fazem parte de um investimento de R$ 7 bilhões anunciado pela GM no início de 2024. Deste montante, cerca de R$ 5,5 bilhões foram para as operações no estado de São Paulo e R$ 300 milhões para fábrica de motores de Joinville (SC). O restante, R$ 1,2 bilhão, ficará para a linha de montagem de Gravataí (RS).


É de Gravataí que saem os modelos da família Onix, a mais comercializada – em volume – da Chevrolet em nosso mercado. Além dos novos Onix, a marca deverá contar com um SUV de porte menor que o Tracker, que deve concorrer na faixa de Fiat Pulse e Renault Kardian.



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Concessão da BR-381 em Minas Gerais prevê R$ 9,3 bi em investimentos

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A 4UM Investimentos vai destinar R$ 9,3 bilhões para melhorias na Rodovia BR-381 em Minas Gerais, entre Governador Valadares e Belo Horizonte, um trecho de 303,4 quilômetros. Após três leilões frustrados, o grupo investidor venceu o certame organizado pelo Ministério dos Transportes, em agosto do ano passado, depois de a proposta ser reestruturada.


O contrato de concessão foi assinado, nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo vencedor criou a Concessionária Nova 381, que administrará e responderá pela operação e manutenção da BR-381 em Minas Gerais.


Em discurso, Lula lembrou que o governo federal faz as concessões de rodovias sem receber outorga (pagamento) das empresas vencedoras, o que barateia o preço dos pedágios e ajuda na atração de investimentos.


“Quando a gente quer fazer parceria com o empresário, a gente quer fazer uma estrada, fazer melhor possível, mas o empresário precisa ganhar, se não ele não faz um investimento. E é preciso que a gente estabeleça essa regra”, disse. “O objetivo nosso é baratear o preço do pedágio para as pessoas mais pobres, sem deixar de priorizar a qualidade do trabalho que vai ser feito”, acrescentou o presidente.


O ministro dos Transportes, Renan Filho, explicou que, entre outras adequações, também foram retirados do projeto de concessão da rodovia dois lotes próximos a Belo Horizonte, que ficarão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os investimentos do governo federal nessas obras públicas serão de R$ 1 bilhão.


 





Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil


Presidente Lula participa da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais – José Cruz/Agência Brasil



“Nós corrigimos o projeto, melhoramos a atratividade, mitigamos riscos geológicos, riscos de engenharia que atrapalhavam a atratividade , levamos a leilão depois de o governo passado ter tentado várias vezes levar e conseguimos fazer a concessão”, destacou.


“O Brasil, hoje, ele construiu um modelo muito mais sustentável . Além disso, a própria rentabilidade do contrato também precisa ser diferenciada; as obras mais simples têm que pagar ao investidor privado um retorno menor do que as obras mais complicadas”, acrescentou Renan Filho.


Críticas


A ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no evento também foi lembrada pelos ministros que discursaram e pelo próprio Lula. De acordo com o presidente, as obras da BR-381 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, cujo portfólio foi montado com as indicações dos governadores dos estados.


“Pelo menos isso deveria agradecer, mas ele fez uma crítica profunda desnecessária”, disse Lula sobre a recente crítica que Zema fez sobre as condições do programa de pagamento da dívida dos estados com a União.


“Esse acordo das dívidas de Minas Gerais, dos estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui me trazer um prêmio, me trazer um troféu do primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição”, afirmou o presidente. “O que nós fizemos para os estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à Presidência da República desse país”, acrescentou Lula.


 





Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil


Cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais – José Cruz/Agência Brasil



A rodovia


De acordo com o Ministério dos Transportes, essa porção mineira da BR-381 é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes do país, um trecho sinuoso, pistas simples na maioria do percurso, que serpenteia os morros do leste de Minas Gerais, cortando o Vale do Aço. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam que, entre 2018 e 2023, houve 3.960 ocorrências de trânsito no trecho; 420 pessoas perderam a vida na rodovia.


A estrada mineira foi a leilão em 29 de agosto de 2024, tendo como critério a proposta com a menor tarifa de pedágio. Caberá à nova concessionária aplicar os recursos previstos para serviços operacionais e obras estruturantes, como duplicação, correção de traçado e criação de pistas de escape, além da manutenção da estrada ao longo dos próximos 30 anos.


A Concessionária Nova 381, criada pelo grupo investidor, ainda oferecerá um pedágio gratuito no primeiro ano e, em seguida, desconto para usuários frequentes e a opção de pagamento automático para motoristas. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.


O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia.


A BR-381, construída na década de 1960, se inicia em São Mateus (ES) e chega até a cidade de São Paulo, um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais.







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Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 10 milhões. Confira os números

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Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas nesta terça-feira (21/1), no concurso de nº 2.818 da Mega-Sena, da Caixa Econômica Federal. Com isso, o prêmio acumulou em R$ 10 milhões para o próximo concurso.


Os números sorteados nesta terça foram: 07 – 10 – 12 – 15 – 25 – 47. O próximo sorteio da Mega acontece na quinta-feira (23/1), no Espaço da Sorte, em São Paulo.


Segundo a Caixa, 88 apostas acertaram cinco dezenas e vão poder levar para casa R$ 18.948,77, cada. Outros 4.697 bilhetes cravaram quatro dos seis números sorteados e ganharão R$ 507,16, cada um.


As apostas para o próximo sorteio podem ser realizadas em qualquer casa lotérica ou por meio do aplicativo Loterias Caixa, além do site de loterias da Caixa.



A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 5. Para jogar, o apostador precisa ter mais de 18 anos. Nesta terça-feira, a Caixa também sorteou os números da Lotofácil, Quina, Timemania e Dia de Sorte.






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Inflação: alta de alimentos foi mais forte para famílias pobres

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Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que a inflação avançou entre quase todas as faixas de renda em dezembro de 2024, em comparação com novembro. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (16/1).


As altas dos grupos Alimentação e Bebidas e Transportes exerceram maior impacto nas famílias mais pobres. A inflação das famílias de renda muito baixa passou de 0,26% (em novembro) para 0,48% em dezembro.


Como a inflação se comportou em 2024:



  • O IPCA acumulado do ano passado foi de 4,83%.

  • A alimentação (7,69%) teve o maior impacto na alta do índice. No ano passado, a alta nos preços de alimentos ocorreu devido à seca que prejudicou as lavouras.

  • A meta da inflação para 2024 era de 3% com variação de 1,5 ponto percentual, sendo 1,5% (piso) e 4,5% (teto).

  • O Brasil teve deflação apenas em agosto, quando o IPCA registrou recuo de -0,02%.


Segundo o Ipea, a inflação apenas não cresceu para as famílias com renda alta. O índice recuou de 0,66% (novembro) para 0,55% (dezembro) na passagem de um mês para o outro.


No acumulado de 2024, as famílias mais pobres registraram a maior alta inflacionária (5%) entre todas as faixas de renda, enquanto as famílias mais ricas tiveram a menos elevada (4,4%).


A pesquisa ainda indica que, na comparação de 2024 com 2023, a inflação acelerou para as quatros primeiras faixas de renda (muito baixa; baixa; média-baixa; média) e desacelerou para as faixas de renda média-alta e alta.


Alta dos alimentos pesou mais no bolso de famílias pobres


Para o Ipea, o impacto da alta dos alimentos no domicílio entre as classes mais baixas ocorreu devido ao “o maior percentual deste gasto no orçamento dessas famílias”. Já a pressão exercida pelos Transportes foi “mais intensa” para aqueles com renda alta.


“No caso dos alimentos, mesmo diante das deflações ainda mais intensas dos cereais (-0,98%), dos tubérculos (-7,2%) e dos leites e derivados (-0,63%), os efeitos da forte alta das proteínas animais, como carnes (5,3%) e aves e ovos (2,2%), além dos reajustes do óleo de soja (5,1%) e do café (5%), explicam, em grande parte, o impacto desse grupo para os segmentos das classes de rendas mais baixas em dezembro”, diz o instituto.


As maiores pressões inflacionárias nos últimos 12 meses foram nos grupos Alimentos e Bebidas, Saúde e Cuidados Pessoais e Transportes.


No caso dos alimentos no domicílio, chamam atenção os fortes aumentos em itens importantes da cesta das famílias, como arroz (8,2%), carnes (20,8%), aves e ovos (6,5%), óleo de soja (29,2%), leite (18,8%) e café (36,9%).


Em relação à Saúde e Cuidados Pessoais, as maiores contribuições registradas em 2024 vieram dos produtos farmacêuticos (6%) e de higiene (4,2%), dos serviços de saúde (7,6%) e dos planos de saúde (7,9%).


As maiores pressões exercidas pelo grupo Transportes ocorreram devido à alta das tarifas de metrô (10,8%) e do transporte por aplicativo (10%), além dos reajustes da gasolina (9,7%) e do etanol (17,6%).





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Cantora Simone comenta seu novo álbum faixa a faixa em projeto no Rio

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Num mundo ainda analógico, era natural que, quando saía um LP, o release trouxesse comentários do artista sobre cada uma das faixas do álbum. Essa praxe perdeu-se num mundo cada vez mais tecnológico – e delirante. Nesses tempos em que, a cada dia, singles e singles brotam nas plataformas, um projeto chega para retomar o hábito: de o artista comentar seu lançamento face a face, ops!, faixa a faixa.



E a artista em questão é uma das mais importantes vozes femininas da nossa música. Simone é a primeira convidada do Lança Perfume, projeto no qual o jornalista e crítico musical Leonardo Lichote vai receber um nome para um papo regado a música, música…


Leia a reportagem completa na NewMag, parceira do Metrópoles.






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Rui Costa detalha reunião ministerial e metas do governo para 2025 nesta quarta

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O ministro Rui Costa, da Casa Civil, é o convidado do Bom Dia, Ministro desta quarta-feira (22/1). No programa, ele vai apresentar um balanço da primeira reunião ministerial do ano, realizada na última segunda-feira (20), e os avanços conquistados desde o início da gestão, além de falar sobre as expectativas para 2025.


Entre os principais assuntos a serem abordados estão as diretrizes alinhadas durante a reunião ministerial, que durou sete horas e contou com a presença de todos os ministros e ministras que integram o alto escalão do Governo Federal. Durante o encontro, Rui Costa ressaltou que “2025, definitivamente, será o ano das entregas, de ganhar materialidade e de consolidar tudo o que foi feito para que a população tenha a nítida percepção do que foi realizado em termos de reconstrução do país”.


Para ele, a reunião demonstra o grau de unidade e afinamento dos ministros do governo. Outro ponto que será destacado ao longo da entrevista com radialistas será o trabalho do governo em desmentir peças de desinformação disseminadas no ambiente digital.



ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO — O ministro Rui Costa também vai abordar, no “Bom Dia, Ministro”, a nova estratégia de comunicação do governo, que consistirá em planejamento e anúncio centralizados das medidas que impactam a população brasileira, em um cenário global marcado pela propagação de fake news em redes sociais. O combate às notícias falsas envolvendo o Pix, que desinformam a população com conteúdos inverídicos de que foi proposta uma taxação do método de pagamento, também será comentado ao longo do programa desta quarta.


RETOMADAS E NOVO PAC — Rui Costa vai abordar, ainda, sobre como a atual gestão herdou o desmonte de políticas públicas e um país com milhares de obras paralisadas, entre elas as de educação, saúde e moradias do Minha Casa, Minha Vida. A retomada de obras em diversas áreas, assim como acelerar o crescimento econômico e promover a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais, são os principais objetivos do Novo PAC, programa de investimentos coordenado pela Casa Civil, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.


AO VIVO — O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de A Voz do Brasil.


PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do Bom Dia, Ministro podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.






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Selo Compromisso com a Inclusão estimula empresas até 100 empregados — Senado Notícias

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Com o intuito de reconhecer e valorizar empresas que promovem a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência (PcD) e beneficiários reabilitados da Previdência Social, projeto propõe a criação de um Selo Compromisso com a Inclusão. A proposta (PL 5030/2024) é do senador Paulo Paim (PT-RS) e aguarda o encaminhamento para as comissões temáticas do Senado. 


De acordo com o texto, para garantir o selo, as empresas devem preencher pelo menos 2% de seus cargos com PcD ou beneficiários reabilitados da Previdência Social. O Selo será conferido a empresas com até 100 empregados que atendam a esse requisito, podendo ser renovado a cada dois anos, desde que a inclusão seja mantida. Caso o cálculo de 2% resulte em número fracionado de cargos, a empresa deverá arredondar para o número inteiro subsequente, garantindo maior efetividade da política de inclusão. 


Paim destaca em sua justificativa que o fortalecimento da presença de PcD no mercado de trabalho é essencial para promover inclusão social mais ampla. O senador também ressalta que, apesar dos avanços com a Lei nº 8.213/1991, ainda há uma grande necessidade de incentivo às empresas de pequeno porte, que não possuem obrigação legal de reservar vagas para esse público. O projeto, segundo Paim, busca corrigir esse cenário ao oferecer um reconhecimento público para as empresas que optam por adotar essas boas práticas, incentivando a ampliação dessa participação. 


Incentivar empresas com menos de cem empregados a contratarem beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência é medida viável e com o potencial de trazer ainda maior inclusão no mercado de trabalho”, ressalta Paim no projeto.


Camily Oliveira, sob supervisão de Rodrigo Baptista


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)






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Governo lança programa de soluções para reaproveitamento da água

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Abertas as inscrições para o Goiás Agritech Challenge: Israel Edition, evento que busca fomentar soluções tecnológicas inovadoras para o uso eficiente e reaproveitamento da água (Foto: Wenderson Araújo/Trilux)



A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Secretaria Geral de Governo (SGG), a Embaixada de Israel no Brasil e a GrowingIL abrem as inscrições para o Goiás Agritech Challenge: Israel Edition.


O evento busca fomentar soluções tecnológicas inovadoras para o uso eficiente e reaproveitamento da água, promovendo práticas sustentáveis no setor agropecuário.


A proposta é destinada a empreendedores que buscam desenvolver tecnologias alinhadas às demandas reais do Cerrado goiano e que contribuam para um futuro mais sustentável.


As propostas podem ser submetidas apenas por empresas israelenses e serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por representantes da Seapa, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).


O processo de análise vai considerar os critérios estabelecidos nas diretrizes disponíveis no site da GrowingIL.


A participação no desafio deve ser formalizada exclusivamente pelo site oficial https://www.growingil.org/goiasisraelagrichallenge, de 22 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025. Os interessados devem preencher o formulário de registro e anexar os documentos obrigatórios, como o relatório técnico, o portfólio da empresa e a apresentação do projeto em formato PDF.


Todas as propostas devem ser enviadas em inglês, apresentarem valores monetários por hectare em Dólar ou Real e estarem em conformidade com as diretrizes fornecidas no edital. Após a submissão, um e-mail de confirmação será enviado para validar a candidatura.


Programação



  • 22 de janeiro de 2025 – Início das inscrições para o Desafio por meio do Website oficial, conforme diretrizes disponíveis no site.

  • 03 de fevereiro de 2025 – Webinar explicativo para esclarecer dúvidas e apresentar detalhes do Desafio.

  • 23 de fevereiro de 2025 – Data final para envio de inscrições ao Desafio. Inscrições enviadas após o prazo não serão consideradas.

  • 24 de fevereiro a 24 de março de 2025 – Avaliação das propostas pela comissão julgadora.

  • 25 de março de 2025 – Anúncio das soluções vencedoras na plataforma oficial da GrowingIL e do Governo de Goiás.

  • 11 a 16 de maio de 2025 – Visita dos representantes das 3 melhores propostas ao Brasil para apresentação das soluções aos produtores rurais e autoridades locais.


Agência Cora Coralina






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Com BYD, importações de carros ao Brasil cresceram 148,4% em 2024

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Com informações de Rodrigo Perini – A ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) apresentou o balanço de emplacamentos de automóveis e comerciais leves referente ao período de janeiro a dezembro de 2024 de suas associadas. A entidade reúne marcas importadoras e que, em alguns casos, mantêm linhas de montagem no Brasil.


Entre as associadas da ABEIFA, vale destacar BYD, Volvo, Kia, Porsche, Land Rover, JAC, Suzuki e Jaguar. Empresas como BRP e Polaris, focadas em veículos fora-de-estrada, também são associadas, mas não aparecem em emplacamentos.


Durante 2024, considerando todas as marcas (veículos importados e produzidos no país), foram emplacadas 2.027.621 unidades no Brasil, segundo os dados da ABEIFA. Isso representa um crescimento de 10,5% em relação a 2023, quando foram registrados 1.835.734 emplacamentos.








Kia Stonic


Dentre esses números, os veículos importados totalizaram 457.100 unidades em 2024, um aumento de 33% em comparação às 343.746 unidades registradas em 2023. Já os veículos produzidos nacionalmente somaram 1.570.521 unidades, representando 77,4% do total de emplacamentos no ano.


As associadas da ABEIFA registraram 104.729 dos emplacamentos de importados em 2024, um crescimento expressivo de 141,1% frente às 43.431 unidades de 2023. A diferença entre o total de importações e o número das associadas da ABEIFA é representado por marcas com fábricas estabelecidas aqui, mas que trazem alguns produtos de fora do Brasil. Do total das associadas, 103.091 unidades foram importadas (98,4% do volume total das associadas), enquanto 1.638 unidades (1,6%) foram de veículos produzidos no país.


No recorte por marcas das associadas da ABEIFA, a BYD liderou o segmento com uma participação de 73,3% no total de emplacamentos das associadas, seguida pela Volvo (8,3%), Porsche (6,0%), Kia (5,0%), Land Rover (4,0%), JAC (1,9%), Suzuki (1,3%) e Jaguar (0,2%). Em relação ao desempenho de 2023 para 2024, a BYD apresentou um crescimento de 328%, passando de 17.946 para 76.810 unidades emplacadas. Outras marcas também cresceram, como a JAC (+149,1%), Suzuki (+32,4%) e Porsche (+19,9%). Por outro lado, algumas registraram queda, como Jaguar (-31,4%), Land Rover (-16,0%) e McLaren (-19,5%).


O segmento de veículos eletrificados (nacionais e importados) também apresentou crescimento expressivo. Em 2024, foram emplacadas 178.430 unidades, uma alta de 89,9% em relação às 93.942 unidades de 2023. Do total de eletrificados emplacados em 2024, 34,9% foram veículos elétricos puros, 41,7% híbridos, 18,5% mild hybrid e 4,5% plug-in hybrid. A distribuição regional das importações em 2024 apresentou os seguintes dados: Mercosul (49,9%), Europa (29,3%), Ásia (10,2%), México (9,7%) e EUA/Canadá (0,9%).








Salão do Automóvel de São Paulo - 2018


Salão do Automóvel de São Paulo – 2018




Dificuldades com o Salão do Automóvel


Em outubro do ano passado, os organizadores do Salão do Automóvel de São Paulo anunciaram – novamente – o retorno do evento que não acontece desde a edição de 2018. A ideia é trazer o Salão de volta para o Distrito do Anhembi, na capital paulista, seu local original. O retorno está planejado para 2025. No entanto, a promessa já havia sido feita em anos anteriores.


Enquanto o Salão do Automóvel de São Paulo ainda está na promessa, algumas associadas da ABEIFA já se pronunciaram a respeito de suas presenças no evento. A própria associação não terá um estande no evento. A estratégia é a mesma da Volvo, que também ficará de fora. José Luiz Gandini, presidente da operação da Kia no Brasil, diz que a marca tem interesse no Salão, mas enfrenta dificuldades para fechar sua participação.


De acordo com a empresa, a organização do evento estaria fazendo diferenciação entre marcas que produzem no Brasil e as que não produzem. Os preços seriam diferentes para cada uma das situações, assim como o espaço permitido dentro do pavilhão. Empresas importadoras teriam um espaço máximo para 4 ou 5 veículos na exposição cada.






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https://jornalismodigitaldf.com.br/com-byd-importacoes-de-carros-ao-brasil-cresceram-1484-em-2024/?fsp_sid=70114
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