Renata D’Aguiar homenageia mulheres doadoras de leite materno no mês de celebração

 on  with No comments 
In  




Por Denise Oliveira.



O mês foi marcado por celebração e reconhecimento às mulheres que, com generosidade e amor, transformam vidas por meio da doação de leite materno. A iniciativa, apoiada por Renata D’Aguiar, ressaltou a importância desse gesto de solidariedade que não apenas alimenta, mas também fortalece e muda histórias.



Durante o evento, Renata destacou a bravura das mães presentes, que diariamente enfrentam os desafios da maternidade com dedicação e afeto. “Parabenizo todas as mamães que estavam presentes no evento e que, com tanto amor e dedicação, amamentam seus filhos. Sei que não é uma jornada fácil, mas é um ato de coragem, entrega e vida”, afirmou.



A homenagem às doadoras reforça o impacto positivo do leite materno na saúde infantil e a importância do apoio às mães que realizam esse ato de generosidade. Segundo Renata, esse é um exemplo de como o amor pode se multiplicar e chegar a muitas famílias que necessitam desse gesto essencial.






https://jornalismodigitaldf.com.br/renata-daguiar-homenageia-mulheres-doadoras-de-leite-materno-no-mes-de-celebracao/?fsp_sid=178332
Share:

Michele Bolsonaro visita Projeto Culinária Social na Estrutural

 on  with No comments 
In  




Por Denise Oliveira.



Nesta quarta-feira (20), a Cidade Estrutural recebeu a visita especial de Michele Bolsonaro, que participou das atividades do Projeto Culinária Social, idealizado por Ada. A iniciativa tem se consolidado como um importante exemplo de solidariedade, oferecendo não apenas alimentação, mas também capacitação e autonomia financeira para diversas famílias da região.



Durante a visita, Michele Bolsonaro ressaltou a relevância de projetos sociais que transformam realidades e fortalecem laços comunitários. “São iniciativas como esta que renovam a esperança e abrem caminhos de oportunidades para tantas pessoas”, destacou.



A fundadora do projeto, Ada, fez questão de agradecer ao administrador da Estrutural, Alceu Prestes — a quem se refere com carinho como “meu prefeito” — e à governadora Celina Leão, pelo apoio e visibilidade dados às ações sociais na cidade.



O encontro foi marcado por momentos de emoção, reconhecimento e incentivo à continuidade de iniciativas que unem solidariedade, fé e desenvolvimento humano.



O Projeto Culinária Social segue como inspiração, mostrando que, com união, é possível gerar impacto positivo e transformar vidas.







https://jornalismodigitaldf.com.br/michele-bolsonaro-visita-projeto-culinaria-social-na-estrutural/?fsp_sid=178304
Share:

Salas especiais garantem desenvolvimento de alunos com altas habilidades no DF – Secretaria de Estado de Educação

 on  with No comments 
In  





Alunos têm acesso a atendimento especializado e podem criar projetos de diversos eixos do conhecimento



Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


 


No Dia do Profissional de Altas Habilidades e Superdotação, a história da a estudante Emily Nogueira, 15 anos, ganha destaque. Desde pequena, ela já apresentava um interesse superior no conteúdo escolar em comparação aos outros colegas. A vontade de aprender matemática, biologia, física, entre outras disciplinas, além da facilidade em absorver novos conhecimentos, sinalizou aos professores que a menina poderia ter altas habilidades. Ela, então, foi indicada para o programa de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) da Secretaria de Educação (SEEDF) e, em 2019, passou a ser atendida na sala de recursos da Escola Classe (EC) 64 de Ceilândia.


 


Ex-aluno da EC 64 de Ceilândia, Marlon Santos, atualmente, leciona para as turmas de altas habilidades: “Uns gostam muito de matemática, outros de dinossauro, história, geografia, e acabamos embarcando em todo esse leque de conhecimento” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília


 


A experiência tem sido enriquecedora, segundo Emily. Entre os principais feitos, a estudante destaca a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e a conquista do segundo lugar na etapa distrital do Circuito de Ciências com um projeto sobre aves silvestres. “Foi um trabalho incrível de fazer”, relata a jovem. “É uma sala que engloba qualquer aspecto, qualquer talento que você queira desenvolver. Abre muitas portas para todos os alunos e vai nos ajudar a conseguir bolsas para estudar em escolas, colégios e faculdades melhores.”


Habilidades estimuladas

 


Atual polo de altas habilidades da Regional de Ensino de Ceilândia, a EC 64 atende cerca de 180 estudantes de 4 a 17 anos. A unidade conta com duas professoras na área de talentos, duas na área acadêmica do ensino fundamental inicial e dois professores na área acadêmica do ensino fundamental final e ensino médio. As atividades são voltadas para temas acadêmicos ou artísticos, conforme demanda, com orientação individualizada ou por pequenos grupos.


 



 


Cada estudante vem com uma habilidade”, explica o professor Marlon Santos, que estudou na instituição e voltou como docente há mais de uma década. “Uns gostam muito de matemática, outros de dinossauro, história, geografia, e acabamos embarcando em todo esse leque de conhecimento. Isso é muito importante, porque eles trabalham o que mais gostam — e desenvolvem, de uma maneira muito especial, os projetos.”


 


O aluno com altas habilidades ou superdotação é aquele que apresenta um potencial elevado em uma ou mais áreas da capacidade humana – intelectual, acadêmica, de liderança, psicomotricidade e artes — e particularidades em relação ao ritmo e complexidade, sendo comum a aprendizagem rápida e sem necessidade de repetição.


Definindo interesses

 


Carolina Kill: “Me sinto mais compreendida porque sou diferente dos outros e aqui vejo que tem gente que consegue me entender, me ajudar e me incentivar a ir longe”


A facilidade em absorver conteúdos também foi motivo para a estudante Carolina Kill, 16, ser encaminhada para a sala de recursos. Matriculada na rede privada, ela conseguiu a vaga na EC 64 em 2019 e, desde então, desenvolveu diversos projetos na área de ciências exatas. “Estar aqui é incrível, é uma experiência muito diferente, inovadora e nos abre diversas portas”, comemora. “Me sinto mais compreendida porque sou diferente dos outros e aqui vejo que tem gente que consegue me entender, me ajudar e me incentivar a ir longe.”


 


Christian de Freitas: “Aqui é um bom ambiente justamente para isso, para ter a liberdade de aprofundar um tópico de interesse”


Poder inovar na área de estudo é a melhor parte da sala de recursos para o estudante Christian de Freitas, 17. “Na escola regular, ficamos presos às mesmas matérias, sempre as mesmas coisas, sem poder desenvolver de fato o que a gente gosta”, observa ele, que tem investido em ideias relacionadas à música e à advocacia. “E aqui é um bom ambiente justamente para isso, para ter a liberdade de aprofundar um tópico de interesse.”


 


A mãe de Christian, Gedeane Nascimento, 39, avalia como essencial o programa da SEEDF na formação do jovem. Ela conta que, antes de saber do talento, ele convivia com críticas e rejeições por parte dos colegas. Hoje, está em um ambiente que o acolhe e o incentiva. “Desde pequeno ele chamava atenção na escola por ser muito inteligente — e perdia o interesse na aula por já ter entendido tudo”, lembra. “A sala contribui demais com o nosso dia a dia, ele está com pessoas que o entendem.”


Rede pública

 


Atualmente, o DF conta com 46 salas de recursos específicas para AH/SD, organizadas em 113 turmas, localizadas em 30 escolas-polo que cobrem todas as 14 coordenações regionais de ensino. As atividades ocorrem, geralmente, uma vez por semana, com encontros de 4 a 5 horas de duração, em turmas reduzidas com até sete estudantes.


 





A Secretaria de Educação entende que cada um desses estudantes possui um potencial único a ser desenvolvido e que a educação deve oferecer ambientes estimulantes e acolhedores para isso.



Lucilene Gomes, gerente de Atendimentos Pedagógicos em Deficiências Sensoriais e Surdez da SEEDF




 


A Secretaria de Educação entende que cada um desses estudantes possui um potencial único a ser desenvolvido e que a educação deve oferecer ambientes estimulantes e acolhedores para isso”, aponta a gerente de Atendimentos Pedagógicos em Deficiências Sensoriais e Surdez e AH/SD da SEEDF, Lucilene Barbosa Gomes.


 


O DF segue a definição de Altas Habilidades/Superdotação contida na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Inclusão Educacional, publicada em 2008. O referencial teórico utilizado é o Modelo dos Três Anéis, proposto pelo psicólogo americano Joseph Renzulli. Com base no autor, a visão de superdotação é resultado da interação de três fatores: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.


 


Diante disso, o estudante com AH/SD deve ser reconhecido em sua singularidade e ter garantido o acesso a práticas pedagógicas diferenciadas, que favoreçam a ampliação de seus talentos, interesses e competências”, complementa a gerente da SEEDF.


Valorização

 


As atividades promovidas visam a garantir um espaço de pertencimento, estímulo e valorização dos potenciais. São desenvolvidos projetos em diversas áreas, como linguagens e ciências humanas, ciências exatas e naturais, artes visuais e cênicas, música, robótica e informática. A assistência é feita por professores especializados, psicólogos e professores itinerantes com foco no potencial individual dos discentes.


 



O atendimento é voltado a estudantes de 4 a 17 anos, podendo se estender até o final do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A prioridade é para a rede pública, com reserva de 90% das vagas. Os 10% restantes são reservados para a rede privada, desde que os alunos cumpram o mesmo processo de indicação e avaliação.


 


O ingresso no programa segue um processo estruturado de identificação e avaliação. Primeiro, os indícios de AH/SD precisam ser identificados por professores, familiares ou pelo próprio aluno. Depois, o responsável deve preencher a ficha de indicação, disponível no site da pasta, e entregar na Coordenação Regional de Ensino (CRED) da região ou diretamente ao professor itinerante responsável pela escola-polo.


 


Por fim, ocorre a avaliação do aluno, com duração de até 16 encontros. O processo é conduzido por uma equipe multidisciplinar formada por professores e psicólogos, com base na Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli. Caso o perfil de AH/SD seja confirmado, o estudante é então matriculado na sala de recursos e pode permanecer nela até o fim de sua trajetória escolar na rede pública.


 


Acesse a ficha de indicação.


 


20/08/2025 - DF conta com mais de 40 salas especiais para desenvolvimento de estudantes com altas habilidades


 


 




 


 








Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/salas-especiais-garantem-desenvolvimento-de-alunos-com-altas-habilidades-no-df-secretaria-de-estado-de-educacao/?fsp_sid=178276
Share:

Entenda o que acontece com o seu corpo quando você segura o choro

 on  with No comments 
In  




O choro é uma resposta biológica saudável diante de situações de sobrecarga emocional. Ainda assim, muitas pessoas optam por segurar as lágrimas para manter a compostura em público. A escolha, que parece apenas social, envolve circuitos cerebrais complexos e provoca alterações imediatas no organismo.


Segurar o choro não é apenas um gesto de controle: ele envolve esforço físico, alterações hormonais e mudanças no funcionamento do organismo. O corpo reage como se estivesse em uma situação de estresse, mesmo quando o ambiente ao redor não representa ameaça real.



Leia também



Para além dos efeitos imediatos, estudos mostram que reprimir emoções de forma recorrente pode favorecer desequilíbrios emocionais e desgastes no organismo. Entender o que acontece nesse processo ajuda a compreender por que chorar tem um papel importante na saúde mental e física.


Choro no aspecto fisiológico


Segundo a neurologista e neurofisiologista Thaís Augusta Martins, do hospital Santa Lúcia, em Brasília, as emoções são geradas no sistema límbico e controladas pelo córtex pré-frontal, parte do cérebro responsável pelo processamento do julgamento social e pelos chamados “freios morais”.


“Segurar o choro é uma resposta do córtex pré frontal, inibindo a emoção desencadeada pelo sistema límbico”, diz a neurofisiologista Thaís.

Essa inibição, porém, não passa despercebida pelo corpo. O esforço de conter a emoção aciona o sistema nervoso autônomo e aumenta a liberação de cortisol, o hormônio do estresse. A ação causa algumas consequências:



  • Batimentos cardíacos acelerados;

  • Pressão arterial elevada;

  • Sudorese;

  • Tremores;

  • Tensão muscular, especialmente no pescoço, ombros e mandíbula;

  • Dor de cabeça e sensação de “nó na garganta”.


Quando a supressão — o ato de engolir e bloquear a expressão de sentimentos — é frequente, o organismo passa a lidar com níveis elevados de estresse crônico.


Thaís explica que o excesso de cortisol está associado a alterações metabólicas, como ganho de gordura abdominal, aumento da glicemia e queda da imunidade, além de insônia, irritabilidade e dores persistentes.


Foto colorida de mulher chorando: segura/choroChorar é uma resposta emocional, mas as lágrimas também lubrificam e protegem os olhos contra irritações e infecções

Choro no aspecto emocional


A decisão de conter as lágrimas também está ligada a fatores sociais e culturais. O psiquiatra Iago Fernandes, que atende em São Paulo, aponta que chorar é uma expressão de vulnerabilidade e nem sempre o ambiente é percebido como seguro para isso.


“Socialmente, ‘segurar o choro’ é uma forma de autoproteção do status. Biologicamente, é inibição pré-frontal que não desliga o estresse, apenas o desloca para dentro do corpo”, diz Fernandes.

Do ponto de vista clínico, a supressão emocional não faz com que os sentimentos desapareçam. Eles continuam ativos no organismo e mantêm o corpo em estado de alerta, com o sistema de estresse constantemente acionado.


Pesquisas indicam que esse padrão está relacionado ao maior risco de desenvolver quadros de ansiedade e depressão, noites de sono fragmentadas e até manifestações físicas conhecidas como somatizações, que incluem dores crônicas, fadiga e queda da imunidade.


Iago também lembra que normas culturais influenciam diretamente esse comportamento, especialmente entre homens. As regras da masculinidade tradicional desencorajam a expressão emocional e a busca de ajuda, o que agrava quadros de sofrimento psíquico.


Para que serve o choro


Chorar não é apenas uma descarga emocional: ele cumpre função reguladora no organismo. Thaís explica que, após chorar, o sistema parassimpático é ativado, revertendo os efeitos do estresse, como pressão alta e aceleração dos batimentos cardíacos.


“O choro ajuda a regular o tônus adrenérgico — nível basal de atividade do sistema nervoso simpático que regula diversas funções corporais — ativado pelo motivador do choro. Após chorar, há ativação do sistema parassimpático que promove o inverso dos efeitos adrenérgicos”, detalha a especialista.

Do ponto de vista emocional, liberar as lágrimas permite processar sentimentos, alivia tensão interna e reduz a sobrecarga psicológica acumulada. Além disso, chorar favorece conexões sociais genuínas, já que demonstrar vulnerabilidade pode gerar empatia e fortalecer vínculos com outras pessoas.


Chorar é um mecanismo natural de autorregulação que protege tanto a saúde física quanto a mental, mostrando que expressar emoções não é sinal de fraqueza, mas de equilíbrio.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/entenda-o-que-acontece-com-o-seu-corpo-quando-voce-segura-o-choro/?fsp_sid=178262
Share:

Escola pública de Planaltina celebra Dia D do programa NaMoral – Secretaria de Estado de Educação

 on  with No comments 
In  





Apresentações e inauguração do podcast da escola marcaram o evento no CEF 03



Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF


 


O Dia D NaMoral é um momento especial em que escolas públicas participantes realizam atividades e celebram o programa NaMoral | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.


 


Para celebrar as atividades do projeto de cidadania NaMoral, realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Planaltina realizou nesta quarta-feira (20) o Dia D NaMoral. O evento, que contou com apresentações culturais dos alunos, marcou a inauguração do estúdio de podcast da escola, que tem como objetivo promover integridade, ética e cidadania por meio da comunicação.


 


O Dia D NaMoral é um momento especial em que as escolas públicas participantes realizam atividades e celebram o projeto. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, foi uma das convidadas presentes na comemoração. Também estiveram presentes no encontro, a promotora de Justiça do MPDFT, Luciana Asper; a deputada distrital, Paula Belmonte, a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, a chefe da Assessoria Especial da Cultura de Paz nas Escolas da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, além de professores e outros servidores.


 


Fã do NaMoral, a secretária Hélvia Paranaguá falou sobre a importância do projeto na formação integral dos estudantes. “Estou muito feliz por mais uma vez celebrar essa iniciativa tão importante para os nossos alunos e professores. A escola é um espaço sagrado, onde não apenas se transmite conhecimento, mas também se ensinam valores, convivência e cidadania. Nosso compromisso é formar pessoas íntegras e tolerantes, capazes de transformar o país”, afirmou.


Podcast NaMoral

 


O destaque do dia foi a inauguração do estúdio Podcast NaMoral. O espaço, uma sala que antes funcionava como a “lojinha dos Virtuosos”, onde os alunos compravam utensílios como roupas e calçados, foi totalmente transformado em um ambiente moderno e tecnológico. Agora, conta com microfones, computadores, mesa de som e identidade visual personalizada do programa. A estrutura foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar da deputada distrital Paula Belmonte e com o apoio da promotora Luciana Asper.


 


O espaço Podcast NaMoral conta com microfones, computadores, mesa de som e identidade visual personalizada do programa | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.


 


Paula falou da importância do programa para fortalecer valores dentro da comunidade estudantil. “Esse programa fala de princípios como honestidade, respeito, dignidade e justiça, que nossa sociedade precisa cada vez mais. Para mim, é uma honra contribuir com uma iniciativa que vai marcar a educação do Distrito Federal”, afirmou.


Desenvolvimento pessoal

 


O estudante Lucas Eduardo dos Reis, de 15 anos, contou que participar do Podcast será uma experiência de aprendizado e desenvolvimento pessoal. “Vai ser um grande avanço para a gente, porque vai nos ajudar a crescer, ganhar maturidade e aperfeiçoar aquilo que aprendemos na escola. Nossa ideia é usar esse espaço para falar do nosso dia a dia e reforçar os princípios do programa”, explicou.


 


O professor e coordenador do NaMoral no CEF 03, Vitor Afonso, explicou que o programa vem para transformar a rotina escolar e contribuir para melhorar o desempenho dos alunos.


 


Esse projeto já existe há cinco anos e é o carro-chefe da nossa escola. Ele ajudou a colocar a unidade em tempo integral e trouxe muitos benefícios, como a melhora nas notas e no comportamento dos alunos. Agora teremos também uma cozinha funcional e, dentro do NaMoral, o podcast será um espaço para os estudantes produzirem conteúdo e entrevistarem membros da comunidade escolar”, disse.


Parceria que transforma

 


O projeto, que promove cidadania e integridade, integra a nova Lei nº 7.662/2025, sancionada em abril de 2025 | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.


 


Criado em 2019, o NaMoral é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação do DF. Utilizando ferramentas inovadoras, como a gamificação, o projeto transforma o processo de aprendizagem em uma experiência lúdica e reflexiva, capacitando os jovens a fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.


 



O projeto, que integra a nova Lei nº 7.662/2025, sancionada em abril de 2025, vem para promover cidadania, integridade e aprendizado para os estudantes. A promotora de Justiça do MPDFT, Luciana Asper, ressaltou a importância da união de esforços entre diferentes instituições e destacou o papel da educação na formação de cidadãos íntegros.


 


É extraordinário vermos a Justiça, o Executivo e o Legislativo unidos para servir ao povo naquilo que ele mais precisa. Mais do que transmitir conteúdos, é essencial forjar corações, porque estamos formando líderes da integridade”, afirmou.








Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/escola-publica-de-planaltina-celebra-dia-d-do-programa-namoral-secretaria-de-estado-de-educacao/?fsp_sid=178248
Share:

Confira 3 dicas práticas para comer pizza sem engordar

 on  with No comments 
In  




É difícil resistir a uma pizza, não é mesmo? Comida que se encaixa em qualquer hora do dia e, principalmente, nos momentos de lazer pelo fim de semana e feriado. A questão que muita gente não sabe é que dá para comer muita pizza com foco em um plano alimentar saudável.



Leia também



Trocas inteligentes são sempre bem-vindas e pizza não quer dizer apenas sabores gordurosos. Nesse sentido, a professora do curso de Nutrição do CEUB (Centro Universitário de Brasília) Paloma Popov traz três alternativas para o consumo de pizza saudável.


As três alternativas para o consumo de pizza saudável


Paloma Popov orienta pensar em cada processo focado no mais natural possível para reduzir o teor calórico da pizza sem comprometer o sabor. É o caso dos molhos de tomate industrializados, que contêm amido, conservantes e corantes, que diminuem a qualidade da pizza, e pode ser substituído.


Um molho caseiro feito com tomates frescos e temperos naturais, como alho e manjericão, oferece um sabor superior e melhor valor nutricional”, explica a professora.


Leia a matéria completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/confira-3-dicas-praticas-para-comer-pizza-sem-engordar/?fsp_sid=178234
Share:

Projeto Empregabilidade Inclusiva e Especial promove acesso ao mercado de trabalho – Secretaria de Estado de Educação

 on  with No comments 
In  





Parceria entre a SEEDF e o Senac capacita e encaminha profissionalmente ex-alunos do ensino inclusivo



Por Monalisa Silva, Ascom/SEEDF


 


Iniciativa desenvolvida pela SEEDF e Senac-DF visa à inserção profissional de ex-estudantes da rede | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.


 


Com o objetivo de viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi lançado, nesta terça-feira (19), o Projeto Empregabilidade Inclusiva e Especial. Destinada a ex-alunos da rede pública do Distrito Federal, a iniciativa foi desenvolvida pela Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) e com o apoio da Universidade de Brasília (UnB).


 


O projeto é mais uma porta que se abre à inclusão, uma vez que oferece curso de formação e contrato de trabalho a pessoas com deficiência que preencham outros dois pré-requisitos: ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio em alguma unidade da rede de ensino público do Distrito Federal.


 



A cerimônia de lançamento foi realizada na Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF, na 913 Sul, e contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da SEEDF, Vera Lúcia Barros, do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, do diretor regional do Senac, Vitor de Abreu Corrêa, do titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, além dos alunos e seus familiares.


 


Na ocasião, a subsecretária Vera Lúcia Barros descreveu a parceria como uma oportunidade de promover uma verdadeira cultura de inclusão. “Estamos num momento muito especial, no início de um processo extremamente importante de inclusão. A partir de agora, os nossos estudantes podem apresentar os seus talentos, as suas vocações. Estamos reafirmando um compromisso de garantir que cada pessoa com deficiência seja vista pelo que pode fazer, que seu valor seja medido pelo talento e dedicação, e não por preconceitos ou estereótipos“.


Parceria

 


O programa tem uma metodologia, que envolve a triagem inicial dos candidatos e a elaboração dos currículos, atividades desenvolvidas em conjunto pela Subin e pelo Senac. Na fase seguinte, ocorre o encaminhamento para as empresas, parceiras que avaliam o perfil dos candidatos e a viabilidade de acessibilidade no ambiente laboral. Os aprovados passam para a última fase, iniciando a formação já contratados, com todos os direitos trabalhistas assegurados.


 


Durante o seu discurso na cerimônia, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a relevância da união entre os diferentes agentes sociais para promover a inclusão no mercado de trabalho. “A educação se faz com parcerias. E quando se trata de um aluno com deficiência, é preciso sensibilizar as empresas para recebê-los. Não basta formar os estudantes, é preciso garantir oportunidades de emprego também.”


Mudança de vida

 


Carlos Alberto Lopes Magalhães, um dos participantes do projeto, acredita que é uma oportunidade de mudar de vida  | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.


 


A primeira turma é composta por 13 participantes que terão aulas híbridas para o cargo de assistente administrativo, e já estão em processo admissional com carteira assinada em empresas como Hospital Daher, Comper, Fort Atacadista e Confederal. O curso tem carga horária de 160 horas e duração aproximada de dois meses. Segundo os representantes da SEEDF e do Senac, há previsão de novas turmas ainda este ano, e a expectativa é de que seja uma ação de longo prazo.


 


O estudante Carlos Alberto Lopes Magalhães acredita que está diante de uma possibilidade única de mudar sua vida. “Começaremos trabalhando e, ao mesmo tempo, faremos o curso. Eu não esperava ter acesso a essas oportunidades. De repente, as coisas foram se concretizando. Inscrevi-me pelo site, e meu currículo foi selecionado. Sou muito grato por estar ingressando nesta empresa. Estou muito feliz, muito feliz mesmo e ansioso para começar as aulas”, declarou.


 


 




 


 








Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/projeto-empregabilidade-inclusiva-e-especial-promove-acesso-ao-mercado-de-trabalho-secretaria-de-estado-de-educacao/?fsp_sid=178220
Share:

Entenda qual é a relação entre a saúde e o eixo intestino-cérebro

 on  with No comments 
In  




A saúde intestinal vai muito além da digestão, ela está profundamente conectada ao nosso humor, qualidade do sono e até à performance física e mental. Esse elo entre a saúde intestinal e o eixo intestino-cérebro é conhecido como uma via bidirecional onde o intestino e o cérebro se comunicam constantemente por meio de neurotransmissores, hormônios e sinais do sistema imunológico.



Leia também



E justamente por isso, um intestino saudável e com equilíbrio na microbiota intestinal, contribui para a produção adequada de substâncias como a serotonina, que regula o humor e o sono por exemplo, e pode impactar diretamente na nossa disposição e capacidade de recuperação.


Leia a matéria completa no portal NSC Total, parceiro do Metrópoles.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/entenda-qual-e-a-relacao-entre-a-saude-e-o-eixo-intestino-cerebro/?fsp_sid=178206
Share:

Eape promove seminário em celebração aos 37 anos da instituição – Secretaria de Estado de Educação

 on  with No comments 
In  





Evento reúne especialistas e educadores para debater práticas pedagógicas



Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF


 


O evento, com duração de dois dias, terá palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, unindo educadores e pesquisadores em torno de inovações pedagógicas e troca de experiências | Foto: Vinicius Fernandes, Ascom/SEEDF.


 


A Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) completou 37 anos no dia 10 de agosto. Para celebrar a data e reforçar a importância da capacitação de forma contínua dos servidores da Educação, a Eape realizará um seminário, nos dias 27 e 28 de agosto, que reunirá especialistas e educadores para debater práticas pedagógicas.


 


O evento, que reforça o compromisso da instituição com a qualidade do ensino, promete dois dias de palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, unindo educadores e pesquisadores em torno de inovações pedagógicas e troca de experiências.


 


São 37 anos de compromisso com a formação, com a valorização dos profissionais, com o desenvolvimento profissional também e o compromisso com a melhoria constante da qualidade do ensino e das aprendizagens“, destaca Linair Moura Barros Martins, diretora da Eape.


 


A abertura, no dia 27, às 8h30, contará com a palestra da professora Dra. Patrícia Cristina Albiere de Almeida, da Fundação Carlos Chagas (FCC), que abordará o tema “A Formação Continuada – Contexto e Perspectivas“. “Nesse momento de celebração, a Eape faz um seminário, trazendo o retrato da formação continuada no Brasil e no DF e quais as perspectivas desse momento crucial nos apontam“, explica Linair.


 


Na sequência, a manhã será dedicada a oficinas, apresentações e Projetos de Aprendizagem Docente (Prads), que destacam práticas criativas no ensino.


 


À tarde, a partir das 14h, uma mesa-redonda reúne Patrícia Cristina Albiere de Almeida, a professora Dra. Eloísa Pilati, da Universidade de Brasília (UnB), e a mestranda Maria Júlia Lima para discutir parcerias e competências no desenvolvimento docente, com mediação da professora Dra. Viviane Carrijo.


Segundo dia: foco na inovação e inclusão

 


No dia 28, a programação noturna, a partir das 19h, traz oficinas diversificadas que abordam desde tecnologia até práticas inclusivas. Entre os destaques, estão “Criação Poética“, conduzida por Ivan Gusmão, “Impressão 3D e Revolução na Educação“, com Paulo Roberto Pereira, e “Wayground: Gamificando a Sala de Aula“, liderada por Silvio Augusto.


 



Teremos várias oficinas também com temáticas que envolvem a inteligência artificial, envolvem a preparação do ambiente virtual, as competências do professor para atuar no ambiente virtual, tratam também de musicalidade, de ludicidade na educação“, antecipa Linair, destacando a diversidade e a atualidade dos temas propostos.


 


Além disso, os professores poderão participar de workshops sobre inteligência artificial, com Halliny Guedes; fabricação digital, com Jumma Drummond; práticas inclusivas, como “Dança Circular“, com Letícia de Souza, e “Fotografia e Inclusão“, com Daniel Fama. Já a oficina sobre proteção de dados, ministrada por Tadeu Amoroso, aborda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto escolar.


 


 




 


 








Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/eape-promove-seminario-em-celebracao-aos-37-anos-da-instituicao-secretaria-de-estado-de-educacao/?fsp_sid=178192
Share:

Secretário Rodrigo Delmasso lança consulta pública sobre o Estatuto da Família Atípica no DF

 on  with No comments 
In  




Por Denise Oliveira.



“Cuidar de quem cuida!” É com esse lema que o secretário de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso, anunciou a abertura da consulta pública para o Anteprojeto de Lei que cria o Estatuto da Família Atípica no DF.



A proposta busca garantir direitos e oferecer proteção às famílias que vivem realidades diversas, enfrentando desafios específicos no dia a dia. O objetivo é construir um marco legal que reconheça e ampare essas famílias, valorizando quem dedica sua vida ao cuidado.



Segundo o secretário, o momento é de diálogo e participação popular. “A consulta pública é fundamental para ouvir a sociedade e aprimorar o texto do Estatuto, tornando-o ainda mais justo e efetivo”, destacou Delmasso.



As contribuições poderão ser enviadas entre os dias 1º de agosto e 5 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo e-mail gab.sefj@buriti.df.gov.br. No envio, os participantes devem utilizar o assunto: Consulta Pública Estatuto da Família Atípica.



A iniciativa reforça a importância da construção coletiva de políticas públicas que olham para a diversidade das famílias do DF, reconhecendo suas necessidades e fortalecendo sua representatividade.




https://jornalismodigitaldf.com.br/secretario-rodrigo-delmasso-lanca-consulta-publica-sobre-o-estatuto-da-familia-atipica-no-df/?fsp_sid=178178
Share:

Projeto Energia Solidária recebe visita da Subsecretária da Mulher

 on  with No comments 
In  




Por Denise Oliveira.



O Projeto Energia Solidária recebeu, nesta semana, uma visita especial da Subsecretária da Secretaria da Mulher, Renata D’Aguiar. A presença da gestora reforça a importância de iniciativas que unem solidariedade, inclusão social e políticas públicas voltadas para o fortalecimento das mulheres no Distrito Federal.



Durante a visita, a Subsecretária destacou a relevância do projeto e o impacto positivo que ele gera na vida das famílias atendidas. “O Energia Solidária é um exemplo de como podemos transformar realidades com ações simples, mas de grande alcance social”, afirmou Renata D’Aguiar.



A iniciativa tem se consolidado como um espaço de apoio e esperança, promovendo não apenas auxílio imediato, mas também fortalecendo a cidadania e a dignidade dos participantes.




https://jornalismodigitaldf.com.br/projeto-energia-solidaria-recebe-visita-da-subsecretaria-da-mulher/?fsp_sid=178150
Share:

Deputado Júlio César propõe regulamentação da herança digital no Brasil

 on  with No comments 
In  




Por Denise Oliveira.



O deputado federal Júlio César (Republicanos-DF) apresentou o Projeto de Lei nº 4066/2025, que busca modernizar o Código Civil brasileiro ao regulamentar a sucessão de bens digitais. A proposta surge diante do avanço da tecnologia e da digitalização das relações humanas, que fizeram com que ativos de valor econômico e afetivo passassem a existir em ambientes virtuais.



Entre esses bens estão criptomoedas, perfis em redes sociais, canais monetizados, domínios digitais e arquivos armazenados em nuvem. Atualmente, a ausência de normas específicas sobre o tema gera insegurança jurídica e decisões judiciais desiguais.



O texto do projeto propõe a criação de regras claras para a herança digital, além de instituir a figura do inventariante digital, responsável por organizar e listar os ativos virtuais deixados pelo falecido. Segundo Júlio César, a medida garante transparência, segurança jurídica, preservação da memória e respeito à privacidade.



“Esse é um passo importante para modernizar o Direito das Sucessões e tornar o Brasil pioneiro nesse debate”, destacou o parlamentar.



Se aprovado, o projeto deve posicionar o Brasil entre os primeiros países a regulamentar de forma abrangente o destino dos bens digitais após a morte de seus titulares.









https://jornalismodigitaldf.com.br/deputado-julio-cesar-propoe-regulamentacao-da-heranca-digital-no-brasil/?fsp_sid=178122
Share:

Gustavo Aires participa de encontro da Renovação Carismática no Cruzeiro

 on  with No comments 
In  




Por Denise Oliveira.



No último domingo, o administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires, esteve presente, acompanhado de sua família, em um momento de fé e espiritualidade promovido pela Renovação Carismática Católica, realizado no Ginásio do Cruzeiro.





O evento reuniu fiéis da comunidade em uma tarde marcada por adoração, oração e renovação da fé, fortalecendo os laços de união entre os participantes.



Gustavo Aires destacou a importância de o Cruzeiro sediar um encontro dessa dimensão:



“Foi uma alegria receber a Renovação Carismática em nossa cidade. Momentos como esse nos fortalecem, trazendo esperança e espiritualidade para nossa comunidade”, afirmou.




Ele também fez questão de agradecer ao padre Moacir Anastácio, responsável por conduzir o encontro com sua tradicional energia e devoção:



“Sou grato ao padre Moacir por proporcionar essa experiência de fé e união que marcou a todos os presentes”, completou.




O evento reforçou o papel do Cruzeiro como espaço de cultura, fé e convivência comunitária, unindo famílias em torno da espiritualidade e da renovação cristã.







https://jornalismodigitaldf.com.br/gustavo-aires-participa-de-encontro-da-renovacao-carismatica-no-cruzeiro/?fsp_sid=178094
Share:

Ômega-3 pode proteger mulheres contra Alzheimer, diz estudo

 on  with No comments 
In  




Um novo estudo publicado nesta quarta-feira (20/8) na Alzheimer’s & Dementia mostra que ter bons níveis de ácidos graxos como o ômega-3 pode proteger mulheres contra a doença de Alzheimer. A pesquisa comparou o sangue de pessoas saudáveis e pacientes e encontrou perda significativa dessas gorduras em mulheres com a condição.


A investigação feita pelo King’s College London mostrou que os níveis de lipídios insaturados estavam até 20% mais baixos em mulheres com sintomas de Alzheimer. Esses compostos são considerados importantes para o funcionamento cerebral.




O que é o Alzheimer?



  • O Alzheimer é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro de forma progressiva, prejudicando a memória e outras funções cognitivas.

  • Ainda não se sabe exatamente o que causa o problema, mas há indícios de que ele esteja ligado à genética.

  • É o tipo mais comum de demência em pessoas idosas e, segundo o Ministério da Saúde, responde por mais da metade dos casos registrados no Brasil.

  • O sinal mais comum no início é a perda de memória recente. Com o avanço da doença, surgem outros sintomas mais intensos, como dificuldade para lembrar de fatos antigos, confusão com horários e lugares, irritabilidade, mudanças na fala e na forma de se comunicar.




Nos homens, os pesquisadores não encontraram diferenças relevantes nos mesmos lipídios. Isso sugere que a doença pode afetar os sexos de maneira distinta a partir do perfil nutricional, o que pode ajudar a explicar por que mais mulheres recebem mais frequentemente que homens o diagnóstico de Alzheimer.


Como foi feita a pesquisa?


A investigação incluiu 841 voluntários, incluindo pessoas com Alzheimer, com comprometimento cognitivo leve e com controles saudáveis. As amostras de plasma foram avaliadas por meio de espectrometria de massa, que permitiu a análise de 700 tipos de lipídios.



Mulheres com Alzheimer apresentaram mais lipídios saturados, considerados prejudiciais, e menos lipídios insaturados, entre eles os que contêm ácidos graxos ômega. Nos homens, esse padrão não foi observado.


A médica Cristina Legido-Quigley, uma das líderes do estudo, afirmou que a diferença entre os sexos foi a descoberta mais chocante e inesperada. “O estudo revela que a biologia lipídica do Alzheimer é diferente entre os sexos, abrindo novos caminhos para a pesquisa. Além disso, dá indícios de que a menor quantidade desses compostos pode ser causal no Alzheimer, mas precisamos de um ensaio clínico para confirmar isso”, afirmou em comunicado à imprensa.


Possível efeito protetor do ômega-3


A pesquisa destacou que, com os dados disponíveis, é possível afirmar que as mulheres devem assegurar o consumo de ácidos graxos ômega, especialmente o ômega-3, mas também ômega-6 e ômega-9, para se protegerem do declínio cognitivo. Eles são encontrados em alimentos como peixes, especialmente salmão, sardinha e atum, além de fontes vegetais como sementes de chia e linhaça, nozes, abacate, azeite de oliva e óleo de canola.


“Conseguimos detectar diferenças biológicas nos lipídios entre os sexos em uma grande corte e demonstrar a importância dos lipídios que contêm ômegas no sangue, o que não havia sido feito antes. Os resultados são muito impressionantes e agora estamos analisando o quão precocemente essa mudança ocorre nas mulheres”, afirmou o médico Asger Wretlind, também do King’s College, e coautor da pesquisa.


1 de 8

Alzheimer é uma doença degenerativa causada pela morte de células cerebrais e que pode surgir décadas antes do aparecimento dos primeiros sintomas

PM Images/ Getty Images
2 de 8

Por ser uma doença que tende a se agravar com o passar dos anos, o diagnóstico precoce é fundamental para retardar o avanço. Portanto, ao apresentar quaisquer sintomas da doença é fundamental consultar um especialista

Andrew Brookes/ Getty Images
3 de 8

Apesar de os sintomas serem mais comuns em pessoas com idade superior a 70 anos, não é incomum se manifestarem em jovens por volta dos 30. Aliás, quando essa manifestação “prematura” acontece, a condição passa a ser denominada Alzheimer precoce

Westend61/ Getty Images
4 de 8

Na fase inicial, uma pessoa com Alzheimer tende a ter alteração na memória e passa a esquecer de coisas simples, tais como: onde guardou as chaves, o que comeu no café da manhã, o nome de alguém ou até a estação do ano

urbazon/ Getty Images
5 de 8

Desorientação, dificuldade para lembrar do endereço onde mora ou o caminho para casa, dificuldades para tomar simples decisões, como planejar o que vai fazer ou comer, por exemplo, também são sinais da manifestação da doença

OsakaWayne Studios/ Getty Images
6 de 8

Além disso, perda da vontade de praticar tarefas rotineiras, mudança no comportamento (tornando a pessoa mais nervosa ou agressiva), e repetições são alguns dos sintomas mais comuns

Kobus Louw/ Getty Images
7 de 8

Segundo pesquisa realizada pela fundação Alzheimer’s Drugs Discovery Foundation (ADDF), a presença de proteínas danificadas (Amilóide e Tau), doenças vasculares, neuroinflamação, falha de energia neural e genética (APOE) podem estar relacionadas com o surgimento da doença

Rossella De Berti/ Getty Images
8 de 8

O tratamento do Alzheimer é feito com uso de medicamentos para diminuir os sintomas da doença, além de ser necessário realizar fisioterapia e estimulação cognitiva. A doença não tem cura e o cuidado deve ser feito até o fim da vida

Towfiqu Barbhuiya / EyeEm/ Getty Images

Impactos na saúde pública


Estima-se que 35 milhões de pessoas no mundo vivam com Alzheimer e duas em cada três pessoas que vivem com este tipo de demência são mulheres. Embora se acredite que fatores sociais e hormonais contribuam para esta maior prevalência, ainda não está claro para a ciência o motivo por trás de tamanha diferença. As disparidades na forma de processar as gorduras absorvidas pelo corpo, como indica a nova pesquisa, pode ser um destes fatores.


Pesquisas futuras também devem ser realizadas em uma população etnicamente mais diversa para verificar se o mesmo efeito é observado, defendeu a médica Julia Dudley, Chefe de Pesquisa da Alzheimer’s Research UK, instituição que financiou a pesquisa.


“Compreender como a doença se manifesta de forma diferente em mulheres pode ajudar os médicos a adaptar tratamentos e orientações de saúde futuros”, concluiu Dudley.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/omega-3-pode-proteger-mulheres-contra-alzheimer-diz-estudo/?fsp_sid=178066
Share: