Comida apimentada protege coração e cérebro, sugere estudo

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Um estudo chinês detectou uma possível relação entre o consumo habitual de alimentos picantes e uma menor incidência de doenças que afetam o cérebro e o coração.


Os resultados, publicados na revista Chinese Journal of Epidemiology, foram obtidos a partir de dados coletados durante 21 anos e relativos a mais de 50 mil habitantes do município de Pengzhou, em Sichuan, província da China conhecida pela gastronomia rica em pimentas.


Com base em pesquisas iniciadas em 2004, os pesquisadores avaliaram fatores como a frequência do consumo de pimenta, o grau de picância preferido, as formas habituais de consumo e a idade em que a alimentação picante foi incorporada regularmente à dieta.


Picante com moderação


Segundo o estudo, as pessoas que consomem alimentos picantes seis ou sete vezes por semana apresentam 11% menos risco de sofrer doenças cardio e cerebrovasculares do que aquelas que raramente os incluem na alimentação.


Os dados também sugerem uma redução de 14% na probabilidade de ter cardiopatias isquêmicas. Para doenças cerebrovasculares e acidentes vasculares cerebrais, os riscos apontados são, respectivamente 12% e 15% mais baixos.


Quanto ao nível de picância, aqueles que preferem um sabor moderadamente picante teriam, segundo a análise, 14% menos probabilidade de desenvolver as doenças, contra 9% dos apreciadores de picante intenso e 7% dos que optam por sabores suaves.



Segredo é composto ativo


No entanto, observou-se que os benefícios aparecem independentemente da forma de consumo da pimenta — seja fresca, seca, em óleo ou em molhos.


O estudo está alinhado a pesquisas anteriores na China que destacaram o papel da capsaicina, composto ativo da pimenta, na dilatação dos vasos sanguíneos e na redução da pressão arterial.


Os pesquisadores ressaltaram que os mecanismos por trás dessas associações ainda não foram identificados com certeza, em parte devido à falta de dados sobre as quantidades exatas consumidas, a frequência diária ou a tolerância individual ao picante.


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Estudantes do programa Pontes para o Mundo recebem orientações finais – Secretaria de Estado de Educação

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Encontro com as famílias e agência de viagem aconteceu neste sábado (9), no Museu Nacional da República



Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF


 


No encontro, os alunos entregaram parte da documentação médica exigida e acertaram a marcação dos exames de perfil psicológico, que serão realizados durante a semana | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.


 


Contagem regressiva rumo ao Reino Unido. Os estudantes participantes do programa Pontes para o Mundo deram mais um passo importante na preparação para a experiência de estudos em solo estrangeiro. Neste novo encontro preparatório, realizado no sábado (9), no Museu Nacional da República, os alunos entregaram parte da documentação médica exigida e acertaram a marcação dos exames de perfil psicológico, que serão realizados durante a semana. O último encontro antes da viagem está programado para 22 de agosto, às 19h, na Escola de Música de Brasília.


 


A reunião com as famílias contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, do secretário-executivo da Educação, Isaías Aparecido, e da oficial de Educação do governo britânico no Brasil, Isabela Braga.


 


Este é um sonho, e a cada encontro com vocês temos mais certeza de que fizemos a escolha certa. Com o apoio da primeira-dama, Mayara Noronha, que sonhou com esse intercâmbio, seguimos investindo para que esta seja apenas a primeira de muitas portas que vocês irão abrir para o mundo”, declarou a secretária de Educação Hélvia Paranaguá.


 


Mais 400 vagas em 2026

 


A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, falou sobre o impacto transformador do programa e anunciou a ampliação das vagas para a próxima edição. “Estão indo realizar sonhos 102 jovens e suas famílias, mas queremos ir além. No próximo ano, vamos quadruplicar esse número, chegando a 400 estudantes. É a oportunidade de ter acesso à cultura, aprimorar o inglês e dialogar com pessoas do mundo inteiro. Não fiquem restritos ao nosso quadradinho, pois vocês têm capacidade de avançar pelo mundo”, afirmou.


 





Vamos ter muitas experiências novas e estudar bastante, de uma forma diferente, já que é um país com um sistema educacional distinto do nosso.



Gustavo Reis da Rocha, estudante




 


Para o estudante Gustavo Reis da Rocha, de 16 anos, do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará, a expectativa é de vivenciar um aprendizado único. “Acho que vai ser muito legal, vamos ter muitas experiências novas e estudar bastante, de uma forma diferente, já que é um país com um sistema educacional distinto do nosso. Descobri que lá eles não têm o ensino médio como temos aqui, então será algo muito diferente do que estou acostumado”, disse, empolgado para a sua primeira viagem internacional.


 


O estudante Gustavo Reis da Rocha, de 16 anos, está ansioso para conhecer o sistema educacional do Reino Unido | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.


 


A oficial de Educação do governo britânico no Brasil, Isabela Braga, destacou o papel das parcerias internacionais e deu as boas-vindas aos estudantes. “Nosso trabalho é promover conexões entre instituições britânicas e brasileiras, seja por meio de eventos, bolsas de intercâmbio, cooperação acadêmica ou tecnologias educacionais. Este intercâmbio será uma experiência enriquecedora e profissionalizante, capaz de transformar o futuro de cada participante”, afirmou.


 


A CEO da agência de turismo Futura Viagens, Fernanda Martins, falou sobre a experiência da empresa de viagens na condução de intercâmbios educacionais e a importância do momento para os estudantes. “Temos 18 anos de atuação e um histórico sólido no atendimento a órgãos públicos, especialmente com alunos de escolas públicas. A expectativa é que esses jovens cheguem ao Reino Unido com uma mala cheia de sonhos e retornem com parte deles realizados, novos planos e ideais para voar ainda mais alto. Queremos que as famílias fiquem tranquilas, confiantes de que esta é a melhor escolha para oferecer autonomia e ampliar horizontes”, afirmou.


 


Preparação para o PAS

 


Durante o encontro, também foi feita a entrega do Guia do PAS (Programa de Avaliação Seriada), material de apoio composto por apostilas e conteúdos preparatórios para que os alunos possam dar continuidade aos estudos enquanto estiverem no exterior. O material foi reunido a partir de uma campanha de doação e inclui acesso a uma plataforma digital e recursos impressos.


 


No segundo semestre, muitos desses estudantes vão prestar a segunda etapa do PAS, e não dá para deixar a preparação de lado. Por isso, firmamos uma parceria com a Secretaria de Educação para entregar um kit completo com três livros das matérias do exame, um livro de obras do edital, acesso à plataforma online e simulados remotos. Assim, eles poderão manter o ritmo de estudos mesmo no Reino Unido”, explicou um dos sócios do Guia do PAS, Luiz Augusto.


 


O secretário-executivo da Educação, Isaías Aparecido, destacou a dimensão social do programa. “Este é um trabalho que realiza sonhos de toda a equipe da Secretaria de Educação, do governador e de tantos que acreditaram no projeto. Eu fui aluno de escola pública, estudei no Centro de Línguas, e sei o quanto este momento representa para jovens de diferentes condições sociais. Tenho plena confiança de que essa experiência será um sucesso e abrirá portas para as próximas edições”, afirmou.


 


 








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Glúteos definidos: veja 6 dicas para conquistar resultados na academia

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Conquistar glúteos mais firmes e volumosos é o objetivo de muitas pessoas na academia. Apesar de ser um desejo comum, essa não é uma tarefa fácil e exige treino direcionado, disciplina e paciência para que os resultados apareçam de forma saudável e duradoura.


Para evitar erros que atrasam o progresso, contar com o acompanhamento de um profissional de educação física é essencial. Ele poderá avaliar seu estágio atual e montar um plano de treinos adequado às suas necessidades. Ainda assim, existem estratégias simples que podem ajudar a potencializar os resultados.



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Quem explica é o treinador e assessor esportivo Leandro Twin, que destaca atitudes eficazes para desenvolver a região. Confira as 6 dicas:


1 – Priorize começar por glúteos


“Muitas pessoas treinam de qualquer maneira. Se você quer dar uma ênfase para essa região comece por exercícios de glúteos e depois vai para os outros. O rendimento nos outros pode descer, mas não tem problema nessa fase da periodização”, explica.


2 – Não tenha medo de agachar


Agachamento livre recruta muito dessa região, por isso, muitos homens que realmente agacham pesado não tem a necessidade de fazer exercícios de glúteos. Então, meninas, é importante que vocês façam agachamentos, leg press, afundos… ou seja: exercícios compostos”, diz o treinador.


Leia a matéria completa do site Sportlife, parceiro do Metrópoles.


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Locação de Imóveis – Secretaria de Estado de Educação

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Aviso de Procura de Imóvel nº 1 – Pretensa locação de imóvel para acomodar a Sede I e II da SEEDF


Objeto: locação de imóvel de terceiros, tipo escritórios, com área disponível para locação entre 12.000 m2 (doze mil metros quadrados) e 16.000 m2 (dezesseis mil metros quadrados), contínuos e em um único endereço, não abrangendo áreas de uso comum, tais como: hall de elevadores, salas de máquinas, escadas, garagens, estacionamentos, recepções, et al), livre, desembaraçado, localizado na zona central de Brasília/DF, de fácil acesso aos usuários e credenciados, próximo aos corredores de transporte público urbano.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto Básico


 


 Aviso de Procura de Imóvel nº 2 – Pretensa locação de imóvel para acomodar o Centro Educacional 01 do Itapoã


Objeto: Locação de imóvel para sediar as instalações do Centro Educacional 01 do Itapoã, da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá/Itapoã, para acomodar os estudantes do Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio, professores, equipe gestora, servidores e demais colaboradores necessários ao pleno funcionamento da Unidade Escolar


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 Aviso de Procura de Imóvel nº 3 – Pretensa locação de imóvel para acomodar os alunos e funcionários do CAIC Carlos Castello Branco


Objeto: Locação de imóvel para acomodar alunos e funcionários do CAIC CARLOS CASTELLO BRANCO – CAIC CCB da Coordenação Regional de Ensino do Gama – CRE, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE/DF, localizada na Região Administrava do Gama-DF, RA II.


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 Aviso de Procura de Imóvel nº 4 – Pretensa locação de imóvel para acomodar a Escola Classe nº 415 de Samambaia


Objeto: Constitui objeto deste Projeto Básico a locação de imóvel, para atendimento aos alunos da Escola Classe 415 Samambaia, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE/DF


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 Aviso de Procura de Imóvel nº 5 – Pretensa locação de imóvel para acomodar o CEF 03 da Estrutural – CRE Guará


Objeto: Pretensa Locação de imóvel para acomodar aproximadamente 700 (setecentos) estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais excedentes do tele matrícula da Coordenação Regional de Ensino do Guará e estudantes oriundos da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto Básico


 


 Aviso de Procura de Imóvel nº 6 – Pretensa locação de imóvel para acomodar o Centro de Ensino Fundamental 101 – CRE Recanto das Emas


Objeto: Pretensa Locação de imóvel para realocar os alunos do Centro de Ensino Fundamental 101, alunos oriundos do Setor Habitacional Água Quente e demanda reprimida da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, perfazendo um atendimento total de cerca de 1.400 (hum mil e quatrocentos) alunos.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto Básico


 


 Aviso de Procura de Imóvel nº 7 – Pretensa locação de imóvel atendimento de crianças de 04 (quatro) e 05 (cinco) anos no Setor Habitacional Água Quente– CRE Recanto das Emas


Objeto: Pretensa Locação de imóvel para realocar os alunos do Centro de Ensino Fundamental 101, alunos oriundos do Setor Habitacional Água Quente e demanda reprimida da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, perfazendo um atendimento total de cerca de 1.400 (hum mil e quatrocentos) alunos.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto Básico


 


 CRE Brazlândia


Objeto: Locação de imóvel para implementação de Políticas Publicas destinadas a Educação Integral, com vistas a acomodar aproximadamente 1.440 (mil quatrocentos e quarenta) estudantes de Ensino Fundamental pertencentes aos estabelecimentos de ensino da CRE/Brazlândia, que fazem parte do Projeto de Educação Integral, além de aproximadamente 50 (cinquenta) pessoas, equipe de Direção e demais funcionários necessários ao pleno funcionamento das atividades desse porte.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico Escola da Natureza Brazlândia


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Aviso de procura de imóvel – 02/12/2019


 


 CRE Núcleo Bandeirante


Objeto: Locação de imóvel para acomodar os alunos do Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia, bem como as instalações da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico CEF 01 Candangolândia


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Aviso de procura de imóvel – 02/12/2019


 


 CRE Paranoá


Objeto: Locação de imóvel para acomodar aproximadamente 940 (novecentos e quarenta) estudantes do Ensino Fundamental Séries Iniciais e Educação Infantil matriculados e frequentes na Escola Classe 06 do Paranoá, da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá/Itapoã, além dos professores, equipe de Direção e demais funcionários.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico EC 06 do Paranoá


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Aviso de procura de imóvel – 02/12/2019


 


 CRE Paranoá/Itapoã


Objeto: Locação de imóvel para acomodar aproximadamente 188 (cento e oitenta e oito) estudantes, das vagas remanescentes que não foram contemplados com matriculas nas Escolas Públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Coordenação Regional de Ensino do Paranoá/Itapoã, da Educação Infantil, sendo 34 estudantes para o 2º Período e 154 para o 1º Período,  além dos professores, equipe de Direção e demais funcionários necessários ao pleno funcionamento de um Centro de Educação Infantil.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Aviso de procura de imóvel nº 01/2019


 


 CRE Plano Piloto


Objeto: Locação “built to suit” de imóvel urbano para atender às necessidades de instalações da Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEEDF.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico Plano Piloto


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Aviso de procura de imóvel – 02/12/2019


 


 CRE São Sebastião


Objeto: Locação de imóvel com área útil de no mínimo 574 a 1.100 m2 para atendimento às demandas da Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico


 


 CRE Santa Maria


Objeto: Locação de imóvel para acomodar as instalações da Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico


 


 CRE Santa Maria


Objeto: Locação de imóvel para instalação do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 da Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), destinado ao funcionamento do CIL 01 de Santa Maria para acomodar aproximadamente 1.063 (mil e sessenta e três alunos), matriculados no Ensino Fundamental Anos Finais, no Ensino Médio e na EJA (2º e 3º segmentos), nos turnos matutino, vespertino e noturno, além dos professores, equipe de Direção e demais funcionários necessários ao pleno funcionamento do CIL 01 de Santa Maria.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico


 


 CRE Taguatinga Projeto básico para locação de imóvel para acomodar os alunos da Escola Classe 52 De Taguatinga


Objeto: Locação de imóvel para acomodar aproximadamente 370 (trezentos e setenta) alunos, matriculados no Ensino Fundamental, nos turnos matutino, vespertino, além 26 professores, 10 servidores administrativos e 9 funcionários terceirizados necessários ao pleno funcionamento de Instituição de Ensino.


Projeto básico


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Aviso de procura de imóvel nº 02/2019


 


 CRE Taguatinga


Objeto: Locação de imóvel com área útil de no mínimo 3.500 a 4.000 m2 para atendimento às demandas da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico


 


 CRE Taguatinga/Ceilândia


Objeto: Locação de imóvel com área útil de no mínimo 7.000 a 7.500 m2 e área total de edificação não superior a 15.000 m2 (quinze mil metros quadrados), para atendimento às demandas das Coordenações Regionais de Ensino de Taguatinga e Ceilândia.


target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”Projeto básico






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Hepatite D passa a ser considerada cancerígena pela OMS

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar a hepatite D como cancerígena. O anúncio, feito pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), coloca a doença ao lado das hepatites B e C entre as que podem provocar câncer de fígado.


Segundo a agência, a hepatite D afeta apenas pessoas já infectadas pelo vírus da hepatite B e está associada a um risco de câncer de duas a seis vezes maior do que o da hepatite B isoladamente. A reclassificação é considerada um passo importante para ampliar o rastreamento, o diagnóstico e o acesso a novos tratamentos.


As hepatites virais, que incluem os tipos A, B, C, D e E, estão entre as principais causas de infecção hepática aguda no mundo. Entre elas, apenas os tipos B, C e D podem evoluir para formas crônicas, o que aumenta o risco de cirrose, insuficiência hepática e câncer de fígado.


Hoje, mais de 300 milhões de pessoas vivem com esses três tipos de hepatite, que causam cerca de 1,3 milhão de mortes por ano, sobretudo por complicações graves no fígado.


“A cada 30 segundos, alguém morre de uma doença hepática grave ou câncer de fígado relacionado à hepatite. No entanto, temos as ferramentas para deter a hepatite”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em comunicado.


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De acordo com a entidade, a maioria das pessoas com hepatite não sabe que está infectada. Por isso, o avanço no combate à doença depende da ampliação da vacinação, da testagem e do tratamento.


Para a hepatite C, medicamentos orais podem garantir a cura em até três meses. A hepatite B pode ser controlada com tratamento contínuo e, no caso da hepatite D, novas terapias estão em desenvolvimento.


“O benefício total da redução das mortes por cirrose hepática e câncer só será possível com ações urgentes para integrar os serviços de hepatite aos sistemas nacionais de saúde”, afirmou a médica Meg Doherty, diretora de Ciência para a Saúde da OMS.

 


15 imagensA hepatite A é causada por um vírus que pode ser transmitido pelo ato sexual ou pelo consumo de água e alimentos contaminados. O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais Não há tratamento específico para a hepatite A, por isso, deve-se evitar a automedicação. Apesar disso, existe vacina eficaz contra a doença. Entre os principais sintomas dessa tipagem estão: náusea sem motivo aparente, febre baixa, perda de apetite, dor abdominal e fadigaA hepatite B também é causada por um vírus e pode ser transmitida por compartilhamento de objetos pessoais, ao realizar tatuagens e procedimentos cirúrgicos sem a devida higiene, durante relação sexual, entre outros. Entre os principais sintomas estão: amarelamento dos olhos, dor abdominal e urina escuraJá na hepatite B, o fígado pode apresentar um quadro de inflamação persistente e há risco de a doença evoluir para cirrose hepática. Ela pode ser identificada através de exames laboratoriais. Na maioria dos casos, pode ser tratada com medicamentos antivirais que impedem a multiplicação do vírus e retardam ou melhoram a evolução da doençaA hepatite C, também causada por vírus, tem meio de transmissão semelhante a hepatite B. Contudo, a hepatite C tem cura em mais de 95% dos casos e há tratamento disponível com medicamentos por via oral. Entre os sintomas estão fadiga, perda do apetite, náuseas, amarelamento dos olhos ou pele Fechar modal.1 de 15

A hepatite é a inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, uso excessivo de medicamentos ou consumo de bebida alcoólica. Existem cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. No entanto, no Brasil, os tipos A, B e C são os mais comuns

Getty Images
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A hepatite A é causada por um vírus que pode ser transmitido pelo ato sexual ou pelo consumo de água e alimentos contaminados. O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais

TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images
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Não há tratamento específico para a hepatite A, por isso, deve-se evitar a automedicação. Apesar disso, existe vacina eficaz contra a doença. Entre os principais sintomas dessa tipagem estão: náusea sem motivo aparente, febre baixa, perda de apetite, dor abdominal e fadiga

Glasshouse Images/ Getty Images4 de 15

A hepatite B também é causada por um vírus e pode ser transmitida por compartilhamento de objetos pessoais, ao realizar tatuagens e procedimentos cirúrgicos sem a devida higiene, durante relação sexual, entre outros. Entre os principais sintomas estão: amarelamento dos olhos, dor abdominal e urina escura

Jeffrey Coolidge/ Getty Images5 de 15

Já na hepatite B, o fígado pode apresentar um quadro de inflamação persistente e há risco de a doença evoluir para cirrose hepática. Ela pode ser identificada através de exames laboratoriais. Na maioria dos casos, pode ser tratada com medicamentos antivirais que impedem a multiplicação do vírus e retardam ou melhoram a evolução da doença

KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images6 de 15

A hepatite C, também causada por vírus, tem meio de transmissão semelhante a hepatite B. Contudo, a hepatite C tem cura em mais de 95% dos casos e há tratamento disponível com medicamentos por via oral. Entre os sintomas estão fadiga, perda do apetite, náuseas, amarelamento dos olhos ou pele

MediaProduction/ Getty Images7 de 15

A hepatite D, também conhecida como hepatite Delta, é causada pelo vírus HDV (Vírus RNA, que precisa do vírus causador da hepatite B para que a infecção ocorra). Está presente no sangue e secreções e pode ser transmitido assim como no caso das hepatites B e C

Luis Alvarez/ Getty Images8 de 15

A hepatite D pode causar dores abdominais, cansaço e náuseas. O diagnóstico da doença deve ser feito através de exames clínicos e epidemiológicos

boonchai wedmakawand/ Getty Images9 de 15

A hepatite E, causada pela vírus VHE, é transmitida por via fecal-oral, ou seja, pelo consumo de água ou alimentos contaminados. Na maioria dos casos, essa versão da doença tem cura. Os sintomas incluem falta de apetite, náuseas e amarelamento da pele. Em casos raros, a doença pode progredir para insuficiência hepática aguda

Ekaterina Smirnova/ Getty Images10 de 15

Independentemente da vacina, indicada para todos os casos, algumas recomendações são fundamentais para a prevenção das hepatites virais. São elas: lavar as mãos após a utilização de sanitários, lavar alimentos com água tratada, clorada ou fervida, cozinhar bem os alimentos e não tomar banho em água não tratada ou próxima a esgotos

Solskin/ Getty Images11 de 15

Além disso, utilizar preservativos, não compartilhar seringas ou materiais de uso pessoal e certificar-se de que protocolos de biossegurança são cumpridos antes de submeter-se a tatuagens, piercings, tratamentos odontológicos e procedimentos cirúrgicos pode ajudar a evitar a doença

Aja Koska/ Getty Images12 de 15

Além dessas, existe ainda a hepatite alcoólica, causada pelo consumo abusivo e prolongado de álcool. A hepatite medicamentosa, que causa inflamação no fígado após uso indiscriminado de medicamentos, e a Esteato-hepatite, por exemplo, que surge devido ao acúmulo de gordura no fígado

SEBASTIAN KAULITZKI/SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images13 de 15

Em casos mais leves, a doença pode desaparecer sozinha. Mas em certas tipagens é necessário o uso de medicamentos antivirais ou outros cuidados específicos

OsakaWayne Studios/ Getty Images14 de 15

Recentemente, diversas crianças com idades entre um mês e 16 anos foram diagnosticadas com hepatite aguda em países da Europa e nos EUA. A gravidade da doença levou 17 crianças a passarem por transplantes de fígado e uma delas morreu

Pixabay
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Os misteriosos casos de inflamação grave do fígado ainda não têm causa definida, mas evidências apontam para a infecção pelo adenovírus 41F

fotograzia/ Getty Images

O que é a hepatite D?


De acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite D, também chamada de hepatite Delta, é causada pelo vírus HDV, que depende da presença do vírus da hepatite B para infectar uma pessoa.


A transmissão ocorre de forma semelhante à da hepatite B, incluindo relações sexuais sem preservativo, transmissão da mãe para o filho durante a gestação ou parto, compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes, uso de drogas injetáveis com material contaminado, procedimentos cirúrgicos ou estéticos sem esterilização adequada.


A doença pode não apresentar sintomas, mas, quando eles surgem, costumam incluir cansaço, dor abdominal, tontura, pele e olhos amarelados, náuseas, vômitos, urina escura, fezes claras e febre. Para confirmar o diagnóstico, são feitos exames de sangue que detectam a presença de anticorpos contra o vírus HDV, levando em conta também o histórico clínico e epidemiológico do paciente.


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Convite – Secretaria de Estado de Educação

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Conv nº 01/22
Obra de adaptação da acessibilidade na Escola Técnica, localizada na EQNN 14, Área Especial, Ceilândia/RA IX–DF, compreendendo criação de rampa de acesso à guarita e alteração do portão de pedestre principal; concepção de rota acessível através de calçadas no estacionamento e complemento de grama na lateral; instalação de portão de veículos no estacionamento lateral; a pintura das novas demarcações de vagas e instalação de sinalizações; substituição da rampa de acesso à edificação e retirada de um portão existente; adequação de grelha de água pluvial na rota acessível; criação de balcão de atendimento; demarcação de áreas reservadas para cadeirantes em ambientes internos; substituição de rampa no pátio central e adequação de sanitários acessíveis dentro dos banheiros existentes nesta área; correção de rodapés e soleiras com desníveis; acréscimo de plataforma de elevação inclinada no auditório e demais adequações para acessibilidade neste espaço; instalação de piso tátil e alerta além de placas informativas em braile em todos os ambientes.
Aviso de Abertura: DODF | DOU | Jornal (21/7/2022)

Edital


Planilha orçamentária


Ata de Sessão de Abertura (1º/8/2022)


Retificação de Abertura: DODF | DOU | Jornal (3/8/2022) 


Aviso Carta Convite: DODF | DOU | Jornal (20/9/2022)


Edital(20/9/2022)


Ata de abertura dos envelopes n° 1 (29/9/2022)


Aviso de abertura das propostas de preço – Envelopes 2: DODF | DOU | Jornal (19/10/2022)


Aviso de Alteração da Numeração: DODF






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Quanta proteína você deve comer por dia? Resposta não está só no peso

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A proteína tem papel essencial no organismo, sendo usada na manutenção celular, produção de enzimas e, claro, na construção e manutenção da massa muscular. Apesar disso, calcular a dose ideal diária do nutriente continua sendo um desafio. Tradicionalmente, a conta leva em consideração o peso corporal, mas a ciência tem entendido que essa abordagem pode não ser precisa.


“A recomendação por quilo total ignora a composição corporal, o gênero e o grau de atividade das pessoas. Se compararmos dois homens de 100 kg, um atleta e um obeso, não podemos achar que ambos terão a mesma necessidade proteica para manter sua massa magra”, afirmou o médico nutrólogo Guilherme Giorelli durante o Congresso Internacional de Cardiologia da Rede D’Or 2025, realizado de 7 a 9 de agosto no Rio de Janeiro.


Tipos de fonte de proteína


Origem animal



  • Carnes: bovinas, suínas, aves, peixes e frutos do mar.

  • Ovos e laticínios: leite e derivados (queijos, iogurtes, whey protein).


Origem vegetal



  • Leguminosas: feijões (todos os tipos), lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja e derivados (tofu, tempeh, proteína texturizada de soja, etc.).

  • Oleaginosas: amêndoas, castanhas, nozes (possuem proteínas, mas são ricas em gorduras).

  • Sementes: amendoim, sementes de abóbora, chia, gergelim e linhaça.



Mais massa, mais proteína


Giorelli apresentou uma série de estudos dos últimos anos, incluindo o publicado por ele no World Journal of Advance Helthcare Research em 2021 em que sugere utilizar a massa muscular estimada como referência para a ingestão de proteínas.


Em vez dos 0,8 a 1,2 gramas por kg de peso, ele sugere a ingestão de 4,2 gramas por quilo de músculo em homens e 4,7 gramas em mulheres, com um reforço especialmente em idosos ou em pessoas com contextos clínicos que precisam evitar a perda de massa, chegando a até 6 g.


“Já vínhamos há muitos anos aconselhando os pacientes que desejavam hipertrofia a ingerir mais proteína, mas faltava onde ancorar essa referência. Já com os obesos, ao adotar o modelo antigo a gente acabava prejudicando o tratamento”, defendeu.


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Para saber a quantidade de massa muscular, é preciso fazer os exames de bioimpedância. Há diversos equipamentos que fazem a estimativa, de relógios inteligentes e balanças caseiras (menos precisos) até os exames realizados em clínicas e hospitais com uma série de eletrodos. Usando impulsos elétricos bem baixos, a técnica é capaz de observar a densidade de diversas partes do corpo, estimando onde há gordura, água e massa magra. Quanto mais frequências e pontos de contato, mais precisa é a análise.


Para conquistar mais massa muscular, é preciso seguir a velha máxima da saúde: praticar atividades físicas e se alimentar bem. A dieta equilibrada continua sendo a base. Proteínas devem compor entre 15% e 25% das calorias do dia. Frango, peixe, ovos, leguminosas e laticínios são boas fontes naturais. Suplementos entram quando a dieta não atinge a meta ou há necessidade clínica.


Essa combinação de estímulos evita que o corpo degrade a massa magra conquistada. Em idosos ou pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, por exemplo, a demanda de proteína pode ser ainda maior. Nestes casos, suplementos de proteína de boa qualidade, como o whey protein, facilitam a absorção. “Ele liga os aminoácidos e forma peptídeos de rápida digestão”, explicou Giorelli.


9 imagensUma das principais dicas para conseguir massa muscular é ter equilíbrio energético, praticar musculação e se alimentar da forma corretaTer uma boa rotina de sono também é imprescindível, pois noites bem-dormidas favorecem o processo metabólico e promovem a recuperação do corpo após os exercícios físicosPara obter bons resultados, outra dica é contratar o acompanhamento de um personal trainer, pois ter a supervisão de um profissional capacitado para auxiliar no que de fato você precisa, dentro das limitações de seu corpo, é o segredo para alcançar êxito As atividades físicas promovem um aumento da capacidade cardiorrespiratória e no bem-estar geral, diminuindo a fraqueza. Além disso, ajudam a evitar câncer e diabetes. Para quem tem mais de 50 anos e deseja conseguir massa muscular, o crossfit é uma ótima opção Depois dos 40 anos, o corpo diminui a produção de hormônios, do tônus muscular e aumenta o acúmulo de gordura. Por isso, pessoas com idades mais avançadas apresentam mais dificuldades para começar a realizar atividades físicas, principalmente se têm histórico de sedentarismo no passadoFechar modal.1 de 9

Com o passar do tempo, o corpo entra em processo natural de envelhecimento e conseguir massa muscular pode ser um pouco mais complicado. No entanto, não é impossível. Quando combinado com bons hábitos alimentares e físicos, é possível conseguir massa magra

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Uma das principais dicas para conseguir massa muscular é ter equilíbrio energético, praticar musculação e se alimentar da forma correta

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Ter uma boa rotina de sono também é imprescindível, pois noites bem-dormidas favorecem o processo metabólico e promovem a recuperação do corpo após os exercícios físicos

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Para obter bons resultados, outra dica é contratar o acompanhamento de um personal trainer, pois ter a supervisão de um profissional capacitado para auxiliar no que de fato você precisa, dentro das limitações de seu corpo, é o segredo para alcançar êxito

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As atividades físicas promovem um aumento da capacidade cardiorrespiratória e no bem-estar geral, diminuindo a fraqueza. Além disso, ajudam a evitar câncer e diabetes. Para quem tem mais de 50 anos e deseja conseguir massa muscular, o crossfit é uma ótima opção

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Depois dos 40 anos, o corpo diminui a produção de hormônios, do tônus muscular e aumenta o acúmulo de gordura. Por isso, pessoas com idades mais avançadas apresentam mais dificuldades para começar a realizar atividades físicas, principalmente se têm histórico de sedentarismo no passado

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Apesar disso, uma rotina saudável é capaz de gerar um círculo virtuoso, no qual os níveis de hormônio melhoraram, o corpo ganha massa magra e o indivíduo fica mais disposto

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O consumo de proteínas também ajuda no ganho de massa muscular. No entanto, para conseguir alcançar o seu objetivo é necessário realizar o ajuste desse alimento consumido ao longo do dia

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A ingestão de água também é extremamente importante para quem quer tonificar o corpo. Além de todos os benefícios que o líquido possui, as fibras musculares são compostas de 75% a 85% de água

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Musculação e rotina são aliadas


Além da quantidade, o fracionamento do macronutriente importa. Consumir toda a proteína do dia em uma dose única não é tão eficaz quanto distribuir o consumo ao longo do dia, nas principais refeições e lanches, para manter o balanço nitrogenado positivo e preservar os músculos.


Em linhas gerais, a recomendação é concentrar de 30 a 40% da ingestão diária de proteínas em cada uma das refeições principais (almoço e jantar) e os 20 a 30% restantes devem ser distribuídos no café da manhã e nos lanches realizados durante o dia.


Porém, os estudos mais recentes apresentados por Giorelli também mostram que não há tanto desperdício de proteína quanto se imaginava se ela for ingerida em uma única refeição. Testes feitos com pacientes internados que não podiam ter planos fracionados de ingestão mostraram bom aproveitamento de proteína mesmo em uma única dose, preservando a musculatura durante a hospitalização.


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