Mostrando postagens com marcador TECNOLOGIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TECNOLOGIA. Mostrar todas as postagens

Cientistas decifram como animal consegue ficar até 5 anos sem comer

 on  with No comments 
In  





Cientistas decifram como animal consegue ficar até 5 anos sem comer


Cientistas decifram como animal consegue ficar até 5 anos sem comer




Tem pessoas que se passarem alguns minutos do horário de comer já ficam cansadas, sem energia ou até estressadas. Imagine então ficar cinco anos sem se alimentar. Difícil, não é mesmo? Mas para o batinomídeo supergigante, um isópode de águas profundas, o hábito não fica apenas na imaginação. O animal é capaz de passar longos períodos sem uma refeição e mesmo assim sobreviver.

O curioso é que se trata de um bicho de corpo muito grande, o que normalmente exige uma quantidade enérgica maior de comida. Intrigados, pesquisadores chineses foram entender o que está por trás do “jejum bem intermitente” do animal, que vive em um ambiente com pouca disponibilidade de nutrientes.

O trabalho liderado pelo Instituto de Oceanologia da Academia Chinesa de Ciências (IOCAS) teve os resultados publicados na revista Cell na última sexta-feira (5/6).

Em busca de respostas, foram analisadas duas espécies de isópodes de água profundas distintas: o Bathynomus jamesi, que vive a cerca de 898 metros de profundidade, e o Bathynomus doederleini, localizado a cerca de 300 metros de profundidade.

Após realizar análises morfológicas, fisiológicas, comportamentais e metagenômicas, descobriu-se que os animais utilizam uma estratégia dupla para realizar o feito: eles têm um estômago dilatado com capacidade de guardar grandes quantidades de alimentos e uma taxa metabólica basal muito baixa – o termo corresponde a quantidade mínima de energia que o seu corpo necessita para realizar funções vitais em repouso.

Em outras palavras, quando tem a oportunidade, o batinomídeo supergigante se enche de comida, visto que seu estômago ocupa dois terços de seu corpo, e o organismo demora bastante tempo para digeri-la, fornecendo uma boa reserva e por bastante tempo. Segundo o exemplo dos pesquisadores, é como aumentar a “receita” e depois reduzir as “despesas”.

Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:








https://digital.servemnet.com.br/cientistas-decifram-como-animal-consegue-ficar-ate-5-anos-sem-comer/?fsp_sid=21806
Share:

Artemis III: Nasa divulga tripulação que fará parte da próxima missão

 on  with No comments 
In  
Artemis III: Nasa divulga tripulação que fará parte da próxima missão

Artemis III: Nasa divulga tripulação que fará parte da próxima missão

Os astronautas Andre Douglas, Francisco Rubio, Randy Bresnik, da Nasa, e Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia (ESA), formarão a tripulação da Artemis III, considerada uma das missões mais complexas já feitas pela agência com o objetivo de chegar à Lua.

Além deles, o astronauta Robert “Bob” Hines, também da Nasa fará parte da tripulação reserva. A agência anunciou os nomes nesta terça-feira (9/6), em coletiva de imprensa.

Em vez de pousar em solo lunar, como estava previsto anteriormente, a terceira fase do programa Artemis irá simular, em órbita terrestre, o encontro e o acoplamento da cápsula Órion (a espaçonave onde ficam os astronautas) com os módulos de pouso lunar Starship, da SpaceX, e Blue Moon, da Blue Origin.

Na etapa prevista para ocorrer em 2027, a Órion será lançada com o foguete de propulsão Space Launch System (SLS) até a órbita da Terra. Como os testes serão realizados acima da superfície terrestre, a etapa é considerada complicada.

Além de testar o encontro e o acoplamento, os astronautas da Artemis III irão avaliar na prática o desempenho dos sistemas de suporte à vida da espaçonave.

Caso dê tudo certo e o cronograma da Nasa não seja afetado por intercorrências, a expectativa é que o tão sonhado pouso em solo lunar ocorra na Artemis IV, etapa prevista para 2028.

Natural do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, Andre Douglas iniciou suas atividades na Nasa em 2022. Engenheiro espacial da agência, ele será especialista de missão durante a Artemis III.

Douglas quase participou da Artemis II, quando foi selecionado para ser membro reserva e passou por treinamento ao lado da tripulação que deu a volta em torno da Lua.

Mais conhecido como Frank Rubio, o astronauta da Flórida começou a trabalhar na Nasa em 2017 e também será especialista de missão na Artemis III. Entre suas especialidades, Rubio é médico de família e cirurgião de voo certificado.

Além da missão atual, ele já esteve à bordo da espaçonave Soyuz MS-22, que chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2023.

Único tripulante que não faz parte da Nasa, Luca Parmitano é italiano e pertence à Agência Espacial Europeia (ESA). Ele é o primeiro europeu a ser selecionado para participar do programa Artemis e será o piloto da missão. Parmitano já esteve presente na ISS em duas ocasiões.

Comandante da missão, Randy Bresnik está na Nasa desde 2004. Nascido em Fort Knox, localizado em Kentucky, o astronauta já esteve à frente da Expedição 53, uma missão espacial da Nasa na ISS, e foi o engenheiro de voo na Expedição 52. Ao todo, ele acumula 3,6 mil horas de tempo de voo em espaçonaves.

Share:

EUA fazem ataques de “autodefesa” após ofensiva do Irã com mísseis e drones

 on  with No comments 
In  




O Centcom (Comando Central dos Estados Unidos) realizou ataques de "autodefesa" contra a ilha iraniana de Qeshm nesta terça-feira (2), segundo comunicado do Exército americano.


Os militares pontuaram que os ataques foram uma resposta a "tentativas de ataques do Irã em todo o Oriente Médio".


"O Irã lançou vários mísseis balísticos em direção a países vizinhos da região; no entanto, todos falharam ao atingir seus alvos pretendidos", destaca o texto.


disparados contra o Kuwait não atingiram seus alvos ou se fragmentaram durante a trajetória, e três mísseis lançados contra o Bahrein foram imediatamente interceptados pelas forças de defesa aérea dos EUA e do Bahrein", adicionou o comunicado.



militar iraniana na ilha de Qeshm, segundo o Centcom, e nenhum militar americano ficou ferido.


disparado ao menos 10 mísseis balísticos.


Os militares iranianos ressaltaram ainda que os ataques são uma “resposta inicial”, alertando para um contra-ataque muito mais forte que está por vir.





Source link

https://digital.servemnet.com.br/eua-fazem-ataques-de-autodefesa-apos-ofensiva-do-ira-com-misseis-e-drones/?fsp_sid=20557
Share:

MS contrata empresa sem licitação para gerir empréstimos de servidores

 on  with No comments 
In  




A Salt Tecnologia vai gerenciar o sistema de empréstimos com desconto em folha de pagamento dos servidores

Governo de MS contrata empresa de tecnologia barrada por irregularidades no PR
Prédio em Minas Gerais onde está localizada a sede da Salt Tecnologia. (Foto: Google Maps)

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da SAD (Secretaria de Estado de Administração) fechou uma contratação emergencial e sem necessidade de concorrência pública, de uma empresa para gerenciar o sistema (aplicativo e-Consig) de empréstimos com desconto em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. A escolhida foi a Salt Tecnologia Ltda., que assumirá o controle do sistema eletrônico responsável por calcular a margem disponível e registrar os descontos automáticos no salário do funcionalismo.

O governo de Mato Grosso do Sul contratou emergencialmente a Salt Tecnologia Ltda. para gerenciar o sistema de empréstimos com desconto em folha dos servidores públicos, sem licitação. A empresa, que não cobrará do Estado, tem histórico de problemas no Paraná, onde o TCE suspendeu contrato semelhante por suspeita de urgência artificial e falta de transparência, além de cobranças indevidas a sindicatos investigadas pelo Ministério Público do Trabalho.

A autorização para o negócio foi publicada no Diário Oficial do Estado. O modelo adotado prevê que a empresa forneça o programa de computador e faça a integração com o setor de recursos humanos sem cobrar valores diretamente dos cofres públicos estaduais, um formato que se assemelha a um empréstimo gratuito de tecnologia.

Apesar de o acordo não prever custos diretos para o governo sul-mato-grossense, a empresa escolhida carrega um histórico recente de questionamentos e problemas administrativos em outra região do país. No Paraná, a mesma empresa foi o centro de uma disputa jurídica e de investigações que apontaram possíveis falhas na condução de um contrato semelhante.

Naquele estado, o TCE (Tribunal de Contas) chegou a paralisar o contrato emergencial da empresa devido a indícios de falhas graves. Entre os problemas apontados pelos conselheiros paranaenses estavam a falta de transparência nas informações e a suspeita de que a situação de urgência para a contratação teria sido criada artificialmente, sem justificativa real para dispensar a concorrência entre outras interessadas.

Além das suspeitas levantadas pelos fiscalizadores de contas, a atuação da empresa gerou forte descontentamento entre os representantes de trabalhadores. Sindicatos locais acionaram o MPT/PR (Ministério Público do Trabalho) porque a prestadora de serviço passou a exigir o pagamento de uma taxa financeira individual para cada mensalidade sindical recolhida diretamente na folha de pagamento dos servidores.

Os representantes dos trabalhadores argumentaram que a cobrança inviabilizava a sustentabilidade das entidades e criava barreiras para a organização da categoria. No final de abril deste ano, reuniões de mediação foram convocadas por defensores dos direitos trabalhistas para tentar resolver o impasse, mas os representantes governamentais e da empresa não compareceram aos debates.

A contratação em Mato Grosso do Sul repete a justificativa de urgência e o argumento de custo zero para a administração estadual, nos mesmos moldes do modelo que foi alvo de revisão e ordens de nova licitação no estado vizinho. A reportagem enviou questionamentos ao Estado e aguarda retorno.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/ms-contrata-empresa-sem-licitacao-para-gerir-emprestimos-de-servidores/?fsp_sid=19765
Share:

Luciano Huck revela gafe com Carlo Ancelotti durante jantar em sua casa: “Achei que ele ia gostar”; assista

 on  with No comments 
In