RenovaDF transforma vidas e promove reinserção social no Distrito Federal

 on  with No comments 
In  




Aos 23 anos, a estudante Rafaella Vieira resume em poucas palavras o impacto do RenovaDF em sua trajetória: “Minha vida mudou completamente, foi da água para o vinho”. Hoje, com casa fixa, emprego formal e planos para o futuro, ela é uma das milhares de pessoas beneficiadas pelo programa criado em 2021 pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que passou a reservar, em abril de 2022, 10% de suas vagas para a população em situação de rua.


Desde então, aproximadamente 2 mil pessoas em vulnerabilidade social receberam qualificação profissional gratuita e apoio para a reinserção no mercado de trabalho. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), 240 cidadãos já foram contratados por intermédio da pasta e atuam atualmente em áreas como obras, serviços gerais, limpeza, conservação e funções administrativas no âmbito do GDF.


A história de Rafaella ilustra esse impacto. Antes de ingressar no RenovaDF, ela vivia em situação de rua, enfrentava a dependência do álcool e havia rompido vínculos familiares. “Eu estava sem perspectiva de vida. Tinha perdido totalmente os laços com a minha família”, relembra. Ainda durante o curso, foi contratada como copeira em um prédio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Com renda fixa, direitos trabalhistas e rotina estruturada, retomou os estudos, voltou a morar com a mãe e com a filha de 8 anos e hoje cursa a educação básica na Escola Meninos e Meninas do Parque (EMMP), com conclusão prevista para este ano. “Agora eu sonho em passar em um concurso público. São sonhos que antes eu nem conseguia imaginar”, afirma.


Para o coordenador do Plano Distrital para a População em Situação de Rua e chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a reserva de vagas no RenovaDF é uma estratégia essencial para romper o ciclo da exclusão social. “Mapeamos o perfil dessa população e o que faltava ser oferecido: moradia, qualificação, escola para os filhos e até espaço para os animais de estimação. Sem trabalho, ninguém rompe o ciclo da rua”, destaca.


Os participantes do programa são capacitados como auxiliares de manutenção, com aulas teóricas e práticas aplicadas na recuperação de equipamentos públicos. Além da formação técnica, recebem orientações sobre ética, comportamento profissional e convivência no ambiente de trabalho. Durante o curso, têm direito a uma bolsa equivalente a um salário mínimo, lanche diário, uniforme e equipamentos de proteção individual, desde que cumpram ao menos 80% da carga horária. Os 25% com melhor desempenho participam da chamada vivência profissional em grandes empresas da construção civil, por meio de parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF).


Segundo o subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e Empregador da Sedet, Ilton Teixeira, a inserção no mercado é fortalecida por legislação distrital que determina a reserva mínima de 2% das vagas, em contratos de obras e serviços do governo, para pessoas em situação de rua. A norma foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em fevereiro de 2025. “Os editais já saem com essa obrigatoriedade, mas também avançamos na sensibilização de empresas que não têm vínculo direto com o governo”, ressalta.


A seleção dos candidatos ocorre de forma integrada com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros POP e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Além da qualificação e do emprego, o conjunto de políticas públicas do GDF inclui ações de acolhimento, oferta de alimentação gratuita em restaurantes comunitários, criação do Hotel Social, disponibilização de passagens interestaduais para reintegração familiar e ampliação do atendimento especializado.






Source link

https://chumbogrossodf.com.br/renovadf-transforma-vidas-e-promove-reinsercao-social-no-distrito-federal/?fsp_sid=251276
Share:

0 #type=(blogger):

Postar um comentário