Diretor de filme em homenagem a Jorge Fernando desabafa: "Ele era luz"

 on  with No comments 
In  




Uma dinastia não se perpetua apenas num regime de governo ou na esfera política. Na arte, os exemplos mais comuns estão no circo e no teatro (Bibi, Fernandona, Tonia e Marília,valei-nos!) e, claro, na MPB. Na TV, um dos exemplos mais originais certamente é o de Chico Anysio (1931-2012). Nos anos 1980, outro nome fez suas diatribes, e estamos falando de Jorge Fernando (1960-2019).


O ator e diretor trabalhou na telinha com a mãe, Dona Hilda (que entrou para o Guiness por sua estreia tardia na profissão) e com o sobrinho, João Rebello (1979-2024), que estrelou novelas como ator mirim e acabaria por abraçar os ofícios de Dj e diretor até ter a vida interrompida num crime bárbaro.



As trajetórias desses três artistas são contadas num file tocante. ”Fôlego – Até depois do fim” tem direção de Candé Salles a partir do roteiro de Maria Carol Rebello, irmã de João.


As falas da roteirista são o fio condutor da narrativa, enriquecida com depoimentos de grandes nomes que trabalharam com a trinca como o novelista Silvio de Abreu e atores dos quilates de Tony Ramos, Claudia Raia, Mariana Ximenes e até mesmo do cantor Ney Matogrosso, amigo de Jorginho, como o diretor era chamado.


O filme teve sua estreia no ano passado, dentro do Festival do Rio, e chega este ano a festivais no Brasil e no exterior. Uma exibição no Rio de Janeiro restrita a convidados acontece na próxima terça (13), em evento da PRIO. A ideia do filme é antiga e teve, num primeiro momento, a bênção de João, a quem Candé chama de Woo em alusão ao nome artístico adotado pelo Dj:


“Quando Jorginho se foi, logo pensei com Woo na ideia de fazer um filme que não andou. Depois da tragédia que aconteceu com ele (João), procurei Maria Carol Rebello. E, juntos, criamos esse filme pra homenagear essa família tão especial. Carol escreveu o roteiro e dirigi o documentário”, conta.


Leia a matéria completa no NewMag, parceiro do Metrópoles.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/diretor-de-filme-em-homenagem-a-jorge-fernando-desabafa-ele-era-luz/?fsp_sid=246154
Share:

0 #type=(blogger):

Postar um comentário