IBGE: 77% dos trabalhadores que usam ônibus passam até 2h em trânsito

 on  with No comments 
In  




Sete em cada 10 trabalhadores do Distrito Federal que usam ônibus para ir ao serviço levam de 30 minutos até 2 horas dentro do transporte público. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem do DF a concentração urbana do país com o maior tempo de deslocamento para os trabalhadores que usam ônibus.


Pelos dados divulgados, 39,3 % dos trabalhadores que se locomovem com o ônibus demoram de 30 minutos a 1 hora no transporte e 38,3% levam de 1 a 2 horas no mesmo modal, o que totaliza 77,6% nessa faixa combinada (mais de meia hora até duas horas) para os deslocamentos feitos por ônibus, o percentual mais elevado entre as 10 maiores concentrações urbanas analisadas pelo IBGE em 2022. O levantamento foi publicado nessa quinta-feira (9/10).


A pesquisa também apontou que mais da metade dos  trabalhadores do DF que usam o metrô para ir ao trabalho também levam mais de 1 hora com o deslocamento.


8 imagensTransporte público  gratuito valerá apenas aos domingos e feriadosTransporte público  gratuito valerá apenas aos domingos e feriadosPessoas aguardando ônibus em paradaFechar modal.1 de 8Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)2 de 8

Transporte público gratuito valerá apenas aos domingos e feriados

Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)3 de 8Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)4 de 8

Transporte público gratuito valerá apenas aos domingos e feriados

Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)5 de 8Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)6 de 8

Pessoas aguardando ônibus em parada

Rafaela Felicciano/Metrópoles7 de 8

Rodoviária do Plano Piloto

Rafaela Felicciano/Metrópoles8 de 8

Usuários apontam problemas no transporte público

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O secretário de Transporte e Mobilidade (Semob), Zeno Gonçalves, destacou que os dados já fazem parte do diagnóstico do plano diretor de transporte urbano.


“Nós sabemos que aqui no Distrito Federal, diferente de outras regiões, o transporte pendular é muito mais acentuado, porque o próprio Plano Piloto concentra cerca de quase 50% da totalidade dos empregos, ocasionando esse fluxo migratório muito acentuado, principalmente nos horários de pico. Isso significa viagens mais demoradas, mais longas, é causando principalmente essa espera, essa demora para que cada pessoa possa acessar seu local de trabalho”, explicou o secretário.


De acordo com o secretário, as soluções tomadas pelo poder público envolvem criação de corredores exclusivos, como os BRTs. “De fato, a descentralização da atividade econômica e a busca por modais de transporte de massa com mais acessibilidade para as regiões do plano piloto e outras regiões vão diminuir esse tempo de viagem”, completou.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/ibge-77-dos-trabalhadores-que-usam-onibus-passam-ate-2h-em-transito/?fsp_sid=212653
Share:

0 #type=(blogger):

Postar um comentário