Ministério da Saúde amplia oferta de preservativos com novos modelos gratuitos

 on  with No comments 
In  


Por: Kelven Andrade



O Ministério da Saúde (MS) iniciou a distribuição gratuita de dois novos modelos de preservativos: as versões texturizada e fina. Os itens já estão disponíveis em todas as unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), sem necessidade de apresentar documentos e sem limite de retirada.



Segundo a gerente substituta de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SES-DF, Daniela Magalhães, a medida busca incentivar o uso da camisinha em um cenário de baixa adesão. “O MS estima que aproximadamente 60% da população faz sexo sem preservativo. Diante desse dado, é preciso buscar alternativas que encorajem a proteção”, afirma.



A iniciativa também atende às queixas frequentes sobre o desconforto no uso do preservativo, principalmente entre os mais jovens. “O sensorial da camisinha sempre foi uma questão, principalmente para o público mais jovem. Esse desconforto leva à não proteção. Dessa forma, diversificar é pensar também na qualidade da relação sexual e incentivar a adesão”, explica o farmacêutico Marcus Túlio Batista, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul.



Jovens usam menos preservativo



Estudos recentes reforçam a preocupação. Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada em 2024, mostrou queda no uso do preservativo entre adolescentes europeus: entre 2014 e 2022, a adesão caiu de 70% para 61% entre meninos, e de 63% para 57% entre meninas.



No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 e publicada em 2021, já indicava essa tendência: apenas 22,8% dos entrevistados relataram usar camisinha em todas as relações, enquanto 17,1% disseram utilizar às vezes e 59% afirmaram nunca usar.



Estratégia de prevenção combinada



A distribuição dos novos modelos integra o conjunto de ações de prevenção combinada da SES-DF, que combina diferentes abordagens para conter o avanço de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), incluindo HIV, aids, sífilis e hepatites virais.



Entre as iniciativas estão: a oferta de testes rápidos gratuitos para diagnóstico, vacinação contra HPV e hepatites, acesso a medicamentos retrovirais, além de profilaxias pré e pós-exposição ao HIV. O objetivo é reforçar a proteção da população e estimular práticas sexuais mais seguras.



*Com informações da Agência Brasília




https://jornalismodigitaldf.com.br/ministerio-da-saude-amplia-oferta-de-preservativos-com-novos-modelos-gratuitos/?fsp_sid=190985
Share:

0 #type=(blogger):

Postar um comentário