Dupla agride e rouba celular de idoso após pedir comida para ele

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Dois homens, de 29 e 31 anos, foram presos após invadirem a casa de um idoso de 87 anos no Setor Viega, em Luziânia (GO), nessa sexta-feira (3/1). Os criminosos agrediram, trancaram e roubaram a vítima.


De acordo com a Polícia Militar de Goiás (PMGO), a dupla bateu na casa do idoso pedindo água e comida. Percebendo que ele estava sozinho, decidiram invadir a residência pelo telhado.


Após adentrarem a casa, os bandidos roubaram o celular do idoso, agrediram e trancaram a vítima e levaram a chave da casa.



Uma viatura da PMGO passava pela região e foi avisada do crime. Pouco depois, os militares prenderam os autores.


5 imagens
E nos braços
Dupla foi presa momentos após o crime
Indivíduos adentraram a residência pelo teto
Celular da vítima foi recuperado
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Idoso teve hematomas na cabeça

Material obtido pelo Metrópoles
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E nos braços

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Dupla foi presa momentos após o crime

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Indivíduos adentraram a residência pelo teto

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Celular da vítima foi recuperado

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Nomeação para cargos no GDF muda a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade

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Em um quadro de recados pendurado na parede da sala em que trabalha, Isac Ramos, 41, escreveu: “Quem cultiva a gratidão é capaz de realizar sonhos que parecem inalcançáveis”. Um recado para os colegas, mas, sobretudo, para ele próprio. O sonho até então inalcançável, nesse caso, foi o de conquistar um emprego: o agora servidor da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) foi uma das 15 pessoas em situação de vulnerabilidade nomeadas para cargos no Governo do Distrito Federal (GDF).


“Se isso está podendo ajudar outras pessoas, é a maior satisfação para mim, é o maior privilégio poder estar abrindo portas para outras pessoas”, diz Isac Ramos, servidor da Sedes | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília


“Eu estava meio isolado do mundo, meio desesperançoso, estava mesmo muito triste por falta de uma oportunidade. Agora mudou tudo. Até estou dormindo melhor, todo mundo querendo falar comigo, o pessoal passa por mim e dá bom dia. Para mim, escutar um bom dia assim é tão legal. Eu vejo a alegria, a sinceridade das pessoas que me dão um bom dia hoje em dia. Parece uma coisa tão simples para muitos, mas para mim é muito significativo. Não foi só um emprego, mudou meu astral. Estou me sentindo um pouco importante para todos e isso é bom.”



Na Sedes, enquanto mira os próprios planos futuros — de mudar para a própria casa e de passar em um concurso público —, Isac também ajuda outras pessoas, atualizando cadastros para benefícios sociais: “Dizem que eu estou servindo para bom exemplo, mas só estou fazendo a minha parte. Agora, se isso está podendo ajudar outras pessoas, é a maior satisfação para mim, é o maior privilégio poder estar abrindo portas para outras pessoas”.


Quem também tem aproveitado a oportunidade que recebeu para abrir outras portas é Carmen Barbosa, 42. Sua nomeação foi para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) e, hoje, ela trabalha fazendo atendimentos em uma unidade da agência do trabalhador. “Aprendi várias coisas novas, tenho lidado com pessoas que vêm procurar emprego. Eu acho bem legal, é gratificante ajudar as pessoas em algo que eu também estava à procura. Então é por isso que eu me empenho ainda mais para que eles saiam daqui sempre com a cartinha para começar a trabalhar”, relata.


Hoje trabalhando no atendimento ao público em uma agência do trabalhador, Carmen Barbosa diz que já conseguiu quitar suas dívidas e agora planeja alugar uma casa | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília


Natural de São Paulo, Carmen mudou-se para Brasília ao lado do companheiro. Nesses meses de emprego novo, ela já conseguiu quitar suas dívidas e, agora, planeja alugar uma casa para “voltar à vida normal” e iniciar um curso de marketing digital. “Estou bastante animada, bem feliz mesmo. É algo que tem me ajudado a cumprir as minhas metas e ter uma vida mais digna.”


A capital da República também surgiu como esperança de vida melhor para um cearense e um amapaense nomeados para cargos na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Francisco Tavares, 29, e Gilvandro Soares, 55, têm atuado na reforma de equipamentos públicos e de entidades parceiras da pasta. Mas estão reconstruindo mesmo é a própria história.


Francisco Tavares e Gilvandro Soares têm trabalhado na reforma de equipamentos públicos e celebram as oportunidades de trabalho. “Hoje eu posso fazer planos”, diz Gilvandro | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília


“Tem sido muito bom aqui com a oportunidade que apareceu do nada. Graças a Deus, que abriu as portas para eu voltar ao mercado de trabalho. Para uma pessoa desempregada, e principalmente um pai de família, as coisas se tornam mais difíceis. Quando você está trabalhando, os sonhos começam a se estabilizar novamente e você pensa em coisas melhores”, pontua Francisco, que planeja trazer a mãe de Fortaleza para Brasília.



“A criação desses cargos exclusivos para a população em situação de rua representa um marco na nossa política de inclusão e valorização da dignidade humana”


Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda



“Para mim, foi até uma surpresa, porque eu não esperava . Fiquei dois dias para poder cair a ficha. Hoje eu posso fazer planos. Antigamente eu não podia nem sonhar em fazer alguma coisa, porque eu não tinha salário fixo. Hoje é diferente. Já posso planejar alguma coisa para o futuro”, emenda o macapaense Gilvandro. Em Brasília há cinco anos, ele já participou de outras ações do GDF, como o RenovaDF, e, após rodar bastante, escolheu a cidade para se fixar. “Estou ficando velho, tem que sossegar”, brinca.


Decreto


A nomeação ocorreu em 20 de setembro, quando o GDF, por meio do Decreto 46.250/2024 oficializou a criação de 15 cargos destinados a pessoas em vulnerabilidade. A ação se soma às demais propostas do governo previstas no Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, criado em 25 de maio. Recentemente, por meio de outro decreto, o Executivo também regulamentou a criação de uma reserva mínima de 2% das vagas de trabalho em serviços e obras públicas para pessoas em situação de rua.


“A gente sabe que o trabalho dignifica o homem e é através dessa oportunidade que a gente quer resgatar essas pessoas e poder inseri-las novamente na sociedade”, diz a secretária Marcela Passamani | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília


As 15 vagas foram divididas igualmente entre as secretarias de Justiça e Cidadania, de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. “A gente espera conseguir realmente resgatar essas pessoas que estão em situação de rua e trazer dignidade, por meio desse respeito, do trabalho. A gente sabe que o trabalho dignifica o homem e é através dessa oportunidade que a gente quer resgatar essas pessoas e poder inseri-las novamente na sociedade”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.



Na mesma linha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, reforça o resgate da dignidade. “A criação desses cargos exclusivos para a população em situação de rua representa um marco na nossa política de inclusão e valorização da dignidade humana. Ao abrirmos essas oportunidades, não apenas oferecemos uma nova perspectiva de vida para pessoas em situação de rua, mas também mostramos que o trabalho é uma poderosa ferramenta de transformação social. Esse é o resultado de um esforço conjunto das secretarias, e temos muito orgulho em ver a mudança positiva na vida de cada pessoa que conquistou esse espaço. Nosso compromisso é seguir promovendo iniciativas que fomentem a autonomia e a integração social para todos.”


Três meses após a assinatura do decreto, a avaliação em todas as pastas é positiva. “O acolhimento das pessoas foi muito bom. A gente percebe que, quando a gente desconstrói a nossa percepção — que muitas vezes é preconceituosa com essas pessoas — e acolhe, a gente acaba tendo um bom resultado. Eles estão muito animados, quiseram muito participar, estão atuando, estão tentando oferecer o melhor serviço para a população a partir dessa experiência. E aí é um aprendizado de mão dupla, os servidores também estão aprendendo a trabalhar a escuta, a recepção dessas pessoas, o ensino, a criar nelas novas habilidades para desenvolver esse trabalho. Tem sido uma atuação em que a gente está dando ensinamento, está dando essa capacidade de trabalhar no serviço público, mas também está aprendendo muito”, arremata Coracy Chavante, subsecretário de Assistência Social da Sedes.


04/01/2025 - Nomeação para cargos no GDF muda a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade





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Virose em SP: saiba quais os sintomas e como evitar a contaminação

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São Paulo — O governo estadual de São Paulo divulgou dicas para orientar turistas e moradores do litoral paulista, onde estão sendo registros casos de virose ao longo da última semana. Cuidados com a higiene e a manutenção dos alimentos são fundamentais para evitar a contaminação.


Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os principais sintomas de doenças transmitidas por água e alimentos são: diarreia, mal-estar generalizado, dor na barriga, náusea, vômito e febre. A pessoa deve procurar um serviço de saúde, caso as evacuações sejam muito frequentes e tenha dificuldade para se hidratar ou urinar, com pele e boca secas.



O governo afirma que o principal tratamento é a hidratação e que a necessidade de internação é rara, embora crianças e idosos mereçam atenção redobrada. A recomendação da secretaria é para que nenhum medicamento seja tomado sem indicação médica.


Segundo o governo, cidades que tenham registrado aumento dos casos de diarreia aguda têm sido orientadas a fazer investigação epidemiológica e coleta de fezes em um período de cinco dias do início dos sintomas.


As orientações para se evitar os casos de Doença de Transmissão Alimentar (DTA), como são chamados tecnicamente, passam por cuidados em relação aos alimentos e ao consumo de água. Até mesmo o gelo usado em bebidas pode favorecer a contaminação.


Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) diz que os banhistas devem evitar as praias com bandeira vermelha ou entrar no mar em um período de até 24 horas após as chuvas.


Veja as recomendações da Secretaria Estadual da Saúde



  • Evite alimentos mal cozidos

  • Mantenha alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados, onde ficam acondicionados

  • Leve seus próprios lanches em passeios ao ar livre

  • Observe a higiene de lanchonetes e quiosques

  • Lave as mãos antes de se alimentar

  • Tenha atenção redobrada com comidas em self-services

  • Beba sempre água filtrada

  • Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida






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Modernizado, sistema de limpeza de galerias pluviais do DF retira 94 mil toneladas de lixo em 10 meses

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Em dez meses de operações diárias de limpeza e desobstrução de galerias pluviais em diversas regiões do DF, já foram percorridos cerca de 780 quilômetros de rede e retiradas mais de 94,5 mil toneladas de lixo dessas estruturas, que são descartadas no aterro sanitário da capital federal. 



Trabalho é todo monitorado, o que garante a segurança da execução das operações | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília




R$ 55 milhões


Total dos investimentos nos trabalhos



O trabalho é inovador, pois, ao contrário do que ocorria anteriormente, com uma abordagem superficial e manual em pontos e tubulações de difícil acesso, agora há o reforço de equipamentos modernos.


As ações envolvem 25 caminhões adaptados com sistemas de sucção e hidrojateamento de resíduos, como ultravac, pipa e recicladores, além de cinco robôs para inspeção por vídeo. Esses recursos tecnológicos adotados neste ano permitem otimizar o serviço preventivo oferecido por mais de 50 profissionais da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).



“Estamos falando de celeridade, melhoria no serviço e fortalecimento de nossa atuação”


Fernando Leite, presidente da Novacap



Com um investimento de R$ 55 milhões, a ação é executada pela Novacap e pelo consórcio GNN Drenagem, que atuam diariamente em resposta às solicitações feitas pela população por meio das ouvidorias do GDF.


“Com esse sistema tecnológico a Novacap dá um importante passo na modernização de sua atuação”, explica o presidente da companhia, Fernando Leite. “Esses equipamentos são o que há de mais moderno no mundo. Estamos falando de celeridade, melhoria no serviço e fortalecimento de nossa atuação. Dessa forma, a gente qualifica ainda mais nosso trabalho junto à população de todo o DF.”


Manutenção



Robôs inspecionam minuciosamente os equipamentos por vídeo



Além da limpeza das galerias, as operações envolvem a manutenção preventiva do sistema de drenagem. Segundo Leandro Moura, gerente de operações do GNN, o objetivo é fazer um cadastramento completo da rede de drenagem, o que permitirá à Novacap criar um programa de manutenção preventiva para evitar problemas futuros, além da tradicional manutenção corretiva.


“A operação ainda inclui vistorias para identificar possíveis ligações clandestinas de esgoto nas galerias pluviais, bem como patologias nas redes, como trincas e rachaduras que possam afetar a segurança e o tráfego nas vias públicas”, detalha Leandro.


Após a limpeza, é feita uma inspeção robotizada por vídeo para o diagnóstico de possíveis problemas nas galerias. A empresa contratada emite um relatório detalhado com o mapeamento da rede e as condições encontradas.


Satisfação popular



O comerciane Fernando Queiroz comemora: “Agora, o trânsito ficou mais fluido durante as chuvas, e as enchentes diminuíram consideravelmente”



A ação tem gerado uma resposta positiva da população. Ana Clara Neves, 21 anos, moradora de Ceilândia, acredita que a limpeza das galerias trará mais qualidade de vida à cidade. “Quando chove, é muito difícil se locomover, então a limpeza é fundamental para evitar alagamentos”, valoriza.


Gilberto de Oliveira, 71, que também mora em Ceilândia, já percebe os benefícios: “Além do asfalto na minha rua, vejo a equipe se empenhando na limpeza, e isso tem trazido melhorias para a nossa região”. Ele acredita que quanto mais as galerias forem limpas, melhor será para toda a cidade. “A água não fica acumulada em um só lugar, ela se espalha, e isso evita alagamentos”.


Fernando Queiroz, 40, comerciante, nota as melhorias na região onde trabalha. “Agora, o trânsito ficou mais fluido durante as chuvas, e as enchentes diminuíram consideravelmente”, observa. Ele espera que a limpeza também beneficie comunidades vizinhas, como o Sol Nascente.


04/01/2025 - Modernizado, sistema de limpeza de galerias pluviais do DF retira 94 mil toneladas de lixo em 10 meses






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Saiba qual destino “destronou” Paris como o mais romântico do mundo

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Caso cogite fazer uma viagem a dois, mas queira fugir do óbvio — e dos pickpockets —  de Paris ou Roma, um destino tem despontado como ideal para uma escapada na companhia do amor. A capital francesa ficou para trás em uma pesquisa que elegeu um refúgio estadunidense como “o mais romântico do mundo”.



A revista de viagens norte-americana Travel+Leisure publicou o resultado de uma pesquisa elaborada pela FunJet Vacations e pelo Talker Research. Mais de 2 mil “estadunidenses da população em geral” foram entrevistados na avaliação para descobrir os lugares favoritos para um romance. No topo do ranking está o Maui, uma ilha no Havaí.


Foto de praia e morros - Metrópoles
Maui liderou um ranking sobre qual é o destino mais romântico do mundo

“De acordo com as descobertas, impressionantes 34% dos entrevistados disseram que Maui era o destino mais romântico do mundo, superando Paris em um ponto percentual inteiro”, destacou a revista de viagens.


Segundo a Travel+Leisure, o reduto havaiano encanta quem desembarca por lá ao dispor de “águas azuis e praias de areia branquinha, além de palmeiras balançando”. A comida, cultura, história do local e oportunidades de aventura estão entre os atrativos do destino de atmosfera romântica.


Enquanto Maui ocupa a primeira posição da lista, Paris surge em seguida. Na terceira colocação aparece Roma, com 29% dos entrevistados a elegendo como o destino mais romântico do mundo. Em quarto e quintos lugares do ranking constam Veneza, na Itália, e Cancún, no México, respectivamente.


Foto colorida de mulher nadando atrás de tartaruga - Metrópoles
As praias da ilha havaiana são fascinantes, defende a revista

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.






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Modernizado, sistema de limpeza de galerias pluviais do DF retira 94 mil toneladas de lixo em 10 meses

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Em dez meses de operações diárias de limpeza e desobstrução de galerias pluviais em diversas regiões do DF, já foram percorridos cerca de 780 quilômetros de rede e retiradas mais de 94,5 mil toneladas de lixo dessas estruturas, que são descartadas no aterro sanitário da capital federal. 


Trabalho é todo monitorado, o que garante a segurança da execução das operações | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília



R$ 55 milhões


Total dos investimentos nos trabalhos



O trabalho é inovador, pois, ao contrário do que ocorria anteriormente, com uma abordagem superficial e manual em pontos e tubulações de difícil acesso, agora há o reforço de equipamentos modernos.


As ações envolvem 25 caminhões adaptados com sistemas de sucção e hidrojateamento de resíduos, como ultravac, pipa e recicladores, além de cinco robôs para inspeção por vídeo. Esses recursos tecnológicos adotados neste ano permitem otimizar o serviço preventivo oferecido por mais de 50 profissionais da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).



“Estamos falando de celeridade, melhoria no serviço e fortalecimento de nossa atuação”


Fernando Leite, presidente da Novacap



Com um investimento de R$ 55 milhões, a ação é executada pela Novacap e pelo consórcio GNN Drenagem, que atuam diariamente em resposta às solicitações feitas pela população por meio das ouvidorias do GDF.


“Com esse sistema tecnológico a Novacap dá um importante passo na modernização de sua atuação”, explica o presidente da companhia, Fernando Leite. “Esses equipamentos são o que há de mais moderno no mundo. Estamos falando de celeridade, melhoria no serviço e fortalecimento de nossa atuação. Dessa forma, a gente qualifica ainda mais nosso trabalho junto à população de todo o DF.”


Manutenção


Robôs inspecionam minuciosamente os equipamentos por vídeo


Além da limpeza das galerias, as operações envolvem a manutenção preventiva do sistema de drenagem. Segundo Leandro Moura, gerente de operações do GNN, o objetivo é fazer um cadastramento completo da rede de drenagem, o que permitirá à Novacap criar um programa de manutenção preventiva para evitar problemas futuros, além da tradicional manutenção corretiva.


“A operação ainda inclui vistorias para identificar possíveis ligações clandestinas de esgoto nas galerias pluviais, bem como patologias nas redes, como trincas e rachaduras que possam afetar a segurança e o tráfego nas vias públicas”, detalha Leandro.


Após a limpeza, é feita uma inspeção robotizada por vídeo para o diagnóstico de possíveis problemas nas galerias. A empresa contratada emite um relatório detalhado com o mapeamento da rede e as condições encontradas.


Satisfação popular


O comerciane Fernando Queiroz comemora: “Agora, o trânsito ficou mais fluido durante as chuvas, e as enchentes diminuíram consideravelmente”



A ação tem gerado uma resposta positiva da população. Ana Clara Neves, 21 anos, moradora de Ceilândia, acredita que a limpeza das galerias trará mais qualidade de vida à cidade. “Quando chove, é muito difícil se locomover, então a limpeza é fundamental para evitar alagamentos”, valoriza.


Gilberto de Oliveira, 71, que também mora em Ceilândia, já percebe os benefícios: “Além do asfalto na minha rua, vejo a equipe se empenhando na limpeza, e isso tem trazido melhorias para a nossa região”. Ele acredita que quanto mais as galerias forem limpas, melhor será para toda a cidade. “A água não fica acumulada em um só lugar, ela se espalha, e isso evita alagamentos”.


Fernando Queiroz, 40, comerciante, nota as melhorias na região onde trabalha. “Agora, o trânsito ficou mais fluido durante as chuvas, e as enchentes diminuíram consideravelmente”, observa. Ele espera que a limpeza também beneficie comunidades vizinhas, como o Sol Nascente.


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5 alimentos ricos em colágeno para ter uma pele linda e saudável

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Surto de virose: veja quais praias de SP estão próprias para banho

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São Paulo — O litoral paulista tem 137 praias com bandeira verde, que sinaliza água própria para banho. Por outro lado, outras 38 estão com bandeira vermelha e devem ser evitadas por quem deseja se refrescar neste primeiro fim de semana de 2025, em São Paulo. A amostras divulgadas na quinta-feira (2/1) são as mais atuais e foram coletadas ao longo de dezembro, até o último dia 29, portanto, antes do Réveillon, período com a maior aglomeração de turistas.


O governo estadual tem recomendado que as pessoas não entrem em locais impróprios para banho, diante da proliferação de casos de virose em cidades do litoral paulista.



A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) coleta amostras em 175 pontos. Pelo último levantamento, 21,7% devem ser evitados pelos banhistas. O próximo resultado será divulgado no dia 9.


O destaque negativo ficou por conta de Santos, única cidade do litoral paulista que tem todas as suas praias com bandeira vermelha, segundo avaliação da Cetesb, divulgada na última quinta. O resultado frustra a expectativa de boa balneabilidade, diante dos resultados de 2024 terem sido melhores do que aqueles obtidos pela cidade no ano anterior.


Mesmo o fato de uma praia ser considerada própria para banho, com bandeira verde, não significa que está totalmente livre de coliformes fecais, Escherichia coli e enterococos. O resultado é baseado na densidade de bactérias ao longo de cinco semanas consecutivas e existe uma tolerância. Fora isso, a concentração pode ser até superior ao limite estabelecido em uma dessas coletas (20%) que a praia seguirá como apropriada.


Entretanto, a praia pode “tomar” uma bandeira vermelha direta se forem encontradas mais de 400 unidades formadoras de colônia (UFC) de enterococos por 100 ml na última das cinco amostragens.


Os critérios foram determinados, em 2000, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e adotados a partir de janeiro de 2001.


A balneabilidade das praias é afetada não apenas pela coleta ou não de esgoto, como também pela poluição difusa, que é a sujeira das ruas levada até córregos — e depois para o mar — nos dias mais chuvosos. Por isso, autoridades de saúde recomendam que se evite o mergulho até 24 horas após uma chuva.


Veja quais praias estão próprias para banho, segundo análise divulgada na última quinta (2/1) pela Cetesb:



  • Bertioga – Boracéia (Col. Marista)

  • Bertioga – Boracéia (Sul)

  • Bertioga – Enseada (Colônia Sesc)

  • Bertioga – Enseada (Indaiá)

  • Bertioga – Enseada (R. Costabili)

  • Bertioga – Enseada (Vista Linda)

  • Bertioga – Guaratuba

  • Bertioga – São Lourenço (norte)

  • Bertioga – São Lourenço (R. 2)

  • Caraguatatuba – Capricórnio

  • Caraguatatuba – Centro

  • Caraguatatuba – Cocanha

  • Caraguatatuba – Indaiá

  • Caraguatatuba – Lagoa Azul

  • Caraguatatuba – Martin de Sá

  • Caraguatatuba – Massaguaçu (R. M. Carlota)

  • Caraguatatuba – Mococa

  • Caraguatatuba – Palmeiras

  • Caraguatatuba – Pan Brasil

  • Caraguatatuba – Porto Novo

  • Caraguatatuba – Tabatinga (Cond. Gaivotas)

  • Caraguatatuba – Tabatinga (R. Tabatinga)

  • Cubatão – Rio Perequê

  • Guarujá – Astúrias

  • Guarujá – Enseada (Av. Atlântica)

  • Guarujá – Enseada (Est. de Pernambuco)

  • Guarujá – Enseada (R. Chile)

  • Guarujá – Guaiúba

  • Guarujá – Iporanga

  • Guarujá – Pernambuco

  • Guarujá – Pitangueiras (Av. Puglisi)

  • Guarujá – Pitangueiras (R. S. Valadão)

  • Guarujá – Tombo

  • Iguape – Jureia

  • Ilha Comprida – Balneário Adriana

  • Ilha Comprida – Centro

  • Ilha Comprida – Pontal

  • Ilha Comprida – Prainha (Balsa)

  • Ilhabela – Armação

  • Ilhabela – Barreiros Norte

  • Ilhabela – Barreiros Sul

  • Ilhabela – Curral

  • Ilhabela – Engenho D’Água

  • Ilhabela – Grande

  • Ilhabela – Ilha das Cabras

  • Ilhabela – Perequê

  • Ilhabela – Pinto

  • Ilhabela – Saco da Capela

  • Ilhabela – Sino

  • Ilhabela – Siriúba

  • Ilhabela – Veloso

  • Ilhabela – Viana

  • Itanhaém – Balneário Gaivota

  • Itanhaém – Campos Elíseos

  • Itanhaém – Centro

  • Itanhaém – Estância Balneária

  • Itanhaém – Jardim Cibratel

  • Itanhaém – Jardim São Fernando

  • Itanhaém – Parque Balneário

  • Itanhaém – Praia dos Pescadores

  • Itanhaém – Suarão

  • Itanhaém – Suarão (Afpesp)

  • Mongaguá – Agenor de Campos

  • Mongaguá – Flórida Mirim

  • Mongaguá – Itaóca

  • Mongaguá – Itapoã (Vila S.Paulo)

  • Peruíbe – Av. S. João

  • Peruíbe – Bal. S. J. Batista)

  • Peruíbe – Guaraú

  • Peruíbe – Pq. Turístico

  • Peruíbe – Prainha

  • Peruíbe – R. Icaraíba

  • Praia Grande – Boqueirão

  • Praia Grande – Canto do Forte

  • Praia Grande – Guilhermina

  • Praia Grande – Jardim Solemar

  • Praia Grande – Ocian

  • Praia Grande – Vila Caiçara

  • São Sebastião – Baleia

  • São Sebastião – Barequeçaba

  • São Sebastião – Boiçucanga

  • São Sebastião – Boracéia (Norte)

  • São Sebastião – Boracéia (R. Cubatão)

  • São Sebastião – Camburi

  • São Sebastião – Camburizinho

  • São Sebastião – Engenho

  • São Sebastião – Grande

  • São Sebastião – Guaecá

  • São Sebastião – Juquehi (R. Cristiana)

  • São Sebastião – Juquehi (Trav. S. Faustino)

  • São Sebastião – Juréia do Norte

  • São Sebastião – Maresias (Praça do Surf)

  • São Sebastião – Maresias (Travessa XV)

  • São Sebastião – Paúba

  • São Sebastião – Prainha

  • São Sebastião – Preta

  • São Sebastião – Sahí

  • São Sebastião – Santiago

  • São Sebastião – Toque-Toque Grande

  • São Sebastião – Toque-Toque Pequeno

  • São Sebastião – Una

  • São Vicente – Itararé (Posto 2)

  • São Vicente – Praia da Divisa

  • São Vicente – Praia da Ilha Porchat

  • São Vicente – Prainha (Av. S. Brito)

  • Ubatuba – Domingas Dias

  • Ubatuba – Dura

  • Ubatuba – Enseada

  • Ubatuba – Félix

  • Ubatuba – Fortaleza

  • Ubatuba – Grande

  • Ubatuba – Iperoig

  • Ubatuba – Itamambuca

  • Ubatuba – Lago Prumirim

  • Ubatuba – Lagoinha (camping)

  • Ubatuba – Lagoinha (R. Engenho Velho)

  • Ubatuba – Maranduba

  • Ubatuba – Perequê-Açu

  • Ubatuba – Perequê-Mirim

  • Ubatuba – Picinguaba

  • Ubatuba – Praia das Palmas

  • Ubatuba – Praia de Fora

  • Ubatuba – Praia do Engenho

  • Ubatuba – Praia do Presídio

  • Ubatuba – Praia do Sapateiro

  • Ubatuba – Praia do Sul

  • Ubatuba – Prainha do Leste

  • Ubatuba – Prumirim

  • Ubatuba – Pulso

  • Ubatuba – Rio Itamambuca

  • Ubatuba – Santa Rita

  • Ubatuba – Sapê

  • Ubatuba – Sununga

  • Ubatuba – Tenório

  • Ubatuba – Toninhas

  • Ubatuba – Vermelha

  • Ubatuba – Vermelha do Norte


O que dizem as prefeituras


A Prefeitura de Santos diz que o principal fator que determina os níveis de balneabilidade é a rede coletora de esgoto, de responsabilidade da Sabesp, com a qual a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade desenvolve várias ações conjuntas. A administração municipal afirma também que a cidade tem 99% de ligação de esgoto e todo o sistema é interligado ao emissário submarino, que despeja o material, após tratamento, a 4,5 km do litoral.


“No entanto, a pasta entende que há uma relação direta entre a balneabilidade e o volume de tratamento de efluentes lançados por todos os emissários submarinos existentes nos demais municípios da Baixada Santista. No caso de Santos, há ainda questões geográficas a serem consideradas, notadamente o fato de praias estarem inseridas em uma baía, com conexão direta com o canal do porto e municípios vizinhos, dos quais sofrem influência direta, principalmente no que se refere às ligações irregulares e/ou clandestinas nestas cidades”, diz, em nota, citando também uma série de ações para melhorar a balneabilidade.


A Prefeitura de Praia Grande diz que há 85,3% de cobertura de rede de esgoto no município e a meta, de acordo com o contrato vigente com a Sabesp, é atingir 95% até 2028. “Obras para melhorar o sistema de saneamento básico e, consequentemente, a balneabilidade das praias seguem sendo realizadas no município.”


A gestão de Praia Grande diz também que, de acordo com relatório da Cetesb, o regime de chuvas acima da média nos últimos meses e ainda a grande concentração de banhistas nos finais de semana e feriados prolongados contribuíram de forma significativa para estes resultados.


A Prefeitura de São Vicente diz que analisa dados apresentados e, a partir disso, elabora estratégias para combater os problemas de poluição no mar. “A Secretaria do Meio Ambiente destaca que a região é estuarina, toda interligada por braços de rio e canais, apresentando considerável concentração de habitações subnormais, indústrias e atividades portuárias, o que dificulta a identificação das fontes de poluição”, diz, em nota.


A administração municipal de São Vicente diz também que “a Sabesp implementa programas destinados a ampliar as conexões de esgoto no município, enquanto as obras nos canais de drenagem desempenham papel crucial na identificação de fontes poluidoras e contribuem para a redução de poluentes descartados de maneira irregular”. No dia 26, duas das seis praias estavam impróprias.


A Prefeitura de Itanhaém diz que tem promovido uma série de ações, entre elas, a expansão da coletiva seletiva. Também afirma que foi assinado contrato com a DesenvolveSP, com um investimento estadual de R$ 2,3 milhões, em projeto de redução de resíduos recicláveis descartados inadequadamente, evitando que cheguem aos rios.


A Prefeitura de Bertioga disse apenas que, segundo a Cetesb, todas as praias do município estão próprias para banho.


As prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Mongaguá não se manifestaram até a publicação da reportagem.


O Metrópoles ligou para a Prefeitura de Peruíbe, mas não conseguiu contato com a assessoria de imprensa na última quinta-feira (2/1). O espaço segue aberto para manifestação.


O que diz a Sabesp


A Sabesp afirma que diversos fatores influenciam a qualidade das praias, como crescimento urbano desordenado e ocupação de áreas irregulares. A companhia afirma que busca a universalização do saneamento em todos os municípios onde opera até 2029.


“No caso das regiões da Baixada Santista e do Litoral Norte, mantém o programa Onda Limpa. As cidades mais populosas da Baixada Santista — Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente — possuem serviços de saneamento de alta qualidade, entre os melhores do país, como demonstram os rankings do setor nos últimos anos”, diz, em nota.


A Sabesp diz que o Programa Onda Limpa foi lançado em 2007 e vem expandindo a coleta de esgoto nas cidades litorâneas.


A Cetesb foi questionada, mas não se manifestou até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto.


O que diz a Cetesb


A Cetesb afirma que monitora a balneabilidade de 175 pontos em praias situadas no litoral paulista.


“Em 2024, as praias paulistas monitoradas apresentaram melhora em relação ao ano anterior. Não foram observados picos de praias impróprias; nem em janeiro, que normalmente é um período crítico para a qualidade das praias em razão do afluxo de turistas e as chuvas intensas do verão”, afirma, em nota.


Segundo a Cetesb, a classificação anual mostra aumento da porcentagem de praias do litoral de São Paulo que permaneceram próprias, em todas as semanas do ano, passando de 25%, em 2023 para 36%, em 2024, índice superior a 2021, que atingiu 33%.


“Na Baixada Santista, conforme balanço parcial, até o início de dezembro, elas haviam subido de 15% para 21%, e no Litoral Norte, de 28% para 40%”, diz.


Segundo a companhia, o resultado foi influenciado pelos investimentos em saneamento básico nos municípios litorâneos e por um ano mais seco que o normal, com longos períodos de estiagem.






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Influencer Chrys Dias chora após mãe morrer e faz desabafo emocionante

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Chrys Dias anunciou a morte da mãe na última quarta-feira (1º/1). Agora, usou as redes sociais nesta sexta-feira (3/1) para postar uma foto chorando ao se despedir da matriarca. “Te vejo lá no céu, minha princesa”, postou o criador de conteúdo.


O influenciador não revelou a causa da morte da mãe, mas fez um relato emocionado no Instagram. “Luto. Mãe cuida de mim aí de cima, não está sendo fácil. Você me ensinou ser um bom homem. Mãe, a dor que o meu coração está sentido agora sem a senhora não tem explicação.”


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Chrys Dias lamentou a morte da mãe

divulgação
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Chrys Dias chora em velório da mãe

Reprodução
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Débora Paixão e Chrys Dias são pais de 3 filhos juntos e esperam o quarto. Ele já tem um mais velho

Instagram/Reprodução


Em seguida, continuou: “Mãe, lê esse texto do lado do papai do céu, um dia vou estar aí também com vocês, eu tentei ser o melhor filho para a senhora, mãe. Cuida mãe de mim aí de cima, fica com Deus”, escreveu.






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Sancionada a criação da Alada, para desenvolvimento de projetos espaciais — Senado Notícias

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O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.083, de 2025, que cria a Alada, uma estatal voltada para projetos aeroespaciais. A lei, publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU), autoriza a exploração econômica da infraestrutura aeroespacial.


A Alada é subsidiária da NAV Brasil, estatal vinculada ao Ministério da Defesa, criada em 2020 para administrar serviços de navegação aérea que antes eram responsabilidade da Infraero. Com foco em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de tecnologias aeroespaciais, o objetivo da Alada é fortalecer a atuação do Brasil no setor, permitindo que o país participe de maneira mais ativa no mercado internacional de satélites e lançamentos espaciais.


Alada


A subsidiária poderá desempenhar várias funções estratégicas. Entre elas estão:



  • Desenvolvimento e comercialização de tecnologias para navegação aérea e espacial;

  • Pesquisa e certificação de equipamentos aeroespaciais;

  • Proteção e gestão da propriedade intelectual de inovações na área;

  • Apoio ao Comando da Aeronáutica em projetos para melhorar o controle do espaço aéreo;

  • Gestão e operação de redes de satélites.


Além disso, a nova empresa poderá ser contratada para executar projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica, utilizando recursos do Fundo Aeronáutico.


Estrutura


Nos primeiros quatro anos de operação, a subsidiária poderá contratar técnicos e funcionários administrativos de forma temporária para garantir seu funcionamento inicial. Essas contratações serão consideradas de interesse público e seguirão as regras definidas pelo Conselho de Administração da NAV Brasil.


A lei também permite que servidores públicos e militares sejam cedidos para trabalhar na nova empresa. Caso isso aconteça, a subsidiária terá que reembolsar os órgãos de origem pelos custos com esses profissionais.


Além disso, a subsidiária poderá oferecer planos de previdência complementar aos seus funcionários, por meio da adesão a uma entidade fechada de previdência já existente.


Outro ponto da lei é a possibilidade de a União assumir o controle direto da subsidiária. Isso poderá ocorrer por meio da transferência das ações da NAV Brasil para o governo federal, sem custos para a União. Essa medida permitiria ao governo ter maior controle sobre os projetos da subsidiária e sua integração com políticas nacionais para o setor aeroespacial.


Projeto


A criação da Alada foi proposta pelo PL 3.819/2024, de autoria do Poder Executivo. O texto foi aprovado pelo Plenário do Senado em dezembro de 2024, após parecer favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC), e já havia sido aprovado na Comissão de Relações Exteriores (CRE). 


Durante a tramitação, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência e Tecnologia, elogiou a iniciativa de criação da Alada. Ele disse que, como ministro entre 2019 e 2022, participou da concepção da empresa. O senador destacou a importância da estatal para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro, ressaltando que a exploração comercial de voos espaciais pode gerar bilhões de dólares em receitas para o país.


Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)






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Tristeza e comoção: familiares homenageiam médica morta na Tailândia

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Familiares e amigos da médica Carolina Canales, de 24 anos, que morreu em um incêndio no hotel em que estava hospedada, na cidade de Bangkok, na Tailândia, participaram, neste sábado (4/1), da missa de 7º dia em homenagem à alagoana. A Igreja Rosa Mística, na Mangabeiras, ficou lotada, e o momento foi marcado por comoção.


Embora nenhum parente da vítima tenha falado com a imprensa, uma carta, escrita pela mãe de Carol, a também médica Lara Canales, foi lida por uma amiga da família durante a solenidade. No texto, ela falou sobre a importância da filha na vida dela e sobre a necessidade de buscar forças para seguir em frente.



Uma outra carta também foi lida por uma amiga de Carol, em nome de todos os amigos e colegas que conviviam com a médica. O texto destacou que ela era um exemplo a ser seguido por todos, pela generosidade e por todas as ações realizadas por Carol em vida. A amiga também fez questão de ressaltar que Carol morreu aos 24 anos, mesma idade em que morreu Santa Terezinha.


Veja a reportagem completa em Gazeta Web, parceiro do Metrópoles.






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Em um ano, GDF entrega mais de 10 mil carteiras de identificação da pessoa com deficiência e do autista

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O impacto da carteira de identificação da pessoa com deficiência e do autista é evidente no cotidiano de muitas famílias. Para Dominique Marie do Nascimento, mãe de Jonatã Vilanova Oliveira, de 10 anos, o documento tem facilitado atividades cotidianas desafiadoras para pessoas com autismo. “Ele tem dificuldade com a espera, então, com a carteirinha, situações estressantes se tornaram mais rápidas e, consequentemente, mais leves”, compartilhou Dominique.


Agilidade na locomoção ao estacionar ou tomar um transporte público; educação inclusiva e acesso a atividades de lazer são alguns dos exemplos de mais facilidade para a família do menino. “A gente passeia muito com ele. A carteirinha ajuda as pessoas a reconhecerem rapidamente o diagnóstico de Jonatã e a se mostrarem mais empáticas e cuidadosas”, destaca.


Agilidade na emissão


Com um investimento superior a R$ 100 mil, o Governo do Distrito Federal (GDF) emitiu, em 2024, 18,5 mil carteiras de identificação para pessoas com deficiência e do autista | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília


A emissão da carteirinha do filho da servidora pública foi rápida e sem burocracias. “Na verdade o que mais demorou foi o diagnóstico. Procuramos vários especialistas para saber o que causava as dificuldades na fala e no aprendizado dele”, relata a mãe. O caminho foi longo. Demorou cerca de quatro anos até o resultado de autismo moderado. “Assim que recebi o relatório, entrei com o pedido da carteirinha e consegui rapidamente”, conta Dominique.


Com um investimento superior a R$ 100 mil, o Governo do Distrito Federal (GDF) emitiu, em 2024, 18,5 mil carteiras de identificação para pessoas com deficiência e do autista, acompanhadas de cordões e porta-crachás, visando garantir o acesso a direitos e serviços. Até o momento, cerca de 10 mil documentos já foram entregues, e as demais emissões estão programadas para 2025.


A emissão é gratuita e pode ser feita de forma virtual pelo site da Secretaria da Pessoa com Deficiência ou presencialmente no Centro de Atendimento da Pessoa com Deficiência, localizado na Estação de Metrô da 112 Sul. Para obter o documento, é necessário realizar o Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPcd), com documentos atualizados como RG, CPF, laudo médico, foto 3×4, comprovante de residência e cadastro no site gov.br.


Flávio Pereira dos Santos: “A secretaria vem trabalhando muito em prol das pessoas com deficiência para que elas tenham acesso a políticas públicas efetivas de acessibilidade, inclusão e serviços”


De acordo com o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, o banco de dados da secretaria já registra mais de 31 mil CadPcd. “A secretaria vem trabalhando muito em prol das pessoas com deficiência para que elas tenham acesso a políticas públicas efetivas de acessibilidade, inclusão e serviços. A pasta, inclusive, é um importante instrumento de informação de como chegar a esse serviço, programas que são oferecidos pelo GDF para que as pessoas adentrem”, afirma o secretário.


A política pública, por meio do esforço conjunto de vários órgãos do Executivo local, visa facilitar o acesso de pessoas com deficiência a serviços, benefícios e direitos, como de usufruir de filas preferenciais, atendimentos prioritários em programas sociais e habitacionais do governo e meia-entrada na compra de ingressos para eventos.


Inclusão


A Carreta da Inclusão agiliza o ingresso a serviços públicos, com a entrega das carteiras de identificação, oferta de atendimentos jurídicos e sociais, suporte na busca de oportunidades de emprego e possibilidade de experiências tecnológicas inclusivas


Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para que a capital federal seja cada vez mais acessível para as mais de 113 mil pessoas com algum tipo de deficiência que residem na capital – equivalente a 3,8% da população– segundo estudo Retratos Sociais de 2021 do Instituto de Pesquisa do Distrito Federal (IPEDF).


Uma das iniciativas foi a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência em 2019, no DF, segunda unidade da Federação a contar com uma pasta exclusiva que busca ampliar e garantir o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência.


Em julho deste ano, o governo ainda lançou o projeto Carreta da Inclusão. Fruto de uma parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), a iniciativa agiliza o ingresso a serviços públicos, com a entrega das carteiras de identificação, oferta de atendimentos jurídicos e sociais, suporte na busca de oportunidades de emprego e possibilidade de experiências tecnológicas inclusivas.



O primeiro ciclo do projeto, realizado entre julho e setembro, contou com 11.125 atendimentos e entregou 2.802 CIPDs. A ação teve início no Guará, onde foram prestados 1,2 mil atendimentos e retiradas 500 carteiras. Já o encerramento foi em Planaltina, onde foram registrados 1.813 atendimentos e entregues 470 documentos. Gama, Samambaia e Santa Maria foram as regiões recordistas de atendimentos, com 2.150, 2.139 e 2.048, respectivamente. O programa também passou pelo Recanto das Emas, com 1.175 atendimentos e 365 carteiras concedidas. A previsão é de que os atendimentos retornem em fevereiro do próximo ano.


“Quando levamos as ações do Estado para as comunidades e ampliamos o acesso às políticas públicas, percebemos o quanto elas são acolhidas de uma maneira diferente”, observa o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman. Para ele, o projeto promove a inclusão em diferentes aspectos: “Ao facilitar o acesso às políticas públicas, ao oferecer uma arena gamer com tecnologias assistivas e ao realizar a entrega das carteiras de identificação, que são fundamentais para o usufruto de vários direitos básicos das pessoas com deficiência”.










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Vídeo: homem invade apartamento, agride moradora e foge pela janela

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São Paulo — Uma mulher, de 46 anos, ficou machucada após reagir a um assalto, em Santos, no litoral de São Paulo. Ao chegar ao próprio apartamento e flagrar um homem que havia invadido a residência, a moradora entrou em luta corporal com o criminoso. Em seguida, ele pulou de janela do segundo andar do prédio e foi embora.


De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), procurada pelo Metrópoles neste sábado (4/1), o caso ocorreu em 28 de dezembro passado. “O autor conseguiu fugir, levando um relógio e um cartão bancário”, informou a pasta.


A vítima foi socorrida e levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No local, medicada e liberada. O crime foi registrado como roubo pela Central de Polícia Judiciária de Santos, que atua para identificar o suspeito.



Veja imagens de câmeras de segurança:


 







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Procon Goiás interdita quiosque no Aeroporto de Goiânia

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Quiosque da empresa que oferecia ‘clube de vantagens’ é interditado no Aeroporto de Goiânia (Foto: Procon Goiás)


Fiscais do Procon Goiás interditaram, nesta quinta-feira (02/01), um quiosque localizado no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, por práticas abusivas.


A ação ocorreu devido a denúncias recebidas de que vendedores desta empresa abordavam os passageiros oferecendo “pacotes de benefícios”. Eles fechavam contrato de adesão sem consentimento do consumidor.


Em 2024, o Procon Goiás recebeu cerca de 50 reclamações contra a empresa. No site Reclame Aqui também há uma série de reclamações contra ela.


Consumidores relatam que eram abordados próximos a escada rolante do aeroporto, alguns inclusive com horário já perto ao de embarcar, por pessoas oferecendo benefícios como descontos em assinaturas de TV, revistas e passagens aéreas, entre outros. Se o passageiro se negava a aceitar, os funcionários da empresa continuavam insistindo, afirmando que era uma “oportunidade única”. 


Por esse serviço, seria cobrado um valor médio de R$ 1200 e ainda davam a possibilidade de parcelamento em cartão de crédito. Uma consumidora idosa relata que uma das pessoas que estava nesse quiosque chegou a pedir o cartão dela, olhou o número de segurança na intenção de fechar o contrato. A ação foi impedida pelo filho da idosa que desconfiou do suposto golpe.



Passageiros eram abordados próximo a escada rolante do Aeroporto (Foto: Procon Goiás)


Cuidados


O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, alerta que é preciso atenção dos que transitam pelo aeroporto.



 “Muitas vezes, esses vendedores se valem da pressa dos passageiros, da vulnerabilidade de idosos, falam muitas coisas ao mesmo tempo, causando confusão no raciocínio da pessoa e acabam vencendo pelo cansaço. O consumidor tem que estar atento, negar essa contratação e não entregar nenhum tipo de documento ou cartão sem saber, de fato, do que se trata o serviço”, afirma.



Interdição


A empresa já havia sido notificada pelo Procon Goiás no final do mês de outubro de 2024, mas não apresentou documentações consideradas suficientes aos questionamentos do órgão.


Nessa nova fiscalização, a empresa foi interditada e teve suas atividades suspensas por não ter um contrato de adesão com cláusulas claras e não passar informações adequadas aos consumidores. Além de utilizar publicidade enganosa e de captar os clientes de forma abusiva.


Até que faça todas as adequações necessárias, a empresa está proibida de fazer qualquer tipo de comércio, inclusive de maneira eletrônica.


O consumidor que se sentir lesado, pode fazer reclamações ou denúncias no Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (cidades do interior). O registro pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web.






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