Mostrando postagens com marcador Blog. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Blog. Mostrar todas as postagens

Decreto amplia integração do DF 360 e fortalece monitoramento estratégico em todo o DF

 on  with No comments 
In  





Decreto amplia integração do DF 360 e fortalece monitoramento estratégico em todo o DF


Decreto amplia integração do DF 360 e fortalece monitoramento estratégico em todo o DF




Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.

Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.

Norma publicada no DODF determina que órgãos e entidades da administração pública compartilhem imagens e dados de videomonitoramento com a SSP-DF, ampliando a capacidade de prevenção, inteligência e resposta do Estado

Foi publicado, no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (10), o decreto que determina a adesão obrigatória dos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta ao programa DF 360 – Segurança Integral, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A medida regulamenta o compartilhamento contínuo de imagens e dados captados por câmeras de videomonitoramento, sensores e radares por secretarias, autarquias, fundações, empresas estatais e demais entidades da administração distrital, observados os requisitos técnicos e de segurança da informação definidos pela SSP-DF.

Além de fortalecer a integração tecnológica entre os órgãos públicos, o decreto consolida o DF 360 como Programa de Governo, o que amplia o alcance do programa e consolida como uma política pública baseada no uso estratégico da tecnologia para apoiar ações de segurança pública, defesa civil, mobilidade urbana, fiscalização, proteção ambiental e preservação do patrimônio público.

“A integração das imagens à Plataforma DF 360 representa um avanço importante para a segurança pública do Distrito Federal. Com informações compartilhadas em tempo real, ampliamos a capacidade de monitoramento, prevenção e resposta das forças de segurança, garantindo mais eficiência no combate à criminalidade e mais proteção para a população. Estamos usando a tecnologia para cuidar das pessoas e tornar nossa cidade cada vez mais segura”, reforça a governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Para o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, o decreto representa um avanço na capacidade de atuação integrada do GDF. “O DF 360 é hoje uma das principais ferramentas estratégicas para a gestão integrada da segurança. Com este decreto, ampliamos significativamente a capacidade de monitoramento e análise em tempo real, conectando informações estratégicas de diferentes órgãos em uma única plataforma. Isso significa mais eficiência na tomada de decisões, maior eficiência na prevenção de incidentes e respostas mais rápidas às demandas da população. Estamos consolidando uma política pública baseada em tecnologia, inteligência e cooperação institucional”, destaca.

“O DF 360 é hoje uma das principais ferramentas estratégicas para a gestão integrada da segurança"

O decreto prevê, ainda, que novos contratos, convênios, aquisições ou expansões de sistemas de videomonitoramento realizados pelos órgãos públicos já contemplem a compatibilidade com a Plataforma DF 360, garantindo a integração tecnológica desde a implementação dos equipamentos. Outro destaque é a possibilidade de adesão de instituições parceiras consideradas estratégicas para a segurança pública, como pessoas físicas, concessionárias de serviços públicos, instituições federais, hospitais, escolas, centros comerciais, condomínios, organizações sociais e entidades privadas interessadas em integrar voluntariamente seus sistemas à plataforma, mediante instrumentos específicos de cooperação.

Além da definição dos requisitos técnicos, dos mecanismos de controle de acesso e das ações de treinamento e suporte aos órgãos participantes, a SSP-DF segue responsável pela administração, operação e manutenção do DF 360. O acesso às imagens e dados compartilhados permanecerá restrito a agentes públicos autorizados, observando a legislação de proteção de dados pessoais, segurança da informação e acesso à informação. Os órgãos e entidades abrangidos pelo decreto terão prazo de até 180 dias para promover as adequações necessárias à integração de seus sistemas, conforme cronograma a ser estabelecido pela SSP-DF.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL | 2026 © Todos os direitos reservados. (Termos de uso)








https://digital.servemnet.com.br/decreto-amplia-integracao-do-df-360-e-fortalece-monitoramento-estrategico-em-todo-o-df/?fsp_sid=21895
Share:

Transplante, uma nova chance de recomeçar a vida

 on  with No comments 
In  





Transplante, uma nova chance de recomeçar a vida



No Brasil, a lista de espera para transplantes é única, abrangendo toda a extensão do território nacional | Fotos: Arquivo/Agência Saúde-DF



Transplante, uma nova chance de recomeçar a vida






Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.

Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.

Em 2025, procedimentos chegaram a 820 no Distrito Federal, abrangendo coração, rim, fígado, córneas e medula óssea

Todos os anos, milhares de vidas são salvas em todo o Brasil graças à doação de órgãos. No Distrito Federal, apenas em 2025, foram efetuados 820 transplantes, transformando a vida de pessoas que necessitavam urgentemente de um coração, rim, fígado, córneas e medula óssea.

“O transplante é o encontro silencioso entre a vida que parte e a vida que recomeça. É, sem dúvida, o momento mais emocionante da vida”

“Para quem precisa de um transplante, a notícia de que há um doador disponível representa tudo”, afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Transplantados (IBTx), Robério de Oliveira. “É a esperança que volta a respirar, é a chance real de continuar vivendo, de estar com a família, de ter um futuro. O transplante é o encontro silencioso entre a vida que parte e a vida que recomeça. É, sem dúvida, o momento mais emocionante da vida.”

O próprio Robério precisou ser submetido a um transplante hepático quando 90% de seu fígado estava comprometido por cirrose devido a uma hemocromatose — doença genética caracterizada pelo acúmulo excessivo de ferro no organismo, principalmente no fígado, coração e pâncreas. A experiência o encorajou a criar o IBTx, para apoiar quem passasse por situação semelhante. “Eu acredito que a conscientização da população é um dos pilares fundamentais para aumentar a doação de órgãos no país”, enfatiza. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Ficam a cargo do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) a organização e o monitoramento de todo o processo, desde a identificação dos doadores até a realização dos procedimentos. A lista de espera é única, nacional e obedece a critérios específicos, independentemente de classe social.

Daniela Salomão, diretora da Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF), afirma que a noção habitual de que haja uma “fila” de espera é equivocada. “O termo mais correto é ‘lista’, e isso não é só uma questão de nome, pois faz toda a diferença no entendimento do processo”, explica.

“É a partir da relação entre doador e receptor que o sistema identifica, a cada doação, quem são os pacientes com a melhor indicação para receber aquele órgão ou tecido específico”

“Uma fila é algo simples: quem chega primeiro é atendido primeiro”, detalha. “Já a lista de transplante é diferente: ela é dinâmica, muda o tempo todo justamente porque leva em consideração vários fatores, como a condição clínica do paciente ao longo do tempo, a compatibilidade do órgão entre doador e receptor — e não apenas o tempo em que aquela pessoa está aguardando.” O sistema é informatizado e reúne dados de todos os pacientes do país que precisem de órgão ou tecido para transplante. “O SNT reúne também as informações do doador”, aponta a diretora. “É a partir dessa relação entre doador e receptor que o sistema identifica, a cada doação, quem são os pacientes com a melhor indicação para receber aquele órgão ou tecido específico”. Posição na lista

Cada receptor é incluído na lista de transplantes do SNT após avaliação e indicação médica. Existem, no entanto, dois números associados à situação do paciente na lista — o cadastro técnico e a posição ativa.

A especialista relata ainda que, embora a lista de espera seja nacional, ao surgir um doador, os órgãos para transplante são inicialmente ofertados na própria região, com o objetivo de reduzir o período de isquemia (interrupção do fluxo sanguíneo no órgão), aumentar as chances de sucesso cirúrgico e diminuir a complexidade operacional de organizar todo o processo, que deve ser concluído no menor tempo possível.






https://digital.servemnet.com.br/transplante-uma-nova-chance-de-recomecar-a-vida-2/?fsp_sid=21681
Share:

Passagem de ano na Prainha dos Orixás terá 30 vagas de ambulantes

 on  with No comments 
In  




O réveillon da Prainha dos Orixás vai ter 30 vagas para ambulantes, sendo 10 para barracas e 20 para caixeiros. A Secretaria Executiva das Cidades vai cadastrar, nesta segunda-feira (29), das 9h às 17h, os interessados no trabalho. O Edital de Chamamento nº 70 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (26).

Para requerer a licença eventual é preciso apresentar original e cópia de documento pessoal com foto e comprovante de endereço no nome do ambulante ou declaração de residência. Os documentos devem ser levados ao edifício Anexo do Buriti, 9º andar, sala 917.

O resultado do cadastro será publicado no dia 30 de dezembro no site da Secretaria de Governo | Foto: Divulgação/Segov-DF

Será reservada uma vaga de caixeiro para pessoas com deficiência. Caso o número de inscrições seja maior do que a quantidade de vagas ofertadas, será realizado sorteio pelo aplicativo Sorteio Fácil, imediatamente após o término do horário previsto para as inscrições.

O resultado dos ambulantes habilitados será publicado no dia 30 de dezembro, na aba de “Editais” do site da Secretaria de Governo (Segov-DF). As licenças eventuais serão entregues no mesmo dia, no Anexo do Buriti, no período das 13h às 17h, onde serão repassadas orientações sobre o trabalho no evento.

Não será entregue autorização fora do dia e horário estipulados. Em caso de impossibilidade de comparecimento do contemplado, a licença poderá ser retirada por terceiros, mediante procuração. Outras regras podem ser consultadas no edital.

*Com informações da Segov-DF
 



Source link

https://digital.servemnet.com.br/passagem-de-ano-na-prainha-dos-orixas-tera-30-vagas-de-ambulantes/?fsp_sid=20601
Share:

IgesDF abre edital para aquisição de equipamentos de higienização de materiais

 on  with No comments 
In  




O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) abriu o Edital de Seleção de Fornecedores nº 24/2026 para a aquisição de uma autoclave horizontal, utilizada na esterilização de materiais e instrumentos, e de uma secadora de traqueia, equipamento responsável pela remoção da umidade interna de dispositivos utilizados em vias aéreas após a higienização.

Os equipamentos serão destinados ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), unidade administrada pelo Instituto, e são essenciais para assegurar a adequada limpeza dos materiais e a segurança dos pacientes, em conformidade com as normas sanitárias vigentes.

A autoclave horizontal é utilizada na esterilização de materiais e instrumentos | Foto: Divulgação/IgesDF

A incorporação dessas tecnologias tem como objetivo aprimorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, otimizar os fluxos assistenciais e ampliar a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência. A iniciativa contribui diretamente para a qualificação dos atendimentos prestados, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na eficiência e na humanização dos serviços.

Os interessados em participar do processo seletivo devem consultar os documentos oficiais disponíveis no site do IgesDF, onde constam todas as informações, critérios de participação e requisitos. O período para envio das propostas será de dez dias úteis, entre 22 de abril e 6 de maio, até as 23h55.

*Com informações do IgesDF
 



Source link

https://digital.servemnet.com.br/igesdf-abre-edital-para-aquisicao-de-equipamentos-de-higienizacao-de-materiais-2/?fsp_sid=20513
Share:

Jardim Botânico de Brasília encerra 2025 com recorde de visitação e avanços na conservação do Cerrado

 on  with No comments 
In  




O Jardim Botânico de Brasília (JBB) encerra 2025 reafirmando seus pilares institucionais: manutenção de coleções de plantas, pesquisa, educação ambiental e lazer voltados à conservação do Cerrado.

Ao longo do ano, o JBB ampliou sua presença junto à população, alcançando 204.422 visitantes, número impulsionado pelo programa Lazer Para Todos, que garantiu entrada gratuita aos domingos e feriados. A educação ambiental também apresentou resultados expressivos, com a participação de 21.076 pessoas em visitas pedagógicas.

Entre as melhorias estruturais, destacam-se a revitalização do Jardim de Contemplação, a inauguração de novos playgrounds e a pavimentação do acesso entre o Centro de Visitantes e o Centro de Excelência do Cerrado, facilitando o deslocamento de visitantes e servidores. O JBB também implantou o Centro de Educação Ambiental do Cerrado, novo espaço voltado ao atendimento pedagógico. Outra ação relevante foi a retirada de espécies exóticas, como pinheiros, do Centro de Visitantes, medida essencial para proteger a vegetação nativa e reduzir riscos de incêndios.

O JBB ampliou sua presença junto à população, alcançando 204.422 visitantes em 2025 | Fotos: Divulgação/JBB

Ciência e pesquisa

A Revista Heringeriana alcançou recordes históricos, passando de 22.311 visualizações em 2024 para 43.129 em 2025, reflexo da qualidade científica e das ações de divulgação do órgão. No período, foram registradas 29 submissões para publicação.

O JBB também celebrou marcos importantes com a publicação do regulamento da Revista Heringeriana, além do lançamento do primeiro Guia de Flora: Ervas e Arbustos, que reúne informações sobre 548 espécies registradas no Cerrado do JBB, e do Dicionário Etimológico, obra produzida em parceria com o professor Stephen Harris, da Universidade de Oxford. Outro destaque foi a cartilha Lendas & Saberes do Cerrado, que valoriza a cultura e a memória dos povos originários.

A produção de mudas superou novamente as metas, com mais de 50 mil mudas nativas produzidas, fortalecendo ações futuras de reflorestamento no Distrito Federal.

A educação ambiental também apresentou resultados expressivos, com a participação de 21.076 pessoas em visitas pedagógicas

Prevenção e gestão

A infraestrutura interna foi aprimorada com a reforma do prédio da Brigada de Incêndio Florestal, da Superintendência de Conservação e com a implantação de irrigação no Jardim Evolutivo, garantindo a manutenção adequada do espaço. O JBB conquistou ainda o Selo de Acessibilidade e o Prêmio ITA, reconhecimento da Controladoria-Geral do DF pelo compromisso com a transparência pública.

Complementando as ações de conservação, o Jardim Botânico realizou o monitoramento da fauna da Estação Ecológica por meio de câmeras trap, com 408 registros ao longo do ano. No segundo semestre, também foi realizado o monitoramento de borboletas, que contabilizou 234 indivíduos de 13 espécies, contribuindo para a proteção da biodiversidade local.

O diretor-presidente do JBB, Allan Freire, destaca: “Cada avanço de 2025 é fruto do trabalho integrado das equipes, comprometidas diariamente com a proteção do Cerrado e com a entrega de serviços de excelência à população”.

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília (JBB)



Source link

https://digital.servemnet.com.br/jardim-botanico-de-brasilia-encerra-2025-com-recorde-de-visitacao-e-avancos-na-conservacao-do-cerrado/?fsp_sid=19897
Share:

Celina Leão determina ocupação imediata do Centro Administrativo do DF para reduzir gastos com aluguel

 on  with No comments 
In  




Nesta segunda-feira (1º), o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início ao processo de ocupação do Centro Administrativo do DF (CADF), em Taguatinga. A medida, determinada pela governadora Celina Leão, faz parte de uma estratégia para reduzir gastos com aluguéis e otimizar a estrutura da administração pública.

“Nós estamos dando um passo importante para reduzir gastos com aluguel no GDF. Hoje já temos a possibilidade concreta de ocupar esse espaço. A orientação é que as secretarias que hoje utilizam recursos públicos com aluguel sejam as primeiras a se instalar”, afirma a chefe do Executivo. 

“Nós estamos dando um passo importante para reduzir gastos com aluguel no GDF. Hoje já temos a possibilidade concreta de ocupar esse espaço. A orientação é que as secretarias que hoje utilizam recursos públicos com aluguel sejam as primeiras a se instalar”, afirmou a governadora Celina Leão | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Celina Leão ressalta que o espaço foi construído com esse intuito e está estruturalmente bem preservado e precisa ser valorizado.

“Além da economia de recursos públicos, a ocupação traz vida e dinamismo ao local"

Governadora Celina Leão

Também faremos a transferência do nosso gabinete, junto com outras áreas estratégicas. A ideia é estruturar um planejamento para ocupar 100% do CADF.”

A expectativa do GDF é ocupar gradualmente os 182 mil metros quadrados do espaço, distribuídos em 16 edifícios, concentrando órgãos estratégicos que atualmente funcionam em prédios alugados em diferentes regiões do Distrito Federal. A primeira pasta a iniciar a mudança será a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), que já prepara a transferência para o complexo.

“Nós vamos iniciar a alocação nos prédios do Centro Administrativo e será responsável por conduzir todas as intervenções necessárias para receber as demais secretarias. O detalhamento das ações já começou, em conjunto com a Secretaria de Economia, e também será feito com a Casa Civil, que vai coordenar a destinação dos prédios e definir quais áreas serão ocupadas por cada órgão do governo”, explica o secretário de Obras, Valter Casimiro.

Atualmente, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) já executa serviços de recuperação do paisagismo, com manutenção dos gramados e limpeza das calçadas, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Também já foi acionada, por meio da Secretaria de Economia, a manutenção dos elevadores. Paralelamente, a Secretaria de Obras faz o levantamento das principais demandas estruturais, como impermeabilização de lajes, recuperação de calçadas e calhas, entre outras intervenções necessárias para viabilizar a ocupação.

“Nós vamos iniciar a alocação nos prédios do Centro Administrativo e será responsável por conduzir todas as intervenções necessárias para receber as demais secretarias", destacou o secretário de Obras, Valter Casimiro

“De imediato, a expectativa é que mais de 150 servidores da própria Secretaria de Obras passem a ocupar o espaço. Em seguida, as demais secretarias serão transferidas, cada uma com seu contingente, conforme o planejamento definido”, complementa o secretário de Obras. 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) também deve integrar o processo de mudança para o Centro Administrativo. “A governadora convocou alguns secretários para conhecer o local, com o objetivo de avaliarmos a situação do empreendimento, especialmente das pastas que hoje funcionam em imóveis alugados. No nosso caso, o contrato está próximo do vencimento, e a orientação foi renovar apenas pelo período necessário para viabilizar a mudança o quanto antes.

A partir dessa determinação, vamos iniciar um levantamento das necessidades para a transferência da equipe. Com isso, poderemos estruturar o processo de mudança e levar os servidores para o Centro Administrativo”, afirma o secretário da Seduh, Marcelo Vaz.

Entre as secretarias prioritárias para a ocupação estão a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Casa Civil, a Casa Militar e a Secretaria de Governo.

Centro Administrativo

O CADF foi construído, há pouco mais de 10 anos, para se tornar o principal centro administrativo do governo distrital, reunindo diversas secretarias e órgãos em um único espaço. No entanto, apesar de entregue em 2014, nunca foi inteiramente ocupado.

O empreendimento enfrentou uma longa trajetória marcada por entraves jurídicos, questionamentos contratuais e disputas judiciais envolvendo os custos da obra e pagamentos pendentes. Durante anos, o espaço permaneceu subutilizado enquanto o governo discutia soluções legais e financeiras para viabilizar sua ocupação definitiva.

Além da redução de custos, a ocupação do CADF também deve impulsionar a movimentação econômica de Taguatinga, com aumento do fluxo de servidores, visitantes e serviços no entorno do complexo administrativo.

O governo trabalha em um cronograma escalonado de mudanças para garantir que a transição ocorra sem prejuízos ao atendimento da população. “Essa mudança representa uma nova lógica de gestão: menos desperdício, mais planejamento e mais investimento onde realmente importa, que é o atendimento ao cidadão”, acrescenta o secretário de Economia, Valdivino de Oliveira.

Segundo Valdivino, o GDF ainda contabiliza os ganhos da medida. “A governadora vai organizar a logística dessa transição para não termos prejuízos. Tudo está sendo feito com muita responsabilidade e cautela”, conclui.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/celina-leao-determina-ocupacao-imediata-do-centro-administrativo-do-df-para-reduzir-gastos-com-aluguel-2/?fsp_sid=19787
Share:

Confira a programação cultural do último fim de semana de maio no DF

 on  with No comments 
In  




O último fim de semana de maio chega com programação cultural diversificada no Distrito Federal. Entre os dias 28 e 31, brasilienses poderão aproveitar exposições de arte, espetáculos circenses, sessões de cinema, encontros literários e festivais populares em diferentes espaços públicos da capital. As atividades contam com apoio de equipamentos culturais do Governo do Distrito Federal (GDF) e incluem opções gratuitas para todas as idades.

Cinema e literatura

Para os fãs das telonas, o Cine Brasília recebe novas estreias entre os dias 27 de maio e 3 de junho. Entre os destaques está Fanon, cinebiografia sobre o médico e pesquisador francês Frantz Fanon, além do documentário Copan, que acompanha uma eleição no edifício projetado por Oscar Niemeyer em São Paulo. Também entram em cartaz a comédia nacional Quem Tem com que Me Pague Não Me Deve Nada e o longa Hungria — A Escolha de um Sonho, inspirado na trajetória do cantor do DF, além do filme infantojuvenil A Revolução dos Bichos. A programação completa pode ser conferida no site do equipamento e ainda inclui sessões de Mortal Kombat 2 na Sessão Circuitão e exibição única de Obsessão.

O Cine Brasília é uma excelente pedida para o final de semana | Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

A literatura também marca presença na programação cultural. No sábado (30), das 11h às 12h, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) promove mais uma edição do Clube de Leitura Juvenil, desta vez com debate sobre o livro O cão que guarda as estrelas, de Takashi Murakami. O encontro ocorre na Sala de Cursos, no térreo da biblioteca. Já no domingo (31), o espaço recebe um bate-papo feminino dedicado aos contos de Gabriel García Márquez.

Museus

O Museu Nacional da República recebe a última semana da itinerância da 36ª Bienal de São Paulo, com a mostra Nem todo viandante anda estradas — Da humanidade como prática. Em cartaz até 31 de maio, a exposição reúne obras de artistas nacionais e internacionais e propõe reflexões sobre deslocamentos, encontros e humanidade.

A exposição Entre Traços e Tramas: Na Tessitura do Tempo, do artista Maurício Rolo, segue aberta até 14 de junho no Anexo do espaço cultural, reunindo obras geométricas e estudos visuais que transitam entre arte, matemática e biologia, explorando linhas, cores e composições inspiradas em observações microscópicas e pesquisas visuais do artista. A visitação no Museu Nacional ocorre de terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita.

Já o Museu de Arte de Brasília (MAB) encerra a temporada da exposição MAB: Você Está Aqui, que propõe uma reflexão sobre arquitetura, memória e acessibilidade. Na sexta-feira (29), às 15h30, o espaço promove uma entrega simbólica de maquetes táteis ao programa educativo do museu, além da demonstração de tecnologias assistivas voltadas à acessibilidade para pessoas com deficiência visual. A entrada é gratuita.

Dança, arte e circo

De sexta a domingo, Brasília recebe também o 9º Festival Mestres e Mestras de Circo | Foto: Divulgação

No Centro de Dança do Distrito Federal, o domingo será dedicado às aulas de danças urbanas, com atividades infantis às 11h e turma adulta às 14h30. A dança também está presente no Complexo Cultural de Planaltina, que recebe no sábado, a ação Borboleteia. No domingo, haverá aula de dança com o grupo Clã das Águas.

De sexta a domingo, Brasília recebe também o 9º Festival Mestres e Mestras de Circo, com programação gratuita na Torre de TV, Conic, Praça Zumbi dos Palmares e Parque da Cidade. O festival homenageia o Mestre Mandioca Frita e a palhaça Xamego, reunindo artistas do Distrito Federal, de outros estados e da América Latina em espetáculos, oficinas, cortejos e cabarés circenses. O evento também promove oficinas gratuitas de perna de pau e malabares.

Turismo e lazer

A Orla da Concha Acústica recebe, entre os dias 29 e 31, o Campeonato de Pesca do Distrito Federal 2026. O evento é gratuito e reúne modalidades esportivas, feira temática, praça de alimentação, atrações culturais, atividades infantis e palestras ambientais. A programação completa está disponível no Sympla e inclui shows musicais, apresentações lúdicas e campeonato de arremesso. As competições serão disputadas nas categorias caiaque, barranco e embarcada, seguindo o sistema de captura e soltura para preservação ambiental do Lago Paranoá.

A programação da 144ª Festa do Divino Espírito Santo segue em Planaltina com o Festival Festa do Divino – Tradição Sertaneja, no sábado (30), a partir das 15h. O evento reúne música sertaneja e caipira do Distrito Federal, promovendo artistas locais e fortalecendo as tradições populares de Planaltina. O festival gratuito integra cultura, religiosidade e identidade regional, encerrando a programação com show do cantor Daniel Beira Rio.

Além da programação cultural, o público brasiliense pode aproveitar os atrativos turísticos do Distrito Federal por meio das rotas organizadas pela Secretaria de Turismo (Setur-DF), como a Rota do Queijo, a Rota Arquitetônica, a Rota do Rock e a Rota da Paz, esta última dedicada aos espaços de fé e misticismo. Confira todas as rotas aqui.

Também seguem como opções, pelo programa Lazer para Todos, o Zoológico de Brasília, aberto de terça-feira a domingo e nos feriados, das 8h30 às 17h; e o Jardim Botânico, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h — sendo gratuito aos domingos. Também dá para chegar a todos os atrativos aos domingos e feriados sem pagar tarifas no metrô e nos ônibus, pelo programa Vai de Graça.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/confira-a-programacao-cultural-do-ultimo-fim-de-semana-de-maio-no-df/?fsp_sid=19699
Share:

ETR regulariza 33 mil hectares em três anos e devolve a paz às famílias rurais do DF

 on  with No comments 
In  




"Hoje a gente tem a segurança de poder deitar a cabeça no travesseiro sabendo que a terra não vai ser tirada." O desabafo do produtor rural Orlando Azevedo é o reflexo de uma revolução silenciosa que tomou conta do campo no Distrito Federal. Neste mês, a Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR) completa três anos de criação com um balanço histórico: mais de 500 famílias beneficiadas, 32.845 hectares regularizados e a entrega de 433 contratos de concessão de direito de uso (CDUs), além de o medo do despejo substituído pela segurança jurídica e um modelo de gestão que aproximou o Estado do trabalhador rural.

Por décadas, cultivar a terra no DF era sinônimo de uma angústia silenciosa. De boa-fé e sem documentos que comprovassem a posse do terreno, famílias inteiras se dedicavam à produção de alimentos sob o medo constante de perderem as propriedades. Essa realidade histórica, que assombrava pequenos produtores desde os tempos da construção da capital federal, teve fim com o compromisso deste Governo do Distrito Federal (GDF) de destravar a burocracia e facilitar a regularização fundiária. Assim nasceu a ETR.

Subsidiária integral da Terracap, a empresa assumiu o desafio de gerir as terras públicas rurais do DF. A obtenção do CDU, que antes era um labirinto burocrático que se arrastava, em média, de oito a dez anos, passou por uma reestruturação. A grande inovação metodológica da empresa foi inverter a lógica do processo: em vez de exigir que o produtor arcasse com a complexa documentação técnica, o próprio Estado foi a campo.

O CDU é o primeiro passo para a regularização, materializada na escritura definitiva. “É o que diz: ‘essa terra é sua. Daqui para a frente, vamos oficializar”, explica o presidente da ETR, Thulio Moraes. “É o que a lei chama de legítimo ocupante. O CDU é um instrumento pelo qual o Estado reconhece a legitimidade e ocupação daquele que, agora, é o concessionário da terra. Ele já não é mais ocupante, é um concessionário”, acrescenta.

Orlando Azevedo representa uma das centenas de histórias de vida transformadas pelo trabalho sensível da ETR | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Equipes multidisciplinares da ETR passaram a realizar os planos de uso, os memoriais descritivos e o georreferenciamento das chácaras. Com o modelo focado na eficiência, o tempo de espera entre o requerimento e a entrega do CDU diminuiu para cerca de 120 dias.

“A ETR não veio para fazer mais do mesmo, porque se fosse para fazer a mesma coisa, não se teria criado uma empresa, uma subsidiária integral, que pensa 24 horas por dia em regularização. Por onde a gente passa, a gente entrega a área 100% analisada”, avalia Moraes.

O impacto na vida de quem produz

Por mais de duas décadas, Orlando Azevedo conviveu com o fantasma da insegurança sobre a terra onde construiu parte da vida. Natural de Inhumas (GO), ele está no Caub desde 2003 e descobriu ser o maior produtor de jabuticabas do Distrito Federal. Azevedo, que também cultiva graviola, laranja, mexerica e cria cavalos premiados, representa uma das centenas de histórias de vida transformadas pelo trabalho sensível da ETR.

Para o produtor, a grande mudança chegou em 26 de outubro de 2023, data da assinatura do tão sonhado CDU. "Eu sempre falo: é Deus no céu e esse povo na terra", brinca Azevedo, que descreve a etapa como a "realização do sonho do pequeno produtor rural e resume: “É justiça e reconhecimento".

Com essa garantia em mãos, Azevedo pôde focar no que faz de melhor: com 85 pés de jabuticaba, ele inovou na criação de vinhos, licores, geleias, molhos e espumantes artesanais.

Preservação ambiental

Além de proteger o agricultor, a regularização se consolidou como a principal ferramenta de proteção ambiental do DF. Ao oficializar e monitorar quem ocupa a área rural, o GDF inibe o parcelamento irregular do solo, evita o surgimento de loteamentos clandestinos e garante a preservação de nascentes vitais para o abastecimento hídrico da capital.

"Nossa equipe já faz os documentos técnicos necessários, em vez de a gente demandar do produtor", explica o presidente da ETR, Thulio Moraes

Hoje, graças à celeridade e sensibilidade do processo de regularização conduzido pela ETR, o produtor rural do Distrito Federal deixou de ser um mero ocupante para se tornar o dono da própria história, cultivando o solo com a certeza de que o trabalho é valorizado e protegido por lei.

"Nossa equipe já faz os documentos técnicos necessários, em vez de a gente demandar do produtor", explica o presidente da ETR, ao argumentar que era preciso desmistificar antigos preconceitos. "Mostrar que o produtor rural é o maior amigo do meio ambiente e a regularização, o maior instrumento de proteção do meio ambiente", completa Thulio Moraes.

Governança pública

Hoje, os dados da ETR subsidiam outros órgãos do governo com informações precisas e transparentes para proteger o campo. “Os dados que temos são colocados num portal, que tem uma parte de acesso público e outra restrita. Essas informações que reunimos servem ao Instituto Brasília Ambiental, à DF Legal, às secretarias, a todo o arcabouço de trabalho técnico voltado a essas regiões. Ou seja, se a Adasa precisar de alguma informação sobre determinado terreno, se tem regularização ou não, basta abrir esse portal”, acrescenta Alisson Neves, do corpo técnico da ETR.

Os dados da empresa auxiliam o planejamento de infraestrutura e a instalação de equipamentos públicos. “Com o mapeamento de quantos terrenos, é possível ter a decisão de estabelecer um posto de saúde na área rural”, exemplifica Neves, ao citar que o raciocínio vale também para a construção de escolas e creches e para a pavimentação de vias, por exemplo. “É uma plataforma de trabalho que atende todos os outros órgãos do GDF”, conclui o técnico.

Outras entregas

A sensibilidade da ETR também alcançou os assentamentos. Após receber as áreas do Programa de Assentamento de Trabalhadores Rurais (Prat), a empresa garantiu a assinatura de 119 contratos apenas entre 2025 e 2026, levando esperança a locais como Santarém (Sol Nascente), Nova Camapuã (São Sebastião), 1º de Julho (São Sebastião), 15 de Agosto (São Sebastião), Estrela da Lula (Paranoá) e Patrícia Aparecida (Paranoá).

O avanço foi sustentado pela presença em campo. Foram mais de 4 mil atendimentos aos produtores, incluídas as ações itinerantes e as caravanas e mais de 200 visitas técnicas nas propriedades, além da implementação do primeiro Marco Geodésico para mapeamento das áreas rurais. O marco visa à demarcação de áreas de regularização rural, por meio de pontos de coordenadas, o que abre portas para eventual mapeamento de referência cadastral.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/etr-regulariza-33-mil-hectares-em-tres-anos-e-devolve-a-paz-as-familias-rurais-do-df/?fsp_sid=18995
Share:

Ação de acolhimento à população em situação de rua ocorre nesta segunda (1º) em Ceilândia

 on  with No comments 
In  




O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas em seis endereços de Ceilândia. A ação está prevista para ter início às 9h desta segunda-feira (1º), é coordenada pela Casa Civil e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEE-DF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.  

As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional – como o RenovaDF – e o cadastro para unidades habitacionais também estarão disponíveis.

Após todo o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta, no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável.

No decorrer de toda a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas.

Pontos de ação em Ceilândia para segunda (1º):

  • QNM 16, ao lado da igreja;
  • Setor M Norte, QNM 28, Lote B2, imediações da Associação Recicle a Vida e Assembleia de Deus;
  • Extensão da Avenida Elmo Serejo;
  • QNM 16, Setor M;
  • QNM 19, Conjunto P, Lote 14, próximo à regional de ensino;
  • QNM 29, Setor M.

*Com informações da DF Legal
 



Source link

https://digital.servemnet.com.br/acao-de-acolhimento-a-populacao-em-situacao-de-rua-ocorre-nesta-segunda-1o-em-ceilandia/?fsp_sid=18907
Share:

Sistema Distrital de Unidades de Conservação é apresentado a alunos de pós-graduação da UnB

 on  with No comments 
In  




O Instituto Brasília Ambiental apresentou o Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC) a estudantes da disciplina de pós-graduação em Áreas Protegidas, Biodiversidade e Políticas Públicas na Universidade de Brasília (UnB). A atividade foi realizada durante a semana, no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da universidade.

A apresentação teve como objetivo aproximar a gestão pública da comunidade acadêmica, promovendo o diálogo sobre os desafios e oportunidades relacionados à conservação ambiental no Distrito Federal.

“A integração entre a academia e os órgãos gestores traz à luz debates, pesquisas e iniciativas fundamentais para uma gestão compartilhada e eficaz"

Governadora Celina Leão

Para a governadora do Distrito Federal, Celina Leão, a aproximação entre a comunidade científica e a gestão pública fortalece a construção de políticas ambientais mais eficientes e participativas. “A integração entre a academia e os órgãos gestores traz à luz debates, pesquisas e iniciativas fundamentais para uma gestão compartilhada e eficaz. Quando falamos da conservação do Cerrado, esse diálogo se torna ainda mais importante, pois permite unir conhecimento técnico e experiência prática em favor da proteção do nosso patrimônio natural”, afirmou.

Segundo o presidente do Brasília Ambiental, Gutemberg Gomes, a aproximação entre academia e gestão pública é essencial para o avanço das políticas de conservação: “Estamos abertos às contribuições da comunidade científica e de todos os setores da sociedade. A gestão das unidades de conservação exige diálogo, conhecimento e cooperação. Preservar nossos recursos naturais é um compromisso com o Cerrado e com as futuras gerações”.

Temas como orçamento destinado às unidades de conservação, recuperação de áreas degradadas foram discutidos com a comunidade acadêmica | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Durante o encontro, a chefe da assessoria técnica da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água, Marcela Versiani, levou para a discussão temas como orçamento destinado às unidades de conservação, recuperação de áreas degradadas, criação de novas unidades, gestão participativa e formas de cooperação entre a academia e o poder público. Também foram debatidos tipos de dados e pesquisas que podem contribuir para o aprimoramento da gestão das áreas protegidas.

A atividade proporcionou uma troca de experiências entre profissionais da área ambiental e estudantes, permitindo reflexões sobre estratégias para fortalecer a conservação da biodiversidade e ampliar a efetividade das políticas públicas voltadas às unidades de conservação.

Áreas protegidas

Servidores e estagiários do Brasília Ambiental também participaram do XII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Sapis) e do VII Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (Elapis), realizados entre 18 e 22 de maio, no Campus Darcy Ribeiro da UnB.

Com o tema central “Territórios, Áreas Conservadas e Sociobiodiversidade: caminhos para a equidade e a paz”, os eventos reuniram pesquisadores, gestores públicos, estudantes e representantes da sociedade civil para discutir desafios e perspectivas relacionados à proteção ambiental e à inclusão social no Brasil e na América Latina.

Os trabalhos apresentados pelos representantes do Brasília Ambiental envolveram pesquisas científicas desenvolvidas em programas de mestrado e doutorado, além de experiências práticas relacionadas à gestão das unidades de conservação do Distrito Federal

Trabalhos apresentados pelo Brasília Ambiental nos eventos:

  • “Meu repertório de pequenas alegrias: o diálogo entre afetividade e lazer no Parque Olhos D’Água – DF", de Vanessa Sousa de Oliveira;
  • “Distribuição Territorial e participação social nos Conselhos Gestores Consultivos das Unidades de Conservação do Distrito Federal”, de Kelly Michele dos Santos Souza, Marianne Silva Oliveira e Renata de Vasconcelos Barreto;
  • “Perfil dos Conselhos Gestores Consultivos de Unidades de Conservação em atividade no Distrito Federal”, de Barbara Cristina dos Santos Costa, Renata de Vasconcelos Barreto e Vanessa Sousa de Oliveira;
  • “O papel das reservas particulares na conservação ambiental: o caso do mosaico de proteção da Serra dos Pireneus, Pirenópolis (GO)”, de Celia Maria Machado Ambrozio;
  • “Sociobiodiversidade urbana: Parque Ecológico Olhos D’Água e sua contribuição para o Marco Global de 2030”, de Danielle Vieira Lopes, Edeon Vaz, Fernanda Santos de Carvalho e Lorena Ribeiro de Almeida Carneiro.

*Com informações do Brasília Ambiental



Source link

https://digital.servemnet.com.br/sistema-distrital-de-unidades-de-conservacao-e-apresentado-a-alunos-de-pos-graduacao-da-unb/?fsp_sid=18437
Share:

Decreto garante autonomia para Secretaria de Governança Digital e Integração contratar soluções de tecnologia no DF

 on  with No comments 
In  




A Secretaria de Governança Digital e Integração do Distrito Federal (SGDI) passa a ter autonomia para conduzir suas próprias licitações na área de tecnologia. A medida foi estabelecida em decreto assinado nesta sexta-feira (17) pela governadora Celina Leão e busca dar mais agilidade e eficiência às contratações do setor.

Com a mudança, a nova pasta não precisa obrigatoriamente seguir o modelo centralizado de compras do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Economia, e passa a poder direcionar seus próprios processos licitatórios.

Isso permite que a SGDI tenha maior controle técnico sobre as contratações de tecnologia da informação, como aquisição de sistemas, softwares, infraestrutura e serviços digitais. A medida acompanha a criação e estruturação da nova pasta, que tem como foco coordenar a transformação digital do governo e integrar dados e sistemas da administração pública.

"O que estamos fazendo é dar mais agilidade e autonomia para uma área que precisa de respostas rápidas"

Governadora Celina Leão

“O que estamos fazendo é dar mais agilidade e autonomia para uma área que precisa de respostas rápidas. Tecnologia não pode esperar. Com essa medida, garantimos contratações mais eficientes e alinhadas às necessidades do governo e da população”, afirmou a governadora Celina Leão.

O decreto também prevê a criação de uma Comissão Permanente de Licitação própria da secretaria, que será responsável por conduzir os processos de contratação.

Apesar da autonomia, a norma permite que a SGDI utilize, quando necessário, o modelo centralizado de compras da Secretaria de Economia, de acordo com a conveniência administrativa.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/decreto-garante-autonomia-para-secretaria-de-governanca-digital-e-integracao-contratar-solucoes-de-tecnologia-no-df/?fsp_sid=18371
Share:

Começa pavimentação da avenida principal da Colônia Agrícola 26 de Setembro

 on  with No comments 
In  




O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) deu início nesta semana às obras de pavimentação da avenida principal da Colônia Agrícola 26 de Setembro, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da região, que hoje conta com quase 12 mil moradores. A ação faz parte do programa GDF na Sua Porta, que está no assentamento nesta semana.

Entre os serviços previstos estão terraplanagem, pavimentação e instalação de sinalização | Foto: Divulgação/DER-DF

Os serviços a serem executados compreendem terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, implantação de sinalização horizontal e vertical e realização de obras complementares. O investimento total na obra gira em torno de R$ 3,5 milhões. A previsão é que o serviço seja concluído em outubro.

Para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, o serviço recém-iniciado vai proporcionar uma vida melhor para a população local. “Essa pavimentação não é apenas uma obra de asfalto, é a garantia de mais qualidade de vida para quem mora ou trafega pela  avenida. É mais um serviço que será entregue pelo GDF para a satisfação da população da 26 de Setembro”, destacou.

*Com informações do DER-DF
 



Source link

https://digital.servemnet.com.br/comeca-pavimentacao-da-avenida-principal-da-colonia-agricola-26-de-setembro/?fsp_sid=18239
Share:

Cursos EaD com foco em inovação, gestão pública e inteligência artificial têm inscrições abertas

 on  with No comments 
In  




A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) está com inscrições abertas para novas turmas de cursos na modalidade educação a distância (EaD), voltadas à qualificação e atualização dos servidores públicos do Governo do Distrito Federal. A iniciativa reforça a política permanente de desenvolvimento profissional promovida pela instituição, vinculada à Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF).

A programação reúne cursos em áreas estratégicas da administração pública, com conteúdos voltados para inovação, atendimento ao cidadão, gestão, legislação, inclusão e transformação digital. Entre os destaques desta edição estão os novos cursos em parceria com a Microsoft, "fluêncIA para Educadores" e "fluêncIA para Profissionais do Judiciário", além da capacitação "fluêncIA – Noções básicas de inteligência artificial", alinhada às novas demandas tecnológicas do setor público.

Os novos cursos oferecidos pela Egov estão alinhados às novas demandas tecnológicas do setor público | Fotos: Divulgação/Egov

Também integram a grade cursos sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei de Acesso à Informação (LAI), competências gerenciais, Libras, ouvidoria, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, além da atualização no uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Segundo o diretor-executivo da Egov, Francisco de Assis, a ampliação da oferta de cursos EaD fortalece o compromisso da instituição com uma administração pública mais moderna, eficiente e preparada para os desafios contemporâneos.

"A formação permanente dos servidores impacta diretamente a qualidade das entregas realizadas à população"

Francisco de Assis, diretor-executivo da Egov

“Estamos investindo continuamente em soluções educacionais que acompanhem as transformações do serviço público. A formação permanente dos servidores impacta diretamente a qualidade das entregas realizadas à população. Destacamos os cursos de inteligência artificial, que fazem parte da agenda de ‘cidade inteligentes’, pauta da governadora Celina Leão”, destaca.

Os cursos são gratuitos e oferecem flexibilidade para que os participantes realizem as atividades de forma online, conforme sua disponibilidade. As inscrições permanecem abertas até o dia 22 de junho.

Confira a lista dos cursos disponíveis

  • fluêncIA para Educadores
  • fluêncIA para Profissionais do Judiciário
  • fluêncIA – Noções básicas de Inteligência Artificial
  • Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Trabalho
  • Atualização em Gramática da Língua Portuguesa
  • Atendimento ao Público
  • Comunicando em Libras
  • Desenvolvimento de Competências Gerenciais
  • Lei de Acesso à Informação – LAI na prática
  • Lei Geral de Proteção de Dados – Legislação e Implementação
  • Implementação da Lei de Licitações e Contratos – Lei 14.133/2021
  • O ‘X’ da Questão: Decifrando a Ouvidoria
  • Programa de Ambientação e Integração
  • Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres
  • Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – Módulo Usar – versão 4.0
     

Cursos EaD – Temporada Julho de 2026

  • Inscrições: até 22/6
  • Período das atividades: 29/6 a 30/7

*Com informações da Egov
 



Source link

https://digital.servemnet.com.br/cursos-ead-com-foco-em-inovacao-gestao-publica-e-inteligencia-artificial-tem-inscricoes-abertas/?fsp_sid=18173
Share:

GDF abre edital de mestrado profissional gratuito na UnB com apoio da FAPDF

 on  with No comments 
In  




Servidores do Governo do Distrito Federal interessados em ampliar a qualificação acadêmica já podem se preparar para uma nova oportunidade de formação de alto nível. Foi lançado o edital do mestrado profissional em Economia, com área de concentração em gestão econômica de inovação tecnológica, resultado da parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Universidade de Brasília (UnB). O curso é gratuito e as inscrições seguem até o dia 10 de julho.

A iniciativa conta com um investimento de R$ 2,4 milhões do Governo do Distrito Federal, por meio da FAPDF, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos servidores públicos e o fortalecimento da capacidade técnica da administração pública.

As aulas do mestrado profissional terão início no segundo semestre deste ano ou no primeiro de 2027 | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ao todo, serão ofertadas 80 vagas distribuídas em duas turmas consecutivas, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2026 e o primeiro semestre de 2027. Destas, 70 vagas são destinadas exclusivamente a servidores efetivos do Governo do Distrito Federal, enquanto outras 10 serão abertas à comunidade em geral.

A iniciativa integra a estratégia do GDF de investir na qualificação dos servidores como ferramenta de modernização da gestão pública. Ao oferecer uma formação stricto sensu gratuita em parceria com uma das principais universidades do país, o governo busca fortalecer a capacidade técnica da administração pública e ampliar a oferta de serviços de qualidade à população.

"A qualificação dos servidores é fundamental para fortalecer a capacidade do Distrito Federal de inovar e entregar melhores resultados à população"

Leonardo Reisman, presidente da FAPDF

“A qualificação dos servidores é fundamental para fortalecer a capacidade do Distrito Federal de inovar e entregar melhores resultados à população. Este mestrado amplia uma parceria estratégica entre a FAPDF e a Universidade de Brasília, conectando a excelência acadêmica às demandas da gestão pública e preparando profissionais para desenvolver soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento da nossa capital”, afirma o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman.

No curso, serão abordados temas relacionados à economia da inovação, transformação digital, empreendedorismo, inteligência artificial, desenvolvimento econômico e formulação de políticas públicas. Os participantes serão estimulados a desenvolver pesquisas aplicadas voltadas para a solução de desafios concretos da administração pública, especialmente aqueles ligados ao GDF, com ênfase na utilização de novas tecnologias para aprimorar a gestão, aumentar a eficiência dos serviços públicos e promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do DF.

Esse é o segundo programa de pós-graduação stricto sensu promovido pelo governo por meio da FAPDF e em parceria com a UnB. A primeira experiência, iniciada em 2024, marcou o começo de uma política inovadora de qualificação acadêmica voltada especificamente aos servidores públicos distritais. Agora, a nova edição amplia o alcance da iniciativa, dobrando o número de vagas ofertadas e consolidando a cooperação entre governo e universidade em favor da excelência na gestão pública. 

Os estudos desenvolvidos no curso abordarão temas relacionados à gestão econômica de inovação tecnológica | Foto: Divulgação

“O mestrado profissional da UnB, desenvolvido em parceria com a FAPDF, tem gerado resultados expressivos para a qualificação dos servidores do GDF, unindo excelência acadêmica e aplicação prática. As dissertações apresentadas evidenciam uma forte integração entre teoria e prática, com estudos voltados para o aprimoramento da gestão pública do Governo do Distrito Federal”, afirma o professor da Faculdade de Economia da UnB e gestor do projeto, Antonio Nascimento Junior.

Experiência que gera resultados

Entre os alunos da primeira turma, a experiência já demonstra resultados concretos. Para Débora Simon, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF), o curso tem contribuído diretamente para sua atuação profissional.

"Esse mestrado ampliou minha capacidade de análise, fortaleceu minha atuação na gestão pública e me permitiu conectar o conhecimento acadêmico às demandas reais do serviço público, contribuindo para soluções mais eficientes e inovadoras"

Débora Simon, servidora da Seduh e ex-aluna do curso

“Fazer esse mestrado foi uma experiência transformadora na minha trajetória pessoal e profissional. Ele ampliou minha capacidade de análise, fortaleceu minha atuação na gestão pública e me permitiu conectar o conhecimento acadêmico às demandas reais do serviço público, contribuindo para soluções mais eficientes e inovadoras”, destaca Débora.

A qualidade do programa é respaldada pelo reconhecimento obtido junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado profissional em Economia da Universidade de Brasília alcançou o conceito 5, nota máxima atribuída aos mestrados profissionais pela Capes.

O resultado reflete a excelência do corpo docente, a qualidade da produção acadêmica, a relevância das pesquisas aplicadas e o compromisso institucional da UnB com a formação de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico e institucional do país. 

Serviço

  • Mestrado profissional em Economia
  • Inscrições: até 10 de julho
  • Vagas: 80, sendo 70 destinadas a servidores efetivos do GDF e 10 para a comunidade em geral
  • Curso gratuito
  • Cofira o edital

*Com informações da FAPDF
 



Source link

https://digital.servemnet.com.br/gdf-abre-edital-de-mestrado-profissional-gratuito-na-unb-com-apoio-da-fapdf/?fsp_sid=18085
Share: