
O documentário brasileiro que mais recebeu prêmios em festivais e mostras de cinema no exterior no último ano finalmente irá estrear no Brasil. A Queda do Céu chegou aos cinemas brasileiros nessa quinta-feira (20/11), em meio ao encerramento da COP30.
Baseado nos ritos e na cultura Yanomami, o documentário é dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha em parceria com a Itália e com a associação Yanomami Hutukara.
O filme chega ao público brasileiro após conquistar a crítica internacional ao ser apresentado em mais de 80 festivais ao redor do mundo, como o Festival de Cannes.
“É emocionante ver o filme chegar aos cinemas no Brasil depois da belíssima trajetória realizada no mundo”, comenta Eryk Rocha.
“A imagem da Queda do Céu trazida pelos Yanomami e por Davi Kopenawa é uma síntese precisa das questões mais urgentes do nosso tempo e do nosso país. O Brasil não se sustenta sem a escuta profunda dos povos indígenas, e o filme é um convite para essa escuta”, afirmou.
O longa, baseado no livro de mesmo nome do líder Yanomani Davi Kopenawa, traz o xamã como personagem central, que apresenta a cosmologia e os costumes da comunidade de Watorikɨ ao longo do importante ritual Reahu.
“Muitos aqui ainda não conhecem a força do pensamento de Davi Kopenawa”, detalha. “O filme é um convite para ver, ouvir e sonhar com os Yanomami, um outro projeto de Brasil”, acrescentou.
Entre os 25 prêmios conquistados por A Queda do Céu, está o Grande Prêmio do Júri da Competição Kaleidoscope, do festival DOC NYC, o maior festival de documentários dos Estados Unidos. O filme também levou honrarias na Coreia do Sul, no México, em Portugal e na Turquia.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/documentario-brasileiro-mais-premiado-de-2025-chega-aos-cinemas/?fsp_sid=231548







0 #type=(blogger):
Postar um comentário