Deputado Iolando destaca a importância da inclusão na Festa Junina do CEEPLS

 on  with No comments 
In  
Deputado Iolando destaca a importância da inclusão na Festa Junina do CEEPLS

Deputado Iolando destaca a importância da inclusão na Festa Junina do CEEPLS

Na tarde deste sábado, o Centro de Educação Especial para Pessoas com Limitação Sensorial (CEEPLS) promoveu uma Festa Junina que celebrou a inclusão e a alegria dos alunos do ensino especial. O evento reuniu estudantes, familiares e a comunidade escolar em um clima de confraternização, com apresentações culturais e comidas típicas, ressaltando a importância da interação social e do acolhimento.

O deputado distrital Iolando parabenizou a equipe do CEEPLS pela organização da festa, que não apenas proporcionou momentos de diversão, mas também destacou o trabalho fundamental dos professores. Esses profissionais dedicados desempenham um papel crucial no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos, contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e humano.

O evento reforça o compromisso da instituição com a valorização dos talentos dos alunos e o fortalecimento dos laços comunitários. A Festa Junina do CEEPLS é um exemplo de como a educação pode transformar vidas, promovendo a inclusão e celebrando as conquistas de cada estudante. A iniciativa é um reflexo do empenho em oferecer uma educação de qualidade e acessível a todos.

R
reel
Perfil oficial
Ver perfil
Saiba mais: acesse o perfil/link oficial para acompanhar mais informações sobre esta matéria.
Share:

Samu ganha centro moderno de treinamento no Guará para aperfeiçoar socorro nas ruas

 on  with No comments 
In  
Samu ganha centro moderno de treinamento no Guará para aperfeiçoar socorro nas ruas

Samu ganha centro moderno de treinamento no Guará para aperfeiçoar socorro nas ruas

Unidade responsável pela capacitação dos profissionais de emergência, NEU passou por reforma e recebeu auditório ampliado, novas salas e climatização

As equipes que salvam vidas nas ruas do Distrito Federal agora contam com uma estrutura nova para treinar e aperfeiçoar os atendimentos de urgência. O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta terça-feira (23), a reforma do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Guará. O prédio funciona no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde (SES-DF) e passou por mudanças físicas em todos os ambientes. A governadora Celina Leão participou da cerimônia de reabertura da unidade.

A chefe do Executivo ressaltou que preparar as equipes reflete diretamente na assistência à população. "Investir na capacitação do servidor é investir no cuidado; a pessoa vai estar apta e qualificada para fazer os atendimentos", avaliou, ao destacar a especificidade e a alta pressão do trabalho diário de resgate. "Aqui é um atendimento especializado. Ninguém chama o Samu quando está tudo bem. O Samu é chamado na urgência, na emergência, nas dificuldades. Falar sobre saúde pública e abraçar essa bandeira é só para quem tem coragem, porque a saúde pública tem problema todos os dias. A educação e a preparação são tudo. O treinamento é tudo".

Com investimento de R$ 575 mil, o local recebeu novos pisos, divisórias em drywall para reorganizar as salas, banheiros reformados e aparelhos de ar-condicionado. Para as dinâmicas práticas e o conforto das equipes, a unidade agora tem um auditório ampliado, nova sala de reuniões, espaço para os instrutores e copa integrada a uma área de convivência e descanso.

A unidade de ensino funciona desde 2006. No dia a dia, o núcleo executa cursos de capacitação contínua para os profissionais de saúde e projetos de pesquisa. O local também abriga o projeto Samuzinho, que ensina noções básicas de primeiros socorros para estudantes e orienta a população sobre a forma certa de acionar o serviço de emergência.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, pontuou a necessidade de preparo contínuo diante da tensão das ocorrências nas ruas. "Quem trabalha no Samu sabe o quanto é difícil, o tamanho da adrenalina e o quanto a gente necessita de treinamento constante. A equipe tem que estar muito treinada, cada um sabendo o que deve fazer. Cada minuto impacta. Isso reforça a necessidade de estarmos cada vez mais capacitando nossos servidores", concluiu.

O suporte aos servidores do Samu, que lidam com milhares de ocorrências diariamente, é fundamental. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o serviço de emergência prestou 83.925 atendimentos no DF.

Para a enfermeira-chefe do NEU, Carolina Cunha, a reestruturação física assegura um melhor acolhimento aos profissionais e amplia a capacidade de ensino: "O espaço foi reestruturado com um piso totalmente novo e todas as divisórias foram trocadas por drywall, então ele tem um isolamento acústico entre salas, isso facilita a simulação realística", avalia. Ela ressalta a importância do ambiente para o treinamento contínuo: "Aqui é o local de errar, de acertar, de aprender para que a gente possa fazer o melhor para o nosso paciente na rua. Esse investimento em educação é primordial para os servidores e isso vai influenciar automaticamente no serviço prestado para os pacientes".

Agora reformado, o espaço funciona como um centro voltado às necessidades pedagógicas atuais das equipes que atuam no atendimento pré-hospitalar. A nova estrutura amplia a capacidade de formação não apenas dos socorristas, mas dos servidores de toda a rede da SES-DF, com ambientes projetados para unificar o ensino teórico e o treinamento prático.

Com a configuração física atual, o núcleo aumenta a oferta de simulações realísticas, uma técnica de aprendizado essencial que prepara as equipes para os cenários de alta complexidade encontrados nas ruas. O trabalho desenvolvido no local fortalece a qualificação técnica contínua, com reflexo direto e imediato na assistência oferecida aos pacientes do Distrito Federal.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Deputado Robério Negreiros reforça compromisso com Ceilândia em ação de escuta comunitária

 on  with No comments 
In  
Deputado Robério Negreiros reforça compromisso com Ceilândia em ação de escuta comunitária

Deputado Robério Negreiros reforça compromisso com Ceilândia em ação de escuta comunitária

O Deputado Distrital Robério Negreiros realizou, neste domingo, uma atividade de escuta ativa com os moradores de Ceilândia, reafirmando seu compromisso com a comunidade. Durante a visita, o parlamentar conversou com os cidadãos, ouvindo suas histórias e demandas, e destacando a importância da participação popular na construção de políticas públicas.

Em suas declarações, Negreiros enfatizou que Ceilândia possui uma rica história e uma força comunitária significativa, que merece atenção e respeito. Através de suas visitas, o deputado busca atender às necessidades e reivindicações da população para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, garantindo que a voz dos moradores seja ouvida e considerada nas decisões políticas.

A receptividade dos cidadãos foi destacada pelo parlamentar, que agradeceu a todos pela colhida. Robério Negreiros reafirmou que seu mandato é à disposição da comunidade e que continuará trabalhando em prol do desenvolvimento e bem-estar de Ceilândia, sempre pautado pelas demandas e necessidades de seus habitantes.

P
p
Perfil oficial
Ver perfil
Saiba mais: acesse o perfil/link oficial para acompanhar mais informações sobre esta matéria.
Share:

Sobrinho de Wellington Luiz é preso após dar "carteirada" em bar do DF

 on  with No comments 
In  
Sobrinho de Wellington Luiz é preso após dar "carteirada" em bar do DF

Sobrinho de Wellington Luiz é preso após dar "carteirada" em bar do DF

Homem de 32 anos desacatou policiais durante confusão em estabelecimento da Asa Sul e alegou ser sobrinho do presidente da CLDF

Davi de Souza Silva, de 32 anos, foi preso na noite de sábado (20/6) após se envolver em uma confusão no Bar Responsa, na Asa Sul (DF). Durante a ocorrência, ele teria tentado intimidar policiais militares ao afirmar ser sobrinho do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), e ao dizer que a promoção de um dos agentes “não iria sair”.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Davi estaria em aparente estado de embriaguez quando passou a ameaçar o gerente do estabelecimento, de 23 anos, após um desentendimento. Mesmo com a intervenção policial e as orientações para encerrar o conflito, o homem teria mantido comportamento agressivo e intimidatório.

Diante da escalada da confusão e do risco de novas agressões, os policiais intervieram para controlar a situação e garantir a segurança das pessoas presentes.

Ao Metrópoles, Wellington Luiz confirmou o parentesco, mas condenou a atitude do sobrinho.

O presidente da CLDF disse ainda que entrou em contato com integrantes da cúpula da segurança pública do Distrito Federal para manifestar apoio aos policiais envolvidos na ocorrência.

Distrito Federal No DF, 20 mil propriedades rurais terão CEP Digital por geolocalização

No DF, 20 mil propriedades rurais terão CEP Digital por geolocalização

Grande Angular “Quem causou problema do BRB precisa pagar”, diz líder do GDF na CLDF

“Quem causou problema do BRB precisa pagar”, diz líder do GDF na CLDF

Distrito Federal Emater-DF prorroga validade de concurso público até 2030

Distrito Federal Associações foram criadas para fraudar contas no BRB, diz PCDF

“É, enquanto eles estavam trabalhando, infelizmente meu sobrinho estava se divertindo. Então é inaceitável esse tipo de postura […] A conduta dele muito menos uso indevido o meu nome. É, quem me conhece sabe que jamais em qualquer momento da minha vida, né? Eu me utilizei do cargo, né? Para me proteger, para me favorecer de alguma maneira”, declarou.

Ainda de acordo com a corporação, durante a abordagem, Davi elevou o tom das ameaças, desacatou os policiais militares e tentou intimidar a equipe, mantendo a hostilidade contra a vítima e resistindo às tentativas de contenção.

Share:

Pelo GDF na Sua Porta, Novacap leva novos espaços de lazer ao Itapoã

 on  with No comments 
In  
Pelo GDF na Sua Porta, Novacap leva novos espaços de lazer ao Itapoã

Pelo GDF na Sua Porta, Novacap leva novos espaços de lazer ao Itapoã

O programa promoveu reformas em diferentes pontos da região nas áreas de obras e zeladoria

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) coordenou uma série de intervenções de infraestrutura, zeladoria e obras no Itapoã, primeira região administrativa contemplada pelo programa GDF na Sua Porta, instituído pela governadora Celina Leão na última semana de março. As ações foram executadas pelas diretorias de Obras e de Cidades em diferentes pontos da região, com o objetivo de atender demandas da população e promover reformas nos espaços públicos.

Entre as entregas já concluídas estão a instalação de equipamentos de parquinho em seis quadras do Itapoã, a execução das bases para playgrounds e a implantação de equipamentos de pontos de encontro comunitário (PECs) em oito localidades da cidade.

Além das obras e instalações, equipes da companhia realizaram serviços de manutenção urbana e zeladoria como poda de árvores, roçagem, recolhimento de inservíveis e limpeza de áreas públicas, contribuindo para a conservação dos espaços e o bem-estar da comunidade.

As reformas também avançam em importantes frentes de infraestrutura. No Itapoã Parque, a construção do campo de grama sintética atingiu sua reta final. Com investimento de R$ 3,24 milhões, o projeto já concluiu o cercamento e a instalação do gramado sintético. Atualmente, estão em andamento a aplicação de areia e borracha, a pintura do alambrado e as adequações na área externa do complexo esportivo.

Para o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, os resultados observados no Itapoã refletem o compromisso da companhia com a infraestrutura urbana. “A Novacap trabalha para entregar obras e serviços com qualidade, atendendo às necessidades da população e contribuindo para a transformação dos espaços públicos. No Itapoã, já é possível perceber os avanços alcançados e o impacto positivo das intervenções que seguem em andamento”, afirma.

Outra intervenção de destaque ocorre na Avenida Del Lago. A obra de recapeamento e complementação viária recebeu investimento de R$ 4,6 milhões. A primeira etapa já foi concluída, enquanto a segunda está em fase final de projeto para o início das obras. Também segue em andamento a implantação de calçadas, com investimento de R$ 400 mil, e a construção de um espaço para eventos, obra orçada em R$ 1,2 milhão, que já passou pelas etapas de levantamento topográfico e segue com serviços de terraplanagem.

Pela Diretoria de Cidades, outras reformas continuam em execução, como a construção de uma quadra poliesportiva coberta, com investimento de R$ 477 mil, e a implantação de uma fonte pública, que conta com investimento de R$ 75 mil.

O administrador do Itapoã, Dilson Bulhões, disse que o Programa GDF na Sua Porta mudou a imagem da região administrativa. “O que nós estamos vendo, que é de muitíssima importância, são os órgãos unidos que fazem com que tudo isso aconteça, como a Novacap, a Secretaria de Obras e o DER. Aqui pela nossa cidade, uma das instituições que mais trabalham aqui pelo Itapoã é a Novacap. O nosso campo sintético, a UBS, a obra na Avenida Del Lago, que é de suma importância para nossa cidade, na área da zeladoria também. As podas das árvores, cortando a grama da nossa cidade, o tapa-buracos. Então eu quero agradecer ao Governo do Distrito Federal pelo programa e agradecer à Novacap por esse apoio, por tudo que ela tem feito aqui pelo Itapoã", concluiu.

A técnica em enfermagem Clarice Diaz Gomes, de 48 anos, está satisfeita com as obras pela cidade. “Em 15 anos que moro aqui, acho que nunca vi um mutirão de obras e serviços como este na cidade. Dá uma sensação de bem-estar ver uma obra sendo feita na Del Lago, enquanto tem outras pessoas podando árvores, outras trabalhando em outras áreas, tudo ao mesmo tempo. Dá uma sensação de cidade valorizada”, disse.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Rafael Prudente brinca nas redes sociais após desafio em máquina de boxe e diverte seguidores

 on  with No comments 
In  
Rafael Prudente brinca nas redes sociais após desafio em máquina de boxe e diverte seguidores

Rafael Prudente brinca nas redes sociais após desafio em máquina de boxe e diverte seguidores

O deputado federal Rafael Prudente mostrou que também sabe levar o bom humor para as redes sociais. Em uma publicação descontraída, o parlamentar compartilhou o resultado de um desafio em uma máquina de boxe e arrancou risadas dos seguidores.

No vídeo, Rafael aparece testando sua força no equipamento e comemorando o resultado obtido. Em tom de brincadeira, ele escreveu:

"Atendendo aos pedidos: dos stories direto para o feed! 😂 A máquina registrou, o placar confirmou e eu não tenho culpa se o grandão ficou para trás. 😬 Quem diria que meu talento escondido estava justamente aqui?"

A publicação rapidamente gerou interação entre amigos, apoiadores e internautas, que entraram na brincadeira e comentaram o desempenho do deputado no desafio.

Conhecido por compartilhar ações do mandato e atividades políticas, Rafael Prudente aproveitou o momento para mostrar um lado mais leve e espontâneo de sua rotina. O conteúdo reforça a tendência cada vez maior de autoridades públicas utilizarem as redes sociais para se aproximar da população, compartilhando não apenas agendas institucionais, mas também momentos de descontração.

Entre comentários bem-humorados e mensagens de incentivo, a postagem se destacou pela leveza e pelo clima de competição saudável, provando que, às vezes, um simples desafio pode render boas risadas e aproximar ainda mais os representantes públicos de seus seguidores.

Share:

GDF na Sua Porta chega ao Plano Piloto com foco em zeladoria e aproximação com a população

 on  with No comments 
In  
GDF na Sua Porta chega ao Plano Piloto com foco em zeladoria e aproximação com a população

GDF na Sua Porta chega ao Plano Piloto com foco em zeladoria e aproximação com a população

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou a chegada do programa GDF na Sua Porta ao Plano Piloto, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal com a melhoria dos serviços públicos e a aproximação entre o poder público e a população.

A iniciativa tem como objetivo intensificar ações de zeladoria, manutenção urbana, organização dos espaços públicos e atendimento às demandas da comunidade, levando a presença do governo para mais perto dos moradores. O programa busca identificar necessidades locais e promover soluções mais rápidas para questões que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Ao convidar os moradores para participarem do lançamento da ação, Celina Leão destacou a importância de um governo presente e atuante nas regiões administrativas do Distrito Federal. Segundo ela, o cuidado com a cidade vai além da infraestrutura, representando também atenção e respeito às pessoas que vivem e circulam nesses espaços diariamente.

"O GDF na Sua Porta chega ao Plano Piloto para cuidar do que faz diferença no dia a dia das pessoas. Convido todos para estarem conosco no lançamento dessa ação que leva mais zeladoria, organização e presença do governo para perto da população. Porque cuidar da cidade também é cuidar de quem vive nela", afirmou a vice-governadora.

A expectativa é que o programa fortaleça a integração entre governo e comunidade, promovendo melhorias urbanas e ampliando a eficiência dos serviços prestados à população do Plano Piloto. A ação faz parte de uma estratégia do GDF para garantir cidades mais limpas, organizadas e acolhedoras para todos os cidadãos.

Share:

União e compromisso fortalecem a caminhada por um Distrito Federal melhor, destaca Renata D’Aguiar

 on  with No comments 
União e compromisso fortalecem a caminhada por um Distrito Federal melhor, destaca Renata D’Aguiar

União e compromisso fortalecem a caminhada por um Distrito Federal melhor, destaca Renata D’Aguiar

A líder comunitária Renata D'Aguiar reforçou a importância da união, do diálogo e da construção coletiva para o fortalecimento de projetos voltados ao desenvolvimento do Distrito Federal.

Em publicação nas redes sociais, Renata destacou que os encontros e as conexões construídas ao longo da caminhada são fundamentais para alcançar resultados concretos e transformar a realidade da população. Segundo ela, grandes conquistas são fruto do trabalho conjunto entre pessoas que compartilham os mesmos objetivos e acreditam em um propósito comum.

"Estar ao lado de quem acredita no mesmo propósito é sempre motivo de gratidão", ressaltou.

A líder também enfatizou que cada conversa, abraço e gesto de apoio representam mais do que simples encontros: são demonstrações de confiança e compromisso que fortalecem a construção de um projeto pautado pela verdade, pela união e pela dedicação ao Distrito Federal.

A mensagem reforça a importância da participação popular e do trabalho coletivo como instrumentos para promover avanços sociais, ampliar oportunidades e construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos os cidadãos do DF.

Para Renata D’Aguiar, o compromisso com as pessoas e a valorização das relações humanas continuam sendo pilares essenciais para seguir avançando e construindo um futuro melhor para a população.

Share:

Roberio Negreiros reforça compromisso com Ceilândia e Sol Nascente durante visitas às comunidades

 on  with No comments 
In  
Roberio Negreiros reforça compromisso com Ceilândia e Sol Nascente durante visitas às comunidades

Roberio Negreiros reforça compromisso com Ceilândia e Sol Nascente durante visitas às comunidades

O deputado distrital Roberio Negreiros esteve nesta semana em diversas localidades de Ceilândia e do Sol Nascente, com destaque para a região do P Sul, onde realizou visitas domiciliares e conversou diretamente com moradores para ouvir demandas e conhecer de perto os desafios enfrentados pela população.

A agenda contou também com a presença do deputado federal Rafael Prudente, fortalecendo o diálogo entre as lideranças políticas e a comunidade. Durante os encontros, os parlamentares ouviram reivindicações relacionadas à infraestrutura, mobilidade, serviços públicos e qualidade de vida dos moradores.

Segundo Roberio Negreiros, o contato direto com a população é fundamental para garantir que as ações do mandato estejam alinhadas às reais necessidades das comunidades.

“Estar presente nos bairros, ouvindo as pessoas e conhecendo suas demandas de perto, é essencial para construir soluções que façam a diferença na vida da população”, destacou o parlamentar.

O deputado também agradeceu o trabalho desenvolvido pelas lideranças comunitárias da região, em especial ao coordenador do GPN RP P Sul, Anderson Faedda, conhecido como Boca, além das equipes do GPN Sol Nascente e GPN P Sul, que atuam diariamente em prol das comunidades locais.

Para Roberio Negreiros, a parceria entre lideranças comunitárias e representantes políticos é fundamental para ampliar conquistas e garantir melhorias para a população.

Ao final das visitas, o deputado reafirmou seu compromisso com os moradores de Ceilândia e Sol Nascente e garantiu que continuará trabalhando para levar mais investimentos, infraestrutura e qualidade de vida para toda a região.

“Seguiremos firmes, trabalhando juntos por essas comunidades. Ceilândia e Sol Nascente podem contar sempre com o nosso mandato”, concluiu.

P
p
Perfil oficial
Ver perfil
Saiba mais: acesse o perfil/link oficial para acompanhar mais informações sobre esta matéria.
Share:

Resolução fortalece atuação integrada da segurança pública junto à população em situação de rua

 on  with No comments 
In  
Resolução fortalece atuação integrada da segurança pública junto à população em situação de rua

Resolução fortalece atuação integrada da segurança pública junto à população em situação de rua

Norma aprovada pelo Condisp estabelece diretrizes para abordagens humanizadas, amplia a segurança jurídica dos profissionais e reforça a integração entre segurança pública, assistência social e saúde

Uma medida importante para atuação das forças de segurança pública em ocorrências envolvendo pessoas em situação de rua foi publicada na Resolução nº6, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (22). A norma foi aprovada pelo Conselho Distrital de Segurança Pública (Condisp), órgão colegiado que é vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

O documento propõe aos órgãos integrantes da segurança pública do Distrito Federal diretrizes para a formulação, articulação, monitoramento e avaliação da política de segurança pública voltada para a promoção da prevenção e repressão da violência e da criminalidade em face da população em situação de rua.

A elaboração da resolução foi feita de forma colaborativa e fundamentada em estudos técnicos que apontaram o aumento do envolvimento da população em situação de rua em ocorrências graves, especialmente homicídios, tanto na condição de vítimas quanto de autore, e precedida por um extenso processo de diálogo e estudos conduzidos pelo Condisp, que reúne representantes da SSP, forças de segurança, Ministério Público, Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), Defensoria Pública, OAB/DF, entidades de classe dos profissionais de segurança pública e representantes da sociedade civil.

O trabalho teve origem na necessidade de aperfeiçoar os protocolos de atuação junto à população em situação de rua, garantindo segurança jurídica aos agentes públicos e maior efetividade às ações de prevenção da violência. Ao longo das discussões, foram considerados diagnósticos locais, normativos federais, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e instrumentos de governança voltados à proteção da população em situação de rua, consolidando uma proposta que reconhece a complexidade do tema e reforça a atuação integrada entre segurança pública, assistência social e saúde como caminho para respostas mais eficazes e humanizadas.

“Estamos trazendo um tema complexo para dentro do planejamento institucional, com base em dados, diálogo e responsabilidade”

Para o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do Condisp, Alexandre Patury, a aprovação da norma representa um marco para a gestão da segurança pública no DF. “Essa resolução representa um marco para a segurança pública do Distrito Federal. Estamos trazendo um tema complexo para dentro do planejamento institucional, com base em dados, diálogo e responsabilidade. É uma medida que busca proteger vidas e conferir segurança jurídica à atuação dos nossos profissionais”, destacou.

Para o secretário-executivo de Segurança Pública e conselheiro do Condisp Paulo André Vieira, o processo de elaboração fortaleceu a legitimidade e a efetividade da medida. “O grande diferencial desta iniciativa é a sua construção coletiva. O texto foi debatido, revisado e aprimorado por diversos órgãos, o que garante legitimidade, qualidade técnica e alinhamento institucional. Trata-se de uma solução construída a muitas mãos, com foco em resultados e respeito aos direitos fundamentais”, afirmou.

A juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, Marília Guedes, ressaltou a importância da normativa: “O TJDFT, como membro do Condisp, propôs e debateu as diretrizes que passam a reger a temática da segurança pública e da população em situação de rua no DF, importante política de prevenção criminal e de acompanhamento das ações governamentais protetivas voltadas para este espectro tão vulnerável de jurisdicionados. Com a edição do marco normativo, inaugura-se uma nova etapa de integração das políticas públicas e judiciárias neste sentido. O TJDFT seguirá colaborando para o desenvolvimento das medidas ali previstas, em especial para que o atendimento àqueles jurisdicionados vulneráveis seja feito com eficácia e humanidade”.

O conselheiro do Condisp Valmir Lemos ressaltou que a resolução vai contribuir com o trabalho dos servidores: “A questão que envolve as pessoas que se encontram vivendo nas ruas é complexa e a resolução busca otimizar os resultados das políticas sociais vigentes. A iniciativa do Condisp de propor diretrizes para os órgãos da segurança pública contribui para que os agentes públicos ampliem as ações de prevenção da violência, em articulação com as áreas de assistência social e saúde”.

Plano Piloto e Samambaia recebem ação de acolhimento à população em situação de rua nesta terça-feira (23)

Ação acolhe população em situação de rua nesta segunda-feira no Plano Piloto

Criado pela Lei Distrital nº 6.430/2019, o Condisp integra o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e atua como órgão permanente, consultivo, propositivo e de acompanhamento social da Política Distrital de Segurança Pública. Com reuniões bimestrais e calendário anual previamente definido, o colegiado tem entre suas atribuições a elaboração de estudos, o acompanhamento de ações voltadas ao aumento da eficiência das políticas setoriais e a proposição de diretrizes para a prevenção e o enfrentamento da violência e da criminalidade.

A composição plural do Condisp reúne representantes de órgãos públicos, instituições do sistema de justiça, carreiras da segurança pública, entidades de classe, conselhos comunitários, grupos de pesquisa e organizações da sociedade civil, consolidando um espaço democrático de diálogo, participação social e construção coletiva de soluções para a segurança pública do Distrito Federal.

Share:

Desligamento temporário de energia afetará Lago Norte nesta segunda (22), para podas

 on  with No comments 
In  
Desligamento temporário de energia afetará Lago Norte nesta segunda (22), para podas

Desligamento temporário de energia afetará Lago Norte nesta segunda (22), para podas

Interrupção temporária é necessária para garantir segurança dos profissionais que farão o trabalho

Uma área do Lago Norte terá o fornecimento de energia interrompido nesta segunda-feira (22) para a execução de serviços de poda de árvores. O desligamento está programado para ocorrer das 10h às 16h e afetará a Granja do Torto, nas casas 13, 17, 18, 20, 21 e 22, além do Lote 23.

Caso o trabalho termine antes do previsto, a rede voltará a ser energizada. Além dos desligamentos programados, pode ocorrer a interrupção de energia em alguma região, sem comunicação prévia. Nesses casos, a população pode registrar a ocorrência pelo telefone 116. Clientes com deficiência auditiva e de fala podem acessar o atendimento pelo 0800 701 01 55, desde que utilizem aparelho adaptado.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Controle da asma vai além da medicação e começa dentro de casa

 on  with No comments 
In  
Controle da asma vai além da medicação e começa dentro de casa

Controle da asma vai além da medicação e começa dentro de casa

Especialista do IgesDF alerta para a importância do tratamento regular e dos cuidados com o ambiente

Assim que as temperaturas começam a cair, e o ar fica mais seco, Adelma Pereira da Silva já sabe que precisa redobrar os cuidados. Asmática desde a infância, ela convive com falta de ar, crises respiratórias e noites difíceis quando a doença não está controlada. A experiência da paciente reflete a realidade de milhões de brasileiros e reforça o alerta do Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado neste domingo (21).

A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns no mundo e afeta cerca de 10% da população. Embora não tenha cura, pode ser controlada com tratamento adequado, permitindo que os pacientes tenham qualidade de vida e mantenham suas atividades normalmente.

A pneumologista Nancilene Melo, do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), explica que o acompanhamento correto faz toda a diferença.

“Quando tratada corretamente, a asma costuma ser uma doença tranquila e a pessoa pode levar uma vida completamente normal. Sem acompanhamento, porém, o processo inflamatório pode evoluir para quadros graves e até levar à morte”, alerta.

Entre os sintomas mais comuns da doença estão falta de ar, chiado no peito, sensação de aperto no tórax e respiração curta e acelerada. Segundo a especialista, fatores como mudanças climáticas, poeira, mofo, ácaros, fumaça e odores fortes podem desencadear ou agravar as crises.

“Assim que esfria, a respiração piora muito. Quando estou usando a medicação corretamente, o impacto é menor, mas mesmo assim procuro evitar sair de casa nessas épocas”, relata Adelma.

“Quando tratada corretamente, a asma costuma ser uma doença tranquila e a pessoa pode levar uma vida completamente normal. Sem acompanhamento, porém, o processo inflamatório pode evoluir para quadros graves e até levar à morte”

De acordo com Nancilene Melo, o tratamento inclui o uso regular de medicamentos inalatórios à base de corticoides, muitas vezes associados a broncodilatadores, que atuam diretamente no controle da inflamação e ajudam a prevenir agravamentos.

Além da adesão ao tratamento medicamentoso, a médica destaca que o controle do ambiente é fundamental para evitar crises.

“Não adianta tomar todos os medicamentos corretamente e conviver diariamente com mofo ou outras fontes de irritação respiratória. O tratamento e os cuidados com o ambiente precisam caminhar juntos”, afirma.

Na rotina de Adelma, a limpeza da casa é uma das principais estratégias para reduzir os sintomas.

“Preciso tirar a poeira e limpar as superfícies todos os dias. Troco a roupa de cama a cada três dias, mesmo quando não está suja, e ainda assim as crises costumam ser mais intensas durante a noite. Eu preciso dormir usando oxigênio”, conta.

Entre as orientações dos especialistas para manter a doença sob controle estão:

Share:

João Fonseca e Daniel Altmaier ficam com o vice de duplas em Halle

 on  with No comments 
In  
João Fonseca e Daniel Altmaier ficam com o vice de duplas em Halle

João Fonseca e Daniel Altmaier ficam com o vice de duplas em Halle

João Fonseca buscava o 2º título profissional de duplas da carreira. O brasileiro foi desbancado pela dupla Théo Arribagé e Albano Olivetti

O tenista brasileiro João Fonseca e o alemão Daniel Altmaier ficaram com o vice-campeonato de duplas do ATP 500 de Halle, na Alemanha. Neste domingo (21/6), a dupla foi derrotada na decisão pelos franceses Théo Arribagé e Albano Olivetti por 2 sets a 0, com parciais de 7/6, 7-2 e 6/4.

Esportes João Fonseca e Daniel Altmaier avançam à final de duplas em Halle

João Fonseca e Daniel Altmaier avançam à final de duplas em Halle

Esportes Tênis: João Fonseca e Daniel Altmaier vão à semi de duplas em Halle

Tênis: João Fonseca e Daniel Altmaier vão à semi de duplas em Halle

Esportes João Fonseca perde para Hanfmann e está eliminado do ATP 500 de Halle

João Fonseca perde para Hanfmann e está eliminado do ATP 500 de Halle

Esportes João Fonseca estreia no ATP 500 de Halle; veja horário e onde assistir

João Fonseca estreia no ATP 500 de Halle; veja horário e onde assistir

O confronto começou com equilíbrio e sem quebras de serviço no primeiro set. A definição foi para o tie-break, com os franceses sendo superiores e abrindo vantagem de 7 a 2. Na segunda parcial, Arribagé e Olivetti conseguiram a primeira quebra do jogo após Fonseca parar na rede, fazendo 3 a 2.

Na decisão deste domingo, o brasileiro buscava o segundo título profissional de duplas da carreira. Em fevereiro, ele foi campeão do Rio Open jogando ao lado de Marcelo Melo, naquela que foi sua estreia em torneios da série ATP 500.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do Metrópoles no Instagram!

Share:

Com apoio do GDF, venezuelana reconstrói a vida no Distrito Federal

 on  with No comments 
In  
Com apoio do GDF, venezuelana reconstrói a vida no Distrito Federal

Com apoio do GDF, venezuelana reconstrói a vida no Distrito Federal

Atendida pelo Centro de Referência da Mulher Brasileira, a imigrante encontrou acolhimento, acesso a serviços e incentivo para investir no sonho do próprio negócio

Há um ano e oito meses, a venezuelana Yesenia Salazar, de 45 anos, deixou seu país em busca de melhores condições de vida. As dificuldades econômicas enfrentadas na Venezuela motivaram a mudança para o Brasil, onde ela chegou acompanhada pela filha caçula, Rebeca Salazar, de 10 anos, com o objetivo de construir um novo futuro no Distrito Federal.

Moradora de São Sebastião, Yesenia enfrentou desafios que tornaram essa trajetória ainda mais difícil. Quando procurou o Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB), subordinado à Secretaria da Mulher (SMDF), vivia uma situação de vulnerabilidade marcada pela violência doméstica.

Segundo a secretária da Mulher interina, Jackeline Aguiar, as quatro unidades do centro oferecem atendimentos gratuitos com acolhimento, orientação, acompanhamento psicossocial e assistência social. “Os equipamentos da Secretaria da Mulher oferecem também capacitações profissionais voltadas à promoção da autonomia financeira e do fortalecimento das mulheres do Distrito Federal”.

O cuidado e proteção recebidos na unidade marcou o início de uma nova etapa. A partir do atendimento, ela passou a receber suporte psicossocial e a participar das ações oferecidas pela instituição, que contribuíram para fortalecer sua independência e recuperar a confiança para seguir em frente.

"Gosto da forma como as pessoas interagem e da maneira como ensinam. Sou muito grata por todo o apoio que recebi. Quero que outras mulheres conheçam a minha história e se sintam motivadas a seguir em frente e empreender"

“Hoje me sinto muito melhor. Faço cursos e acompanhamento terapêutico, e isso me ajudou a seguir em frente”, afirma a venezuelana.

Entre as iniciativas disponibilizadas pela unidade, Yesenia participou da capacitação em empreendedorismo. A formação reforçou o desejo de ampliar a atuação profissional e concretizar o sonho de abrir o próprio salão de beleza. Segundo ela, a adaptação na turma ocorreu de forma tranquila, apesar das diferenças culturais e do idioma.

“Não foi tão difícil. Gosto da forma como as pessoas interagem e da maneira como ensinam. Sou muito grata por todo o apoio que recebi. Quero que outras mulheres conheçam a minha história e se sintam motivadas a seguir em frente e empreender”, destaca Yesenia Salazar.

Beneficiária retribui acolhimento com plantio de mudas no CRMB do Recanto das Emas

Casa da Mulher Brasileira no Sol Nascente será um marco para os direitos das mulheres, afirma vice-governadora Celina Leão

Centros de referência da mulher brasileira já capacitaram mais de 500 alunas no DF

Atualmente, ela trabalha como trancista em atendimentos a domicílio e busca ampliar os conhecimentos por meio dos cursos oferecidos pela unidade. Quando frequenta as aulas, sua filha, Rebeca, permanece na sala infantil, acompanhada por monitoras, onde convive com outras crianças enquanto a mãe participa dos atendimentos.

Além do suporte emocional e da qualificação profissional, a trancista recebeu orientações e encaminhamentos para acessar serviços da rede de assistência social. Com a orientação da equipe, obteve o Cartão Mobilidade, o auxílio-aluguel e acesso ao Restaurante Comunitário de São Sebastião.

Share:

Japão e Tunísia se enfrentam pela 1ª vitória no grupo F da Copa do Mundo

 on  with No comments 
In  
Japão e Tunísia se enfrentam pela 1ª vitória no grupo F da Copa do Mundo

Japão e Tunísia se enfrentam pela 1ª vitória no grupo F da Copa do Mundo

Seleção japonesa enfrenta a lanterna do grupo F, na madrugada deste domingo (21), às 1h (horário de Brasília), no Estádio BBVA, em Monterrey

Após conquistar o empate em jogo eletrizante contra a Holanda, o Japão enfrenta a lanterna do grupo F, a Tunísia, na madrugada deste domingo (21/6), às 1h (horário de Brasília), no Estádio BBVA, em Monterrey, no México.

Os Samurais Azuis chegaram a ficar atrás do placar duas vezes no confronto contra a Laranja Mecânica em sua estreia. No entanto, a seleção japonesa conseguiu garantir 1 ponto do confronto, com direito a um gol “sem querer” do meio-campista Kamada.

Por sua vez, a Tunísia busca uma recuperação após sofrer uma goleada de 5 x 1 da Suécia. A partida contra o Japão marca, inclusive, a estreia de Hervé Renard a frente das Águias de Cartago.

Esportes Copa: Haiti conta com craques do futebol inglês para bater o Brasil

Copa: Haiti conta com craques do futebol inglês para bater o Brasil

Esportes “Está colocando a faca no pescoço”, diz Ivan Moré sobre Ancelotti na Copa

“Está colocando a faca no pescoço”, diz Ivan Moré sobre Ancelotti na Copa

Distrito Federal Bares são autuados pelo Procon-DF em fiscalização para Copa do Mundo

Bares são autuados pelo Procon-DF em fiscalização para Copa do Mundo

O francês chegou para substituir Sabri Lamouchi, demitido após a derrota na estreia. A mudança transformou Renard em um personagem improvável desta edição da Copa: dispensado pela Arábia Saudita pouco antes do início da competição, ele retorna ao torneio por outra seleção.

Na história das Copas, as duas seleções já se enfrentaram uma vez pelo Mundial de 2002, quando o Japão venceu por 2 x 0 o duelo.

Possível escalação Tunísia: Dahmen; Valery, Talbi, Rekik e Abdi; Skhiri e Khedira; Achouri, Hannibal e Ben Slimane; Saad;

Possível escalação Curaçao: Zion Suzuki; Watanabe, Taniguchi e Hiroki Ito; Doan, Kamada, Sano e Nakamura; Kubo, Maeda e Ueda.

Share:

Paciente com esclerose múltipla comemora acesso a tratamento no SUS

 on  with No comments 
In  
Paciente com esclerose múltipla comemora acesso a tratamento no SUS

Paciente com esclerose múltipla comemora acesso a tratamento no SUS

Medicamento oral incorporado à rede pública ampliou a autonomia de pacientes com formas altamente ativas da doença

Quando começou a sentir alguns sintomas em 2015, a enfermeira Marcela Luz, hoje com 35 anos, não imaginava que estava diante de uma doença neurológica crônica.

Ao longo dos anos, ela precisou lidar com os desafios da esclerose múltipla, condição que afeta o sistema nervoso central e pode provocar sintomas como alterações visuais, fadiga intensa, formigamentos e fraqueza muscular.

Moradora de Salvador, Marcela afirma que uma das mudanças mais importantes em sua trajetória ocorreu após conseguir acesso, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a um tratamento oral indicado para casos específicos da doença.

Atualmente no segundo ano de tratamento pela rede pública, ela afirma que conseguiu recuperar parte da autonomia e voltar a planejar projetos pessoais que foram colocados em segundo plano.

Saúde Avanços permitem diagnosticar esclerose múltipla antes dos sintomas

Avanços permitem diagnosticar esclerose múltipla antes dos sintomas

Saúde Estudo identifica 2 novos tipos de esclerose múltipla com ajuda da IA

Estudo identifica 2 novos tipos de esclerose múltipla com ajuda da IA

Saúde Tiktoker descobre esclerose multipla após atribuir sinais à ansiedade

Tiktoker descobre esclerose multipla após atribuir sinais à ansiedade

Distrito Federal Atraso em medicamento afeta tratamento de esclerose múltipla no DF

Atraso em medicamento afeta tratamento de esclerose múltipla no DF

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória e autoimune que atinge o cérebro e a medula espinhal. Nela, o sistema imunológico passa a atacar a mielina, estrutura que protege as fibras nervosas e permite a transmissão adequada dos impulsos nervosos.

Share:

Com DNA brasiliense, a Exímio Cacau aposta em inovação com ajuda da FAPDF

 on  with No comments 
In  
Com DNA brasiliense, a Exímio Cacau aposta em inovação com ajuda da FAPDF

Com DNA brasiliense, a Exímio Cacau aposta em inovação com ajuda da FAPDF

Criada por jovens empreendedores, marca nasceu nas escolas de Brasília e hoje aposta em produtos com cacau de verdade, cafés especiais e experiências de pertencimento para crescer no mercado nacional

Café, chocolate, afeto e aconchego em um mesmo lugar. Essa é a proposta da Exímio Cacau, marca brasiliense que nasceu ainda no ambiente escolar e hoje busca se consolidar como uma experiência completa em torno do cacau, dos cafés especiais e da hospitalidade.

Conduzida por jovens empreendedores da Geração Z, a empresa une cafeteria, chocolateria, clube de assinatura e linha de presentes, com foco em ingredientes selecionados, produtos de origem e construção de comunidade. Ao longo da trajetória, a Exímio também se aproximou do ecossistema de inovação do Distrito Federal por meio de iniciativas vinculadas à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), como o Start BSB e o Tecnova III.

A história da Exímio Cacau começou quando João Pedro Calheiros ainda cursava o Ensino Médio. Bolsista em escolas particulares, ele passou a vender brownies e brigadeiros para os colegas como forma de conquistar uma renda extra. Mesmo mudando de escola diversas vezes, continuou produzindo os doces e, aos poucos, formou uma rede de apoio com amigos que revendiam os produtos em diferentes instituições de Brasília.

“Um ponto de venda se transformou em dez, depois em vinte, até ultrapassarmos a marca de cem estabelecimentos parceiros espalhados por Brasília”

Após concluir o Ensino Médio e retornar de uma viagem pela América do Sul, João Pedro decidiu investir na atividade que já dominava: produzir e vender brownies. Sem o ambiente escolar como principal ponto de venda, passou a oferecer os produtos para pequenos comércios, bares e restaurantes próximos de casa, inicialmente em regime de consignação.

O crescimento veio de forma rápida. “Um ponto de venda se transformou em dez, depois em vinte, até ultrapassarmos a marca de cem estabelecimentos parceiros espalhados por Brasília”, afirma João Pedro.

Com a expansão, a empresa estruturou uma cozinha própria e, posteriormente, migrou parte da produção para uma operação industrial. A mudança abriu espaço para uma nova etapa: transformar o antigo ambiente de fabricação em uma cafeteria voltada ao universo do cacau e dos cafés especiais.

“A Exímio começou como uma pequena confeitaria voltada para vendas dentro das escolas, evoluiu para uma distribuidora artesanal de alimentos, passou por uma fase de produção industrial e distribuição em larga escala e, atualmente, se consolidou como uma marca que une cafeteria, presentes, assinaturas e uma experiência completa construída em torno do cacau de verdade e de ingredientes selecionados”, explica o João Pedro.

Um dos diferenciais da Exímio Cacau está na valorização da matéria-prima. A marca trabalha com cafés especiais, chocolates com maior percentual de cacau e produtos bean-to-bar, expressão usada para definir chocolates produzidos diretamente do grão à barra.

Na prática, a proposta é reduzir a dependência de chocolates ultraprocessados e priorizar uma cadeia produtiva com mais rastreabilidade, controle e qualidade. O cuidado aparece tanto no desenvolvimento do cardápio quanto na experiência oferecida nas lojas.

“Tanto no café quanto no cacau, valorizamos processos que envolvem seleção rigorosa da matéria-prima, rastreabilidade, responsabilidade na cadeia produtiva e respeito às boas práticas de produção. O resultado é um produto com qualidade superior, sabores mais complexos e uma experiência muito mais rica para o consumidor, tanto do ponto de vista sensorial quanto da transparência sobre sua origem”, afirma João Pedro.

A trajetória da Exímio também se conecta ao ecossistema de inovação do Distrito Federal. A empresa participou de dois programas vinculados à FAPDF: o Start BSB, em que recebeu apoio para o desenvolvimento de um projeto, e o Tecnova III, no qual avançou nas etapas iniciais do processo seletivo, embora não tenha sido contemplada com o recurso financeiro.

No Start BSB, a proposta era acelerar a Exímio Lab, uma escola de empreendedorismo que utiliza a venda de brownies como ferramenta prática de ensino. A iniciativa nasceu de mentorias realizadas com jovens de Brasília interessados em empreender na confeitaria e, com o apoio do programa, começou a ser estruturada como projeto.

Share:

Do campo para a mesa: DF soma mais de 1,2 mil projetos e R$ 67 milhões em crédito rural desde 2019

 on  with No comments 
In  
Do campo para a mesa: DF soma mais de 1,2 mil projetos e R$ 67 milhões em crédito rural desde 2019

Do campo para a mesa: DF soma mais de 1,2 mil projetos e R$ 67 milhões em crédito rural desde 2019

Agricultores têm acesso a diferentes modalidades de financiamento para impulsionar e aperfeiçoar produções rurais

A próxima colheita de alho dos produtores rurais Esther Macedo, 44 anos, e Luciano Custódio, 49, promete ser a maior da história do casal, graças ao crédito rural obtido pelo Prospera, programa de crédito do Governo do Distrito Federal (GDF). Os dois trabalham com a cultura há três anos e chegaram a colher 360 kg de alho por safra. Com o microcrédito, a expectativa é triplicar os resultados, uma vez que puderam investir em mais sementes, adubação de maior qualidade e novo maquinário.

“No ano passado, plantamos 60 kg e colhemos 360 kg de alho”, relata Luciano. “Agora, avançamos bem mais. Plantamos 200 quilos de alho e esperamos colher uns 1.200 quilos com a ajuda do Prospera. O dinheiro chegou na hora certa e estamos conseguindo manter a plantação em ordem. Esther reforça o impacto do recurso para a vida no campo: “Acessar o crédito é muito importante para o pequeno agricultor. A gente agarrou a chance e hoje estamos com uma quantidade bem maior de alho. Não é fácil juntar um pouco de dinheiro para aumentar a produção, e com o crédito foi rápido, sem burocracia.”

De 2019 até maio deste ano, foram aprovados mais de R$ 67 milhões em crédito rural para 1.262 mil projetos elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Com diferentes modalidades de financiamento, os recursos foram destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e da produção rural, atendendo produtores individuais, associações e cooperativas, sobretudo aqueles que participam de instituições de compras governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF).

“Um outro ponto dentro dessa linha do crédito é a possibilidade do produtor que toma empréstimo do FDR utilizar custeio e investimento dentro do mesmo financiamento”

Presente desde a elaboração dos projetos técnicos até o acompanhamento da aplicação do crédito ao longo do ano, a Emater-DF fornece assistência completa aos produtores. “Elaboramos um projeto com viabilidade técnica e financeira, e, seguindo as orientações, os produtores conseguem cumprir o crédito com tranquilidade”, explica a extensionista Roseli Oliveira. “O crédito facilita o giro do dinheiro dentro da propriedade e permite investir em tecnologias, inovação e melhorias que trazem mais facilidade para o cultivo. É a fixação do pequeno e do médio produtor na área, de importância fundamental”.

Dois programas de crédito são mantidos pelo GDF: o Prospera, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), e o Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). As iniciativas de âmbito nacional englobam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), entre outras.

O titular da Seagri-DF, Rafael Bueno, enfatiza que o crédito rural contribui para ampliar a capacidade produtiva da agricultura familiar: “O crédito é de extrema importância para que o produtor trabalhe em duas linhas essenciais. A primeira é o custeio agropecuário, que é destinado à aquisição de fertilizantes e insumos de maneira geral para a próxima safra. E a segunda é o investimento em maquinários, animais, estrutura e veículos, que melhoram a logística de escoamento da produção”.

FDR Cooperativa amplia o acesso de organizações a financiamento próprio para aquisição de máquinas, equipamentos e infraestrutura, reduzindo a dependência de bens públicos

Bueno lembra que o GDF oferece suporte nas duas situações por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), operacionalizado pelo Banco de Brasília (BRB). “É um fundo em que o produtor tem um juros de 3% ao ano e, se pagar em dia, ainda tem 25% de desconto, diferentemente das taxas de mercado que chegam a dois dígitos; com isso, o produtor do Distrito Federal se torna mais competitivo”, afirma.

“Um outro ponto dentro dessa linha do crédito é a possibilidade do produtor que toma empréstimo do FDR utilizar custeio e investimento dentro do mesmo financiamento, conseguindo tanto fazer a aquisição dos adubos, das sementes, como também adquirir uma máquina e aumentar essa ação que muitas vezes é necessária”, acrescenta o gestor.

Para ampliar a capacidade de investimento no setor e criar novas linhas de apoio para públicos estratégicos, a governadora Celina Leão, em maio deste ano, sancionou mudanças na legislação do FDR. A principal novidade foi a criação do FDR Mulher, com recursos exclusivos para mulheres do campo.

Nova edição de 'Conexões e Experiências' abre inscrições para produtores rurais do DF

DF mostra força com transferência de tecnologias durante a AgroBrasília 2026

Share:

Neuer se torna o goleiro com mais jogos em Copas do Mundo

 on  with No comments 
In  
Neuer se torna o goleiro com mais jogos em Copas do Mundo

Neuer se torna o goleiro com mais jogos em Copas do Mundo

O alemão Manuel Neuer superou o também campeão da Copa do Mundo Hugo Lloris, da França, na vitória por 2 x 1 contra a Costa do Marfim

A vitória que garantiu a Alemanha no mata-mata da Copa do Mundo após 12 anos, contra a Costa do Marfim, também foi histórica para Manuel Neuer. Aos 40 anos, o goleiro se tornou o jogador da posição com mais partidas disputadas na história do torneio.

Neuer alcanlou a marca de 21 jogos e ultrapassou o francês Hugo Lloris, que esteve presente em 20 ocasiões. O alemão esteve nas edições de 2010, 2014 (campeão), 2018, 2022 e 2026.

O recorde é surpreendente. Isso porque Neuer tinha anunciado a aposentadoria após a Eurocopa de 2024 e retornou para o Mundial de 2026.

Na próxima rodada válida pelo Grupo E, a Alemanha enfrenta o Equador, equanto a Costa do Marfim encara Curaçao. Os jogos serão realizados simultaneamente na quinta, 25, às 17h (horário de Brasília).

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do Metrópoles no Instagram!

Share:

Estudo sugere que primeiros primatas surgiram em regiões frias

 on  with No comments 
In  
Estudo sugere que primeiros primatas surgiram em regiões frias

Estudo sugere que primeiros primatas surgiram em regiões frias

Pesquisa desafia teoria clássica e indica que ancestrais dos primatas modernos viveram fora dos trópicos há cerca de 66 milhões de anos

Durante décadas, cientistas acreditaram que os primeiros primatas haviam surgido em florestas tropicais quentes e úmidas. Um novo estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) coloca a hipótese em xeque ao indicar que os ancestrais dos primatas modernos provavelmente viveram em regiões frias e sazonais da América do Norte.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da universidades de Reading e Oxford, no Reino Unido. Para reconstruir a história evolutiva do grupo, os cientistas combinaram registros fósseis, informações climáticas antigas e modelos estatísticos capazes de estimar onde viveram os ancestrais dos primatas atuais.

Ciência Estudo identifica vírus humano de hepatite B em primatas da Amazônia

Estudo identifica vírus humano de hepatite B em primatas da Amazônia

É o bicho! Humanos e primatas compartilham gosto musical, aponta estudo

Ciência Fóssil minúsculo amplia mapa dos parentes mais antigos dos primatas

Fóssil minúsculo amplia mapa dos parentes mais antigos dos primatas

Ciência Homossexualidade em primatas é influenciada pelo ambiente, diz estudo

Homossexualidade em primatas é influenciada pelo ambiente, diz estudo

Os resultados indicam que os primeiros primatas surgiram há cerca de 66 milhões de anos em ambientes com estações bem definidas, verões quentes e invernos rigorosos. Segundo os autores, o grupo só alcançou as florestas tropicais milhões de anos depois.

A análise também mostrou que os primatas antigos passaram por diferentes tipos de clima ao longo da evolução, incluindo regiões frias, áridas e temperadas, antes de ocuparem os ambientes tropicais onde a maioria das espécies vive atualmente.

Outro achado importante é que a diversificação dos primatas parece ter sido favorecida por ambientes instáveis. Quando temperatura e chuvas mudavam rapidamente, populações precisavam migrar para novas áreas. Os grupos com maior capacidade de deslocamento tiveram mais chances de sobreviver e dar origem a novas espécies.

Os pesquisadores também sugerem que alguns primatas ancestrais podem ter desenvolvido estratégias para enfrentar o frio intenso, possivelmente semelhantes à hibernação observada em alguns lêmures. A hipótese, porém, ainda não foi comprovada diretamente por fósseis.

Share: