Blitz educativa encerra semana de programação especial pelo Dia Internacional de Combate às Drogas

 on  with No comments 
In  
Blitz educativa encerra semana de programação especial pelo Dia Internacional de Combate às Drogas

Blitz educativa encerra semana de programação especial pelo Dia Internacional de Combate às Drogas

Ações da Secretaria de Justiça e Cidadania alcançaram adolescentes, estudantes e motoristas, reforçando a prevenção ao uso de álcool e outras drogas e ampliando a divulgação do programa Acolhe DF

A prevenção ao uso de álcool e outras drogas ganhou as ruas de Brasília na manhã desta sexta-feira (26), com a realização de uma blitz educativa promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), em parceria com o Detran-DF. A ação, realizada atrás da Torre de TV, em frente à Funarte, marcou o encerramento da programação especial em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho.

Durante a blitz, mais de 100 veículos foram abordados, alcançando mais de 130 pessoas. Motoristas e passageiros receberam materiais informativos e orientações sobre os riscos da combinação entre álcool, drogas e direção, além de informações sobre os serviços oferecidos pelo Acolhe DF, programa do Governo do Distrito Federal coordenado pela Sejus-DF que oferece atendimento psicossocial gratuito a pessoas com dependência química e seus familiares.

A mobilização integrou uma série de ações desenvolvidas ao longo da semana pela secretaria com foco na prevenção, conscientização e promoção da saúde, reafirmando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a construção de uma cultura de cuidado, informação e responsabilidade.

“O enfrentamento às drogas passa, acima de tudo, pela prevenção e pelo acesso à informação. Quando levamos essa mensagem para as ruas, para as escolas e para os espaços de convivência, aproximamos os serviços públicos da população e fortalecemos a rede de proteção e acolhimento do Distrito Federal”, destacou o secretário de Justiça e Cidadania interino, Jaime Santana.

O subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Diego Moreno, ressaltou que a programação foi planejada para alcançar diferentes públicos e ampliar o acesso às políticas públicas: “Nosso objetivo é mostrar que prevenir é cuidar. Cada conversa, orientação e ação educativa representa uma oportunidade de evitar que mais pessoas desenvolvam problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e, ao mesmo tempo, mostrar que existe uma rede preparada para acolher quem precisa de ajuda por meio do Programa Acolhe DF”.

“O enfrentamento às drogas passa, acima de tudo, pela prevenção e pelo acesso à informação. Quando levamos essa mensagem para as ruas, para as escolas e para os espaços de convivência, aproximamos os serviços públicos da população e fortalecemos a rede de proteção e acolhimento do Distrito Federal”

Entre os motoristas abordados durante a blitz, a especialista em segurança pública Márcia de Alencar, de 60 anos, elogiou a iniciativa e destacou seu impacto social. “Esta iniciativa faz com que a prevenção se constitua de uma forma cidadã. Isso aqui é segurança cidadã. Isso aqui é contribuir para que a gente tenha um futuro seguro e em paz”, afirmou.

O corretor de imóveis Vanderlei Putti, de 72 anos, também ressaltou a importância das abordagens educativas. “A gente sabe da importância desse tema no dia a dia, mas, se ninguém aborda você para falar sobre isso, acaba caindo no esquecimento, vira paisagem. Essas intervenções na rua despertam a atenção das pessoas. Sempre é bom, nunca é demais e não incomoda de forma nenhuma”, disse.

Além de conscientizar sobre os riscos da associação entre álcool, drogas e direção, a blitz reforçou a divulgação dos canais de atendimento do programa Acolhe DF, ampliando o acesso da população às informações sobre os serviços gratuitos de acolhimento e acompanhamento psicossocial oferecidos pela Sejus.

A blitz educativa encerrou uma programação iniciada na terça-feira (24), quando cerca de 100 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participaram de um evento na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião. A atividade abordou o uso de álcool e outras drogas na adolescência e a reintegração social, promovendo um espaço de escuta, acolhimento e reflexão sobre escolhas, projeto de vida, autoestima e prevenção de comportamentos de risco.

Na quinta-feira (25), as ações seguiram com a palestra “O esporte e a cultura como instrumentos de prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, realizada no Colégio Supere, em Samambaia, reunindo 85 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. O encontro destacou o papel do esporte, da cultura e da participação comunitária na construção de trajetórias saudáveis e na prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

Também na quinta-feira, mais de 100 crianças da educação infantil participaram de uma atividade pedagógica em Nova Betânia, em São Sebastião. Conduzida por servidores da Subed, a iniciativa trabalhou educação emocional, habilidades socioemocionais, autocuidado e fortalecimento da resiliência desde os primeiros anos de vida, reforçando a importância da prevenção iniciada ainda na infância.

Blitz educativa alerta para riscos do uso de drogas e álcool no trânsito

Share:

GDF na Sua Porta: Samambaia recebe pacote de obras que reforçam infraestrutura urbana

 on  with No comments 
In  
GDF na Sua Porta: Samambaia recebe pacote de obras que reforçam infraestrutura urbana

GDF na Sua Porta: Samambaia recebe pacote de obras que reforçam infraestrutura urbana

Novacap executa intervenções em calçadas, drenagem, equipamentos públicos e áreas de lazer, com investimentos superiores a R$ 12,5 milhões

A Novacap mantém em andamento um conjunto de obras e serviços em Samambaia que promete transformar a infraestrutura urbana e ampliar os espaços de convivência da população. As intervenções integram o programa GDF na Sua Porta e somam mais de R$ 12,5 milhões em investimentos destinados à recuperação de equipamentos públicos, melhorias viárias e ampliação das áreas de lazer.

Entre os serviços executados pela Diretoria de Obras está a reforma e construção de calçadas na 1ª Avenida Norte. As equipes concluíram a concretagem do passeio público em um dos trechos e iniciaram uma nova frente de serviço. A obra é orçada em R$ 3,12 milhões.

Também seguem em andamento os trabalhos de reposição e instalação de meios-fios, com investimento de R$ 87,5 mil, além da reforma e desobstrução de bocas de lobo, serviço essencial para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos, com aporte de R$ 300 mil. “Nosso compromisso é com o dia a dia de quem vive na cidade”, afirma o diretor de Obras da Novacap, André Luiz Oliveira Vaz.

Espaços de integração Já a Diretoria das Cidades coordena a recuperação e instalação de equipamentos de lazer e convivência. O maior investimento está na reforma e reconstrução de 60 parquinhos infantis, que recebem recursos de mais de R$ 3 milhões. Parte dos equipamentos já se encontra em fase de fabricação.

GDF na Sua Porta investe R$ 6,6 milhões em infraestrutura no Riacho Fundo II

GDF na Sua Porta acelera obras e aproxima serviços da população do Paranoá

GDF investe quase R$ 2 milhões na construção de novas calçadas no Riacho Fundo II

“Os equipamentos públicos são espaços de encontro e integração social”, pontua o diretor das Cidades da Novacap, Raimundo Silva. “A recuperação de parquinhos, PECs e áreas de convivência permite que crianças, jovens e idosos tenham ambientes adequados para lazer, esporte e convivência, promove o bem-estar e pertencimento à cidade.”

Morador de Samambaia há mais de duas décadas, o motorista de aplicativo José Carlos Ferreira, de 48 anos, comemora: “Quando a gente vê uma calçada nova, os parquinhos recuperados e os espaços públicos recebendo melhorias percebe que a cidade recebe cuidados. Essas obras fazem diferença no dia a dia de quem mora aqui e ajudam a valorizar o bairro”.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Novas viaturas vão reforçar capacidade operacional da segurança pública do DF

 on  with No comments 
In  
Novas viaturas vão reforçar capacidade operacional da segurança pública do DF

Novas viaturas vão reforçar capacidade operacional da segurança pública do DF

Com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, SSP-DF adquiriu 13 veículos que fortalecem a atuação integrada das forças de segurança do Distrito Federal

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) fez a entrega de 13 novas viaturas nesta sexta-feira (26). Os veículos passam a integrar a frota da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), responsável pelo planejamento, coordenação e execução das principais operações integradas de segurança pública no Distrito Federal.

Foram entregues dez veículos Corolla Cross e três caminhonetes Fiat Titano, adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), geridos por meio do Fundo de Segurança Pública do Distrito Federal (FUSP-DF). O investimento soma R$ 2.259.000.

Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Patury, o investimento representa mais um avanço na política permanente de modernização da segurança pública. “Investir em equipamentos modernos aumenta a capacidade de resposta do Estado. Essas viaturas fortalecem a atuação da SSP-DF, ampliam as condições de trabalho das equipes, da capacidade de mobilidade e resposta das equipes da Sopi e garantem mais eficiência ao planejamento e à execução das operações conjuntas. Oferecer às forças de segurança os recursos necessários para que continuem prestando um serviço cada vez mais qualificado à população é um compromisso do Governo do Distrito Federal”.

"Essas viaturas fortalecem a atuação da Secretaria de Segurança Pública, ampliam as condições de trabalho das equipes, da capacidade de mobilidade e resposta das equipes da SOPI e garantem mais eficiência ao planejamento e à execução das operações conjuntas"

Os investimentos fazem parte de um conjunto de aquisições aprovadas pelo Conselho de Administração do Fundo de Segurança Pública do Distrito Federal (Cafusp), após identificação das necessidades operacionais das forças de segurança. Os recursos são originários do Fundo Nacional de Segurança Pública, repassados ao Distrito Federal para fortalecimento das políticas de segurança.

"A incorporação dessas novas viaturas amplia a capacidade operacional da subsecretaria responsável pelas ações integradas da Secretaria de Segurança Pública, garantindo mais agilidade, mobilidade e eficiência no planejamento e na coordenação das operações. O reforço da frota dará suporte ao monitoramento de grandes eventos, às ações integradas de preservação da ordem pública e às operações realizadas em conjunto com as forças de segurança e demais órgãos do GDF. É um investimento que fortalece a atuação do Estado e gera reflexos diretos na segurança e na qualidade de vida da população”, destacou Paulo André Vieira Monteiro, secretário-executivo de Segurança Pública.

Até o final de novembro, a previsão é de entrega de outras 115 viaturas e oito aeronaves remotamente pilotadas (drones), destinadas à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Entre os equipamentos previstos, estão 42 caminhonetes Mitsubishi L200, 25 motocicletas e duas viaturas de patrulhamento para a PMDF, além de 36 ambulâncias e dez caminhonetes Mitsubishi L200 para o CBMDF.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Encontro de mães atípicas fortalece diálogo e acolhimento às famílias no DF

 on  with No comments 
In  
Encontro de mães atípicas fortalece diálogo e acolhimento às famílias no DF

Encontro de mães atípicas fortalece diálogo e acolhimento às famílias no DF

Iniciativa da Ceiis reúne mães, especialistas e representantes do GDF para ampliar a escuta e fortalecer políticas públicas voltadas às famílias atípicas

A Chefia Executiva de Integração e Inovação Social (Ceiis) promoveu, nesta quinta-feira (25), o II Encontro de Mães Atípicas, reafirmando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão, ao acolhimento e ao cuidado das famílias atípicas. Liderado pela consultora-chefe da Ceiis, Adriana Pinheiro, o encontro proporcionou um espaço de escuta qualificada, diálogo e troca de experiências entre mães que vivenciam diariamente os desafios do cuidado com filhos atípicos.

A programação contou com a participação das subsecretárias de Saúde Mental, Fernanda Falcomer, e de Ações Temáticas, Dayanne Timóteo, que ouviram de perto os relatos, demandas e necessidades apresentadas pelas participantes. O momento também permitiu a troca de informações sobre serviços públicos, políticas de apoio e caminhos para o fortalecimento da rede de atendimento às famílias.

Durante o encontro, as mães compartilharam experiências relacionadas aos desafios do acesso aos serviços de saúde, inclusão, desenvolvimento infantil e suporte emocional, contribuindo para a construção de um diálogo mais próximo entre o poder público e a população.

Adriana Pinheiro destacou a importância de criar espaços permanentes de escuta: "Quando ouvimos quem vive essa realidade todos os dias, conseguimos compreender melhor suas necessidades e construir políticas públicas mais humanas, acolhedoras e eficientes. Nosso compromisso é fortalecer esse diálogo e ampliar a rede de apoio às famílias atípicas".

A iniciativa integra as ações da Ceiis voltadas à promoção da inclusão social, da cidadania e da articulação entre diferentes áreas do GDF, buscando aproximar os serviços públicos das necessidades reais da população.

O II Encontro de Mães Atípicas reforça o compromisso da Ceiis em promover espaços de acolhimento e participação social, reconhecendo que a escuta ativa é um passo essencial para a construção de políticas públicas mais eficazes e sensíveis às diferentes realidades das famílias do Distrito Federal.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Renata D'Aguiar destaca importância de fortalecer instituições sociais que transformam vidas

 on  with No comments 
In  
Renata D'Aguiar destaca importância de fortalecer instituições sociais que transformam vidas

Renata D'Aguiar destaca importância de fortalecer instituições sociais que transformam vidas

O trabalho desenvolvido por organizações sociais tem sido fundamental para garantir apoio a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Mais do que oferecer assistência imediata, esses projetos promovem acolhimento, dignidade e novas oportunidades para quem mais precisa.

Ao destacar iniciativas de impacto social, Renata D'Aguiar chamou atenção para a importância de fortalecer quem está na linha de frente desse trabalho. Segundo ela, instituições que atuam diariamente nas comunidades precisam de apoio para continuar levando esperança e assistência onde muitas vezes o poder público não consegue alcançar.

Como exemplo, Renata ressaltou a atuação de Joana Guedes à frente do programa Desperdício Zero, iniciativa que contribui para o combate ao desperdício de alimentos e amplia a segurança alimentar de inúmeras famílias. O projeto também fortalece entidades sociais que realizam um importante trabalho comunitário.

"Tem trabalho social que acontece em silêncio, mas sustenta muitas famílias todos os dias. É a comida que chega à mesa, o acolhimento que vem na hora certa e a oportunidade que aparece quando alguém já pensava em desistir", destacou Renata.

Ela também reforçou que cuidar de quem cuida da população é essencial para ampliar o alcance das ações sociais. "Quando uma instituição social tem força, a comunidade inteira sente o impacto", afirmou.

Ao final da publicação, Renata D'Aguiar incentivou a participação da população, convidando os moradores a compartilharem exemplos de organizações da sociedade civil e projetos sociais que fazem a diferença em suas comunidades, fortalecendo a rede de solidariedade e valorizando iniciativas que transformam vidas diariamente.

Share:

Governadora Celina Leão destaca avanço das obras da nova rede elétrica na 26 de Setembro

 on  with No comments 
In  
Governadora Celina Leão destaca avanço das obras da nova rede elétrica na 26 de Setembro

Governadora Celina Leão destaca avanço das obras da nova rede elétrica na 26 de Setembro

A região da 26 de Setembro começou a receber uma importante obra de infraestrutura que promete melhorar a qualidade de vida de milhares de moradores. Teve início a implantação da nova rede elétrica, um investimento que busca ampliar a segurança, garantir o fornecimento regular de energia e fortalecer o desenvolvimento da comunidade.

A iniciativa representa um avanço para uma das regiões que mais cresceram nos últimos anos e que aguardava por melhorias na infraestrutura elétrica. Com a modernização da rede, as famílias passam a contar com um sistema mais seguro, confiável e preparado para atender à demanda da população.

A governadora Celina Leão destacou que o compromisso da gestão é levar investimentos para as áreas que mais precisam de atenção, priorizando obras que impactam diretamente o cotidiano dos cidadãos.

"Estamos trabalhando para levar mais dignidade, segurança e qualidade de vida para a população. Desenvolvimento também significa investir em infraestrutura e garantir serviços essenciais para quem vive e constrói a história da nossa cidade", ressaltou.

Além de proporcionar mais estabilidade no fornecimento de energia, a nova rede elétrica também cria condições para o crescimento da região, beneficiando moradores, comerciantes e futuros empreendimentos.

A obra integra o conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana no Distrito Federal, reforçando o compromisso do governo com investimentos que promovam desenvolvimento e bem-estar para a população da 26 de Setembro.

Share:

Pré-diabetes pode ser revertida, mas exige mudança de hábitos e acompanhamento médico

 on  with No comments 
In  
Pré-diabetes pode ser revertida, mas exige mudança de hábitos e acompanhamento médico

Pré-diabetes pode ser revertida, mas exige mudança de hábitos e acompanhamento médico

No Dia Nacional do Diabetes, especialista do IgesDF alerta que o diagnóstico precoce é a principal oportunidade para evitar a evolução da doença

No Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), especialistas reforçam um alerta importante: a pré-diabetes pode ser revertida quando identificada precocemente e tratada com mudanças no estilo de vida. A condição, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, é um sinal de que o organismo já apresenta dificuldade para controlar o açúcar e aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

“A pré-diabetes indica que o corpo está começando a dar sinais de que não está conseguindo controlar adequadamente a glicemia”

A alteração geralmente não provoca sintomas e, na maioria das vezes, é descoberta apenas em exames de rotina. Por isso, pessoas com fatores de risco devem fazer acompanhamento médico periódico para identificar precocemente mudanças na glicemia e evitar a evolução da doença.

A endocrinologista Tatiana Wanderley, do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), explica que a alteração funciona como um importante sinal de alerta do organismo.

“A pré-diabetes indica que o corpo está começando a dar sinais de que não está conseguindo controlar adequadamente a glicemia”, explica. “É muito importante agir nesse momento para evitar que o quadro evolua ou, em alguns casos, até revertê-lo. O mais importante é mudar o estilo de vida, com alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas.”

A especialista lembra que a condição geralmente não provoca sintomas, o que torna ainda mais importante a realização periódica de exames, principalmente em pessoas com fatores de risco, como excesso de peso, pressão alta, alterações no colesterol e triglicerídeos, histórico familiar de diabetes e sedentarismo.

UPAs do DF reforçam assistência no atendimento de complicações da diabetes

Tratamento para obesidade infantojuvenil no HCB inclui indicação de canetas emagrecedoras

Aferição regular ajuda em controle da hipertensão e prevenção de doenças cardiovasculares

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com a doença. Identificar e tratar a pré-diabetes é uma das principais estratégias para reduzir o avanço da doença e prevenir complicações futuras.

Paciente do HBDF, Samuel de Moraes Costa descobriu que tinha diabetes após perder muito peso sem motivo aparente. Em tratamento há cerca de dez anos, ele ressalta a importância do acompanhamento contínuo e acredita que agir ainda na fase da pré-diabetes faz toda a diferença.

“Em caso de pré-diabetes, é essencial tentar controlar agora e não deixar para depois”, recomenda ele. “É importante tomar muito cuidado com a alimentação. Hoje em dia é fácil ter acesso a comidas industrializadas e pouco saudáveis, mas o corpo sente os efeitos de uma alimentação desequilibrada.”

Por ser uma unidade de referência em atendimentos de alta complexidade, o Hospital de Base acompanha ambulatorialmente pacientes com formas mais graves da doença. A porta de entrada para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do diabetes é a unidade básica de saúde (UBS), responsável pela avaliação inicial e pelo encaminhamento dos pacientes quando necessário.

Share:

Brasília Tech Hub impulsiona inovação e gera 13 mil empregos

 on  with No comments 
Brasília Tech Hub impulsiona inovação e gera 13 mil empregos

Brasília Tech Hub impulsiona inovação e gera 13 mil empregos

Com investimento de R$ 1 bilhão, empreendimento ocupará área de mais de 100 mil metros quadrados no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic)

Mateus Vidigal e Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Nesta quinta-feira (25), o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o Brasília Tech Hub — Distrito de Tecnologia e Inovação Antonio Fábio Ribeiro, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). O projeto é uma das principais iniciativas voltadas para a inovação e o desenvolvimento do Distrito Federal e visa consolidar o DF como um polo tecnológico de referência no país.

O Brasília Tech Hub tem o objetivo de ocupar o Biotic por meio da concentração de empresas de tecnologia, centros de inovação e iniciativas que fomentem o ecossistema de inovação local. O nome do projeto, Antonio Fábio Ribeiro, remete ao ex-presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), um dos grandes entusiastas da criação de um parque tecnológico em Brasília, falecido em 2012.

Durante a solenidade, a governadora Celina Leão anunciou que o local será o grande centro de tecnologia e inovação da América Latina dentro de anos. “Não há outra cidade que tenha vocação, logística, água e energia como nós podemos disponibilizar para o setor”, declarou.

O Brasília Tech Hub ocupará uma área de mais de 100 mil metros quadrados dentro do BIOTIC. O novo empreendimento terá a capacidade de abrigar 65 empresas de tecnologia e gerar mais de 13 mil empregos no setor, com investimento previsto de mais de R$ 1 bilhão da iniciativa privada na construção de centros de inovação, startups, edifícios corporativos e centros de pesquisa e desenvolvimento.

“Quando olhamos para países como Israel, China e Estados Unidos, vemos essa estrutura como peça central, e tenho certeza de que Brasília consolida esse movimento com o Biotic e com o Brasília Tech Hub”

“Não tem nenhum estado fazendo aquilo que o Distrito Federal pode fazer na vanguarda da tecnologia e da inovação tecnológica”, enfatizou Celina Leão. “Esse parque aqui é um marco para nossa economia.”

O empreendimento, que vai ocupar uma área superior a 100 mil metros quadrados dentro do Biotic, foi concebido para acelerar a ocupação qualificada do parque, conectando empresas, universidades, centros de pesquisa e poder público em um mesmo ecossistema de inovação.

O lançamento também simboliza a concretização de um projeto aguardado há mais de duas décadas pelo setor produtivo de tecnologia da capital federal, que historicamente defendia a implantação de um ambiente estruturado para inovação no Distrito Federal.

“Todo ecossistema de inovação consolidado no mundo tem um parque tecnológico como motor desse desenvolvimento”, pontuou o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), Leonardo Reisman. “Quando olhamos para países como Israel, China e Estados Unidos, vemos essa estrutura como peça central, e tenho certeza de que Brasília consolida esse movimento com o Biotic e com o Brasília Tech Hub.”

“Aqui serão gerados empregos, serão geradas rendas e produtos que vão diversificar a nossa matriz econômica”

De acordo com o presidente da Terracap, Júlio César Reis, o Biotic — definido por ele como o “braço operacional e executivo” da Terracap na área de tecnologia — representa uma evolução importante para a economia do Distrito Federal.

“Aqui serão gerados empregos, serão geradas rendas e produtos que vão diversificar a nossa matriz econômica”, reforça. “Isso faz parte de uma política da Terracap de diversificação de seus produtos, de separar aquilo que é diferente e de dar um maior retorno à sociedade.”

Share:

Secretário Cristiano Araujo destaca a importância da proximidade com a população

 on  with No comments 
In  
Secretário Cristiano Araujo destaca a importância da proximidade com a população

Secretário Cristiano Araujo destaca a importância da proximidade com a população

O Secretário Cristiano Araujo compartilhou em suas redes sociais a motivação que o impulsiona em sua trajetória profissional: a conexão com as pessoas. Em sua mensagem, ele enfatiza que ouvir as histórias e compreender as lutas diárias da população é uma vocação que transcende uma simples escolha, tornando-se um verdadeiro chamado para o serviço público.

Araujo acredita que a verdadeira luta por melhorias na vida dos cidadãos só é possível quando se conhece de perto a realidade enfrentada por cada um. Essa abordagem humanizada é o que o move a buscar soluções e a promover ações que visam fazer a diferença na vida das pessoas. Para ele, o ato de cuidar e estar presente é essencial para construir uma sociedade mais justa e solidária.

O secretário expressou sua gratidão pela oportunidade de viver essa missão diariamente, ressaltando que a recompensa mais significativa é ver sorrisos sinceros e sentir que está caminhando lado a lado com a comunidade. Essa visão de trabalho colaborativo e empático reflete um compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, reforçando a importância da atuação do serviço público em prol do bem-estar social. Saiba mais aqui

R
reel
Perfil oficial
Ver perfil
Saiba mais: acesse o perfil/link oficial para acompanhar mais informações sobre esta matéria.
Share:

Região Oeste debate prioridades para fortalecer SUS em Conferência Regional de Saúde

 on  with No comments 
In  
Região Oeste debate prioridades para fortalecer SUS em Conferência Regional de Saúde

Região Oeste debate prioridades para fortalecer SUS em Conferência Regional de Saúde

Encontro considerou propostas de usuários, trabalhadores e gestores para definir diretrizes que serão apresentadas em evento nacional, previsto para 2027

Como parte da programação das Conferências Regionais de Saúde do Distrito Federal, a Região Oeste realizou seu encontro nesta quinta-feira (25). Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da área e gestores da Secretaria de Saúde (SES-DF) discutiram os principais desafios da saúde pública na área que abrange Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.

O superintendente e presidente da Conferência Regional da Região Oeste, Cézar Renk, ressalta que a construção coletiva é essencial para ampliar a qualidade da assistência prestada à população. “O avanço da saúde pública depende da construção conjunta entre todas as frentes. É esse diálogo que fortalece a região Oeste e ajuda a enfrentar nossos desafios", avalia.

As propostas construídas durante os debates serão apresentadas na 12ª Conferência Distrital de Saúde (CDS), que ocorre em 2027.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, as conferências regionais ocorrem até 1º de julho nas sete Regiões de Saúde do DF. Nessa etapa, a participação é livre para toda a população.

Representando os usuários do SUS, Eduardo Fleury reforça que o espaço permite levar as experiências e as necessidades da população para o centro das discussões. “A participação da sociedade é essencial, pois é dela que surgem contribuições para melhorar a nossa saúde. Quando compartilhamos, ajudamos a apontar caminhos para aperfeiçoar os serviços."

“A participação da sociedade é essencial, pois é dela que surgem contribuições para melhorar a nossa saúde. Quando compartilhamos, ajudamos a apontar caminhos para aperfeiçoar os serviços"

Na região Oeste os três segmentos de participantes se dividiram em grupos para discutir quatro eixos temáticos: democracia, direito à saúde e soberania nacional; financiamento do SUS; desafios relacionados às emergências climáticas e à justiça socioambiental; e modelos de atenção, gestão e cuidado integral.

“O envolvimento dos três segmentos é fundamental para construir propostas viáveis. É ouvindo quem utiliza os serviços que conseguimos apontar prioridades para a saúde pública”, afirma a coordenadora-adjunta da 12ª CDS e membro do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Fátima Rôla.

Para o representante dos trabalhadores e presidente do Conselho de Saúde de Brazlândia, Jefferson Júnior, quem atua diariamente na assistência também tem papel decisivo nesse processo. “O profissional está na linha de frente do atendimento, orienta a população e contribui diretamente para o funcionamento do SUS. Sua participação é indispensável nessa etapa”, aponta.

Após a aprovação do Relatório Final da 12ª CDS, o documento é oficialmente enviado à Comissão Organizadora Nacional, onde as diretrizes aprovadas no DF são integradas aos relatórios dos demais estados, compondo o Relatório Consolidado Nacional. Esse instrumento serve de base para as deliberações e votações da 18ª Conferência Nacional de Saúde (18ª CNS), prevista para julho de 2027.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Curso Cidadania no Trânsito forma mais 231 estudantes de escolas públicas

 on  with No comments 
In  
Curso Cidadania no Trânsito forma mais 231 estudantes de escolas públicas

Curso Cidadania no Trânsito forma mais 231 estudantes de escolas públicas

Capacitação oferecida pelo Detran-DF já atendeu 2.071 estudantes do Ensino Médio desde 2021, preparando-os para a prova teórica do processo de habilitação

Nesta sexta-feira (26), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal promove a cerimônia de formatura de 231 estudantes do ensino médio que concluíram o curso Cidadania no Trânsito. A solenidade será às 9h e às 14h30, no auditório do Detran da 913 Sul.

"Essa união entre educação e segurança viária é o que nos permite construir, hoje, o trânsito humano e seguro que queremos para o amanhã do Distrito Federal”

Para o gerente da Escola Pública de Trânsito, Marcelo Granja, a formatura desses 231 jovens consolida o sucesso da parceria entre o Detran-DF e a Secretaria de Educação que transforma realidades e se torna indispensável na integração entre o trânsito e o ambiente pedagógico.

“Não estamos apenas facilitando o caminho para a primeira habilitação; estamos, acima de tudo, formando cidadãos conscientes, integrados e preparados para proteger a vida. Essa união entre educação e segurança viária é o que nos permite construir, hoje, o trânsito humano e seguro que queremos para o amanhã do Distrito Federal”, ressalta Marcelo Granja.

A capacitação teórica integra o Programa Detran nas Escolas, oferecido pelo Departamento de Trânsito com o objetivo de preparar jovens das escolas públicas do Distrito Federal para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Atualmente, o curso está em sua sexta edição e já atendeu 2.071 estudantes desde 2021.

Concluído o 5º ciclo do programa Cidadania no Trânsito em escolas públicas

Curso do Detran-DF forma professores para ampliar educação no trânsito nas escolas públicas

Estudantes de Ceilândia aprendem sobre segurança e cidadania no trânsito em ação educativa do Detran-DF

Receberão certificados de conclusão do curso alunos de 10 turmas oferecidas em nove escolas: 64 estudantes de duas turmas do CEM 01 do Gama; 19 do CEM 414 de Samambaia; 14 do CED 01 da Estrutural; 30 do CED 01 do Itapoã; 25 do CEM 804 do Recanto das Emas;17 do CEM 01 do Riacho Fundo II; 23 do CEMI do Cruzeiro; 19 do CEM 12 de Ceilândia; e 20 do polo na Escola Técnica de Santa Maria.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Festa Junina do Instituto Inverso celebra cultura, inclusão e economia solidária

 on  with No comments 
In  
Festa Junina do Instituto Inverso celebra cultura, inclusão e economia solidária

Festa Junina do Instituto Inverso celebra cultura, inclusão e economia solidária

A iniciativa transforma o local em um espaço de encontro, com atrações para todas as idades e incentivo à produção local; evento está marcado para o próximo sábado (27), a partir das 15h, na 408 Norte

A tradicional festa junina do Instituto Inverso será realizada no próximo sábado (27), das 15h às 21h, na sede da instituição, localizada na 408 Norte. Gratuito e aberto ao público, o evento promete reunir moradores e visitantes em uma programação que valoriza a cultura popular e a convivência comunitária. A programação conta com quadrilha, comidas típicas, música ao vivo, apresentações culturais e uma feira de economia solidária, onde artesãos e produtores locais poderão expor e comercializar seus trabalhos. A iniciativa conta com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

Fundado em 2001, o Instituto Inverso atua há 25 anos como centro de convivência em saúde mental, arte e cultura. Inspirado no legado da psiquiatra Nise da Silveira, o espaço desenvolve oficinas, atividades artísticas e ações voltadas à promoção da inclusão, do bem-estar e da participação social.

Para a oficineira de artesanato e diretora do instituto, Therezinha Maria da Rocha, a festa é construída coletivamente e representa a essência do espaço. "O centro de convivência é um lugar em que as pessoas não são apenas convidadas, mas fazem a festa acontecer. Aqui, elas realizam seus desejos, suas vontades e suas fantasias. A festa junina reúne tudo isso: sonho, fantasia e vontade. Cada um traz um pouco de si para esse momento", diz.

"A organização vem de dentro. A decoração e tudo o que é preparado refletem aquilo que os frequentadores do centro têm para oferecer à sociedade, aos familiares e a todos que quiserem celebrar conosco. A festa junina é isso", complementa a diretora.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Fernando Modesto, destaca: "As festas juninas fazem parte da identidade cultural brasileira e desempenham um papel fundamental na preservação das nossas tradições e no fortalecimento dos vínculos comunitários. Quando iniciativas como esta ocupam os territórios com arte, convivência e participação social, elas ampliam o acesso à cultura e fortalecem espaços que promovem inclusão e cidadania”.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Convênio celebra o fortalecimento da fiscalização do setor elétrico no DF

 on  with No comments 
In  
Convênio celebra o fortalecimento da fiscalização do setor elétrico no DF

Convênio celebra o fortalecimento da fiscalização do setor elétrico no DF

A parceria deve contribuir diretamente para o fortalecimento da fiscalização dos serviços prestados pela concessionária local de distribuição de energia elétrica

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) celebram o Convênio de Cooperação nº 01/2026, que tem como objetivo fortalecer a atuação integrada na fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica no Distrito Federal. O instrumento prevê a delegação de competências da Aneel à Adasa para a execução de atividades complementares relacionadas ao setor elétrico, em regime de gestão associada de serviços públicos, ampliando a capacidade institucional e promovendo maior eficiência da fiscalização no âmbito distrital.

A parceria deve contribuir diretamente para o fortalecimento da fiscalização dos serviços prestados pela concessionária local de distribuição de energia elétrica e possibilitará um acompanhamento mais minucioso da continuidade e da qualidade do serviço oferecido à população.

Em última análise, o convênio reforça o compromisso das agências com a oferta de energia elétrica segura, disponível e de qualidade para os consumidores do DF. Com a formalização do acordo, o Distrito Federal se tornará a 16ª unidade da federação a integrar o modelo de descentralização das atividades do setor elétrico.

Atualmente, Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe já mantêm convênios vigentes com a Aneel, fortalecendo a atuação local na supervisão da distribuição de energia.

A iniciativa representa um avanço na cooperação federativa e na modernização das ações de fiscalização do setor, contribuindo para a integração institucional, segurança regulatória e melhoria dos serviços prestados aos cidadãos brasilienses.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Cidade Estrutural ganha quarto chafariz em Santa Luzia e amplia acesso à água para moradores

 on  with No comments 
In  
Cidade Estrutural ganha quarto chafariz em Santa Luzia e amplia acesso à água para moradores

Cidade Estrutural ganha quarto chafariz em Santa Luzia e amplia acesso à água para moradores

A comunidade de Santa Luzia, na Cidade Estrutural, recebeu mais um importante reforço no abastecimento de água. A Administração Regional da Cidade Estrutural, em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), entregou o quarto chafariz da região, atendendo a uma demanda apresentada pelos moradores.

A iniciativa busca garantir mais acesso à água potável enquanto seguem em andamento as obras da rede definitiva de abastecimento, que prometem levar mais segurança e qualidade de vida para centenas de famílias da localidade.

Santa Luzia vem recebendo uma série de investimentos em infraestrutura por parte do Governo do Distrito Federal (GDF). As ações incluem melhorias que visam ampliar os serviços públicos e proporcionar melhores condições de vida para a população.

A instalação do novo chafariz representa mais um avanço para a comunidade, beneficiando diretamente os moradores que dependem do acesso regular à água. Segundo a Administração Regional, o trabalho continuará sendo realizado para atender as necessidades da população e acompanhar o desenvolvimento da região.

A entrega reforça o compromisso do GDF em estar próximo da comunidade, levando soluções práticas e investimentos que contribuem para o bem-estar dos cidadãos. "Esse é o GDF na sua porta, trabalhando por você", destaca a mensagem da administração.

Share:

Gustavo Aires participa da Corrida Elas e reforça apoio à conscientização sobre a E.L.A.

 on  with No comments 
In  
Gustavo Aires participa da Corrida Elas e reforça apoio à conscientização sobre a E.L.A.

Gustavo Aires participa da Corrida Elas e reforça apoio à conscientização sobre a E.L.A.

Gustavo Aires, participou neste domingo da Corrida Elas, evento que também abriu espaço para uma importante causa social: a conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A.), doença neurodegenerativa que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.

A mobilização ocorreu em referência ao Dia Nacional de Luta Contra a E.L.A., reunindo participantes, familiares, apoiadores e representantes de instituições comprometidas com a promoção da informação, do acolhimento e da inclusão das pessoas que convivem com a doença.

Durante a programação, foi realizada a caminhada “E.L.A. Não Nos Para”, organizada pelo Instituto Odilon Aires, em parceria com a APEMIGOS, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a enfermidade, estimular a empatia e fortalecer a rede de apoio aos pacientes e seus familiares.

Para Gustavo Aires, iniciativas como essa são fundamentais para dar visibilidade a uma causa que precisa ser debatida pela sociedade. A participação no evento reforçou o compromisso com ações que promovam a conscientização e o respeito às pessoas que enfrentam diariamente os desafios impostos pela E.L.A.

Mais do que uma caminhada, o encontro representou uma demonstração de solidariedade e união. Cada passo dado pelos participantes simbolizou a luta por mais informação, incentivo à pesquisa científica, acesso a tratamentos e melhor qualidade de vida para quem convive com a doença.

A mensagem deixada pelos organizadores foi clara: embora a E.L.A. possa limitar movimentos físicos, ela jamais será capaz de impedir a força, a coragem e a determinação daqueles que seguem lutando por dignidade, inclusão e esperança.

“E.L.A. não nos para” foi o lema que marcou o evento e emocionou todos os presentes, reforçando a importância da mobilização coletiva em prol dessa causa.

Share:

Deputado destaca importância de lei que garante saúde visual para crianças em fase de alfabetização

 on  with No comments 
In  
Deputado destaca importância de lei que garante saúde visual para crianças em fase de alfabetização

Deputado destaca importância de lei que garante saúde visual para crianças em fase de alfabetização

A alfabetização é um dos momentos mais importantes na vida escolar de uma criança. No entanto, milhares de estudantes enfrentam dificuldades para aprender a ler e escrever por um motivo que muitas vezes passa despercebido: problemas de visão não diagnosticados.

Chamando a atenção para essa realidade, o deputado distrital destacou em suas redes sociais a importância de uma legislação voltada para a saúde visual das crianças em idade escolar. Em uma publicação descontraída, o parlamentar lançou um desafio aos seguidores para tentarem ler uma frase escrita em letras extremamente pequenas, fazendo uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por alunos que não conseguem enxergar adequadamente.

"Agora imagina quantas crianças estão na fase de alfabetização, aprendendo a ler e escrever, mas sem acesso a algo básico: enxergar bem", destacou o deputado.

Segundo o parlamentar, a iniciativa busca garantir que estudantes tenham acesso a avaliações e acompanhamento da saúde ocular, permitindo a identificação precoce de problemas que podem comprometer o desempenho escolar.

A medida reforça a importância de políticas públicas voltadas à educação e à saúde, reconhecendo que o aprendizado depende também de condições adequadas para o desenvolvimento infantil. Com a identificação e correção de problemas de visão, crianças ganham mais oportunidades de acompanhar as atividades em sala de aula, melhorar o rendimento escolar e desenvolver todo o seu potencial.

Para o deputado, investir na saúde visual dos estudantes é investir no futuro. "Quando garantimos que nossas crianças enxerguem bem, estamos ajudando a construir um caminho de mais aprendizado, inclusão e oportunidades para todos", ressaltou.

A ação evidencia como iniciativas simples podem gerar impactos significativos na vida de milhares de crianças, contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade no Distrito Federal.

P
p
Perfil oficial
Ver perfil
Saiba mais: acesse o perfil/link oficial para acompanhar mais informações sobre esta matéria.
Share:

Dada a largada: Brasília inicia contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️

 on  with No comments 
In  
Dada a largada: Brasília inicia contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️

Dada a largada: Brasília inicia contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️

Ação apoiada pela FIFA reuniu crianças dos Centros Olímpicos do DF em uma programação especial no Estádio Mané Garrincha, no Parque da Cidade e na Rodoviária do Plano Piloto

Está dada a largada para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™️. A exatamente um ano do início da competição, Brasília recebeu nesta quarta-feira (24) uma série de ações apoiadas pela entidade máxima do futebol para celebrar a importante marca. A iniciativa, liderada pela FIFA e pelos organizadores do torneio, reforçou o papel da capital como uma das cidades-sede do mundial, o primeiro a ser realizado na América do Sul.

A programação especial uniu esporte, inclusão e participação social. As atividades foram articuladas em alinhamento com o Comitê Executivo responsável pela organização do evento e se dividiram em três cartões-postais da cidade: o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Parque da Cidade e a Rodoviária do Plano Piloto.

As celebrações começaram no gramado da Arena Mané Garrincha, onde cerca de 700 crianças dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF se reuniram para formar um grande mosaico comemorativo nas arquibancadas. O momento foi idealizado para simbolizar a união, a diversidade e o forte legado que o esporte deixa para as futuras gerações.

Empolgado com a Seleção Feminina de futebol do Brasil, Eduardo Xavier, de apenas 7 anos, faz natação e futebol no Centro Olímpico do Setor O. Demonstrando animação no evento desta quarta-feira, o pequeno contou que vai assistir a todos os jogos da seleção feminina e que adorou ter conhecido o Estádio Mané Garrincha: “Estou achando muito divertido, porque é a primeira vez que eu venho ao Estádio”.

Também foi a primeira visita de Camilly Victoria de Oliveira, de 10 anos. Ela pratica atletismo e natação no Centro Olímpico de São Sebastião desde os 4 anos: “Estou achando muito legal. É muita emoção estar aqui, dá até vontade de chorar. Eu nunca estive aqui e estou amando”, contou, emocionada. Já Eloah Nery, também com 10 anos e na turma de natação no Centro Olímpico de São Sebastião, foi ao Estádio Mané Garrincha pela segunda vez. Agora, a animação veio em contar os dias até o torneio feminino. “Eu estou muito feliz, a gente está se divertindo muito e agradeço todos os professores que conseguiram trazer a gente aqui”, relatou.

Na sequência, os jovens atletas seguiram para o Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Lá, participaram de atividades coletivas que incluíram a pintura do chão em áreas conhecidas do público, como a entrada do Estacionamento 10, o Parque Ana Lídia e o Castelinho. O foco dessa etapa foi celebrar o mundial e espalhar mensagens de cidadania, inclusão e incentivo à prática esportiva.

A população do Distrito Federal também foi convidada a entrar no clima da contagem regressiva. Simultaneamente aos eventos com as crianças, a plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto sediou uma grande ação de engajamento. Quem passou pelo terminal pôde interagir com um cenário temático (backdrop) montado com artes enviadas pela própria FIFA e participar de um desafio de golzinho.

Quem também marcou presença no evento desta quarta-feira foi a ex-futebolista Mariléia Santos, que ficou conhecida no meio esportivo pelo apelido de Michael Jackson. Considerada uma lenda do futebol feminino e uma das pioneiras na modalidade, ela fez história nos gramados como atacante da Seleção Brasileira Feminina nas décadas de 1980 e 1990, com mais de 1,5 mil gols na carreira. A ex-atleta defendeu a Seleção Brasileira de Futebol Feminino por 12 anos e disputou as Copas do Mundo de 1991 e 1995, além das Olimpíadas de Atlanta em 1996.

A ex-atacante da seleção destacou a importância da preparação para o evento da FIFA e da construção de um legado para as próximas gerações. “Falta um ano para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™️e esse trabalho que o DF está fazendo, por ser uma das sedes, é muito importante. Não é só a competição, temos que pensar no legado, para que essas crianças tenham um futuro no futebol feminino com respeito, porque é isso que o esporte precisa. Estou muito feliz por fazer parte desse momento, que é uma virada de chave do futebol feminino. Enquanto atleta, eu sonhei em jogar uma Copa do Mundo em casa. Hoje, eu me sinto orgulhosa, porque o Brasil é o país do futebol — masculino e o feminino também. Tenho certeza que vamos trabalhar para deixar o melhor legado social e esportivo”, ressaltou.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Novos ônibus elétricos começam a circular no DF

 on  with No comments 
In  
Novos ônibus elétricos começam a circular no DF

Novos ônibus elétricos começam a circular no DF

Operação teve início nesta quarta-feira (24) com quatro linhas saindo da Rodoviária do Plano Piloto

Os usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal já podem viajar nos novos ônibus elétricos da capital. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) liberou, nesta quarta-feira (24), os primeiros 12 veículos da frota de 90 ônibus elétricos entregues em maio. Esses veículos passaram por cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento, instalação de validadores no Sistema de Transporte Público Coletivo para o funcionamento da operação. Eles começam a circular em quatro linhas com viagens que saem da Rodoviária do Plano do Piloto.

As linhas atendidas são a 109.3, que passa pela Esplanada dos Ministérios e vai para o Setor de Autarquias Sul/Pátio Brasil; a 109.4, que faz o percurso para a Esplanada dos Ministérios; a 108.5, que vai até a Rodoferroviária passando pelo Setor Militar Urbano; e a linha 0.110, que atende os universitários e demais passageiros que se deslocam para a região da UnB.

A titular da Semob-DF, Sandra Holanda, explicou que os veículos serão liberados progressivamente até atingir a totalidade da frota. A operação vai começar em quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia. “A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e fortaleça seu o compromisso com a descarbonização, a moblidade inclusiva e as práticas inovadoras e transparentes, reduzindo os impactos ambientais”, explicou a secretária.

Com a aquisição dos novos ônibus elétricos, o GDF avança na transição energética da frota. Os veículos foram importados da China pela empresa Piracicabana e representam ganhos para a população, a mobilidade sustentável e o meio ambiente. Ao todo, são 90 veículos que beneficiarão cerca de 70 mil passageiros por dia, em área que realiza cerca de 281 viagens diariamente.

Os veículos são 100% elétricos, equipados com ar-condicionado, piso baixo, acessibilidade total e sistema de câmeras. A operação é silenciosa, contribuindo para a redução de ruído urbano, e com zero emissão de poluentes. Juntos, os veículos vão reduzir 615 toneladas de CO2 por mês, com impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de 120 mil árvores por ano.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Bebês internados no Hospital de Base participam de ensaio junino

 on  with No comments 
In  
Bebês internados no Hospital de Base participam de ensaio junino

Bebês internados no Hospital de Base participam de ensaio junino

Ação reuniu mães e crianças em atividades lúdicas e artesanais para amenizar os impactos da internação

A gravata quadriculada, o sorriso e a desenvoltura do pequeno Benício, de apenas seis meses, conquistaram os corações de pacientes, familiares e profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Ped) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), nesta terça-feira (23). Em um momento de leveza em meio à rotina hospitalar, bebês e crianças internados participaram de um ensaio fotográfico com temática junina durante uma atividade voltada à promoção do bem-estar e da humanização do cuidado.

“Essas intervenções terapêutico-ocupacionais, de caráter lúdico, expressivo e significativo, contribuem para minimizar os impactos emocionais da internação, promovendo acolhimento, estratégias de enfrentamento e o fortalecimento dos vínculos afetivos”

A ação foi organizada pelas equipes de terapia ocupacional e psicologia do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) para estimular o desenvolvimento infantil, fortalecer os vínculos entre os bebês, suas famílias e a equipe assistencial, além de proporcionar experiências afetivas durante o período de internação.

A terapeuta ocupacional Anna Carolina Rodrigues, da UTI Pediátrica, lembra que a proposta busca recriar vivências que fariam parte do cotidiano das crianças caso estivessem em casa. “O objetivo foi proporcionar experiências que elas vivenciariam em casa, junto da família”, explica. Essas intervenções terapêutico-ocupacionais, de caráter lúdico, expressivo e significativo, contribuem para minimizar os impactos emocionais da internação, promovendo acolhimento, estratégias de enfrentamento e o fortalecimento dos vínculos afetivos”, ressalta.

Mãe de Benício, Jéssica Ferreira conta que a atividade levou um pouco de alegria para uma realidade marcada por desafios: “Parte o meu coração ver meu filho internado. Não teve um dia em que eu não chorei. Mas me sinto aliviada por saber que ele está recebendo um tratamento maravilhoso. Todos nos tratam como se fôssemos da família, ele recebe atenção o tempo todo, e essa atividade foi ótima para mudar um pouco a nossa rotina”.

Unidades de saúde do DF comemoram Dia das Mães com manhã de acolhimento e carinho

Distrito Federal lidera o país em leitos de terapia intensiva e médicos intensivistas

Hospital de Base reorganiza rotinas internas, reduz espera e amplia leitos

A psicóloga Ana Beatriz Padilha Fernandes pontua que o cuidado integral envolve olhar para além do tratamento físico, considerando também as necessidades emocionais das famílias. “Essa ação proporcionou um momento de leveza e diversão para famílias que enfrentam uma situação tão delicada”, enfatiza. “Foi uma oportunidade de deixar a preocupação de lado e descontrair um pouco, fazendo com que todos participassem dessa experiência”.

Em seguida, as mães participaram de uma oficina de confecção de molduras personalizadas, que serão incorporadas às placas de identificação dos leitos. Segundo a terapeuta ocupacional Anna Carolina, a atividade funciona como um recurso terapêutico capaz de estimular a criatividade, a expressão de sentimentos e o protagonismo das famílias no processo de cuidado e recuperação das crianças. “Com essa atividade, trazemos ainda mais humanização ao tratamento, dando rostos aos nomes que vemos nos leitos”, especifica.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share:

Audiência pública debate regularização de ocupações no Lago Sul

 on  with No comments 
In  
Audiência pública debate regularização de ocupações no Lago Sul

Audiência pública debate regularização de ocupações no Lago Sul

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) convoca a população a participar de audiência pública virtual para debater propostas de regularização de ocupações consolidadas há anos no Lago Sul. O encontro será realizado em 27 de julho, às 19h30, via plataforma Zoom.

A audiência vai discutir duas propostas: a regularização do Hospital Daher (Hospital Lago Sul), na QI 7 e do Centro Comercial Gilberto Salomão, na QI 5.

No caso do Hospital Daher, está prevista a desafetação de uma faixa de área pública para a criação de um novo lote junto ao terreno atual da unidade, com o objetivo de regularizar a ocupação existente. A medida considera a integração de áreas já utilizadas pelo hospital, com possibilidade de unificação dos lotes, totalizando 6.368,59 metros quadrados. A regularização viabilizará a ampliação da capacidade de atendimento da unidade.

Audiência pública vai discutir diretrizes urbanísticas para a Saída Norte

Projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro seguem para a Câmara Legislativa

As medidas decorrem de dois decretos que declararam as áreas de interesse público: o nº 48.176, de 21 de janeiro de 2026; e o nº 48.420, de 26 de março de 2026. Além disso, as alterações propostas não resultarão em impactos a serem absorvidos pela população.

O processo será participativo, com espaço para contribuições da sociedade na construção das propostas. Mais informações sobre a audiência estão disponíveis no site da secretaria.

Após a audiência pública, as contribuições serão analisadas tecnicamente e poderão subsidiar ajustes nas propostas. Em seguida, os processos seguirão para as etapas administrativas do Governo do Distrito Federal (GDF).

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Share: