Desde 2023, Maduro tem alimentado tensão com o governo da Guiana. No país está localizada a região de Essequibo, que ocupa dois terços do território guianense e é reivindicada pelo regime chavista.
Em abril de 2024, Maduro assinou uma lei que anexa Essequibo, rica em recursos naturais, à Venezuela. Na prática, nada mudou até o momento.
Durante encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, o secretário de Estado dos EUA fez um alerta contra um possível ataque venezuelano ao país. A reunião dos dois aconteceu nesta quinta-feira (27/3).
Marco Rubio afirmou que a Venezuela pode viver um “dia ruim” se agir militarmente na Guiana, assim como contra instalações da gigante do petróleo Exxon Mobil.
A nova onda de tensão entre Venezuela e Guiana surgiu no início do mês, após a guarda costeira venezuelana ser acusada de entrar nas águas guianesas e se aproximar uma área da Exxon Mobil.
“A Venezuela não cede à intimidação, nem cede à chantagem daqueles que acreditam que com discursos incendiários podem distorcer a história ou tirar nossos direitos históricos”, disse o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, em comunicado.
De acordo com o chanceler venezuelano, o país liderado por Maduro é um “amante da paz”, que não busca conflitos. Entretanto, está disposto a não permitir que “interesses estrangeiros tentem reescrever a realidade do nosso Essequibo”.
“Não permitiremos que isso se torne um campo de batalha para os interesses das corporação transnacionais da Exxon Mobil e do complexo militar-industrial do seu país”, disse um outro trecho da nota.
Texto proposto pelo Poder Executivo visa o fortalecimento da cidadania dos estudantes
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou por unanimidade, na noite de quarta-feira (26), a Política Distrital de Educação para a Integridade no âmbito das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O Projeto de Lei nº 1.603/2025 foi proposto pelo Poder Executivo e enviado pelo governador Ibaneis Rocha para análise dos parlamentares em regime de urgência. A medida ainda passará por sanção do chefe do Executivo e, após publicação, deve ser regulamentada em até 90 dias.
A educação para a integridade compreende processos de aprendizagem que promovam a internalização de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação da integridade pessoal, honestidade, disciplina e autorresponsabilidade | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
De acordo com o texto, a educação para a integridade compreende processos de aprendizagem que promovam a internalização de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação da integridade pessoal, honestidade, disciplina e autorresponsabilidade. O foco principal é o fortalecimento da cidadania do estudante, por meio do desenvolvimento da disciplina, autocontrole, respeito aos direitos humanos e à sustentabilidade, e mais.
A política deve ser colocada em prática pela Secretaria de Educação (SEEDF) conforme a faixa etária dos estudantes por meio estudos, pesquisas e experimentações, produção e divulgação de material educativo, ações integradas e permanentes em todos os níveis e modalidades da educação básica, campanhas de conscientização e formação, acompanhamento e avaliação por meio de indicadores e cumprimento de metas anuais, bem como capacitação de recursos humanos.
“A Política Distrital de Educação para a Integridade reforça o compromisso da rede pública com a formação ética dos estudantes. Com a aprovação da Lei da Educação para a Cidadania, o programa ‘NaMoral’, que já está nas escolas públicas, será estendido também para as escolas privadas. A iniciativa, em parceria com o Ministério Público, amplia o trabalho desenvolvido, garantindo que nossos alunos não só adquiram conhecimento, mas se tornem cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para fazer a diferença na sociedade”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Também fica instituída e incluída no calendário letivo da rede de ensino do Distrito Federal a Semana Distrital de Educação para a Integridade, a ser realizada, anualmente, na segunda semana de novembro. No período, devem ser desenvolvidas iniciativas que envolvam professores, estudantes e demais representantes da comunidade local na conscientização e mobilização para ações com foco na prevenção, controle, detecção e repressão à corrupção. São válidas exposições, feiras, seminários, workshops, palestras e debates, oficinas de produção de materiais, textos, poemas, redações, vídeos, campanhas, histórias em quadrinhos, games ou competições.
Além disso, o poder público deve desenvolver ações e práticas educativas voltadas à sensibilização e à autorresponsabilidade sobre causas, danos e impactos da corrupção e sobre a importância da integridade para a construção de uma sociedade livre, equânime e justa.
O programa Lazer Para Todos, que estabelece entrada gratuita aos domingos e feriados para o Jardim Botânico de Brasília e Zoológico de Brasília, começa a valer neste domingo (30). A medida foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha em coletiva das festividades dos 65 anos de Brasília e foi publicada, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
O Zoológico de Brasília passa a ter entrada gratuita aos domingos, dia em que é atendido por 13 de linhas de ônibus e que também terá gratuidade no transporte público | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Além da entrada gratuita, a população poderá se locomover para os dois locais sem precisar pagar o transporte público, uma vez que o programa Vai de Graça também funciona aos domingos e feriados. A decisão do chefe do Executivo tem o objetivo de promover a inclusão social, a educação ambiental e o lazer para todos os cidadãos da capital e visitantes.
“Nosso objetivo é ampliar ainda mais o acesso da população a estes dois espaços importantíssimos para o lazer e a causa ambiental. Muitas pessoas moram na capital e nunca tiveram a oportunidade de frequentar o Zoológico e o Jardim Botânico, e com a gratuidade tornamos esse acesso mais democrático”, afirma o governador Ibaneis Rocha.
Programa Lazer para Todos também estabelece entrada gratuita aos domingos no Jardim Botânico de Brasília | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
O Zoológico abre das 8h30 às 17h e é atendido por 13 linhas aos domingos, enquanto o Jardim Botânico funciona das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30, e por lá passam oito linhas neste mesmo dia.
“Essa ampliação atende bem a finalidade do Vai de Graça, que é a inclusão social, e, principalmente, o lazer. O transporte público gratuito é fundamental para isso e nós temos colhido bons resultados desde que o programa foi instituído”, pontuou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Linhas que atendem o Jardim Botânico de Brasília aos domingos
→ 0.147: São Sebastião (Residencial do Bosque)/L2 Sul/Rodoviária do Plano Piloto; → 0.181: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Paranoá/Itapoã/Lago Sul (QI 23); → 0.186: São Sebastião/Lago Sul (Ponte das Garças)/Rodoviária do Plano Piloto; → 181.2: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Lago Sul (Gilberto Salomão); → 183.2: São Sebastião (Vila do Boa)/Condomínios (Esaf-Big Box); → 183.6: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Morro da Cruz/São Francisco/Mangueiral; → 183.7: São Sebastião (Capão Comprido — João Cândido — Itaipu — Condomínio Estrada do Sol); → 197.3: São Sebastião (Bairro São Francisco Qd. 09 — QI 23)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK).
Linhas que atendem o Zoológico de Brasília aos domingos
→ 0.089: Ceilândia (M2 Norte e Sul)/Taguatinga (Avenida Comercial Norte/Avenida Centro)/Guará/Faculdade Euroamericana/Samdu Norte → 0.160: Núcleo Bandeirante (Zoológico)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) → 0.172: Riacho Fundo I (EPNB)/Rodoviária do Plano Piloto (Zoológico – Eixo) → 0.373: Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo) → 0.809: Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) → 0.821: Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) → 0.825: Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) → 154.2: Guará e Guará II/Rodoviária do Plano Piloto → 336.1: Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto → 373.2: Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) → 813.2: Recanto das Emas (EPNB – Epia)/W3 Sul – Norte → 870.1: Riacho Fundo II (QS 18 — Caub II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) → 870.7: Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto – via Eixo
A gratuidade de entrada nos estabelecimentos será exclusivamente aos domingos e feriados, sendo estes nas seguintes datas:
→ 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional) → Paixão de Cristo: Data móvel (feriado nacional) → 21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado distrital) e Tiradentes (feriado nacional) → 1º de maio: Dia do Trabalhador (feriado nacional) → 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional) → 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional) → 2 de novembro: Finados (feriado nacional) → 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional) → 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional) → 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado distrital) → 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
O GDF poderá estender a gratuidade a outras datas. A execução do programa Lazer para Todos ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), do Jardim Botânico de Brasília e do Zoológico de Brasília.
Histórico dos espaços
Inaugurado em 1957, o Zoológico de Brasília é a primeira instituição ambientalista do DF e tem como foco a educação ambiental e a conservação da fauna brasileira. Ele abriga cerca de 600 animais de 180 espécies, incluindo aves, répteis e mamíferos, e destaca-se pelo trabalho de conservação e pesquisa, além de ser um importante ponto de lazer, com atrações como o Museu de Ciências Naturais, borboletário, áreas para piquenique e playground.
Criado em 1985, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), por sua vez, é uma das principais áreas de conservação do Cerrado e promove educação ambiental, pesquisa científica e lazer por meio de trilhas, jardins temáticos e espaços de visitação.
O programa Lazer Para Todos, que estabelece entrada gratuita aos domingos e feriados para o Jardim Botânico de Brasília e Zoológico de Brasília, começa a valer neste domingo (30). A medida foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha em coletiva das festividades dos 65 anos de Brasília e foi publicada, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
O Zoológico de Brasília passa a ter entrada gratuita aos domingos, dia em que é atendido por 13 de linhas de ônibus e que também terá gratuidade no transporte público | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Além da entrada gratuita, a população poderá se locomover para os dois locais sem precisar pagar o transporte público, uma vez que o programa Vai de Graça também funciona aos domingos e feriados. A decisão do chefe do Executivo tem o objetivo de promover a inclusão social, a educação ambiental e o lazer para todos os cidadãos da capital e visitantes.
“Nosso objetivo é ampliar ainda mais o acesso da população a estes dois espaços importantíssimos para o lazer e a causa ambiental. Muitas pessoas moram na capital e nunca tiveram a oportunidade de frequentar o Zoológico e o Jardim Botânico, e com a gratuidade tornamos esse acesso mais democrático”, afirma o governador Ibaneis Rocha.
Programa Lazer para Todos também estabelece entrada gratuita aos domingos no Jardim Botânico de Brasília | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
O Zoológico abre das 8h30 às 17h e é atendido por 13 linhas aos domingos, enquanto o Jardim Botânico funciona das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30, e por lá passam oito linhas neste mesmo dia.
“Essa ampliação atende bem a finalidade do Vai de Graça, que é a inclusão social, e, principalmente, o lazer. O transporte público gratuito é fundamental para isso e nós temos colhido bons resultados desde que o programa foi instituído”, pontuou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Linhas que atendem o Jardim Botânico de Brasília aos domingos
→ 0.147: São Sebastião (Residencial do Bosque)/L2 Sul/Rodoviária do Plano Piloto; → 0.181: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Paranoá/Itapoã/Lago Sul (QI 23); → 0.186: São Sebastião/Lago Sul (Ponte das Garças)/Rodoviária do Plano Piloto; → 181.2: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Lago Sul (Gilberto Salomão); → 183.2: São Sebastião (Vila do Boa)/Condomínios (Esaf-Big Box); → 183.6: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Morro da Cruz/São Francisco/Mangueiral; → 183.7: São Sebastião (Capão Comprido — João Cândido — Itaipu — Condomínio Estrada do Sol); → 197.3: São Sebastião (Bairro São Francisco Qd. 09 — QI 23)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK).
Linhas que atendem o Zoológico de Brasília aos domingos
→ 0.089: Ceilândia (M2 Norte e Sul)/Taguatinga (Avenida Comercial Norte/Avenida Centro)/Guará/Faculdade Euroamericana/Samdu Norte → 0.160: Núcleo Bandeirante (Zoológico)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) → 0.172: Riacho Fundo I (EPNB)/Rodoviária do Plano Piloto (Zoológico – Eixo) → 0.373: Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo) → 0.809: Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) → 0.821: Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) → 0.825: Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) → 154.2: Guará e Guará II/Rodoviária do Plano Piloto → 336.1: Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto → 373.2: Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) → 813.2: Recanto das Emas (EPNB – Epia)/W3 Sul – Norte → 870.1: Riacho Fundo II (QS 18 — Caub II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) → 870.7: Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto – via Eixo
A gratuidade de entrada nos estabelecimentos será exclusivamente aos domingos e feriados, sendo estes nas seguintes datas:
→ 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional) → Paixão de Cristo: Data móvel (feriado nacional) → 21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado distrital) e Tiradentes (feriado nacional) → 1º de maio: Dia do Trabalhador (feriado nacional) → 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional) → 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional) → 2 de novembro: Finados (feriado nacional) → 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional) → 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional) → 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado distrital) → 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
O GDF poderá estender a gratuidade a outras datas. A execução do programa Lazer para Todos ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), do Jardim Botânico de Brasília e do Zoológico de Brasília.
Histórico dos espaços
Inaugurado em 1957, o Zoológico de Brasília é a primeira instituição ambientalista do DF e tem como foco a educação ambiental e a conservação da fauna brasileira. Ele abriga cerca de 600 animais de 180 espécies, incluindo aves, répteis e mamíferos, e destaca-se pelo trabalho de conservação e pesquisa, além de ser um importante ponto de lazer, com atrações como o Museu de Ciências Naturais, borboletário, áreas para piquenique e playground.
Criado em 1985, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), por sua vez, é uma das principais áreas de conservação do Cerrado e promove educação ambiental, pesquisa científica e lazer por meio de trilhas, jardins temáticos e espaços de visitação.
*O artigo foi escrito por Siobhan Mclernon, professora de Enfermagem e membro do Health and Well Being Research Center da Universidade London South Bank, e publicado na plataforma The Conversation Brasil.
Como enfermeira que trabalha em um centro de tratamento neurológico intensivo, testemunhei os efeitos repentinos e devastadores do derrame – ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) – tanto para os sobreviventes quanto para seus cuidadores.
Após meu trabalho na enfermagem, tornei-me pesquisadora especializada nesta doença. O conhecimento do público em geral sobre fatores de risco de AVC é muito restrito, portanto, a prevenção é uma prioridade para a saúde pública.
O derrame é uma das principais causas de morte e incapacidade na Inglaterra – apesar de ser amplamente evitável. Geralmente, é considerado uma doença de pessoas idosas, mas, embora o risco aumente com a idade, pode acontecer em qualquer momento da vida. Na verdade, a incidência está aumentando entre adultos com menos de 55 anos.
Os fatores de risco que tendem a ser mais comuns entre pessoas mais velhas – como pressão alta (hipertensão), colesterol alto, obesidade, diabetes, tabagismo, inatividade física e dieta inadequada – são cada vez mais encontrados em pessoas mais jovens. Outros riscos relacionados a estilo de vida incluem consumo excessivo de álcool e drogas recreativas, como anfetaminas, cocaína e heroína.
Alguns fatores de riscos não são modificáveis, como idade, sexo, etnia, histórico familiar de derrame, genética e certas condições hereditárias. Mulheres, por exemplo, são particularmente mais suscetíveis – não importa a idade, elas têm mais probabilidade do que os homens de morrer devido a um derrame.
Os riscos de acidente vascular cerebral exclusivos para mulheres incluem gravidez e algumas pílulas anticoncepcionais (especialmente para fumantes), bem como endometriose, insuficiência ovariana prematura (antes dos 40 anos de idade), menopausa precoce (antes dos 45 anos de idade) e estrogênio para mulheres transgênero.
Além disso, anormalidades vasculares hereditárias, como aneurismas cerebrais – uma fraqueza na parede arterial – podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico.
Entretanto, alguns fatores de risco são sociais e não biológicos. Estudos descobriram que pessoas com renda e nível educacional menor são mais vulneráveis a sofrer um derrame. Isso se deve a uma combinação de fatores: hábitos de vida não saudáveis como tabagismo, consumo excessivo de álcool e pouca prática de atividade física. Todos são mais comuns em pessoas com rendas mais baixas.
O que as pesquisas mostram é que pessoas com menor status socioeconômico têm menos probabilidade de receber cuidados de saúde de boa qualidade do que outras com rendas mais altas.
Independentemente dos fatores de risco biológicos ou sociais, há coisas que você pode fazer – agora mesmo – para reduzir o seu risco de ter um derrame.
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O acidente vascular cerebral, também conhecido como AVC ou derrame cerebral, é a interrupção do fluxo de sangue para alguma região do cérebro
Agência Brasil
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O acidente pode ocorrer por diversos motivos, como acúmulos de placas de gordura ou formação de um coágulo – que dão origem ao AVC isquêmico –, sangramento por pressão alta e até ruptura de um aneurisma – causando o AVC hemorrágico
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Muitos sintomas são comuns aos acidentes vasculares isquêmicos e hemorrágicos, como: dor de cabeça muito forte, fraqueza ou dormência em alguma parte do corpo, paralisia e perda súbita da fala
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O derrame cerebral não tem cura, entretanto, pode ser prevenido em grande parte dos casos. Quando isso acontece, é possível investir em tratamentos para melhora do quadro e em reabilitação para diminuir o risco de sequelas
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Na maioria das vezes, acontece em pessoas acima dos 50 anos, entretanto, também é possível acometer jovens. A doença pode acontecer devido a cinco principais causas
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Tabagismo e má alimentação: é importante adotar uma dieta mais saudável, rica em vegetais, frutas e carne magra, além de praticar atividade física pelo menos 3 vezes na semana e não fumar
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Pressão alta, colesterol e diabetes: deve-se controlar adequadamente essas doenças, além de adotar hábitos de vida saudáveis para diminuir seus efeitos negativos sobre o corpo, uma vez que podem desencadear o AVC
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Defeitos no coração ou vasos sanguíneos: essas alterações podem ser detectadas em consultas de rotina e, caso sejam identificadas, devem ser acompanhadas. Em algumas pessoas, pode ser necessário o uso de medicamentos, como anticoagulantes
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Drogas ilícitas: o recomendado é buscar ajuda de um centro especializado em drogas para que se possa fazer o processo de desintoxicação e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuindo as chances de AVC
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Aumento da coagulação do sangue: doenças como o lúpus, anemia falciforme ou trombofilias; doenças que inflamam os vasos sanguíneos, como vasculites; ou espasmos cerebrais, que impedem o fluxo de sangue, devem ser investigados
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Oito atitudes essenciais para reduzir o risco de AVC
1. Pare de fumar
Fumantes têm mais que o dobro de probabilidade de sofrer um AVC do que os não fumantes. O fumo causa danos às paredes dos vasos sanguíneos, aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, mas reduz os níveis de oxigênio. Fumar também faz com que o sangue fique pegajoso, elevando ainda mais o risco de coágulos que podem bloquear os vasos sanguíneos e causar um derrame.
2. Mantenha a pressão arterial sob controle
A pressão alta danifica as paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os mais fracos e propensos a rupturas ou bloqueios. Também pode acarretar a formação de coágulos que podem deslocar-se para o cérebro e bloquear o fluxo do sangue, levando a um acidente vascular cerebral.
Se você tiver mais de 18 anos, deve verificar a pressão arterial regularmente para que, caso apresente sinais de desenvolvimento de pressão alta, possa cortar o mal pela raiz e fazer as mudanças apropriadas em estilo de vida para ajudar a reduzir seu risco de derrame.
3. Fique de olho no seu colesterol
De acordo com a UK Stroke Association, a possibilidade de ter um derrame é quase três vezes e meia maior se a pessoa tiver colesterol alto e pressão alta. Para diminuir o colesterol, deve-se evitar a gordura saturada – encontrada em carnes gordurosas, manteiga, queijo e laticínios integrais – abaixo de 7% das calorias diárias, além de manter-se ativo e com um peso saudável.
4. Fique atento ao nível de açúcar no sangue
Altos índices de açúcar no sangue estão associados a um risco aumentado de derrame porque danificam os vasos e podem facilitar a viagem de coágulos sanguíneos até o cérebro. Para reduzir a possibilidade, tente fazer exercícios regularmente, tenha uma dieta balanceada rica em fibras, beba bastante água, mantenha um peso saudável e tente controlar o estresse.
5. Mantenha um peso saudável
O sobrepeso é um dos principais fatores de risco para AVC. Ele aumenta o risco de derrame em 22% e, um em cada cinco acidentes cerebrais são relacionados ao peso corporal elevado. Já a obesidade aumenta esse risco em 64%. E o excesso de peso eleva as chances de pressão alta, doenças cardíacas, colesterol alto e diabetes tipo 2 – tudo o que contribui para levar a um derrame.
6. Siga uma dieta mediterrânea
Uma maneira de ter uma dieta balanceada rica em fibras e manter um peso saudável é seguir uma dieta mediterrânea. Foi demonstrado que isso reduz o risco de AVC, especialmente quando suplementado com nozes e azeite de oliva.
7. Durma bem
Tente dormir de sete a nove horas por dia. Dormir pouco pode levar à pressão alta, um dos fatores de risco modificáveis mais importantes para o derrame. Dormir demais, no entanto, também está associado ao aumento de chances, então, oriente-se no sentido de ser o mais ativo possível para que você possa dormir o melhor possível.
8. Mantenha-se ativo
O Sistema Nacional de Saúde (NHS,em inglês), recomenda que as pessoas evitem comportamento sedentário prolongado e busquem pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa semanalmente. O exercício deve ser distribuído uniformemente em quatro ou cinco dias por semana, ou todos os dias. Faça atividades de fortalecimento, geralmente mais de dois dias por semana.
A boa notícia é que, embora os efeitos do AVC possam ser devastadores e transformadores, ele pode ser evitado em grande parte. A adoção dessas oito mudanças simples no estilo de vida pode ajudar a reduzir o risco de AVC e otimizar a saúde do coração e do cérebro.
Instituições que se destacaram no atendimento à população idosa foram homenageadas em uma solenidade especial, na tarde desta quinta-feira (27). O Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), reconheceu o compromisso e a excelência de 12 entidades na promoção da dignidade e qualidade de vida dos idosos nos anos de 2023 e 2024.
A iniciativa visa valorizar e incentivar boas práticas, assegurando que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que os serviços prestados a esse público sejam de alta qualidade. A comissão de fiscalização e registro do CDI-DF conduziu um criterioso processo de avaliação para selecionar as homenageadas, considerando aspectos como infraestrutura, qualidade do atendimento, cumprimento das normas legais e compromisso com o bem-estar dos idosos.
“Essas instituições desempenham um papel fundamental ao garantir que essa população tenha qualidade de vida, respeito e dignidade”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
“Cuidar dos nossos idosos é uma responsabilidade de toda a sociedade. Essas instituições desempenham um papel fundamental ao garantir que essa população tenha qualidade de vida, respeito e dignidade. Esse reconhecimento é uma forma de agradecer pelo compromisso e incentivar que cada vez mais entidades se dediquem a esse trabalho essencial”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Maria de Lourdes da Silva Severina, 75 anos, presidente da Associação dos Idosos de Taguatinga, uma das homenageadas, expressou sua satisfação: “Essa homenagem é um reconhecimento de que nosso trabalho funciona muito bem. Atendemos mais de 200 idosos em atividades como ginástica, costura e natação. Muitas dessas pessoas estão aqui celebrando conosco esse prêmio”.
Maria de Lourdes da Silva Severina, da Associação dos Idosos de Taguatinga, comemora: “Essa homenagem é um reconhecimento de que nosso trabalho funciona muito bem” | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
A importância do registro
O registro no CDI-DF é essencial para que as instituições sejam formalmente reconhecidas e possam receber suporte e supervisão do conselho. Essa regulamentação garante que os serviços prestados sigam padrões de qualidade e ética, além de possibilitar que as entidades tenham acesso a programas governamentais, recursos públicos e capacitações.
“O acompanhamento contínuo das entidades garante que os serviços prestados aos idosos mantenham um padrão de excelência”
Mauro Moreira, presidente do CDI-DF
A comissão de fiscalização e registro do CDI-DF monitora e avalia as instituições para assegurar que elas atuem dentro das normas estabelecidas. Dessa forma, o conselho contribui para transparência, credibilidade e aprimoramento contínuo dos serviços voltados à pessoa idosa no Distrito Federal.
“O acompanhamento contínuo das entidades garante que os serviços prestados aos idosos mantenham um padrão de excelência. Essa homenagem simboliza o reconhecimento público do esforço e dedicação dessas organizações em promover o bem-estar da população idosa”, afirma Mauro Moreira de Oliveira Freitas, presidente do CDI-DF.
Confira as entidades reconhecidas
2023
→ Reviver Espaço para Idoso – LTDA → Associação São Vicente de Paulo – Lar dos Velhinhos → Obras Assistenciais Bezerra de Menezes → Casa do Ceará em Brasília → Espaço Residencial para Idosos → Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte – Luísa de Marilac → Instituto Social do Distrito Federal – ISDF
2024
→ Associação Lar Batista Canaã → Instituto de Cuidados ao Idoso Marlena de Noriega – IDMAN → Associação dos Idosos de Taguatinga – AIT → Instituto Integridade → Vila Esperança
Instituições que se destacaram no atendimento à população idosa foram homenageadas em uma solenidade especial, na tarde desta quinta-feira (27). O Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), reconheceu o compromisso e a excelência de 12 entidades na promoção da dignidade e qualidade de vida dos idosos nos anos de 2023 e 2024.
A iniciativa visa valorizar e incentivar boas práticas, assegurando que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que os serviços prestados a esse público sejam de alta qualidade. A comissão de fiscalização e registro do CDI-DF conduziu um criterioso processo de avaliação para selecionar as homenageadas, considerando aspectos como infraestrutura, qualidade do atendimento, cumprimento das normas legais e compromisso com o bem-estar dos idosos.
“Essas instituições desempenham um papel fundamental ao garantir que essa população tenha qualidade de vida, respeito e dignidade”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
“Cuidar dos nossos idosos é uma responsabilidade de toda a sociedade. Essas instituições desempenham um papel fundamental ao garantir que essa população tenha qualidade de vida, respeito e dignidade. Esse reconhecimento é uma forma de agradecer pelo compromisso e incentivar que cada vez mais entidades se dediquem a esse trabalho essencial”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Maria de Lourdes da Silva Severina, 75 anos, presidente da Associação dos Idosos de Taguatinga, uma das homenageadas, expressou sua satisfação: “Essa homenagem é um reconhecimento de que nosso trabalho funciona muito bem. Atendemos mais de 200 idosos em atividades como ginástica, costura e natação. Muitas dessas pessoas estão aqui celebrando conosco esse prêmio”.
Maria de Lourdes da Silva Severina, da Associação dos Idosos de Taguatinga, comemora: “Essa homenagem é um reconhecimento de que nosso trabalho funciona muito bem” | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
A importância do registro
O registro no CDI-DF é essencial para que as instituições sejam formalmente reconhecidas e possam receber suporte e supervisão do conselho. Essa regulamentação garante que os serviços prestados sigam padrões de qualidade e ética, além de possibilitar que as entidades tenham acesso a programas governamentais, recursos públicos e capacitações.
“O acompanhamento contínuo das entidades garante que os serviços prestados aos idosos mantenham um padrão de excelência”
Mauro Moreira, presidente do CDI-DF
A comissão de fiscalização e registro do CDI-DF monitora e avalia as instituições para assegurar que elas atuem dentro das normas estabelecidas. Dessa forma, o conselho contribui para transparência, credibilidade e aprimoramento contínuo dos serviços voltados à pessoa idosa no Distrito Federal.
“O acompanhamento contínuo das entidades garante que os serviços prestados aos idosos mantenham um padrão de excelência. Essa homenagem simboliza o reconhecimento público do esforço e dedicação dessas organizações em promover o bem-estar da população idosa”, afirma Mauro Moreira de Oliveira Freitas, presidente do CDI-DF.
Confira as entidades reconhecidas
2023
→ Reviver Espaço para Idoso – LTDA → Associação São Vicente de Paulo – Lar dos Velhinhos → Obras Assistenciais Bezerra de Menezes → Casa do Ceará em Brasília → Espaço Residencial para Idosos → Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte – Luísa de Marilac → Instituto Social do Distrito Federal – ISDF
2024
→ Associação Lar Batista Canaã → Instituto de Cuidados ao Idoso Marlena de Noriega – IDMAN → Associação dos Idosos de Taguatinga – AIT → Instituto Integridade → Vila Esperança
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), recebeu, nesta quinta-feira (27), um certificado de reconhecimento e agradecimento pelo apoio e suporte da unidade da Federação durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado.
Promovido pelo MDS, encontro reuniu representantes de órgãos governamentais e destacou ações da Sedes-DF | Foto: Divulgação/Sedes-DF| Foto: Divulgação/Sedes-Df
“O envio de especialistas e servidores do Suas do DF para integrar a estratégia nacional e a execução do plano de apoio ao Rio Grande do Sul demonstra nosso compromisso com a proteção social além das fronteiras do DF”
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
A honraria foi concedida durante o 1º Encontro de Proteção Social em Emergências: Experiência da Força de Proteção do Suas, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.
“Essa homenagem reforça nosso papel na Força de Proteção do Suas ”, lembrou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “O envio de especialistas e servidores do Suas do DF para integrar a estratégia nacional e a execução do plano de apoio ao Rio Grande do Sul demonstra nosso compromisso com a proteção social além das fronteiras do DF. Tivemos bons resultados porque a Sedes tem uma expertise consolidada no atendimento a vítimas de crises climáticas e outras emergências, garantindo assistência qualificada a quem mais precisa.”
Homenagens
Brasília foi reconhecida entre as cidades que auxiliaram o estado e integraram a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (Forsuas) no âmbito do RS. Também foram homenageados municípios do Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Paraíba e Santa Catarina.
“O Distrito Federal participou ativamente das ações do Forsuas, tanto atuando com servidores no Rio Grande do Sul como acolhendo repatriados brasileiros na Faixa de Gaza”
Coracy Chavante, subsecretário de Assistência Social
O subsecretário de Assistência Social do DF, Coracy Chavante, agradeceu aos servidores da pasta pela participação. A Sedes-DF enviou quatro servidores para atuarem na parte estratégica e, posteriormente, outras cinco voluntárias para a execução do plano de auxílio às vítimas da situação de calamidade.
“Os servidores da Sedes que conseguiram participar fizeram todo um esforço e sinalizam a sustentação do Suas”, afirmou Chavante. “A atuação do servidor público com toda a dedicação e compromisso fortalece e consolida o Forsuas. Quero colocar o DF à disposição para participar, fortalecer e colaborar.”
Solidariedade
Chavante lembrou ainda que o DF tem atuado junto ao Forsuas em outras ações, como o acolhimento aos repatriados brasileiros da Faixa de Gaza por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes. “O Distrito Federal participou ativamente das ações do Forsuas, tanto atuando com servidores no Rio Grande do Sul como acolhendo repatriados brasileiros na Faixa de Gaza; também temos atuado em ações de crises climáticas em altas ou baixas temperaturas”, acrescentou.
O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, destacou o papel dos municípios e estados dentro do Forsuas: “O que nós fizemos – e não foi só o governo federal, foram todos os municípios, estados e organizações da sociedade civil – revela-se como um exemplo de intervenção e de proteção social. Confirmamos que felizmente ainda existe empatia e solidariedade, porque se não houvesse, a gente não enfrentaria isso. Queria dar uma palavra de agradecimento aos trabalhadores que criaram essa condição. Nós tivemos uma verdadeira rede de solidariedade e apoio.”
Brasília pelo Sul
O GDF enviou os primeiros profissionais ao Rio Grande do Sul em 3 de maio do ano passado, seis dias depois do início das chuvas no estado. Mais de 100 integrantes das forças de segurança participaram da missão humanitária, que contou também com servidores de outras pastas, a exemplo da Sedes-DF.
Além disso, o GDF criou o Comitê de Emergência Brasília pelo Sul. O grupo foi responsável por receber, planejar e coordenar a campanha de arrecadação das doações. As ações do comitê foram gerenciadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, coordenada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), recebeu, nesta quinta-feira (27), um certificado de reconhecimento e agradecimento pelo apoio e suporte da unidade da Federação durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado.
Promovido pelo MDS, encontro reuniu representantes de órgãos governamentais e destacou ações da Sedes-DF | Foto: Divulgação/Sedes-DF| Foto: Divulgação/Sedes-Df
“O envio de especialistas e servidores do Suas do DF para integrar a estratégia nacional e a execução do plano de apoio ao Rio Grande do Sul demonstra nosso compromisso com a proteção social além das fronteiras do DF”
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
A honraria foi concedida durante o 1º Encontro de Proteção Social em Emergências: Experiência da Força de Proteção do Suas, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.
“Essa homenagem reforça nosso papel na Força de Proteção do Suas ”, lembrou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “O envio de especialistas e servidores do Suas do DF para integrar a estratégia nacional e a execução do plano de apoio ao Rio Grande do Sul demonstra nosso compromisso com a proteção social além das fronteiras do DF. Tivemos bons resultados porque a Sedes tem uma expertise consolidada no atendimento a vítimas de crises climáticas e outras emergências, garantindo assistência qualificada a quem mais precisa.”
Homenagens
Brasília foi reconhecida entre as cidades que auxiliaram o estado e integraram a Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (Forsuas) no âmbito do RS. Também foram homenageados municípios do Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Paraíba e Santa Catarina.
“O Distrito Federal participou ativamente das ações do Forsuas, tanto atuando com servidores no Rio Grande do Sul como acolhendo repatriados brasileiros na Faixa de Gaza”
Coracy Chavante, subsecretário de Assistência Social
O subsecretário de Assistência Social do DF, Coracy Chavante, agradeceu aos servidores da pasta pela participação. A Sedes-DF enviou quatro servidores para atuarem na parte estratégica e, posteriormente, outras cinco voluntárias para a execução do plano de auxílio às vítimas da situação de calamidade.
“Os servidores da Sedes que conseguiram participar fizeram todo um esforço e sinalizam a sustentação do Suas”, afirmou Chavante. “A atuação do servidor público com toda a dedicação e compromisso fortalece e consolida o Forsuas. Quero colocar o DF à disposição para participar, fortalecer e colaborar.”
Solidariedade
Chavante lembrou ainda que o DF tem atuado junto ao Forsuas em outras ações, como o acolhimento aos repatriados brasileiros da Faixa de Gaza por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes. “O Distrito Federal participou ativamente das ações do Forsuas, tanto atuando com servidores no Rio Grande do Sul como acolhendo repatriados brasileiros na Faixa de Gaza; também temos atuado em ações de crises climáticas em altas ou baixas temperaturas”, acrescentou.
O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, destacou o papel dos municípios e estados dentro do Forsuas: “O que nós fizemos – e não foi só o governo federal, foram todos os municípios, estados e organizações da sociedade civil – revela-se como um exemplo de intervenção e de proteção social. Confirmamos que felizmente ainda existe empatia e solidariedade, porque se não houvesse, a gente não enfrentaria isso. Queria dar uma palavra de agradecimento aos trabalhadores que criaram essa condição. Nós tivemos uma verdadeira rede de solidariedade e apoio.”
Brasília pelo Sul
O GDF enviou os primeiros profissionais ao Rio Grande do Sul em 3 de maio do ano passado, seis dias depois do início das chuvas no estado. Mais de 100 integrantes das forças de segurança participaram da missão humanitária, que contou também com servidores de outras pastas, a exemplo da Sedes-DF.
Além disso, o GDF criou o Comitê de Emergência Brasília pelo Sul. O grupo foi responsável por receber, planejar e coordenar a campanha de arrecadação das doações. As ações do comitê foram gerenciadas pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, coordenada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou por unanimidade, na noite de quarta-feira (26), a Política Distrital de Educação para a Integridade no âmbito das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O Projeto de Lei nº 1.603/2025 foi proposto pelo Poder Executivo e enviado pelo governador Ibaneis Rocha para análise dos parlamentares em regime de urgência. A medida ainda passará por sanção do chefe do Executivo e, após publicação, deve ser regulamentada em até 90 dias.
De acordo com o texto, a educação para a integridade compreende processos de aprendizagem que promovam a internalização de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação da integridade pessoal, honestidade, disciplina e autorresponsabilidade. O foco principal é o fortalecimento da cidadania do estudante, por meio do desenvolvimento da disciplina, autocontrole, respeito aos direitos humanos e à sustentabilidade, e mais.
A educação para a integridade compreende processos de aprendizagem que promovam a internalização de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação da integridade pessoal, honestidade, disciplina e autorresponsabilidade | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
A política deve ser colocada em prática pela Secretaria de Educação (SEEDF) conforme a faixa etária dos estudantes por meio estudos, pesquisas e experimentações, produção e divulgação de material educativo, ações integradas e permanentes em todos os níveis e modalidades da educação básica, campanhas de conscientização e formação, acompanhamento e avaliação por meio de indicadores e cumprimento de metas anuais, bem como capacitação de recursos humanos.
“A Política Distrital de Educação para a Integridade reforça o compromisso da rede pública com a formação ética dos estudantes. Com a aprovação da Lei da Educação para a Cidadania, o programa ‘NaMoral’, que já está nas escolas públicas, será estendido também para as escolas privadas. A iniciativa, em parceria com o Ministério Público, amplia o trabalho desenvolvido, garantindo que nossos alunos não só adquiram conhecimento, mas se tornem cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para fazer a diferença na sociedade”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Também fica instituída e incluída no calendário letivo da rede de ensino do Distrito Federal a Semana Distrital de Educação para a Integridade, a ser realizada, anualmente, na segunda semana de novembro. No período, devem ser desenvolvidas iniciativas que envolvam professores, estudantes e demais representantes da comunidade local na conscientização e mobilização para ações com foco na prevenção, controle, detecção e repressão à corrupção. São válidas exposições, feiras, seminários, workshops, palestras e debates, oficinas de produção de materiais, textos, poemas, redações, vídeos, campanhas, histórias em quadrinhos, games ou competições.
Além disso, o poder público deve desenvolver ações e práticas educativas voltadas à sensibilização e à autorresponsabilidade sobre causas, danos e impactos da corrupção e sobre a importância da integridade para a construção de uma sociedade livre, equânime e justa.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou por unanimidade, na noite de quarta-feira (26), a Política Distrital de Educação para a Integridade no âmbito das escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O Projeto de Lei nº 1.603/2025 foi proposto pelo Poder Executivo e enviado pelo governador Ibaneis Rocha para análise dos parlamentares em regime de urgência. A medida ainda passará por sanção do chefe do Executivo e, após publicação, deve ser regulamentada em até 90 dias.
De acordo com o texto, a educação para a integridade compreende processos de aprendizagem que promovam a internalização de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação da integridade pessoal, honestidade, disciplina e autorresponsabilidade. O foco principal é o fortalecimento da cidadania do estudante, por meio do desenvolvimento da disciplina, autocontrole, respeito aos direitos humanos e à sustentabilidade, e mais.
A educação para a integridade compreende processos de aprendizagem que promovam a internalização de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação da integridade pessoal, honestidade, disciplina e autorresponsabilidade | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
A política deve ser colocada em prática pela Secretaria de Educação (SEEDF) conforme a faixa etária dos estudantes por meio estudos, pesquisas e experimentações, produção e divulgação de material educativo, ações integradas e permanentes em todos os níveis e modalidades da educação básica, campanhas de conscientização e formação, acompanhamento e avaliação por meio de indicadores e cumprimento de metas anuais, bem como capacitação de recursos humanos.
“A Política Distrital de Educação para a Integridade reforça o compromisso da rede pública com a formação ética dos estudantes. Com a aprovação da Lei da Educação para a Cidadania, o programa ‘NaMoral’, que já está nas escolas públicas, será estendido também para as escolas privadas. A iniciativa, em parceria com o Ministério Público, amplia o trabalho desenvolvido, garantindo que nossos alunos não só adquiram conhecimento, mas se tornem cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para fazer a diferença na sociedade”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Também fica instituída e incluída no calendário letivo da rede de ensino do Distrito Federal a Semana Distrital de Educação para a Integridade, a ser realizada, anualmente, na segunda semana de novembro. No período, devem ser desenvolvidas iniciativas que envolvam professores, estudantes e demais representantes da comunidade local na conscientização e mobilização para ações com foco na prevenção, controle, detecção e repressão à corrupção. São válidas exposições, feiras, seminários, workshops, palestras e debates, oficinas de produção de materiais, textos, poemas, redações, vídeos, campanhas, histórias em quadrinhos, games ou competições.
Além disso, o poder público deve desenvolver ações e práticas educativas voltadas à sensibilização e à autorresponsabilidade sobre causas, danos e impactos da corrupção e sobre a importância da integridade para a construção de uma sociedade livre, equânime e justa.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, nos dias 26 e 27 de março, o evento Experiência do Paciente – O Impacto da Comunicação em Cada Interação, no auditório do Hospital de Base (HBDF). A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Experiência do Paciente em parceria com o Núcleo de Educação Corporativa (Nudec), busca aprimorar a comunicação dos profissionais que fazem o primeiro contato com o paciente, tornando o atendimento mais humanizado e acolhedor.
Um dos principais desafios abordados na qualificação é como lidar com situações de grande fluxo de pessoas em atendimentos de emergência | Foto: Divulgação/IgesDF
O público-alvo do treinamento incluiu auxiliares de humanização e colaboradores da limpeza, da recepção e da vigilância, responsáveis pela primeira impressão dos pacientes ao chegarem ao hospital. Leonardo Maciel, chefe do Núcleo de Experiência do Paciente, enfatizou que a comunicação eficaz pode transformar a jornada do paciente: “A primeira impressão é a que marca. Se ele recebe uma boa palavra, um bom direcionamento, um bom esclarecimento, a tendência é que tenha uma jornada muito melhor dentro do hospital”.
Um dos principais desafios abordados na qualificação é como lidar com situações de grande fluxo de pessoas em atendimentos de emergência, o que normalmente acaba impactando a qualidade do acolhimento. Segundo Leonardo, a rotina intensa pode levar à automatização do atendimento, o que prejudica a experiência do paciente: “O paciente percebe cada palavra, cada gesto, o toque, o olhar, o sorriso. Precisamos garantir cortesia, respeito e gentileza para que ele tenha um tratamento adequado, tanto humanamente quanto clinicamente”.
“Se colocar no lugar do outro é essencial para melhorar o atendimento”
Grasielle Bezerra, analista do Núcleo de Educação Corporativa
A capacitação faz parte do projeto Paciente em Primeiro Lugar, que tem o objetivo de aprimorar a comunicação por meio de técnicas de abordagem e acolhimento. Além disso, o impacto na experiência do paciente deverá ser medido pelo Net Promoter Score (NPS), ferramenta que já avalia a satisfação em unidades administradas pelo IgesDF e que consegue apontar para os gestores quais são os pontos de melhoria.
A analista do Núcleo de Educação Corporativa, Grasielle Bezerra, abordou a comunicação como fator essencial tanto no atendimento ao público quanto no ambiente corporativo. Para ela, a falta de empatia e a dificuldade de escuta ativa são problemas que precisam ser enfrentados no dia a dia dentro de uma unidade hospitalar.
“Às vezes, somos muito rápidos para julgar os outros. Mas quem está ali fora esperando atendimento não é qualquer pessoa, é alguém que está precisando. A mãe que chora desesperada poderia ser a sua mãe, poderia ser o seu filho. Se colocar no lugar do outro é essencial para melhorar o atendimento”, explicou a analista.
Segundo Grasielle, os profissionais que realizam o primeiro atendimento, seja na recepção do paciente, seja na segurança, desempenham um papel crucial, pois a abordagem pode facilitar ou dificultar a assistência médica que virá a seguir: “Dependendo da maneira com que se desenrola a comunicação, a situação pode ser amenizada ou agravada. O primeiro atendimento é fundamental para toda a jornada do paciente”.
O treinamento Experiência do Paciente – O Impacto da Comunicação em Cada Interação será replicado no Hospital Regional de Santa Maria, no dia 4 de abril, garantindo que mais profissionais sejam capacitados a oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente nas unidades administradas pelo IgesDF.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, nos dias 26 e 27 de março, o evento Experiência do Paciente – O Impacto da Comunicação em Cada Interação, no auditório do Hospital de Base (HBDF). A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Experiência do Paciente em parceria com o Núcleo de Educação Corporativa (Nudec), busca aprimorar a comunicação dos profissionais que fazem o primeiro contato com o paciente, tornando o atendimento mais humanizado e acolhedor.
Um dos principais desafios abordados na qualificação é como lidar com situações de grande fluxo de pessoas em atendimentos de emergência | Foto: Divulgação/IgesDF
O público-alvo do treinamento incluiu auxiliares de humanização e colaboradores da limpeza, da recepção e da vigilância, responsáveis pela primeira impressão dos pacientes ao chegarem ao hospital. Leonardo Maciel, chefe do Núcleo de Experiência do Paciente, enfatizou que a comunicação eficaz pode transformar a jornada do paciente: “A primeira impressão é a que marca. Se ele recebe uma boa palavra, um bom direcionamento, um bom esclarecimento, a tendência é que tenha uma jornada muito melhor dentro do hospital”.
Um dos principais desafios abordados na qualificação é como lidar com situações de grande fluxo de pessoas em atendimentos de emergência, o que normalmente acaba impactando a qualidade do acolhimento. Segundo Leonardo, a rotina intensa pode levar à automatização do atendimento, o que prejudica a experiência do paciente: “O paciente percebe cada palavra, cada gesto, o toque, o olhar, o sorriso. Precisamos garantir cortesia, respeito e gentileza para que ele tenha um tratamento adequado, tanto humanamente quanto clinicamente”.
“Se colocar no lugar do outro é essencial para melhorar o atendimento”
Grasielle Bezerra, analista do Núcleo de Educação Corporativa
A capacitação faz parte do projeto Paciente em Primeiro Lugar, que tem o objetivo de aprimorar a comunicação por meio de técnicas de abordagem e acolhimento. Além disso, o impacto na experiência do paciente deverá ser medido pelo Net Promoter Score (NPS), ferramenta que já avalia a satisfação em unidades administradas pelo IgesDF e que consegue apontar para os gestores quais são os pontos de melhoria.
A analista do Núcleo de Educação Corporativa, Grasielle Bezerra, abordou a comunicação como fator essencial tanto no atendimento ao público quanto no ambiente corporativo. Para ela, a falta de empatia e a dificuldade de escuta ativa são problemas que precisam ser enfrentados no dia a dia dentro de uma unidade hospitalar.
“Às vezes, somos muito rápidos para julgar os outros. Mas quem está ali fora esperando atendimento não é qualquer pessoa, é alguém que está precisando. A mãe que chora desesperada poderia ser a sua mãe, poderia ser o seu filho. Se colocar no lugar do outro é essencial para melhorar o atendimento”, explicou a analista.
Segundo Grasielle, os profissionais que realizam o primeiro atendimento, seja na recepção do paciente, seja na segurança, desempenham um papel crucial, pois a abordagem pode facilitar ou dificultar a assistência médica que virá a seguir: “Dependendo da maneira com que se desenrola a comunicação, a situação pode ser amenizada ou agravada. O primeiro atendimento é fundamental para toda a jornada do paciente”.
O treinamento Experiência do Paciente – O Impacto da Comunicação em Cada Interação será replicado no Hospital Regional de Santa Maria, no dia 4 de abril, garantindo que mais profissionais sejam capacitados a oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente nas unidades administradas pelo IgesDF.
*Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)