De BYD a VW, veja os principais lançamentos de 2025

 on  with No comments 
In  





Sem duvida, 2024 foi o ano dos híbridos e elétricos, tivemos diversos modelos do tipo sendo lançados em sequência por marcas estreantes no país – algumas sem sucesso – e outras tendo seus modelos já figurando entre os mais vendidos do país. As marcas tradicionais também irão correr atrás desse filão no próximo ano. 


Abaixo, listamos aqueles que devem ser os principais lançamentos do próximo ano, com foco principal na categoria de SUVs, tendência do mercado, e a expansão em todas as marcas da eletrificação hibrida leve, hoje utilizada pela Stellantis na Fiat, nos modelos Pulse e Fastback, na Kia, com o Stonic, e na CAOA Chery, com alguns modelos Tiggo e no sedã Arrizo 6. Começando de ordem alfabética, de BYD a Volkswagen. De chinesa a montadora tradicional, a lista está recheada de modelos, incluindo esportivos, picapes e hatches.


Alguns lançamentos já estão confirmados, outros ainda são especulações fortes no mercado, além de mais novidade que acabam aparecendo durante o ano e que ficaram bem guardados, principalmente nas importadores. 









BYD Denza D9 - Ao vivo na China








BYD Sealion 7

Foto de: BYD









BYD Seal 07 DMi

Foto de: BYD




BYD


Começando pela marca chinesa, que passa por um momento conturbado no Brasil, após denúncias do MPT sobre condições de trabalho análogo à escravidão nas obras de sua futura fábrica em Camaçari,  na Bahia.


Para o ano que vem, a marca deve investir em modelos de luxo, como a minivan Denza D9, com capacidade para sete passageiros e mais de 5 metros de comprimento total e na renovação do sedã Seal, que deve ganhar novidades visuais alinhadas com o Song Plus Premium, lançado recentemente como série especial. Além deles, é possível que a marca lance o Sealion 07, um SUV cupê baseado no sedã Seal, para ocupar a lacuna entre o Song Plus e o Tan, ficando na faixa dos R$ 300 a R$ 500 mil.









Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid 2023


Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid 










CAOA Chery Tiggo 8 Pro Hybrid 2024








Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive - visual da traseira



CAOA Chery


A CAOA Chery deve apostar em três modelos para 2025, sendo eles o retorno do seu sedã médio, o Arrizo 6 Pro Hybrid, que andava em baixa no mercado desde que virou importado, além da chegada da versão plug-in do Tiggo 7 e a nacionalização do Tiggo 8 PHEV, que deve ficar para o 2º semestre.









Novo Chevrolet Onix é flagrado no Piauí

Foto de: Instagram



Novo Chevrolet Onix hatch 










Novo Chevrolet Onix é flagrado no Piauí

Foto de: Instagram



Novo Chevrolet Onix sedã










Chevrolet lança Tracker e Montana com injeção direta

Foto de: Chevrolet



Chevrolet Tracker e Montana com injeção direta





Chevrolet


Indo para uma marca mais do que tradicional no país – a Chevrolet fara 100 anos de Brasil em 26 de janeiro de 2026 – algumas das novidades reservadas devem ser anunciadas justamente na comemoração do centenário da marca. Em setembro, a montadora comunicou investimento de R$ 5,5 bilhões em uma de suas plantas, no estado de São Paulo.


Entre os mais cotados, estão justamente a linha Onix e Tracker, que serão reestilizados no próximo ano, como a picape Montana e a minivan Spin, que tem menor volume e podem difundir melhor a tecnologia, ao menos inicialmente.








Citroën C3 You T200 2025

Foto de: Motor1.com



Citroën C3 You T200 2025




Citroën


Com o lançamento de todos os modelos da linha C-Cubed, a Citroën não deve ter grandes novidades em sua linha no ano de 2025. No máximo, deve adotar o novo sistema híbrido-leve que já está presente em outros carros da Stellantis com o motor 1.0 T200. 


Pelo menos nos modelos Fiat que já contam com esse motor, a potência continuou a mesma, tendo 125/130 cv de potência máxima (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, associado a um câmbio CVT, mas agora com um pequeno motor elétrico (que substitui o alternador e o motor de arranque) e que é alimentado por bateria de íon de lítio, gerando até 3 kW de potência (pouco mais de 4 cv) e 1 kgfm de torque, fornecendo assistência ao motor a combustão.








Fiat Toro Tributo 125

Foto de: Fiat



Fiat


A chegada do Proconve L8 em janeiro de 2025 estreitou ainda mais as regras para motores diesel diesel no Brasil. Com ele, vários motores começaram a dar seu adeus durante o ano de 2024 e/ou foram atualizados por suas marcas para poderem ser vendidos no próximo ano.


No caso da Fiat, que tem a Toro e a Titano com motores diesel, o primeira com um 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm e a segunda um motor BlueHDI ainda de origem PSA, os dois devem ser aposentados em favor do motor 2.2 Multijet II turbodiesel, presente hoje na Ram Rampage. Há ainda a possibilidade de a Toro permanecer somente com motores 1.3 Turbo e tração integral.









Ford Everest - Apresentação na Ford Argentina

Foto de: Motor1 Argentina



Ford Everest – Apresentação na Ford Argentina










Exterior do Ford F-150 Tremor 2024

Foto de: Ford









Ford Mustang GT Performance (BR)

Foto de: Motor1.com



Ford Mustang ganhará câmbio manual em 2025





Ford


Recentemente, no dia 10 de dezembro, a Ford causou furor no Instagram com uma postagem referenciando o piloto Ayrton Senna, com os pedais de um Mustang manual operados por um motorista com sapatos mocassim e meias brancas. Baseada na versão GT Performance, o Mustang manual terá câmbio de 6 marchas e chegará às lojas em edição limitada. 


Outras novidades que podem chegar estão na linha Bronco/Maverick, que foram reestilizados recentemente no exterior e devem chegar por aqui com novo visual. Além deles, outro modelo que podemos aguardar para 2025 é uma versão híbrida plug-in do SUV Territory, já vista rodando no Brasil, além da versão Tremor da picape F-150.


A marca também mostrou – a título de “estudar a recepção do público” – uma versão de cabine simples da Ranger que poderia se juntar à lista de novidades do ano que vem. Não menos importante, o utilitário Transit também deve receber mudanças nos seus pacotes de versões, equipamentos e de segurança, completando as novidades da marca para o ano que vem. No total, a marca prometeu 10 lançamentos no Brasil no ano que vem.









BYD Song Plus vs. GWM Haval H6 PHEV19

Foto de: Motor1.com









GWM Wey Blue Mountain








GWM Tank 300 flagrado no interior de SP

Foto de: Michel Lima



GWM Tank 300 flagrado no interior de SP





GWM 


Com a sua fábrica de Iracemápolis (SP) prometendo iniciar a produção no ano que vem com os modelos da submarca Haval, a empresa também já está desenvolvendo tecnologia híbrida-flex com a Bosch para estrear em seus modelos nacionais. Além disso, em agosto, a GWM oficializou que traria mais duas submarcas para cá.


Elas são a Tank e a Wey, que se juntarão às atuais Haval e Ora. Enquanto a Wey tem SUVs com apelo mais luxuoso, a Tank trará modelos mais robustos e com capacidade off-road para rivalizar com Jeep Wrangler e Toyota SW4.









Novo Honda WR-V 2025








Novo Honda HR-V 2025 - Europa

Foto de: Honda UK



Novo Honda HR-V 2025 – Europa





Honda


Esqueça aquele WR-V derivado do Fit que tivemos por aqui. O novo SUV compacto da Honda é um carro bem mais independente, que compartilha apenas alguns elementos com o City. Chegando em 2025, ficará abaixo do HR-V, que ficou mais refinado na atual geração, e promete uma briga intensa com o também novo Toyota Yaris Cross. 


Já o HR-V deve ter mudanças mais sutis. Assim como o City recebeu na sua linha 2025, espere por novidades apenas em para-choques, grades e faróis dianteiros. Devem permanecer os motores 1.5 aspirado de quatro cilindros, que gera 126 cv e 15,8 kgfm de torque nas versões de entrada; e o 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm nas configurações mais caras.









Novo Hyundai Kona Electric


Novo Hyundai Kona Electric










Hyundai Ioniq 5 2021








Hyundai Santa Fe 2023



Hyundai 


Agora que Hyundai e CAOA se acertaram, a coreana está buscando atualizar sua linha de importados. O primeiro modelo dessa nova leva foi o Ioniq 5, que chegou na versão topo de linha Signature, com dois motores (que geram 101 cv na dianteira e 224 cv na traseira), dando potência combinada de  325 cv e 61,6 kgfm de torque ao SUV.


Em breve, ele pode ganhar a companhia de uma versão mais simples, com somente um motor, que traz 168 cavalos e 35.7 kgfm, aliados a tração traseira. Além do Ioniq, a Hyundai também deve trazer as novas gerações do SUV Kona, tanto na versão EV quanto com motores térmicos, e a nova geração do Santa Fe.








Jeep Avenger


Jeep


Com as vendas da Jeep em alta, as atenções da Stellantis devem se focar em atualizar produtos de outras marcas do grupo, expandindo a tecnologia híbrida leve (que o grupo chama de Bio-Hybrid) para outros modelos com motor 1.0 T200. 


Ainda sim, há uma pequena chance de vermos mais do Jeep Avenger, já que a marca continuava estudando o pequeno SUV para o país. Caso realmente chegue ao Brasil, O modelo deve receber algumas alterações em relação ao que é oferecido pela na Jeep na Europa desde o final de 2022, ainda mais considerando que o Avenger teria passado por clínicas com clientes brasileiros sem agradar muito pelo interior mais simples que o habitual para os padrões da marca por aqui.








Mitsubishi Outlander PHEV 2025 - Europa

Foto de: Mitsubishi



Mitsubishi Outlander PHEV 2025 




Mitsubishi


O ano de 2025 promete novidades na área de eletrificação na Mitsubishi. Em entrevista para o Motor1.com Podcast, o CEO da HPE Automotores, Mauro Correia, confirmou a chegada de uma série de novidades no ano que vem e adiantou que os R$ 4 bilhões investidos na fábrica de Catalão (GO) terão impacto significativo na trajetória nacional da marca. E a principal novidade na área de eletrificação deve ser o lançamento do novo Outlander PHEV.


A nova geração – a quarta do modelo – agora é baseada no Nissan X-Trail, utiliza a base CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e vem sempre com 7 assentos. O novo Outlander agora adota linhas agressivas e baseadas na filosofia Dynamic Shield da Mitsubishi. Na dianteira, o conjunto óptico é dividido em dois andares com filetes de luzes diurnas de LED na parte superior e, logo abaixo, luzes principais no para-choque.









Avaliação do Nissan Kicks de 2025

Foto de: Christopher Smith / Motor1









Nissan Kicks Sense manual 2022


Nissan Kicks antigo ganha sobrenome Play





Nissan


Completamente reformulado, o Kicks de nova geração é maior, mais espaçoso e mais refinado que o antecessor. Ao todo, mede 4.366 mm de comprimento (5,6 cm maior do que o antigo) e conta com 2.656 mm de entre-eixos (+ 3,6 cm). A largura aumentou para 1.800 mm (+ 4 cm) e a altura agora é de 1.630 mm (+ 2 cm).


A Nissan garante que o espaço para ombros cresceu 4,3 centímetros e a área para pernas nos bancos traseiros aumentou 2,2 cm. Por aqui, terá novo posicionamento, batendo de frente com versões de topo de Honda HR-V e Jeep Renegade e versões de entrada de Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Enquanto isso, a Nissan manterá a antiga geração do SUV como opção de entrada, agora com sobrenome Play e somente nas versões mais baratas.









Peugeot 208 GT - visão dianteira esquerda

Foto de: Motor1 Brasil









Peugeot 2008 GT - dianteira

Foto de: Motor1.com









Peugeot E-3008 (2024): O exterior



Peugeot 


Com 208 e 2008 renovados no ano de 2024, a Peugeot deve se concentrar em expandir a linha Bio-Hybrid para seus modelos compactos, que utilizam os mesmos motores de Fiat Pulse e Fastback e da linha C-Cubed da Citroën – C3, Aircross e Basalt. Quem vira dúvida é o 3008, que deixou de ser importado esse ano e, caso volte, deve ser trazido somente em configuração híbrida e/ou elétrica, chamada de E-3008.








Ram 1500 RHO 2025


RAM


Composto atualmente pelas versões Limited, Limited Night Edition e Rebel, o portfólio da picape RAM 1500 no Brasil poderá ser ampliado em breve com a chegada da variante esportiva RHO. A configuração já é oferecida em mercados da América do Norte e parece ser a próxima aposta da Stellantis por aqui, já tendo sido flagrada camuflada sendo transportada em um caminhão plataforma na cidade de Campinas, São Paulo. 


A 1500 RHO conta com preparação especial de fábrica e visual robusto associado ao novo motor 3.0 de 6 cilindros em linha da família Hurricane. Além dos 548 cv, o propulsor entrega 71,9 kgfm de torque e garante aceleração de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos.









Renault SUV C - Testes na Argentina

Foto de: Motor1 Argentina



Renault SUV C – Testes na Argentina










Flagra Renault Kwid E-Tech 2025 (1)

Foto de: Motor1 Brasil



Renault Kwid E-Tech 2025 





Renault


Em 2025, a marca apresentará um SUV médio, ainda sem nome, mas que os mais recentes flagras nos mostram ter grande compatibilidade com o novo Duster europeu.  Apesar de dividirem elementos da carroceria, o design principalmente da dianteira e traseira serão próprios.


Este SUV médio usará a plataforma RGMP, que está no Kardian, e é esperado com um conjunto híbrido, composto pelo motor 1.3 turbo e uma transmissão eletrificada, ambos fornecidos pela HORSE. Ele marcará a volta da Renault a uma faixa de mercado mais elevada e lucrativa, brigando com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. 


Além deste SUV, a Renault ainda contará com o Kwid E-Tech renovado, baseado no Dacia Spring europeu, com novidades principalmente no interior, agora mais contemporâneo e com uma boa evolução sobre o modelo atual: quadro de instrumentos configurável de 7″ em todas as versões – nos modelos mais equipados há uma grande tela sensível ao toque de 10″. 









Toyota Hilux Híbrido 48 V

Foto de: Toyota



Toyota Hilux Híbrido 48 V










Toyota SW4 Hybrid MHEV








Toyota Yaris Cross é flagrado no Brasil - imagens: BF///MS no Instagram

Foto de: Instagram



Toyota Yaris Cross flagrado no Brasil – imagens: BF///MS no Instagram





Toyota


Com o fim dos compactos Yaris hatchback e sedan, a Toyota irá investir na versão Cross do modelo, que será fabricada na planta da marca em Sorocaba, no interior paulista. Seu principal diferencial será o conjunto híbrido flex, com o 1.5 aspirado ligado ao conjunto eletrificado que já conhecemos do Corolla e Corolla Cross. 


No caso da picape Hilux (e do seu SUV, o SW4), o modelo já é vendido na Europa e conta com o mesmo 2.8 turbodiesel atual utilizado por aqui, mas com o reforço de m novo motor-gerador elétrico, uma bateria de íons de lítio de 48V e um conversor de corrente elétrica. Os componentes são simplesmente integrados sem a necessidade de alterações no layout da motorização e são construídos para suportar condições operacionais adversas. Com os incentivos para veículos híbridos atuais, é possível que os utilitários adotem o sistema em breve.


Volkswagen









Nivus GTS flagrado na fábrica da marca

Foto de: Placa Verde



Nivus GTS flagrado na fábrica da marca










Volkswagen Jetta GLI 2025


Volkswagen Jetta GLI 2025










VW Golf GTI MK8,5 voltará ao Brasil em 2025

Foto de: Motor1.com



VW Golf GTI MK8,5 voltará ao Brasil em 2025





Depois de confirmar Nivus GTS e a oitava geração do Golf na versão GTI para o mercado brasileiro em 2025, a Volkswagen oficializou a chegada de mais um modelo de pretensões esportivas para o nosso país no ano que vem: o Jetta GLI renovado. O sedã mais apimentado foi revelado em junho de 2024 para o mercado estadunidense.


A marca deixou em aberto quando os esportivos devem começar a chegar ao mercado no ano que vem, mas o Nivus deve ser o primeiro, sendo lançado durante o primeiro semestre, seguido dos dois modelos importados, que dependem de outras variações para poder chegar ao país.


Bônus: Volkswagen Tera 








VW Tera - Testes na Argentina

Foto de: Motor1.com



Principal lançamento da Volkswagen em 2025, o Tera é um SUV para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian, posicionado abaixo de T-Cross e Nivus. Para isso, terá desde versões com motor 1.0 aspirado, passando pelo 1.0 turbo 170TSI com câmbio manual e automático e chegando aos 200TSI em versões mais completas. Em termos de porte, tudo indica que contará com aproximadamente 4 metros de comprimento e herdará do Polo o entre-eixos de 2.566 mm.


Segundo nosso colunista Jason Vogel, que recebeu informações ligadas à rede de concessionárias da marca, o lançamento do novo SUV será em março do próximo ano, abrindo a janela de novidades da marca alemã para 2025. 



VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE











Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/de-byd-a-vw-veja-os-principais-lancamentos-de-2025/?fsp_sid=38115
Share:

CRE do PARANOÁ e ITAPOÃ, encerram o ano com grandes realizações

 on  with No comments 
In  




Parece que 2024 foi um ano extraordinário para a Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã, com muitos projetos e iniciativas de destaque! Aqui está um resumo que destaca as principais conquistas:
Principais Realizações
Infraestrutura: Melhorias nas cozinhas de várias escolas, proporcionando melhores condições para o preparo das refeições.
Carência Zero: Sucesso no planejamento e execução do processo.
Projetos de Destaque: Ampliação de iniciativas como “Na Moral”, “Alfaletrando” e “LEEI”, além de outros projetos inovadores em diversas escolas.
Destaques por Escola:
EC 01: FECAC – Feira de Ciências, Arte e Cultura.
EC 02: Projeto “Belezeres e Alfabetizando: Ler e Escrever com Prazer”.
EC 03: Quinta Cultural.
EC 04: Projeto Olhares.
EC 05: Conhecendo Autores, Formando Leitores
EC 06: Projeto Horta e Mostra Cultural
EC 01: Projeto Horta.
EC 02: Ciranda Literária.
EC 502: Cultura da Paz.
EC Cora Coralina: “Li, Gostei e Recomendo”.
EC Alto Interlagos: Caderno Pedagógico e Olimpíadas da ECAI/PROFESP.
EC Capão Seco: Semana Literária e Consciência Negra
EC Natureza: Telejornal da Natureza.
EC Cariru: Gincana da Matemática e Projeto Literário.
EC Café sem Troco: Projeto “Eu Tenho Valor” e “Fazendinha”.
EC Quebrada dos Néris: Parada Literária.
CED 02 do Paranoá: Microfone Jovem Podcast – Liga Jovem.
CED Darcy Ribeiro: Festival da Paz.
CIL do Paranoá: Feira Cultural e Halloween.
Outros Destaques do Ano
Eventos Temáticos: Sucesso nas festas juninas, eventos de conscientização como o Outubro Rosa e celebrações do Dia do Gestor Escolar, o circuito de ciências que tratou dos biomas do Brasil usando fortemente a tecnologia para chamar atenção
Materiais Permanentes: Aquisição de itens importantes com recursos do ODAC Capital, que beneficiaram diversas atividades.
Unieb em Ação: Apoio direto e constante às escolas.
2024 foi realmente um ano marcado por criatividade, dedicação e progresso. Parabéns a todos os envolvidos por transformar as escolas da Regional de Ensino do Paranoá Itapoã em centros de excelência e inspiração para a comunidade! Gratidão aos servidores, professores, gestores e à Secretaria de Educação do DF por todo o apoio. Que 2025 seja ainda mais promissor!





Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/cre-do-paranoa-e-itapoa-encerram-o-ano-com-grandes-realizacoes/?fsp_sid=37331
Share:

Reeleito no CRQ do Paraná, Edward Borgo aponta transparência, aproximação com profissionais e empresas e fiscalização - CFQ

 on  with No comments 
In  





O presidente do Conselho Regional de Química da 9ª Região (CRQ IX – Paraná), Edward Borgo, foi eleito por seus pares, em Curitiba, para mais um mandato diante do Conselho Regional. O presidente avalia que a gestão alcançou seus propósitos no primeiro ciclo e, por isso, foi reeleito pelos Conselheiros para um novo período.


Borgo acredita que a mudança de perfil na atual gestão permitiu uma afinidade maior entre o Conselho Regional e diversas entidades do Estado do Paraná.


“Há mais de 32 anos sou conselheiro, representando a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e representando as indústrias da área de eletroquímica. Então eu tenho um bom conhecimento da Química, do cromo, do titânio, e sempre fui um bom conselheiro, atuando em prol do CRQ IX”, assinalou Borgo.


Em sintonia com a postura do Conselho Federal de Química (CFQ) e do Sistema CFQ/CRQs como um todo, o presidente afirma que sua gestão patrocinou um esforço concentrado para que o CRQ IX buscasse visibilidade e interação com a comunidade.


“Ressaltamos que o TCU através do acórdão 1648/2024, avaliou o CRQ do Paraná como tendo alta transparência na forma de dados abertos, o qual atribuímos como fruto do comprometimento e da aplicação dos princípios da gestão pública”, avalia.


E acrescenta:


“Nossos fiscais têm ministrado palestras em universidades, faculdades, cursos técnicos e em empresas, buscando o alinhamento com a política Nacional de Fiscalização do Sistema CFQ/CRQs.”


Para o próximo mandato, Borgo traça metas relevantes.


“O nosso objetivo é buscar uma fiscalização verdadeiramente efetiva. Nós não perdemos tempo: estamos com dois novos fiscais. Com isso nós aumentamos em 50% o nosso efetivo de agentes. Atualmente o Paraná conta com seis fiscais. Sabemos que o cerne do Regional é a fiscalização, bem como a capacitação de toda a sua equipe”, afirma Borgo.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/reeleito-no-crq-do-parana-edward-borgo-aponta-transparencia-aproximacao-com-profissionais-e-empresas-e-fiscalizacao-cfq/?fsp_sid=37324
Share:

Retrospectiva: Bortoleto é anunciado na Sauber e Brasil volta à F1

 on  with No comments 
In  




Um dos fatos esportivos mais importantes que ocorreram em 2024 foi o anúncio do brasileiro Gabriel Bortoleto na Sauber para 2025. Ele encerra o hiato de oito anos do Brasil sem um piloto titular na Fórmula 1, principal categoria de automobilismo no mundo.


Os rumores de Bortoleto na Sauber começaram em meados de agosto deste ano, quando a Fórmula 1 teve uma pausa. Na época, porém, o brasileiro negava qualquer tipo de negociação e dizia apenas pensar no campeonato da Fórmula 2, onde ele fazia uma campanha de recuperação.



Na F2, Bortoleto chegou a ficar 36 atrás do então líder Isack Hadjar, mas o paulista de 20 anos reverteu a situação. Em Monza, por exemplo, ele largou em último lugar e conseguiu terminar a corrida em primeiro. No pódio, ele fez questão de levar a bandeira do Brasil.


6 imagens
1 de 6

Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
2 de 6

Divulgação / Sauber
3 de 6

Vince Mignott/MB Media/Getty Images
4 de 6

Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
5 de 6

Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
6 de 6

Reprodução/GabrielBortoleto

Os rumores aumentavam conforme o rendimento dele melhorava na F2, mas a Sauber parecia ter preferência em manter um dos pilotos de 2024 – Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Entretanto, nenhum deles pontuou antes da 23ª etapa, o que parecia incomodar os chefes da escuderia.


Bortoleto contra Schumacher?


A Sauber já havia anunciado o alemão Nico Hülkenberg e, logo, havia apenas uma vaga restante. O assento passou a ser concorrido por outros pilotos, como Franco Colapinto, Mick Schumacher e até o experiente Sebastian Vettel.


No entanto, Bortoleto continuava a impressionar na F2 e, além do empresário Fernando Alonso, ele ganhou apoio dos fãs, de pilotos do grid atual e de pessoas famosas fora do automobilismo. Até que a McLaren o chamou para fazer um teste com o carro de 2022, em setembro


O anúncio ocorreu no início de novembro. Portanto, o Brasil tem um motivo a mais para assistir a Fórmula 1 – Bortoleto. Ele é de Osasco e foi campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2, ambos como estreante.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/retrospectiva-bortoleto-e-anunciado-na-sauber-e-brasil-volta-a-f1/?fsp_sid=37313
Share: