Confira as oportunidades de emprego no Bom Dia Goiás - G1
on junho 05, 2026 with No commentsIn GÓIAS

A Redação
Goiânia – O governador Daniel Vilela (MDB) propôs a criação de um Grupo de Trabalho destinado a elaborar o Projeto de Lei de compensações à Cidade de Goiás pela transferência da capital. A decisão foi acertada pelo chefe do Executivo Goiano em reunião com o prefeito da cidade histórica, Aderson Gouvea (PT), realizada na última segunda-feira (1º/6). No mesmo dia, foi criada, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a Frente Parlamentar de apoio ao Projeto de Lei destinado a compensar a Cidade de Goiás pelas perdas provocadas pela mudança da capital em 1937, tendo atingido o quórum necessário de 14 assinaturas de deputados estaduais.
Segundo Vilela, é necessário definir uma agenda de procedimentos, bem como as secretarias estaduais que vão integrar os esforços para a elaboração do dispositivo legal. A intenção é atualizar o Projeto de Lei nº 01, de 1936, que estabelecia os critérios e mecanismos pelos quais, à época, seria promovida a indenização devida à antiga Vila Boa pelas perdas de ordem econômica e política em razão da mudança da capital para Goiânia. “Muito do que está ali (no PL 01/36) tem valor simbólico, mas precisa ser corrigido para a nossa realidade econômica e fiscal”, ressalta Daniel Vilela.
O governador deixou claro o valor pessoal que, para ele, representa a iniciativa, como parte das celebrações referentes aos 300 anos da Cidade de Goiás, a serem comemorados em 2027. “Tenho a obrigação de dar início a essa agenda. Desejo muito ter a condição de executar isso e estar com o senhor lá, no ano que vem, fazendo essa comemoração”, reportou ao prefeito Aderson Gouvea.

A necessidade do Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo Estadual foi mencionada pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), como etapa imprescindível para o início do marco legal das compensações durante uma reunião realizada no dia 27 de maio com o prefeito Aderson Gouvea. Dela participaram os parlamentares Karlos Cabral (PSB), a quem coube a iniciativa da criação da frente parlamentar, além dos deputados estaduais Mauro Rubem (PT) e Antônio Roberto Gomide (PT). O número mínimo de 14 assinaturas necessárias à oficialização foi atingido na sessão de 1º de junho.
Durante a sessão do último dia 27, o prefeito Aderson Gouvea discursou no plenário da Alego. Em seu discurso, o gestor destacou que a Cidade de Goiás chega à véspera de completar três séculos de história com uma agenda de necessidades. Entre elas, elencou demandas no setor de infraestrutura, como reforma em galerias pluviais, e trabalhos de proteção contra as cheias do Rio Vermelho, bem como sua despoluição. Gouvea também salientou a meta de instalação de uma faculdade de medicina no município, em processo já em curso do resgate de sua vocação de centro universitário, também perdida quando da transferência da sede do Governo de Goiás para Goiânia.
O grupo de trabalho pelas compensações à Cidade de Goiás será composto por representantes da prefeitura da cidade, do governo estadual, da Alego e algum especialista no assunto. A decisão do governador Daniel Vilela acertada com o prefeito Daniel Vilela é no sentido de que as medidas que beneficiem a antiga capital comecem a ser adotadas nas comemorações dos 300 anos, que completam-se em setembro de 2027.

Os candidatos podem ir presencialmente todos os dias, das 7h30 às 9h, na unidade que fica localizada na Rodovia GO-536, Nº 11.411, km 06, Bloco Frigorífico, Fazenda Vargem Bonita, ou encaminhar currículo para o e-mail francisca.x.santos@friboi.com.br.
Mais informações pelo telefone: (62) 99631-4054.

Presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), o prefeito de Hidrolândia, José Délio (União Brasil), circulou, apenas em 2026, por 191 municípios de Goiás (o Estado tem 246 municípios).
De acordo com aliados, nem mesmo candidatos andam tanto quanto José Délio. “Ele é a boa notícia que os prefeitos recebem frequentemente”, sugere o deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil). “É um craque que, no futuro, será governador de Goiás”, profetiza o parlamentar.
As visitas de José Délio têm dois objetivos. Primeiro, conversar diretamente com os prefeitos sobre as dificuldades de suas gestões e oferecer algum tipo de apoio e orientação para resolvê-los.
Segundo, o gestor municipal é um dos principais generais eleitorais da pré-campanha de reeleição do governador Daniel Vilela, do MDB.

“Nas visitas, tenho conversado com vários prefeitos e confiro as pesquisas de intenção de voto. Todos os dados indicam que Daniel Vilela será eleito no primeiro turno. Por outro lado, Marconi Perillo, do PSDB, está estagnado e é muito rejeitado, e Wilder Morais, do PL, não cresce”, diz José Délio.
“A presença de Daniel Vilela no interior, conversando com prefeitos, vereadores e lideranças locais dos vários setores da sociedade, está fazendo a diferença. Por isso, insisto, o governador vai ser eleito no primeiro turno”, frisa o presidente da AGM.
“Os prefeitos de Goiás, até os do PL, garantem que Daniel Vilela vai ser reeleito no 1º turno. É o que mais ouço. Não são intuições. Os prefeitos fazem pesquisas. Pode ir em Trindade, Pontalina, Luziânia, Porangatu. Daniel está subindo.”
“No momento, Daniel Vilela tem atuado, de maneira presencial, no Entorno de Brasília. Lá, como nas outras regiões, seus índices nas pesquisas estão cada vez melhores. A base governista fará o governador, os dois senadores e grandes bancadas de deputados federais e estaduais. Anotem e, se quiserem, me cobrem depois”, afirma José Délio. (E.F.B.)

30/05 •
Sábado
• 16:00
Pré-jogo
Álbum Encontro da União dos Vereadores de Goiás
28.MAI.2026
Encontro da União dos Vereadores de Goiás
Will Rosa


Na decisão, a Justiça determinou que a prefeitura e a Amma suspendam imediatamente qualquer corte, poda ou retirada de árvores relacionados ao projeto. O município também deverá apresentar, em até cinco dias, o processo administrativo completo, estudos ambientais, pareceres técnicos e laudos fitossanitários individualizados das árvores cuja remoção seja considerada inevitável.

A Redação
Goiânia – O primeiro pedágio eletrônico de Goiás, os das rodovias BR-060 e BR-452, no trecho entre Goiânia e Itumbiara, passando por Rio Verde, entrará em operação nesta quarta-feira (27/5). Ao passar pelos pórticos, que são estruturas instaladas sobre a rodovia dotados de câmeras, sensores e antenas, o veículo é automaticamente identificado por meio da leitura de placa ou de TAG (adesivo eletrônico).
A cobrança será feita em sete pontos distribuídos por Abadia de Goiás, Indiara, Acreúna, Rio Verde, Goiatuba e Bom Jesus de Goiás. A menor tarifa para veículos de passeio custa R$ 3,90, já a maior R$ 18,80.
No caso de veículos pesados, sensores também fazem a contagem de eixos para definir o valor correto da tarifa. Já as motocicletas não pagarão pedágio. Após passar pelo pórtico, o motorista tem 30 dias para pagar a tarifa do pedágio. São quatro formas de pagamento: TAG, Aplicativo Rota Verde, Site da Rota Verde e totens instalados nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs):
O pedágio eletrônico dispensa a parada do motorista para pagar a tarifa e garante mais fluidez no trânsito e maior segurança viária, especialmente em trechos com grande circulação de veículos. Ao longo dos 426 quilômetros de rodovias administrados pela Rota Verde Goiás, são quatro pontos de pedágio na BR-060 e três na BR-452, que totalizam 11 pórticos de pedágio – como a BR-060 é duplicada, cada ponto de cobrança tem dois pórticos, um para cada sentido da via. Os valores das tarifas em cada pórtico foram definidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT):

Descontos
Haverá dois tipos de descontos para veículo com TAG ativa. O primeiro é Desconto Básico da Tarifa (DBT), que garante abatimento de 5% do valor do pedágio em todas as passagens para veículos de passeio e comerciais, inclusive para reboque e semirreboque.
O segundo é o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para veículos de passeio (categorias 1, 3 e 5), que pode variar de 20% até 90%, a depender da praça e do valor do pedágio. Nos pórticos de Acreúna, a redução progressiva é de 9,64% por passagem; em Santa Helena, de 7,64%, permitindo que a tarifa caia para menos de R$ 1,00 na 30.ª passagem no mês. Já os pórticos de Indiara possuem desconto progressivo de 5,01%, enquanto Abadia de Goiás, Jandaia e Bom Jesus (Pórtico 06 e Pórtico 07) aplicam redução de 0,78% por passagem.
Quanto maior o número de passagens pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido, ao longo do mês, maior é o desconto aplicado sobre a tarifa. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema, com base no histórico de utilização do veículo identificado pela TAG. No pórtico de Acreúna, por exemplo, a tarifa da categoria 1 (carro de passeio) começa em R$ 11,40 na 1.ª passagem e pode chegar a apenas R$ 0,60 na 30ª passagem do mês — redução máxima de 94,71%. Já no pórtico de Santa Helena, a tarifa inicial de R$ 7,51 pode cair para R$ 0,75 na 30ª passagem, representando desconto de 90,02%.
No pórtico de Abadia, a tarifa da categoria 1, que é R$ 3,90, para veículo com TAG ativa, começa em R$ 3,71 na primeira passagem e chega a R$ 2,95 na 30.ª passagem realizada, representando redução máxima de 20,31%. Ao longo das 30 passagens, o valor médio pago pelo usuário cai para R$ 3,31, com média de desconto acumulado de 10,53%. O motorista não precisa solicitar o desconto nem fazer contas ou simulações. A TAG faz o cálculo automaticamente e cobra a tarifa já com o desconto. Porém, se quiser conferir os valores por passagem, consulte em https://rotaverdegoias.com.br/wp-content/uploads/2026/05/DUF_Rota_Verde_Tabela_Desconto.pdf
Multa
A cobrança do pedágio eletrônico será sempre vinculada a placa do veículo e o prazo para pagamento é de até 30 dias após a passagem pelo pórtico. O não pagamento da tarifa dentro do prazo é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Mesmo após a aplicação da multa, o valor do pedágio continua sendo devido. É importante lembrar que os locais onde foram instalados os pórticos de cobrança do pedágio eletrônico na BR-060 e BR-452 já estavam definidos no contrato de concessão assinado entre a ANTT e a Rota Verde Goiás.

A CBF alterou a data do clássico entre Atlético-GO e Goiás, válido pela 11ª rodada da Série B. Inicialmente marcado para domingo, o confronto foi antecipado para sábado, dia 30, às 16h, no Estádio Antônio Accioly. O duelo será disputado apenas com torcida do Dragão.


A Polícia Científica de Goiás realizou neste sábado (23/5) a “Operação in Loco”, uma força-tarefa voltada à coleta de material genético de detentos no sistema prisional do Estado. A ação ocorreu de forma simultânea em 15 unidades prisionais e deve resultar na inclusão de mais de 1,4 mil novos perfis no Banco de DNA estadual, ampliando a capacidade investigativa das forças de segurança.
A operação é realizada em atuação integrada com a Polícia Penal e mobiliza equipes regionais em municípios como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Formosa e Águas Lindas de Goiás, entre outros. O objetivo é fortalecer o banco de dados genéticos utilizado na elucidação de crimes, especialmente os de maior gravidade.
O Banco de DNA da Polícia Científica é uma ferramenta estratégica para identificação de autores de homicídios, estupros e outros crimes violentos. A tecnologia permite o cruzamento de perfis genéticos de condenados com vestígios biológicos coletados em cenas de crime, possibilitando a resolução de casos que, muitas vezes, permaneciam sem autoria definida.
Segundo a corporação, todas as coletas seguem rigorosamente a legislação vigente, além de protocolos técnico-científicos e normas da cadeia de custódia, garantindo a validade jurídica e a integridade das informações.
Após a coleta, o material genético é encaminhado ao Laboratório de Biologia e DNA da Polícia Científica, onde passa por processos de extração, amplificação e análise em equipamentos de alta precisão.
A partir dessas etapas, é gerado o perfil genético do indivíduo, que é inserido no banco de dados conforme critérios legais e padrões nacionais de qualidade.

O uso da genética forense tem se consolidado como um dos principais avanços no combate à criminalidade, permitindo não apenas a identificação de autores, mas também a conexão entre crimes distintos e a verificação de reincidência criminal.
Além disso, a tecnologia possibilita a resolução de crimes antigos por meio da comparação de vestígios biológicos armazenados, ampliando o alcance das investigações e fortalecendo a integração entre diferentes estados.
A ampliação do banco estadual de DNA reforça a estratégia de modernização da segurança pública em Goiás, com foco no uso de inteligência e tecnologia para aumentar a eficiência das investigações e a responsabilização de criminosos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) corrija o pagamento indevido feito para juízes e desembargadores, em valores que, somados, ultrapassam R$ 35,3 milhões. De acordo com o CNJ, a auditoria apontou possíveis irregularidades nas folhas de pagamento ordinárias e extraordinárias de magistrados nos meses de março e abril de 2026.