Deputado Robério Negreiros apresenta projeto para fortalecer a saúde ocular da população idosa no DF
O deputado distrital Robério Negreiros destacou, em entrevista à TV Câmara Distrital, a importância do Projeto de Lei nº 2.284/2026, de sua autoria, que institui a Política de Promoção da Saúde Ocular da Pessoa Idosa, denominada Enxerga 60+.
A proposta tem como objetivo ampliar o acesso da população idosa do Distrito Federal às ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças oculares, contribuindo para a preservação da visão, da autonomia e da qualidade de vida na terceira idade.
Segundo o parlamentar, o envelhecimento da população exige políticas públicas voltadas à prevenção de enfermidades que podem comprometer a independência dos idosos. Nesse contexto, o programa busca incentivar campanhas educativas, facilitar o acesso aos exames oftalmológicos e fortalecer a rede de atendimento especializada.
A iniciativa também pretende conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde ocular, reduzindo os impactos de doenças como catarata, glaucoma, degeneração macular e retinopatia, que figuram entre as principais causas de perda de visão na terceira idade.
Durante a entrevista, Robério Negreiros ressaltou que investir na prevenção representa mais qualidade de vida para os idosos e contribui para reduzir complicações que podem ser evitadas com diagnóstico e tratamento adequados.
Caso seja aprovado, o PL 2.284/2026 poderá ampliar as políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável no Distrito Federal, reforçando o compromisso com a promoção da saúde, da dignidade e da autonomia da população idosa.
0 #type=(blogger):
Postar um comentário