Ações das escolas com nota 10 no Ideb devem ser replicadas, diz Lula

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Alunos, professores e diretores das 21 escolas que tiraram nota 10 no último ciclo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram recebidos nesta quarta-feira (4) no Palácio do Planalto. O indicador avalia o desempenho das escolas e redes de ensino no Brasil. Ele combina os resultados dos estudantes nas avaliações de leitura e matemática (Saeb) com as taxas de aprovação, garantindo que qualidade e fluxo escolar andem lado a lado.

“O governo federal tem preocupação desde a creche até a universidade, em todos os momentos da educação de nossos estudantes. Temos a tarefa de colocar em prática as ações das escolas com nota 10 no IDEB, para replicá-las em todas as outras. Nenhum país se desenvolveu sem investir na educação”, destacou o presidente Lula

“Para aprender, uma criança precisa de algumas coisas na vida dela. Eu sempre me pergunto se a escola está fazendo jus e estimulando nossas crianças a terem vontade de ir para a escola. Também nossos professores e professoras precisam estar bem, e é por isso que criamos um Piso Salarial.”

Das instituições com nota 10 no Ideb, 15 estão no Ceará, 5 em Alagoas e uma em Pernambuco, portanto, todas no Nordeste. Confira a lista completa aqui.

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Aneel reduz patamar de bandeira vermelha e reajuste pode ser menor

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A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nota nesta quarta-feira (4) para informar o ajuste da bandeira vermelha para o patamar 1. Os dados foram corrigidos após ajustes do Programa Mensal de Operação pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Diante dessa alteração, a ANEEL solicitou para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1.

Nesse patamar serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

Além disso, a diretoria da ANEEL definiu que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras.

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Trilha de Letras recebe a poetisa carioca Bruna Mitrano

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Um dos novos e elogiados nomes na nova era de poetas, a carioca Bruna Mitrano é a entrevistada do programa Trilha de Letras de hoje (4), às 23h, na TV Brasil. Na conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, ela detalha a atual “cara” da poesia brasileira: feminina, jovem, bem-sucedida nas redes sociais e com textos que abordam tanto questões pessoais quanto coletivas.

Mas Bruna tem também outros diferenciais: nascida e criada em uma periferia do Rio de Janeiro, que só ganha destaque na imprensa por casos de violência, ela traz essa brutalidade de um cotidiano duro e cruel para seus escritos com a mesma naturalidade com que fala sobre o que Ninguém quis ver, nome de seu livro mais recente. Pelas palavras de Bruna, não há como deixar de ver.

Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro

TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Saiba como sintonizar. 

Serviço

Trilha de Letras – quarta, dia 4/9, às 23h, na TV Brasil 
Trilha de Letras – quarta, dia 4/9, às 23h, na Rádio MEC 

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Produção industrial recua 1,4% em julho; crescimento no ano é de 3,2%

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A produção industrial brasileira teve um recuo de 1,4% em julho na comparação com o mês de junho deste ano, quando houve crescimento de 4,3% da atividade, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mês de julho do ano passado, o desempenho da indústria cresceu 6,1% e no acumulado de janeiro a julho, a produção industrial cresceu 3,2%.

Segundo o IBGE, o crescimento de 6,1% entre julho deste ano e julho do ano passado foi decorrente dos resultados positivos em quatro das quatro grandes categorias econômicas, 21 dos 25 ramos, 60 dos 80 grupos e 67,3% dos 789 produtos pesquisados. Entre as atividades, as influências positivas foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias, com crescimento nesse período de 26,8%.

Produtos químicos cresceram 10,5%, impulsionados, em grande medida, pela maior produção dos itens automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques e veículos para o transporte de mercadorias e caminhões. Também tiveram desempenho positivo a produção da indústria de fungicidas para uso na agricultura, tintas e vernizes para construção, desinfetantes, herbicidas para plantas, fertilizantes químicos das fórmulas NPK (Nitrogênio, Potássio e Fósforo), inseticidas para uso na agricultura e polietileno.

Também são destaques da produção industrial na comparação de julho de 2024 com julho de 2023,  os produtos de metal com alta de 13,9%, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com alta de 24,4%, produtos de borracha e material plástico, com alta de 11,6% e máquinas e equipamentos, 10,8%. Contribuíram positivamente, ainda, a produção de móveis, com alta de 26,9%; artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, com alta de 14,3% e produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com 7,2%.

Avaliação

Segundo a Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), a redução da produção industrial em julho, em 1,4%, foi registrada após um forte crescimento verificado em junho. Portanto, houve uma acomodação. Na avaliação por categorias, o destaque foi a continuidade do processo de recuperação do grupo de bens de capital e bens de consumo duráveis.

A primeira categoria, segundo a Fiesp, tem se beneficiado da recuperação da confiança empresarial e do aumento da capacidade instalada da indústria, enquanto na segunda categoria, de bens de consumo, a expansão da renda das famílias contribuiu para o bom desempenho industrial.  A Fiesp mantém a projeção de crescimento de 2,2% para a produção industrial em 2024.

 

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Starlink muda posição e inicia bloqueio do X no Brasil

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A empresa de internet via satélite americana Starlink anunciou que vai cumprir a ordem de bloquear a rede social X no Brasil, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A Starlink também pertence a Elon Musk, dono do antigo Twitter que vem travando uma disputa contra a justiça brasileira.

No domingo (1), a empresa havia dito que não cumpriria a ordem de bloqueio. Mas nessa terça-feira (3), decidiu voltar atrás, de acordo com comunicado público. No informe, a empresa disse que a ordem será cumprida independentemente do tratamento ilegal da Starlink com o congelamento de seus ativos.

A empresa também anunciou que iniciou um processo legal na suprema corte dos Estados Unidos, explicando a alegada ilegalidade da ordem dada pelo STF, que congelou as finanças da companhia e a impediu de realizar transações financeiras.

No Brasil, a Starlink também foi atingida pelas decisões do ministro Alexandre de Moraes, por fazer parte do mesmo grupo empresarial que controla a rede social X. Como a X não tem representação comercial no Brasil, Moraes bloqueou as contas da Starlink para garantir o pagamento de multas impostas pelo descumprimento de decisões anteriores.

*Estagiária sob supervisão de Paula de Castro

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EBC divulga resultado da 1ª fase do Prêmio de Combate à Desinformação

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Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou o resultado preliminar dos projetos selecionados para a próxima etapa do Prêmio EBC de Combate à Desinformação. Dos inscritos, 76 trabalhos atenderam aos critérios do edital e passam para a fase de avaliação.  

Confira aqui os trabalhos selecionados.

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade a projetos inovadores de comunicação na área de combate à desinformação que foram produzidos e publicados entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2024. Os projetos serão analisados por comissões que terão representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação/Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismo internacional e de instituições de pesquisa pública e privada.   

Prêmio EBC de Comunicação Pública   

A empresa lançou em 2024 o Prêmio EBC de Comunicação Pública. O combate à desinformação, a retomada ao incentivo à produção audiovisual nacional e o tradicional reconhecimento à produção radiofônica do país norteiam os três eixos da premiação.   

Com isso, a EBC retoma o Prêmio TV Brasil de Exibição, extinto em 2014. Em parceria com festivais de cinema por todo o Brasil, serão premiadas obras de destaque nestas competições, que posteriormente passarão a compor a grade da emissora pública.    

O terceiro eixo do prêmio é musical, composto pelos tradicionais Festival de Música da Rádio Nacional e o Prêmio da Rádio MEC, cujas inscrições estão abertas. Os regulamentos e cronogramas de cada um dos eixos estão disponíveis no site premio.ebc.com.br .

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IgesDF abre quatro novos processos seletivos

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O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está com inscrições abertas para vagas de Analista de TI III – desenvolvedor e médico clínica médica (Hospital de Base do Distrito Federal), até o dia 8/9. Já as vagas para médico anestesiologista (Hospital Regional de Santa Maria) e técnico de laboratório (Hematologia e Hemoterapia) estão com inscrições abertas até o dia 9/9. Os processos seletivos são para cadastro reserva e tem requisitos diversos para cada vaga.

Analista de TI III – Desenvolvedor
⇒ Carga horária semanal mínima: 40 horas
⇒ Remuneração bruta: R$ 8.195,86
⇒ Requisitos obrigatórios:

–  Graduação completa em uma das áreas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia da Informação; Ciência da Computação; Sistemas de Informação ou áreas correlatas, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

  • Pós-Graduação (completa) em áreas correlatas, certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Certificações na área de Desenvolvimento em TI: SQL Avançado;
  • Experiência mínima de 6 meses com desenvolvimento e manutenção de sistemas;
  • Experiência mínima de 6 meses em ferramentas de TI, tais como, linguagens de codificação (C++, Java, JavaScript), linguagem de Banco de Dados (SQL), estruturas/sistemas (AngularJS, Git) e as ferramentas de desenvolvimento de sites (HTML/CSS);
  • Experiência mínima de 6 meses em ferramentas de Banco de Dados (SGBD – Oracle ou SqlServer);
  • Conhecimento avançado em Pacote Office;
  • Conhecimento avançado com linguagem de programação: PHP, JavaScript, HTML 4/5;
  • Conhecimento de Banco de Dados (SGBD);
  • Conhecimento de Framework.

⇒ Requisitos desejáveis: Conhecimento em Sistema de Gestão e prontuário eletrônico como: MV, Trackcare, entre outros.

Médico Clínica Médica (HBDF)

⇒ Carga horária semanal mínima: 24 horas
⇒ Remuneração bruta: R$ 15.292,32
⇒ Requisitos obrigatórios:

  • Diploma do curso de Medicina, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Declaração de conclusão de curso, devidamente assinado e carimbado (somente para o período de no máximo 6 meses da conclusão de grau);
  • Residência com RQE (completa) ou Título de Especialista em Clínica Médica emitido pela AMB/Sociedade Brasileira de Clínica Médica; (Comprovado por meio de diploma, certificado da residência ou o título de especialista);
  • Registro ativo no Conselho Regional de Medicina Distrito Federal – CRM/DF;
  • Experiência mínima de 6 meses como médico na especialidade de Clínica Médica.

⇒ Requisitos desejáveis: Conhecimento em Sistema de Gestão e prontuário eletrônico como: MV, Trackcare, entre outros.

Médico anestesiologista (HRSM)
⇒ Carga horária semanal mínima: 12 horas
⇒ Remuneração bruta: R$ 8.640,50
⇒ Requisitos obrigatórios:

  • Graduação completa em Medicina, comprovada por meio de diploma emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Residência (Com RQE) ou título de Especialista em Anestesiologia emitido pela AMB/Sociedade Brasileira de Anestesiologia;
  • Registro no Conselho Regional de Medicina Distrito Federal – CRM/DF.
  • Experiência mínima de 6 meses como médico anestesiologista.

⇒ Requisitos desejáveis: Conhecimento em Sistema de Gestão e prontuário eletrônico como: MV, Trackcare entre outros.

Técnico de Laboratório (Hematologia e Hemoterapia)

⇒ Carga horária semanal mínima: 36 horas
⇒ Remuneração bruta: R$ 2.408,50
⇒ Requisitos obrigatórios:

  • Diploma do curso técnico em laboratório e/ou técnico em Hematologia e Hemoterapia e/ou diploma do curso em Biomedicina e/ou Farmácia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)ou Declaração de conclusão de curso, devidamente assinado e carimbado (somente para o período de, no máximo, 6 meses da conclusão de grau);
  • Experiência mínima de 1 mês em Serviço de Hemoterapia;
  • Conhecimento em Pacote Office.

⇒ Requisitos desejáveis: Experiência mínima de 1 mês em laboratório clínico; conhecimento em Sistema de Gestão e prontuário eletrônico; conhecimento básico em Sistema Eletrônico de Informação – SEI, entre outros; conhecimento dos processos e logística da Fundação Hemocentro de Brasília.

Benefícios oferecidos
⇒ Auxílio Transporte
⇒ Alimentação: A depender do Acordo Coletivo de Trabalho, conforme jornada e local de trabalho
⇒ Clube de benefícios: Descontos em estabelecimentos parceiros
⇒ Abono semestral
⇒ Folga Aniversário.

*Com informações do IgesDF

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Biólogos do DF recebem moção de louvor em sessão solene 

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Os biólogos do Instituto Brasília Ambiental receberam moção de louvor na manhã desta quarta-feira (4), em sessão solene realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A homenagem foi iniciativa do deputado distrital Jorge Viana voltada a todos os biólogos do DF pela passagem do Dia Nacional do Biólogo, nesta terça-feira (3). Ao todo o instituto conta com 24 biólogos distribuídos em várias áreas.

Iniciativa do deputado distrital Jorge Viana pela passagem do Dia Nacional do Biólogo, os profissionais do Instituto Brasília Ambiental receberam Moção de Louvor em sessão solene realizada no plenário da CLDF | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O deputado destacou em seu discurso de abertura da solenidade que Charles Darwin, pai da biologia, afirmou que o biólogo tem o mais nobre atributo do ser humano que é o amor por todas as criaturas vivas. “Talvez a melhor definição dos profissionais de biologia seja o profissional que pratica a ciência da vida”, disse, lembrando que os biólogos cuidam “do mais simples ser unicelular ao mais complexo animal vertebrado, da mais elementar colônia de bactéria aos mais diversos ecossistemas”.

Para o biólogo, gerente de fauna silvestre do Brasília Ambiental, Rodrigo Agusto Lima Santos, a iniciativa da sessão especial de homenagem aos biólogos é de grande importância. “Nós somos de uma carreira que por muito tempo foi considerada a profissão do futuro, então, o futuro chegou ao país. Acredito que temos a missão de tentar agregar e contribuir para esta luta que é botar em voga o meio ambiente. Ações como essa de hoje são fundamentais porque valorizam a profissão”, disse.

Ao todo, o Instituto Brasília Ambiental conta com 24 biólogos distribuídos em várias áreas

O biólogo, que também atua na gerência da Fauna Silvestre da autarquia, Thiago Silvestre, lembra que vai fazer 15 anos de Brasília Ambiental e destaca que a valorização profissional que a homenagem proporcionou é muito especial. “É o reconhecimento do nosso trabalho pela conservação do Distrito Federal, tanto da fauna como de toda biodiversidade”. Ele destacou ainda a presença de muitos estudantes universitários de biologia na solenidade, o que considerou importante para o futuro da profissão.

Bióloga e diretora de conservação recursos hídricos e fauna do Instituto, Janaína Mendes de Oliveira Starling endossa que a iniciativa é puro reconhecimento do papel desses profissionais. “É uma oportunidade de reconhecimento. Trabalhamos sempre em prol do meio ambiente e hoje a gente vê que o meio ambiente está em destaque. Estão aí as mudanças climáticas, a preocupação com os ecossistemas. E mais que nunca somos profissionais necessários. Então, são muito importantes essas ações de reconhecimento da importância do que fazemos”.

Janaína Starling lembra, ainda, que na área ambiental – apenas uma das muitas em que o biólogo pode atuar – é possível trabalhar com fauna, flora, biodiversidade, microrganismos, melhoramento genético, entre outras atividades.

Termo de Reciprocidade

A presidente do Conselho Federal de Biologia (CFB), bióloga Alcione Ribeiro de Azevedo, enfatizou que o biólogo é uma das profissões com mais amplitude de área de atuação. “O biólogo pode tudo. Ele é o profissional mais qualificado que existe. Ele atua da saúde ao meio ambiente, perpassando inúmeras outras áreas”. Ela informou, ainda, que o CFB acabou de assinar um Termo de Reciprocidade com o Conselho Federal de Biologia de Portugal, que permite os biólogos brasileiros atuarem em Portugal e vice versa. A profissão de biólogo é reconhecida há 45 anos, marcados por desafios e avanços.

*Com informações do Brasília Ambiental

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O que abre e o que fecha no 7 de Setembro: Órgãos públicos do DF terão funcionamento alterado

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O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (6). Com isso, alguns órgãos e espaços públicos terão o funcionamento alterado.

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) não terá expediente na parte administrativa, mas o call center e o atendimento em campo funcionarão normalmente.

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) não terá expediente na sexta-feira nos postos de atendimento. As equipes de operação e manutenção, porém, trabalharão normalmente. O aplicativo da empresa, o site, o telefone 115 e o Whatsapp (61) 3029-8428 funcionam 24 horas por dia, sem interrupções.

As agências do Banco de Brasília (BRB) funcionarão no horário normal, das 11h às 16h, na sexta-feira — aos sábados e domingos não há atendimento bancário.

O SLU funcionará normalmente, de acordo com a coleta seletiva | Foto: Divulgação/ SLU

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também funcionará normalmente, seguindo a escala de coleta convencional e seletiva.

A Fundação Hemocentro de Brasília terá funcionamento normal na sexta, das 7h15 às 18h, mas não funcionará no sábado.

Mobilidade

O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 23h de sexta-feira, em razão dos preparativos para o desfile de 7 de Setembro.

O Metrô-DF funcionará em horário normal na sexta, das 5h30 às 23h30. No sábado, os trens circularão em escala de feriado, das 5h30 às 19h.

O Detran-DF, por sua vez, dividiu o esquema dos postos de atendimento, que não vão funcionar durante a sexta-feira. Quem agendou serviços de veículos, habilitação e penalidades para esse dia, porém, poderá ser atendido por ordem de chegada, desde que leve o comprovante de agendamento. Se a intenção for de reagendar, o procedimento pode ser feito pelo portal de serviços da autarquia ou pelo aplicativo Detran-DF.  Já as atividades da banca examinadora de trânsito voltadas para habilitação, caso tenham sido agendadas para sexta-feira, permanecem confirmadas. No sábado, as bancas não vão operar.

O horário do metrô será das 5h30 às 23h30 na sexta e das 5h30 às 19h, no sábado | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) não terá atendimento ao público nos dias 6, 7 e 8, no setor de multas e penalidades e no protocolo. Já as operações de fluidez do DER-DF serão realizadas normalmente na sexta-feira. Elas ocorrem na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/ Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001) — no trecho entre os viadutos de Samambaia e o do Pistão Sul — e na BR-070.

Lazer

O DER-DF também informa que, em função do feriado, o trânsito de veículos será interrompido no sábado (7) no Eixo Rodoviário (DF-002) para o Eixão do Lazer, das 6h às 18h. A interrupção também será feita no domingo, como é tradição.

Outra opção de lazer para os brasilienses, o Mirante da Torre de TV funcionará normalmente nos dias 6, 7 e 8, das 9h às 18h45.

O Zoológico é uma boa opção de lazer no fim de semana prolongado | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

O Zoológico e o Jardim Botânico abrem normalmente na sexta e no sábado. O primeiro funciona das 8h30 às 17h, com encerramento da bilheteria às 16h. Já o segundo abre das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas na portaria principal das 7h às 9h.

Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental terão funcionamento normal na sexta e no sábado. Os horários de abertura e fechamento podem ser consultados no site.

Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) não terão atividades na sexta-feira.

Secretarias

Nesta sexta-feira, dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estarão abertos os centros Pop, a Central de Vagas, a Unidade de Proteção Social 24 Horas (UPS) e as unidades de acolhimento. Estarão fechados as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon).

O Jardim Botânico estará aberto para visitação sexta e sábado | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Já os restaurantes comunitários estarão abertos na sexta. No sábado, vão funcionar as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Arniqueira, Pôr do Sol, Itapoã e São Sebastião.

Da Secretaria da Mulher (SMDF), funcionarão normalmente a Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. Os demais equipamentos estarão fechados.

Na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), não haverá atendimento presencial na sede. Também estarão fechadas as unidades do Na Hora e do Procon.

As unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio também estarão fechadas, porém as demandas urgentes do conselho podem ser registradas pelo telefone 125, enquanto as do 18 de Maio devem ser direcionadas ao número (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

O mesmo ocorrerá com os núcleos do Direito Delas, que estarão fechados, mas atendendo em regime de plantão pelo telefone (61) 98382-0130.

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Inas institui Política de Integridade

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O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (4), a Portaria nº 89/2024, que institui a sua Política de Integridade, que tem como objetivo identificar e divulgar valores, princípios, normas e diretrizes para o desenvolvimento do Programa de Integridade.

O incentivo e apoio ao desenvolvimento e aprimoramento de ações alinhadas aos valores e princípios éticos, morais e legais, são premissas da Política de Integridade Pública, que atua para consolidar e disseminar as boas práticas de governança. O Programa de Integridade visa promover a adoção de medidas destinadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes, atos de corrupção e demais ações incompatíveis com a função pública.

A portaria que instituiu a Política de Integridade do Inas foi publicada nesta quarta-feira(4) no DODF | Foto: Divulgação/Inas-DF

“A instituição da Política de Integridade do INAS reforça os pilares éticos e de transparência que sustentam nossas ações. Nosso compromisso é garantir uma gestão pública responsável, promovendo a integridade em todas as nossas práticas, desde a oferta de assistência à saúde aos servidores até o uso dos recursos públicos. A implementação dessa política demonstra que estamos atentos aos desafios atuais e empenhados em fortalecer os mecanismos de controle, monitoramento e combate a irregularidades”, afirmou a diretora-presidente do Instituto, Ana Paula Cardoso.

Durante os últimos meses, um grupo de trabalho formado por representantes de todos os setores do Instituto trabalhou na construção da Política de Integridade, com a consultoria da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). No mesmo período, a Comissão de Ética do Inas também lançou o Código de Ética e Conduta da instituição.

*Com informações do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas)

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PCDF registra recorde na recuperação de ativos do crime organizado em 2024

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A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), alcançou um marco histórico em 2024, recuperando até o fim do mês de agosto R$ 170 milhões em ativos provenientes de crimes praticados por facções criminosas, de corrupção, de sonegação fiscal, de lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros. Esse
resultado destaca o empenho da instituição em enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e devolver recursos importantes ao Governo do Distrito Federal.

“É provável que, nos próximos dias, o departamento alcance a cifra de R$ 200 milhões em ativos recuperados, vez que existem várias investigações em andamento nas quais vem sendo aplicado esse modelo de atuação com foco no ataque ao poder econômico dos grupos criminosos”

           Delegado Leonado Cardoso, diretor do Decor

Nesse montante de ativos bloqueados, estão 136 automóveis e 86 imóveis sequestrados, dinheiro em espécie aprendido nas operações e valores bloqueados em contas bancárias dos investigados, via sistemas judiciais. Esses valores superam a parcela do Tesouro do GDF usada para arcar com as despesas referentes à manutenção dos serviços da PCDF em todo o ano de 2023, que totalizou R$ 141 milhões, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental – GDF, evidenciando a eficiência e a importância da recuperação de ativos em benefício do contribuinte.

A evolução desses números é expressiva. Em 2018, ano de criação do Decor, através de suas três unidades policiais, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), a Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCor) e a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), foram recuperados pouco mais de R$ 6 milhões. No ano de 2019, o departamento fechou o ano com R$ 12 milhões bloqueados. Nos anos seguintes, a curva de crescimento gradativo continuou, atingindo R$ 36 milhões em 2023. Já em 2024, apenas em oito meses, se verificou esse salto para R$ 170 milhões, um incremento de aproximadamente 370 % em relação ao ano anterior. Ao longo de seis anos de atuação do Decor, o valor total dos ativos recuperados ultrapassa os R$ 307 milhões.

Esse avanço é fruto da união entre planejamento e gestão para o alcance de resultados. Em 2020, a PCDF instalou um comitê para implementação e monitoramento da política de enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro e fomento à recuperação de ativos e promoveu investimento contínuo na capacitação de seus servidores e na modernização das ferramentas tecnológicas utilizadas pelos policiais. Isso permitiu aprimorar as técnicas de investigação e aumentar a eficácia nas operações de combate ao crime organizado e a crimes financeiros. “É provável que, nos próximos dias, o departamento alcance a cifra de R$ 200 milhões em ativos recuperados, vez que existem várias investigações em andamento nas quais vem sendo aplicado esse modelo de atuação com foco no ataque ao poder econômico dos grupos criminosos”, destaca o diretor do Decor, delegado Leonardo Cardoso.

A recuperação de ativos não só enfraquece as organizações criminosas, mas também permite que esses recursos sejam reinvestidos em políticas públicas | Foto: Divulgação/PCDF

Com os valores recuperados pelo Decor, até o momento, apenas em 2024, a PCDF poderia, por exemplo, cobrir integralmente os custos de quatro anos do serviço voluntário gratificado. A despesa anual com esse serviço, que garante o funcionamento de todas as delegacias do Distrito Federal, 24 horas por dia, gira em torno de R$ 40 milhões. Em outro comparativo, com os R$ 170 milhões
recuperados até agora, seria possível adquirir cerca de 1.488 viaturas tipo SUV, considerando que em 2023 foram compradas 70 viaturas ao custo de aproximadamente R$ 8 milhões. Esses números ilustram concretamente como a recuperação de ativos representa um retorno significativo para a sociedade, permitindo não apenas a reposição de recursos, mas também o reinvestimento em áreas cruciais para o funcionamento e aprimoramento da segurança pública no Distrito Federal.

É importante ressaltar que o valores anunciados se referem apenas aos ativos recuperados pelas delegacias vinculada ao Decor. Não estão computados os dados referentes a outras unidades especializadas que também atuam no bloqueio de bens oriundos de crimes, como a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri)
e a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

O Delegado-Geral Adjunto da PCDF, Benito Tiezzi, que preside o comitê de enfrentamento à lavagem de dinheiro, afirma que o montante de ativos bloqueados por todas as unidades da PCDF já ultrapassa R$ 200 milhões em 2024, porém esses números serão compilados somente no final do ano. “Cientes de que o combate ao crime organizado não é efetivo apenas com a retirada de criminosos das ruas, buscamos envidar esforços na temática da recuperação de ativos e do combate à lavagem de dinheiro e, apesar da complexidade desse tipo de investigação, na gestão do delegado-geral José Werick de Carvalho, houve uma mudança rápida na cultura institucional e os resultados vieram, e são muito expressivos”, destaca Tiezzi.

A recuperação de ativos não só enfraquece as organizações criminosas, mas também permite que esses recursos sejam reinvestidos em políticas públicas. Um exemplo recente do impacto dessas ações é a Operação Identidade Dobrada, desencadeada em abril deste ano, na qual a PCDF, desmantelou um grupo criminoso especializado em sonegação fiscal que movimentou R$ 43,7 milhões. A operação resultou na apreensão de bens que poderão ser destinados à quitação da dívida referente aos impostos sonegados pelo grupo criminoso.

As ações de repressão à sonegação fiscal ficam a cargo da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) que é responsável por boa parcela desses ativos recuperados e já realizou 11 operações em 2024, várias delas em parceria com a receita distrital, vinculada à Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Com resultados que vão além da repressão, a PCDF consolida sua posição como uma das principais forças de segurança pública do país.

*Com informações da PCDF

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Agências do trabalhador têm 873 vagas de emprego disponíveis nesta quinta (5)

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04/09/2024 às 19:55, atualizado em 04/09/2024 às 19:59

Oportunidades estão lotadas em diversas regiões administrativas, oferecem benefícios, além da remuneração, e exigem níveis diferentes de formação

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

As agências do trabalhador estão com 873 oportunidades de emprego abertas nesta quinta-feira (5), das quais 100 são exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). São 50 postos para operador de caixa e 50 para fiel de depósito em Taguatinga, com rendimentos de até R$ 1.429,53. Não é cobrado nem experiência nem escolaridade.

Para o público geral, há 190 vagas para vendedor interno e pracista, com salário máximo de R$ 1.800, lotadas em Ceilândia, Santa Maria, Asa Sul, Guará, Núcleo Bandeirante, Vicente Pires, Sol Nascente, Planaltina e Valparaíso. Também estão abertas 15 postos para cozinheiro, com remuneração de até R$ 2.019 no Lago Sul, Recanto das Emas, Taguatinga, Samambaia e Asa Norte.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo Sine Fácil ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das vagas do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo aplicativo do Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail gcv@setrab.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF).

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Governador celebra a escolha de Brasília para o início da regionalização da revista Forbes

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Mais uma vez o Distrito Federal aparece no centro do processo de descentralização de negócios no Brasil. A revista internacional Forbes escolheu a capital federal para iniciar o processo de regionalização da marca no país. O lançamento da nova fase ocorreu na noite desta quarta-feira (4) durante o evento Forbes Power Dinner, no Lago Sul.

Presente no evento, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, comemorou a escolha de Brasília para receber a expansão da marca no Brasil. “Para nós, tudo o que divulga o Distrito Federal é de suma importância. Uma revista do peso da Forbes fazendo esse trabalho aqui em Brasília, para nós é muito importante. Tenho certeza que vem engrandecer”, destacou.

Ibaneis Rocha: “Para nós, tudo o que divulga o Distrito Federal é de suma importância. Uma revista do peso da Forbes fazendo esse trabalho aqui em Brasília, para nós é muito importante” | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O líder do Executivo lembrou que a revista chega à cidade que ocupa a quarta posição entre os cinco melhores ambientes de negócios do país, segundo a pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) que comparou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2021 e 2022.

“A gente tem conseguido aqui no Distrito Federal um avanço muito grande na área do empreendedorismo. Isso foi revelado nesta última pesquisa que saiu falando da questão do empreendedorismo no Distrito Federal. E nós, o governo, temos que apoiar. Sempre facilito o máximo que posso a vida dos empresários da nossa cidade, buscando crescimento, emprego e renda”, afirmou.

A característica agregadora de Brasília foi importante para a decisão de Antonio Camarotti de trazer a Forbes para a cidade

O fundador e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, explicou que a escolha por Brasília como o novo espaço de atuação da revista teve a ver com o perfil agregador da capital da República. “Há 12 anos quando a Forbes chegou ao Brasil, o principal pilar era contar histórias inspiradoras de pessoas de sucesso. Não posso fazer isso exclusivamente em São Paulo. Existem vários ‘Brasis’. Quando a gente resolveu fazer a regionalização, não tinha caminho mais natural do que Brasília, que é um agregador de todas as regiões do Brasil”, revelou.

Evento

A iniciativa reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, empresários locais e formadores de opinião e contou com bate-papo com Antonio Camarotti, e o advogado e empresário Nelson Wilians, que estampou uma das edições da revista.

Durante o talk, Wilians compartilhou sua trajetória de empreendedor no meio jurídico, com o escritório de advocacia Nelson Wilians, que completa 25 anos e tem braços em todas as capitais brasileiras. “Sou o único advogado até hoje a ser capa da Forbes. É uma razão de muito orgulho”, defendeu.

Anfitrião do evento de lançamento em Brasília ao lado do sócio Fernando Cavalcanti, Nelson Wilians reforçou a importância da revista se firmar em Brasília. “Sempre observei que o Brasil, embora tenha a mesma língua, tem uma diversidade regional e cultural. Com certeza é muito enriquecedor para cada uma das regiões que vai receber e, para mim, é um momento muito feliz de começar por Brasília, que é uma cidade maravilhosa e pujante”, avaliou.

Forbes Power Dinner se junta a outras iniciativas da marca, como o Power Lunch Mulheres de Sucesso, que reúne lideranças femininas, e Forbes Agro 100 Power Dinner, voltado para presidentes e CEOs de empresas do setor, produtores rurais e entidades representativas do segmento agropecuário.

04/09/2024 - Governador celebra a escolha de Brasília para o início da regionalização da revista Forbes

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Força-tarefa mobiliza 150 pessoas para conter incêndio na Floresta Nacional de Brasília

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04/09/2024 às 20:12

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a alta temperatura, o clima seco e os fortes ventos dificultam o trabalho de combate ao fogo; das cinco linhas de fogo detectadas, três foram controladas nesta quarta-feira (4)

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Uma força-tarefa com equipes de diferentes órgãos trabalha para conter o incêndio que atinge a Floresta Nacional de Brasília (Flona). São, ao todo, 150 pessoas, uma aeronave e 35 viaturas.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a alta temperatura, o clima seco e os fortes ventos dificultam o trabalho de combate ao fogo. Nesta quarta-feira (4), das cinco linhas de fogo detectadas, três foram controladas. Até o momento, 2.176 hectares foram consumidos pelas chamas — área equivalente a 38,58% da Flona.

Três das cinco linhas de fogo detectadas foram controladas; 2.176 hectares foram consumidos pelas chamas | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

“Diante da complexidade deste incêndio, reforçamos nossas equipes e aumentamos o número de viaturas e recursos aéreos para intensificar o combate. Estamos trabalhando em conjunto com diversas instituições, e esse esforço integrado é essencial para conter as chamas e proteger as áreas críticas da Flona. Nosso compromisso é garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente”, apontou o comandante do CBMDF, coronel Sandro Gomes.

Ainda de acordo com a corporação, o foco tem sido a proteção das matas de galeria e as nascentes da reserva. O fogo que estava próximo a áreas de chácaras foi contido e, nessa região, as equipes fazem agora um trabalho de rescaldo.

Além dos bombeiros, participam da ação equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Jardim Botânico, do Brasília Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) da Polícia Militar do DF e da Fundação Jardim Zoológico.

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Autorizado financiamento de 50 milhões de euros por banco alemão para projeto da Caesb

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O Senado aprovou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei que autoriza a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) a contrair junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau) financiamento de 50 milhões de euros, o equivalente hoje a R$ 312 milhões. Os recursos serão investidos na modernização de estações de tratamento de esgoto, na geração de energia elétrica limpa para reduzir custos operacionais e em ações de redução de perdas de água.

“Com esses investimentos, respaldados pelo governador Ibaneis Rocha, hoje, 99% dos lares do Distrito Federal recebem água potável, 92,3% dos imóveis estão ligados à rede de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado”

Luís Antônio Reis, presidente da Caesb

O KfW vai liberar os recursos gradativamente durante cinco anos, tempo previsto para a realização das obras projetadas pela Caesb. A liberação das parcelas seguirá o cronograma de execução das obras. Após os cinco anos de realização dos empreendimentos, a companhia terá dez anos para pagar o empréstimo.

O financiamento tem a garantia do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal. Agora, o projeto segue apara a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), onde terá andamento à assinatura do contrato entre a Caesb, KfW e União, esta última como garantidora.

Obras previstas no projeto

O custo total do projeto é de 62,5 milhões de euros, o equivalente a R$ 390,3 milhões pela cotação desta quarta-feira (4), sendo 50 milhões de euros financiados pelo KfW e 12,5 milhões de euros a serem investidos pela Caesb como contrapartida. Os recursos serão aplicados na modernização de seis estações de tratamento de esgoto (ETEs) da companhia: Paranoá, Recanto das Emas, Brazlândia, Gama, Norte e Sul.

Os recursos serão aplicados na modernização de seis estações de tratamento de esgoto (ETEs) da companhia: Paranoá, Recanto das Emas, Brazlândia, Gama, Norte e Sul | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

A Caesb também investirá os recursos na geração de energia limpa a partir do aproveitamento do biogás produzido pela Estação de Tratamento de Esgoto Sul. Esse projeto, além de ampliar a fonte energética da companhia, reduzirá o consumo de energia elétrica convencional e os custos operacionais da empresa. O projeto prevê ainda investimentos em equipamentos e obras para reduzir os índices de perdas de água potável.

Trajetória do projeto

Todas essas ações estão previstas no Plano Distrital de Saneamento Básico, que serão atendidas com os recursos financiados pelo banco alemão. Para executar as metas do Plano Distrital, a Caesb optou pela alternativa de buscar ajuda financeira no exterior. Mas, para conseguir o empréstimo, era necessário obter o aval do GDF que, por sua vez, precisaria da autorização da Câmara Legislativa. Em 2023, a Caesb encaminhou o projeto ao GDF, que no mesmo ano foi aprovado pela Câmara.

O passo seguinte foi conseguir a garantia da União. O Governo Federal concordou e o projeto seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado, onde recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves, relatora da proposta, sendo depois aprovado pela CAE e pelo plenário da casa.

Ao comemorar a aprovação do projeto, o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, ressaltou que, nos últimos quatro anos, a companhia investiu R$ 1 bilhão em saneamento e, até 2027, vai investir mais R$ 2,8 bilhões – isto sem contar com o empréstimo do banco alemão. “Com esses investimentos, respaldados pelo governador Ibaneis Rocha, hoje, 99% dos lares do Distrito Federal recebem água potável, 92,3% dos imóveis estão ligados à rede de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado”, enfatizou Reis. “Com esses novos recursos, vamos melhorar ainda mais os serviços prestados pela Caesb em todas as cidades do DF”.

*Com informações da Caesb

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Servidores do IFB são certificados por capacitação no combate ao fogo

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O Instituto Brasília Ambiental entregou, nesta terça-feira (3), na sede do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Planaltina, os certificados de participação aos integrantes da capacitação de primeiros procedimentos para combate a incêndios florestais. A formação teve como público alvo 28 servidores do IFB, e foi ministrada por membros da Brigada Florestal 2024 do Instituto Brasília Ambiental e pelo administrador de Unidades de Conservação do Instituto, Gesisleu Jacinto.

A entrega dos certificados foi feita pelo presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. Ele destaca que os participantes desta capacitação podem ajudar muito para que os incêndios florestais não se agravem. “Eles poderão dar o que podemos chamar de ‘primeiros socorros’ numa situação de combate a um incêndio florestal, contribuindo bastante para que o quadro se mantenha sob controle até que os profissionais competentes – brigadistas e Corpo de Bombeiros – cheguem. Essa parceria é mais uma iniciativa de cuidado com o nosso meio ambiente, tão penalizado nesta época de seca”, lembrou.

A formação teve como público alvo 28 servidores do IFB | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Gesisleu Jacinto reforça que o objetivo dessas capacitações é que as pessoas que as recebem possam atuar nos focos iniciais de incêndios florestais de forma correta e segura, até a chegada dos bombeiros. Essa é a segunda capacitação deste tipo realizada neste ano.

O administrador explica que fez parte da formação a apresentação dos equipamentos usados no combate ao incêndio, parte teórica e atividade prática de combate ao fogo. Nesta última foram demonstradas algumas ações, como linha de defesa contra fogo, uso do turbo sopro e até mesmo uso correto do abafador.

A capacitação atendeu à solicitação do diretor do IFB campus Planaltina, Nilton Nélio Cometti, e foi realizada nos dias 28 e 29 de agosto, na sede do IFB Planaltina.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

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GDF recebe homenagem pelo apoio às vítimas das enchentes no RS

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O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) certificado de reconhecimento público pelo apoio à Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social do Rio Grande do Sul (Forsuas-RS). Além da equipe de gestão e logística da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) que viajou até o Sul do país para colaborar com os governos federal e local na implementação de um plano de auxílio às vítimas, cinco servidoras da pasta foram voluntárias para reforçar o preenchimento do Cadastro Único no estado.

O Cadastro Único foi o instrumento utilizado pelo governo gaúcho para viabilizar a oferta dos benefícios socioassistenciais às famílias atingidas. Alessandra Nascimento foi uma dessas servidoras. Durante 34 dias, ela colaborou com os atendimentos em Eldorado do Sul (RS), na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Servidores da Sedes-DF atuaram na atualização de dados das vítimas no Cadastro Único, no acolhimento de pessoas e em ações de gestão e logística | Foto: Divulgação/ Sedes-DF

“Trabalhamos em ritmo de mutirão porque eram muitas pessoas. Eldorado do Sul foi um dos municípios mais devastados. Depois dessa experiência, tenho a satisfação de estar vivendo em um território que tem políticas organizadas. Nós temos um sistema que tem Central de Vagas de Acolhimento, que tem um trabalho para população em situação de rua. Quando estávamos lá, nós agradecíamos por estar em um local que enxerga os invisíveis”, pontua Alessandra, lotada na Gerência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Brasília e Estrutural da Sedes.

Servidora da Central de Vagas de Acolhimento, Maria da Glória Almeida atuou junto com Alessandra. “Olha, 98% da cidade foi atingida e praticamente ninguém tinha Cadastro Único. Não é como aqui no DF, que as famílias em vulnerabilidade social já têm essa noção. Lá, eles não têm essa cultura. Muitos só fizeram o Cadastro Único porque o governo atrelou à entrega do benefício, para a entrega dos recursos das doações”, relata. “Fomos tão bem recebidos, me senti valorizada como servidora”.

Geani Sá de Souza foi enviada para o município de Canoas (RS). “Eu chorei todos os dias ali. Me marcou a história de uma mãe de família, que tinha dois filhos e perdeu um deles na enchente. Ela tinha uma casa na região de Canoas, tinha um quiosque que onde ela tirava o sustento dela, tinha um carro. E ela perdeu tudo. No meio da enchente, ela conseguiu subir no telhado com as crianças, a ajuda chegou depois de muitas horas. Ela salvou o bebê de três anos, o outro ela perdeu. Estava tudo escuro, tudo cheio de água. Eu me emocionei muito”, relata.

A servidora atua no DF no Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres – Casa Flor. “Voltei com uma olhar diferente para as acolhidas. Essa experiência foi muito boa até para isso, para ter esse olhar mais humano. Às vezes, nós ficamos naquele trabalho maçante e realmente fazer essa escuta, aprender sobre os programas, foi rico. Ressignificou meu trabalho como servidora.”

As servidoras Elaine Cristina Melo Barbosa e Vanessa Bernardes Souza Rocha trabalharam em Cruzeiro do Sul (RS). Atualmente, na Unidade de Proteção Social (UPS) 24 horas da Sedes, Elaine fala da importância de ter feito a escuta qualificada nos atendimentos.

“Eu fiquei no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de lá fiz a acolhida mesmo, com todo tipo de orientação, encaminhamento. Procurei estudar sobre os benefícios eventuais de lá para orientar as famílias, fiz atendimento domiciliar, fui até as áreas mais atingidas para atender deficientes e idosos que não tinham como ir ao Cras. As famílias estavam fragilizadas, atendi pessoas que a água levou o pai e a mãe de uma vez. Me recusei a fazer o Cadastro Único como um robô, era necessário ter aquele tempo para fazer escuta qualificada”, reitera a servidora.

Vanessa Bernardes destaca como o trabalho no Forsuas (RS) gerou a reconexão dela como servidora da Assistência Social. “Eu atendi um rapaz que perdeu o marido na enchente. Estamos falando de um estado que é muito conservador. Eu, como uma profissional do DF, que tem uma caminhada consistente da garantia de direitos da população LGBTQIAPN+, fiquei feliz de poder ter acolhido ele naquele momento. Nem ele, nem o marido eram usuários da assistência. Eles tinham renda, carteira assinada. Isso mostra como a enchente atingiu todas as classes sociais. O marido não quis sair da casa e morreu”, conta.

“Compartilhamos a nossa experiência aqui do DF na gestão e atendimento às famílias vulneráveis do DF para tornar mais efetivas as ações”

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

“Para mim, é muito gratificante nós termos colaborado, de alguma forma, para auxiliar as famílias do Rio Grande do Sul atingidas pelas enchentes de maio. Compartilhamos a nossa experiência aqui do DF na gestão e atendimento às famílias vulneráveis do DF para tornar mais efetivas as ações. As servidoras foram voluntárias para reforçar esse apoio no atendimento de Cadastro Único, fundamental naquele momento para o estado”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

*Com informações da Sedes-DF

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PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos públicos

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A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta quarta-feira (4) a Operação Ypervoli, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável por crimes de fraude a licitação, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que atua em cidades da região do entorno do Distrito Federal.

Mais de 100 policiais federais e dez servidores da Controladoria-Geral da União cumprem no Distrito Federal e em Goiás 27 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados referentes a medidas cautelares diversas da prisão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As diligências realizadas pela Polícia Federal e a auditoria efetuada pela Controladoria-Geral da União permitiram a identificação de indícios de fraude ao caráter competitivo da licitação em mais de 100 contratos cujos valores ultrapassam R$ 65 milhões.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o afastamento do prefeito do município investigado e proibiu novos contratos públicos com as pessoas físicas e jurídicas investigadas. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

*Com informações da Polícia Federal

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Equipe incansável transformando a praça da Agrovila 11

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Por: Jornalista Edvaldo Campos

A praça da Agrovila 11 passou a ser palco de grande transformação, conduzida pela equipe incansável da Prefeitura, liderada pelo prefeito Lica. O espaço, que antes era uma praça antiga e pouco utilizada, está sendo revitalizado e ganhará uma nova vida graças ao esforço contínuo dos trabalhadores.

A obra em andamento inclui a instalação de um pergolado no centro da praça, que promete se tornar um ponto de encontro para os moradores da região. A equipe está a todo vapor, trabalhando com máquinas e ferramentas para garantir que a nova praça seja entregue no menor tempo possível, sem comprometer a qualidade do serviço.

"Estamos aqui trabalhando duro, sem parar, para entregar uma praça que seja motivo de orgulho para todos na Agrovila 11," destacou um dos integrantes da equipe, enquanto seguia com suas atividades. A dedicação dos trabalhadores reflete o compromisso da gestão de Lica com a comunidade local, priorizando melhorias que realmente fazem a diferença na vida das pessoas.

Os agradecimentos vão também para o vice-prefeito, que tem sido um parceiro fundamental nesse projeto. A obra, que não para de avançar, tem data para ser concluída: no dia 6 de outubro, a comunidade poderá celebrar a inauguração da nova praça, que promete ser um espaço moderno e acolhedor.

Com a liderança de Lica e o empenho de sua equipe, a Agrovila 11 ganha uma praça renovada, que vai transformar a experiência dos moradores e servir como um novo ponto de convivência para todos.

“Quero agradecer ao prefeito Lica pelo trabalho que ele tem feito por toda a nossa cidade. A equipe não para, está sempre a todo vapor, e isso faz uma grande diferença para nós, moradores,” afirmou Kekeu Pancada, destacando a importância das obras que estão trazendo mais qualidade de vida e infraestrutura para os bairros.

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Silveira pede plano de contingência ao Operador do Sistema Elétrico

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O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou nesta terça-feira (3) que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elabore um plano de contingência capaz de garantir a segurança energética no país até 2026.

O pedido ocorreu durante encontro preparatório da 295ª reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). No encontro, Silveira reforçou a necessidade de acionar as termelétricas devido ao período de seca verificado nos últimos meses.

“A seca acima da média que vem castigando diversas regiões do país tem exigido de nós, gestores do setor elétrico, que tomemos medidas urgentes. A segurança energética do Brasil é uma prioridade do governo Lula”, disse o ministro aos diretores do ONS.

Os meses de junho, julho e agosto deste ano registraram o menor volume de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste nos últimos 94 anos. Com a piora nos reservatórios devido à seca, a expectativa é um acionamento de 70% a 80% das termelétricas, para garantir a oferta de energia.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico foi criado pela lei 10.848 de 2024, tendo por missão acompanhar e avaliar, permanentemente, a continuidade e a segurança do suprimento de energia em todo o território nacional.

O comitê é formado por quatro representantes do Ministério de Minas e Energia, e por titulares dos órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

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Operação da PF combate garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

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Quinze mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva foram executados nesta terça-feira (3) pela Polícia Federal nos estados de Roraima e Rondônia. De acordo com informações da PF, a operação Taurus Aerus teve como focos o combate à logística e ao financiamento das organizações que exploram o garimpo ilegal nas terras Yanomami. Agentes apreenderam diversos bens, entre veículos e uma fazenda.

As operações da PF estão previstas como meta prioritária do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), que planejou a realização de 32 ações até o final de 2026. As operações desta terça-feira seguem a Operação Libertação, permanente, cujo início foi em fevereiro de 2023, para repressão ao garimpo ilegal e, também, à desintrusão dos invasores de terra.

Ao longo de 18 meses, o governo federal já realizou a desintrusão em três áreas consideradas vitais no Pará – Alto do Rio Guamá, Apyterewa e Trincheira Bacajá – e uma em Rondônia, na Terra Indígena Karipuna.  Segundo dados colhidos pela Casa de Governo de Roraima, 26% dos 9,6 milhões de hectares da terra indígena são afetados pela mineração irregular, mas as iniciativas de repressão produziram uma queda de 91,6% na mineração irregular em relação a 2022.  

Até agora, a estimativa das operações da PF é a de que o prejuízo aos financiadores de garimpos ilegais nas terras indígenas corresponda a R$ 163 milhões. Em março deste ano, a área de garimpo ativo correspondia a 4,57 mil hectares e a área de influência do garimpo era de 2,6 milhões de hectares, mas com as ações como a de hoje nota-se uma redução para 1,5 mil hectares para garimpos ativos e 916 mil hectares de área de influência – esses números são relativos ao mês de agosto.

Desde a implantação da Casa de Governo Yanomami, em Boa Vista, capital de Roraima, em 29 de fevereiro deste ano, já foram inutilizadas 19 aeronaves; mais de 86 mil litros de óleo diesel; 617 motores e 70 antenas Starlink. Foram apreendidas 75 toneladas de cassiterita e 10.848 quilos de ouro. A preços desta terça-feira, com o quilo cotado a R$ 457.320,00 na bolsa de mercadorias, esse montante de ouro apreendido representa quase R$ 5 bilhões retirados dos garimpeiros ilegais. Até agora, 80 pessoas foram presas.

 

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