Torcedores lamentam indiciamento de Bruno Henrique: “Inacreditável”

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Torcedores do Flamengo lamentaram o indiciamento de Bruno Henrique pela Polícia Federal, por suspeita de fraude em jogo contra o Santos, em 2023. A notícia foi revelada com exclusividade pelo Metrópoles.


O fato de que Bruno Henrique foi indiciado pela PF rapidamente ganhou as redes sociais, provocando reações de fãs do Flamengo e do jogador.


“Triste essa parada do Bruno Henrique. O cara ganhando milhões e a família pressionando para levar vantagem com uma grana miúda”, diz um dos comentários.


“Inacreditável Bruno Henrique”, diz outra pessoa.


Confira as reações dos torcedores sobre o caso Bruno Henrique:


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Os próximos passos da investigação sobre Bruno Henrique ainda são incertos, e isso gerou dúvidas em torcedores do Flamengo e amantes do futebol brasileiro. Para a maioria dos fãs que se expressaram nas redes sociais, o possível envolvimento de um atleta de ponta e que atua em uma grande equipe do país era inimaginável.


Indiciamento de Bruno Henrique


Um dos grandes nomes do Flamengo, Bruno Henrique foi indiciado, na última segunda-feira (14/4), pela Polícia Federal, por estelionato e fraude em competições esportivas. Além do jogador, mais 10 pessoas foram indiciadas.


De acordo com a investigação da PF, foram encontradas, no celular do irmão do atacante, mensagens que comprometem o atleta, ligando o jogador ao esquema de apostas. Os dialógos indicam envolvimento de Bruno Henrique em esquema para receber cartão amarelo na partida do Rubro-negro contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2023.






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https://jornalismodigitaldf.com.br/torcedores-lamentam-indiciamento-de-bruno-henrique-inacreditavel/?fsp_sid=139078
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Torcedores lamentam indiciamento de Bruno Henrique: “Inacreditável”

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Torcedores do Flamengo lamentaram o indiciamento de Bruno Henrique pela Polícia Federal, por suspeita de fraude em jogo contra o Santos, em 2023. A notícia foi revelada com exclusividade pelo Metrópoles.


O fato de que Bruno Henrique foi indiciado pela PF rapidamente ganhou as redes sociais, provocando reações de fãs do Flamengo e do jogador.


“Triste essa parada do Bruno Henrique. O cara ganhando milhões e a família pressionando para levar vantagem com uma grana miúda”, diz um dos comentários.


“Inacreditável Bruno Henrique”, diz outra pessoa.


Confira as reações dos torcedores sobre o caso Bruno Henrique:


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Os próximos passos da investigação sobre Bruno Henrique ainda são incertos, e isso gerou dúvidas em torcedores do Flamengo e amantes do futebol brasileiro. Para a maioria dos fãs que se expressaram nas redes sociais, o possível envolvimento de um atleta de ponta e que atua em uma grande equipe do país era inimaginável.


Indiciamento de Bruno Henrique


Um dos grandes nomes do Flamengo, Bruno Henrique foi indiciado, na última segunda-feira (14/4), pela Polícia Federal, por estelionato e fraude em competições esportivas. Além do jogador, mais 10 pessoas foram indiciadas.


De acordo com a investigação da PF, foram encontradas, no celular do irmão do atacante, mensagens que comprometem o atleta, ligando o jogador ao esquema de apostas. Os dialógos indicam envolvimento de Bruno Henrique em esquema para receber cartão amarelo na partida do Rubro-negro contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2023.






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Vinagre de maçã ajuda a perder barriga? Veja o que diz a ciência

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Popular nas redes sociais, o vinagre de maçã ganhou fama como um possível aliado na perda de gordura abdominal. Mas será que ele realmente tem esse efeito?


Um estudo publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health, em 2024, mostrou os impactos do consumo do alimento por jovens com sobrepeso ou obesidade. Os participantes foram divididos em quatro grupos e consumiram diariamente uma bebida com 250 ml de água e diferentes dosagens de vinagre de maçã — 5 ml, 10 ml, 15 ml ou apenas placebo — durante três meses,


Sem mudanças na alimentação ou na prática de exercícios, o grupo que ingeriu 15 ml por dia — o equivalente a uma colher de sopa — apresentou os melhores resultados.


Em média, o peso corporal dos participantes caiu de 77 kg para pouco mais de 70 kg. Quem consumiu 10 ml foi de 79 kg para 72 kg, e o grupo de 5 ml foi de 79 kg para 74 kg. Já os participantes que tomaram o placebo perderam apenas 0,3 kg ao longo das 12 semanas.


Além da perda de peso, exames laboratoriais apontaram melhora nos níveis de glicose e colesterol entre os voluntários que consumiram vinagre de maçã.



Como o vinagre de maçã pode contribuir para o emagrecimento?


Segundo Cristiane Coronel, nutricionista do Instituto Mare, o vinagre de maçã pode ajudar a controlar os picos de insulina após as refeições, o que favorece a saciedade. “Ele não é uma substância milagrosa, mas pode funcionar como um potencializador da perda de peso quando usado com estratégia”, disse em entrevista anterior ao Metrópoles.


O nutricionista Clayton Camargos, de Brasília, reforçou que o vinagre sozinho não é capaz de eliminar gordura localizada. “Ele pode ser um recurso adicional dentro de uma rotina saudável, com alimentação balanceada, boa hidratação e atividade física regular”, afirmou em entrevista anterior ao Metrópoles.


Especialistas alertam que o vinagre de maçã aumenta a acidez no estômago e deve ser evitado por pessoas com maior sensibilidade, com gastrite, refluxo ou úlceras, por exemplo.


Como tomar vinagre de maçã com segurança?


Para incluir o vinagre de maçã na rotina de forma segura e eficaz, a recomendação é consumir de uma a duas colheres de sopa por dia (o equivalente a 15 a 30 ml), sempre diluídas em pelo menos 200 ml de água. O ácido acético em alta concentração pode causar irritações no estômago e danos ao esmalte dos dentes.


O ideal é ingerir a mistura cerca de 15 a 20 minutos antes das principais refeições, como almoço e jantar. Dê preferência ao vinagre de maçã orgânico, não filtrado e com a “madre” — um conjunto natural de enzimas e bactérias benéficas.


Outra forma de consumo é incorporá-lo em preparações culinárias, como molhos de salada, marinadas ou sucos funcionais.


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Unidades básicas de saúde são premiadas por acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família

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As unidades básicas de saúde (UBSs) que integram a Região de Saúde Sudoeste foram reconhecidas, nessa terça-feira (15), pelo trabalho realizado no acompanhamento das condicionalidades em saúde do programa Bolsa Família. Durante o segundo semestre de 2024, as equipes se mobilizaram na busca ativa e nos acompanhamentos, o que resultou em um aumento expressivo da cobertura na região, que alcançou 79,86%.


As UBSs da Região Sudoeste alcançaram quase 80% dos beneficiários do programa Bolsa Família para o acompanhamento das condicionalidades em saúde | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF


A expansão da Região de Saúde Sudoeste — que abrange Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente — trouxe uma alta concentração de beneficiários, exigindo maior esforço e dedicação dos profissionais, segundo a gerente de Áreas Programáticas da região, Fernanda Lucena.


“O reconhecimento estimula e motiva os servidores e gestores a continuarem trabalhando para ampliar o acesso dos beneficiários, integrando-os cada vez mais aos serviços de saúde”, afirmou a gerente.



Supervisor da UBS 6 de Samambaia, Diogo Lins comemorou o reconhecimento pelo resultado conquistado pela unidade, que atingiu 99,8% de cobertura dos beneficiários: “É muito gratificante, depois do esforço de toda a equipe. Nós quase chegamos a 100%, número que continua a ser nossa meta neste semestre”.


Para alcançar esse resultado, a equipe da Atenção Primária da Região Sudoeste promoveu um trabalho de conscientização entre os servidores sobre o programa Bolsa Família e a importância do atendimento aos beneficiários.


“Não foi uma missão fácil, e esse evento é uma forma de reconhecer a dedicação desses profissionais para chegarmos a esse indicador”, destacou a diretora  de Atenção Primária à Saúde da região, Raissa Nascimento Real.


Como um todo, o Distrito Federal alcançou, no segundo semestre de 2024, mais de 282 mil pessoas, o que representa 85,52% dos beneficiários — um índice acima da média nacional (80,3%) e o quarto melhor resultado do país.


Requisito para receber o benefício do Bolsa Família, acompanhamento das condicionalidades é voltado a gestantes, mulheres entre 14 a 44 anos e crianças menores de 7 anos


Condicionalidades


O acompanhamento das condicionalidades é voltado para gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos. Na área da saúde, as equipes verificam o pré-natal das gestantes, a atualização da caderneta de vacinação e o estado nutricional das crianças.


Cumprir esse acompanhamento, comparecendo às consultas, é requisito fundamental para continuar recebendo o benefício do Bolsa Família. No entanto, o objetivo vai além: promover a melhoria da qualidade de vida e contribuir para a inclusão social.


“O programa é muito mais do que uma transferência de renda — ele abre portas para os serviços de saúde. Motivar as equipes a realizar esse trabalho é ampliar o bem-estar de milhares de famílias”, avaliou a apoiadora técnica e enfermeira Camila Botelho, da UBS 2 de Taguatinga. 


*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)










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https://jornalismodigitaldf.com.br/unidades-basicas-de-saude-sao-premiadas-por-acompanhamento-de-beneficiarios-do-bolsa-familia/?fsp_sid=139046
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Unidades básicas de saúde são premiadas por acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família

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As unidades básicas de saúde (UBSs) que integram a Região de Saúde Sudoeste foram reconhecidas, nessa terça-feira (15), pelo trabalho realizado no acompanhamento das condicionalidades em saúde do programa Bolsa Família. Durante o segundo semestre de 2024, as equipes se mobilizaram na busca ativa e nos acompanhamentos, o que resultou em um aumento expressivo da cobertura na região, que alcançou 79,86%.


As UBSs da Região Sudoeste alcançaram quase 80% dos beneficiários do programa Bolsa Família para o acompanhamento das condicionalidades em saúde | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF


A expansão da Região de Saúde Sudoeste — que abrange Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente — trouxe uma alta concentração de beneficiários, exigindo maior esforço e dedicação dos profissionais, segundo a gerente de Áreas Programáticas da região, Fernanda Lucena.


“O reconhecimento estimula e motiva os servidores e gestores a continuarem trabalhando para ampliar o acesso dos beneficiários, integrando-os cada vez mais aos serviços de saúde”, afirmou a gerente.



Supervisor da UBS 6 de Samambaia, Diogo Lins comemorou o reconhecimento pelo resultado conquistado pela unidade, que atingiu 99,8% de cobertura dos beneficiários: “É muito gratificante, depois do esforço de toda a equipe. Nós quase chegamos a 100%, número que continua a ser nossa meta neste semestre”.


Para alcançar esse resultado, a equipe da Atenção Primária da Região Sudoeste promoveu um trabalho de conscientização entre os servidores sobre o programa Bolsa Família e a importância do atendimento aos beneficiários.


“Não foi uma missão fácil, e esse evento é uma forma de reconhecer a dedicação desses profissionais para chegarmos a esse indicador”, destacou a diretora  de Atenção Primária à Saúde da região, Raissa Nascimento Real.


Como um todo, o Distrito Federal alcançou, no segundo semestre de 2024, mais de 282 mil pessoas, o que representa 85,52% dos beneficiários — um índice acima da média nacional (80,3%) e o quarto melhor resultado do país.


Requisito para receber o benefício do Bolsa Família, acompanhamento das condicionalidades é voltado a gestantes, mulheres entre 14 a 44 anos e crianças menores de 7 anos


Condicionalidades


O acompanhamento das condicionalidades é voltado para gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos. Na área da saúde, as equipes verificam o pré-natal das gestantes, a atualização da caderneta de vacinação e o estado nutricional das crianças.


Cumprir esse acompanhamento, comparecendo às consultas, é requisito fundamental para continuar recebendo o benefício do Bolsa Família. No entanto, o objetivo vai além: promover a melhoria da qualidade de vida e contribuir para a inclusão social.


“O programa é muito mais do que uma transferência de renda — ele abre portas para os serviços de saúde. Motivar as equipes a realizar esse trabalho é ampliar o bem-estar de milhares de famílias”, avaliou a apoiadora técnica e enfermeira Camila Botelho, da UBS 2 de Taguatinga. 


*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)










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GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027

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Mais de 100 agentes de planejamento de diversos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Distrito Federal (GDF) estiveram reunidos durante a manhã desta terça-feira (15), no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). Os assuntos em pauta foram o monitoramento, a avaliação e a revisão do Plano Plurianual (PPA) Ano-base 2025.


Servidores que atuam com planejamento se reuniram para análises e revisão de pontos importantes das políticas públicas | Foto: Divulgação/Seec-DF


“Essa é uma atividade de ajuste para que as iniciativas de políticas públicas sejam corrigidas durante o processo”, afirmou, na abertura do encontro, o secretário-executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento, Thiago Conde. “Dessa forma, podemos atingir de forma mais eficaz as intenções do Estado e os anseios da população.”


A subsecretária de Planejamento Governamental, Luiza Almeida Londe, lembrou: “O acompanhamento das políticas públicas é feito ao longo de todo o ano. Esta é uma oportunidade de revisarmos o que havia sido planejado inicialmente, podendo ajustar os pontos que necessitam ”.


Aperfeiçoamento



Segundo a gestora, o monitoramento e a avaliação do PPA são fases importantes do ciclo de planejamento. “Esta, especificamente, permite aos gestores, responsáveis pela implementação das políticas públicas, acompanhar os resultados alcançados em benefício da população do Distrito Federal, auxiliando na tomada de decisões com base nas evidências apresentadas pelas equipes técnicas”, disse.


A parte técnica da reunião foi conduzida pelo chefe da Unidade de Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Revisão dos Planos e Programas de Governo, Rafael Duarte. O servidor enfatizou a necessidade da revisão periódica para aprimorar o processo de elaboração e execução das políticas públicas constantes do Plano, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão e de seus instrumentos.


Entre os organizadores do evento, também estiveram presentes o diretor de Elaboração e Revisão dos Planos e Programas de Governo, Donaldo César Rodrigues; o diretor de Avaliação de Planos e Programas de Governo, João Leal, e o auditor de Controle Interno da Unidade de Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Revisão dos Planos e Programas de Governo, Kaique Mendes.


*Com informações da Secretaria de Economia (Seec-DF)










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https://jornalismodigitaldf.com.br/gdf-monitora-execucao-do-plano-plurianual-2024-2027/?fsp_sid=138889
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GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027

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Mais de 100 agentes de planejamento de diversos órgãos da administração direta e indireta do Governo do Distrito Federal (GDF) estiveram reunidos durante a manhã desta terça-feira (15), no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). Os assuntos em pauta foram o monitoramento, a avaliação e a revisão do Plano Plurianual (PPA) Ano-base 2025.


Servidores que atuam com planejamento se reuniram para análises e revisão de pontos importantes das políticas públicas | Foto: Divulgação/Seec-DF


“Essa é uma atividade de ajuste para que as iniciativas de políticas públicas sejam corrigidas durante o processo”, afirmou, na abertura do encontro, o secretário-executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento, Thiago Conde. “Dessa forma, podemos atingir de forma mais eficaz as intenções do Estado e os anseios da população.”


A subsecretária de Planejamento Governamental, Luiza Almeida Londe, lembrou: “O acompanhamento das políticas públicas é feito ao longo de todo o ano. Esta é uma oportunidade de revisarmos o que havia sido planejado inicialmente, podendo ajustar os pontos que necessitam ”.


Aperfeiçoamento



Segundo a gestora, o monitoramento e a avaliação do PPA são fases importantes do ciclo de planejamento. “Esta, especificamente, permite aos gestores, responsáveis pela implementação das políticas públicas, acompanhar os resultados alcançados em benefício da população do Distrito Federal, auxiliando na tomada de decisões com base nas evidências apresentadas pelas equipes técnicas”, disse.


A parte técnica da reunião foi conduzida pelo chefe da Unidade de Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Revisão dos Planos e Programas de Governo, Rafael Duarte. O servidor enfatizou a necessidade da revisão periódica para aprimorar o processo de elaboração e execução das políticas públicas constantes do Plano, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão e de seus instrumentos.


Entre os organizadores do evento, também estiveram presentes o diretor de Elaboração e Revisão dos Planos e Programas de Governo, Donaldo César Rodrigues; o diretor de Avaliação de Planos e Programas de Governo, João Leal, e o auditor de Controle Interno da Unidade de Elaboração, Monitoramento, Avaliação e Revisão dos Planos e Programas de Governo, Kaique Mendes.


*Com informações da Secretaria de Economia (Seec-DF)










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Agências do trabalhador têm quase mil vagas de emprego nesta quarta-feira (16)

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As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quarta-feira (16), 958 vagas para quem procura um emprego. Há posições para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 4 mil.



Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram



O posto com maior remuneração é o de técnico em segurança do trabalho, na Zona Industrial do Guará. Há uma vaga aberta para pessoas com Ensino Médio completo e experiência prévia na função.


Já o cargo com mais vagas abertas é o de servente de obras, em São Sebastião. São 121 oportunidades para candidatos que tenham iniciado o Ensino Fundamental. Não é preciso, porém, ter experiência.


Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.


Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).










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https://jornalismodigitaldf.com.br/agencias-do-trabalhador-tem-quase-mil-vagas-de-emprego-nesta-quarta-feira-16/?fsp_sid=138869
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Agências do trabalhador têm quase mil vagas de emprego nesta quarta-feira (16)

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As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quarta-feira (16), 958 vagas para quem procura um emprego. Há posições para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 4 mil.



Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram



O posto com maior remuneração é o de técnico em segurança do trabalho, na Zona Industrial do Guará. Há uma vaga aberta para pessoas com Ensino Médio completo e experiência prévia na função.


Já o cargo com mais vagas abertas é o de servente de obras, em São Sebastião. São 121 oportunidades para candidatos que tenham iniciado o Ensino Fundamental. Não é preciso, porém, ter experiência.


Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.


Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).










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SCIA/Estrutural tem novas regras para atuação de ambulantes nas áreas públicas da cidade

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A Administração Regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA/Estrutural) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (15) a Ordem de Serviço nº 18, que institui o Plano de Ocupação de Áreas Públicas por Ambulantes, estabelecendo normas para a atuação de trabalhadores do comércio informal, com e sem ponto fixo, na cidade.


A iniciativa tem como objetivo organizar o uso do espaço público, garantindo melhores condições de trabalho para os ambulantes e mais conforto e segurança para os pedestres. A medida é amparada por uma série de decretos e leis distritais, e traz diretrizes claras sobre as atividades econômicas permitidas, os tipos de estrutura autorizadas, as áreas de atuação e os procedimentos para licenciamento.


A iniciativa tem como objetivo organizar o uso do espaço público, garantindo melhores condições de trabalho para os ambulantes e mais conforto e segurança para os pedestres | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília


Categorias e estrutura autorizadas


Os ambulantes foram divididos entre os que atuam com ponto fixo — utilizando barracas, bancas ou veículos motorizados — e os sem ponto fixo, que usam carrinhos, caixas a tiracolo ou isopores. As estruturas devem seguir padrões definidos de tamanho e estética, respeitando o espaço público e as regras de acessibilidade.


Áreas permitidas, proibidas e restritas


A norma classifica as áreas públicas em três categorias: Permitidas, para atuação regular; Proibidas, como o entorno de escolas, hospitais, feiras permanentes e mercados, além
das Avenidas Central e Comercial; Restritas, com uso condicionado a horários e dinâmica do comércio local.


Também há regulamentações específicas para datas comemorativas, mediante licenciamento especial.


Critérios para licenciamento e atuação



A licença provisória tem validade de 2 anos e pode ser renovada



Para obter ou renovar a licença, o ambulante deve protocolar requerimento na administração regional, acompanhado de documentação específica. A licença provisória tem validade de 2 anos e pode ser renovada. A ocupação máxima para ambulantes sem ponto fixo será de 4 m² e para os com ponto fixo, de 10 m², com regras rígidas de organização e higiene.


A proporção adotada pela administração para concessão de novas autorizações será de uma licença a cada 100 habitantes urbanos, respeitando a capacidade do espaço público da cidade.


Isenção de taxas e fiscalização



Ambulantes cadastrados no Simples Nacional serão isentos da taxa de ocupação. A norma também prevê que o exercício irregular poderá ser punido com sanções, e destaca que todas as autorizações são precárias e podem ser revogadas a qualquer momento, com justificativa formal.


Revisão e atualização do plano


O Plano de Ocupação será revisado a cada dois anos, permitindo ajustes conforme o
crescimento urbano da região. “A proposta é harmonizar a presença dos ambulantes com o desenvolvimento urbano da Estrutural, garantindo dignidade aos trabalhadores e organização para a cidade”, afirmou o administrador regional, Alceu Prestes de Mattos.


*Com informações da Administração Regional do SCIA/Estrutural










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https://jornalismodigitaldf.com.br/scia-estrutural-tem-novas-regras-para-atuacao-de-ambulantes-nas-areas-publicas-da-cidade/?fsp_sid=138863
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SCIA/Estrutural tem novas regras para atuação de ambulantes nas áreas públicas da cidade

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A Administração Regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA/Estrutural) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (15) a Ordem de Serviço nº 18, que institui o Plano de Ocupação de Áreas Públicas por Ambulantes, estabelecendo normas para a atuação de trabalhadores do comércio informal, com e sem ponto fixo, na cidade.


A iniciativa tem como objetivo organizar o uso do espaço público, garantindo melhores condições de trabalho para os ambulantes e mais conforto e segurança para os pedestres. A medida é amparada por uma série de decretos e leis distritais, e traz diretrizes claras sobre as atividades econômicas permitidas, os tipos de estrutura autorizadas, as áreas de atuação e os procedimentos para licenciamento.


A iniciativa tem como objetivo organizar o uso do espaço público, garantindo melhores condições de trabalho para os ambulantes e mais conforto e segurança para os pedestres | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília


Categorias e estrutura autorizadas


Os ambulantes foram divididos entre os que atuam com ponto fixo — utilizando barracas, bancas ou veículos motorizados — e os sem ponto fixo, que usam carrinhos, caixas a tiracolo ou isopores. As estruturas devem seguir padrões definidos de tamanho e estética, respeitando o espaço público e as regras de acessibilidade.


Áreas permitidas, proibidas e restritas


A norma classifica as áreas públicas em três categorias: Permitidas, para atuação regular; Proibidas, como o entorno de escolas, hospitais, feiras permanentes e mercados, além
das Avenidas Central e Comercial; Restritas, com uso condicionado a horários e dinâmica do comércio local.


Também há regulamentações específicas para datas comemorativas, mediante licenciamento especial.


Critérios para licenciamento e atuação



A licença provisória tem validade de 2 anos e pode ser renovada



Para obter ou renovar a licença, o ambulante deve protocolar requerimento na administração regional, acompanhado de documentação específica. A licença provisória tem validade de 2 anos e pode ser renovada. A ocupação máxima para ambulantes sem ponto fixo será de 4 m² e para os com ponto fixo, de 10 m², com regras rígidas de organização e higiene.


A proporção adotada pela administração para concessão de novas autorizações será de uma licença a cada 100 habitantes urbanos, respeitando a capacidade do espaço público da cidade.


Isenção de taxas e fiscalização



Ambulantes cadastrados no Simples Nacional serão isentos da taxa de ocupação. A norma também prevê que o exercício irregular poderá ser punido com sanções, e destaca que todas as autorizações são precárias e podem ser revogadas a qualquer momento, com justificativa formal.


Revisão e atualização do plano


O Plano de Ocupação será revisado a cada dois anos, permitindo ajustes conforme o
crescimento urbano da região. “A proposta é harmonizar a presença dos ambulantes com o desenvolvimento urbano da Estrutural, garantindo dignidade aos trabalhadores e organização para a cidade”, afirmou o administrador regional, Alceu Prestes de Mattos.


*Com informações da Administração Regional do SCIA/Estrutural










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CEF 102 Norte fortalece vínculos e cultura de paz com projeto Conviva

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A consolidação de uma cultura de paz é um processo contínuo e coletivo que envolve não apenas os educadores, mas também os próprios estudantes, as respectivas famílias e a comunidade escolar. Esse é um compromisso levado a sério pelo Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, que por meio do projeto Conviva, tem desenvolvido ações voltadas à formação humana e cidadã dos estudantes, com foco no respeito, na empatia e no fortalecimento das relações interpessoais.


Idealizado pela equipe gestora da escola, a iniciativa propõe a construção de um ambiente escolar mais saudável, seguro e acolhedor, por meio de ações pedagógicas que promovem o respeito às diferenças, os direitos humanos e o combate ao bullying e à discriminação.


Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções | Fotos: Felipe de Noronha/SEEDF


“O guarda-chuva do projeto são os direitos humanos. A cada bimestre, trabalhamos uma temática específica, que os professores inter-relacionam com os conteúdos em sala. Às vezes, dois ou três professores se unem para desenvolver um trabalho conjunto”, explica a diretora da escola, Viviane Coelho.


De forma interdisciplinar e formativa, o projeto é realizado com atividades planejadas ao longo do ano letivo. Segundo a diretora, a aposta é na prevenção e na constância, em vez de medidas punitivas isoladas. “Acreditamos que a questão punitiva não transforma comportamento, nem pensamento. É isso que a gente precisa: transformar pensamentos, formar cidadãos respeitosos e gentis”, ressalta.


Oficina


A diretora da escola, Viviane Coelho, aposta na prevenção e na constância de projetos de cultura de paz no lugar de medidas punitivas isoladas


Entre as ações já realizadas no escopo do Conviva, destaca-se uma oficina de comunicação não-violenta, conduzida pela especialista em parentalidade e inteligência emocional, Lua Barros. Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções como medo, ansiedade e angústia.


Em uma das experiências, os alunos tentaram comer uma bala com o braço estendido e perceberam que só conseguiam caso se ajudassem mutuamente, reforçando a importância da coletividade.


As atividades são ajustadas para contemplar diferentes idades e os estudantes têm voz ativa na construção do projeto por meio de formulário realizado anualmente.


Ações desenvolvidas pela SEEDF



A iniciativa do CEF 102 Norte representa uma prática no fortalecimento da cultura de paz nas escolas. Esse trabalho é desenvolvido em rede com diversas entidades governamentais e atores, como as Secretarias de Segurança Pública (SSP-DF), de Saúde (SESDF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), e da Mulher (SMDF), além de instituições do sistema de justiça, como o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).


A chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, destaca como a pasta vem trabalhando essa integração com outros atores públicos. “Como em Educação ninguém faz nada sozinho, a Secretaria de Educação vem trabalhando em rede com diversos órgãos e outras Secretarias, em projetos preventivos e interventivos para a promoção da cultura de paz e da saúde mental dos estudantes e dos profissionais da Educação”, destaca Ana.


Entre as ações promovidas pela SEEDF, estão os programas formativos para educadores com temas como mediação de conflitos, bullying, cyberbullying e comunicação não-violenta. Neste semestre, a Assessoria Especial da Cultura de Paz da SEEDF realiza a oficina Gestão de Incidentes na Perspectiva da Cultura de Paz para todas as 14 coordenações regionais de ensino (CREs), reforçando o compromisso com uma educação que prioriza o diálogo, o cuidado e o respeito mútuo.


*Com informações da Secretaria de Educação










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CEF 102 Norte fortalece vínculos e cultura de paz com projeto Conviva

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A consolidação de uma cultura de paz é um processo contínuo e coletivo que envolve não apenas os educadores, mas também os próprios estudantes, as respectivas famílias e a comunidade escolar. Esse é um compromisso levado a sério pelo Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, que por meio do projeto Conviva, tem desenvolvido ações voltadas à formação humana e cidadã dos estudantes, com foco no respeito, na empatia e no fortalecimento das relações interpessoais.


Idealizado pela equipe gestora da escola, a iniciativa propõe a construção de um ambiente escolar mais saudável, seguro e acolhedor, por meio de ações pedagógicas que promovem o respeito às diferenças, os direitos humanos e o combate ao bullying e à discriminação.


Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções | Fotos: Felipe de Noronha/SEEDF


“O guarda-chuva do projeto são os direitos humanos. A cada bimestre, trabalhamos uma temática específica, que os professores inter-relacionam com os conteúdos em sala. Às vezes, dois ou três professores se unem para desenvolver um trabalho conjunto”, explica a diretora da escola, Viviane Coelho.


De forma interdisciplinar e formativa, o projeto é realizado com atividades planejadas ao longo do ano letivo. Segundo a diretora, a aposta é na prevenção e na constância, em vez de medidas punitivas isoladas. “Acreditamos que a questão punitiva não transforma comportamento, nem pensamento. É isso que a gente precisa: transformar pensamentos, formar cidadãos respeitosos e gentis”, ressalta.


Oficina


A diretora da escola, Viviane Coelho, aposta na prevenção e na constância de projetos de cultura de paz no lugar de medidas punitivas isoladas


Entre as ações já realizadas no escopo do Conviva, destaca-se uma oficina de comunicação não-violenta, conduzida pela especialista em parentalidade e inteligência emocional, Lua Barros. Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções como medo, ansiedade e angústia.


Em uma das experiências, os alunos tentaram comer uma bala com o braço estendido e perceberam que só conseguiam caso se ajudassem mutuamente, reforçando a importância da coletividade.


As atividades são ajustadas para contemplar diferentes idades e os estudantes têm voz ativa na construção do projeto por meio de formulário realizado anualmente.


Ações desenvolvidas pela SEEDF



A iniciativa do CEF 102 Norte representa uma prática no fortalecimento da cultura de paz nas escolas. Esse trabalho é desenvolvido em rede com diversas entidades governamentais e atores, como as Secretarias de Segurança Pública (SSP-DF), de Saúde (SESDF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), e da Mulher (SMDF), além de instituições do sistema de justiça, como o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).


A chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, destaca como a pasta vem trabalhando essa integração com outros atores públicos. “Como em Educação ninguém faz nada sozinho, a Secretaria de Educação vem trabalhando em rede com diversos órgãos e outras Secretarias, em projetos preventivos e interventivos para a promoção da cultura de paz e da saúde mental dos estudantes e dos profissionais da Educação”, destaca Ana.


Entre as ações promovidas pela SEEDF, estão os programas formativos para educadores com temas como mediação de conflitos, bullying, cyberbullying e comunicação não-violenta. Neste semestre, a Assessoria Especial da Cultura de Paz da SEEDF realiza a oficina Gestão de Incidentes na Perspectiva da Cultura de Paz para todas as 14 coordenações regionais de ensino (CREs), reforçando o compromisso com uma educação que prioriza o diálogo, o cuidado e o respeito mútuo.


*Com informações da Secretaria de Educação










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Ferramenta de inteligência artificial reforça serviços de auditoria e fiscalização no DF

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A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) firmaram um acordo inédito para o licenciamento gratuito da solução de tecnologia da informação ChatTCU. O contrato, assinado digitalmente no início de abril, autoriza a CGDF a utilizar e customizar o programa com foco na melhoria dos serviços de auditoria e fiscalização, sem qualquer custo para os cofres públicos. 


A CGDF usará uma versão customizada do ChatTCU para melhorar dos serviços de auditoria e fiscalização, sem qualquer custo para os cofres públicos | Foto: Divulgação/CGDF


A ferramenta, desenvolvida pelo TCU, é baseada em inteligência artificial e tem como objetivo apoiar os órgãos de controle na análise de dados e no processo de tomada de decisão. Além do sistema em si, o contrato garante à CGDF acesso ao código-fonte, documentação técnica, modelo de dados e arquivos necessários à instalação e manutenção da solução. 


O contrato tem validade de 30 anos e foi celebrado de forma gratuita, sem transferência de recursos financeiros entre os órgãos. A CGDF será responsável por garantir a infraestrutura tecnológica necessária, além de assegurar a proteção dos dados e a adequação da ferramenta à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 



Segundo o Controlador-Geral do DF, Daniel Lima, a iniciativa representa um avanço importante na modernização da administração pública. “Firmar esse contrato com o TCU nos permite incorporar uma tecnologia de ponta às rotinas da Controladoria. Vamos ganhar agilidade, eficiência e mais capacidade de prestar contas à sociedade com responsabilidade”, afirmou. 


Entre as cláusulas previstas, estão a proibição de uso comercial da ferramenta, a vedação à distribuição não autorizada do sistema e a possibilidade de visitas técnicas do TCU às instalações da CGDF para acompanhar o uso da solução. 


A expectativa é que o ChatTCU comece a ser utilizado internamente nos próximos meses, após o processo de integração com os sistemas da CGDF e capacitação das equipes técnicas.


*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)










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Ferramenta de inteligência artificial reforça serviços de auditoria e fiscalização no DF

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A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) firmaram um acordo inédito para o licenciamento gratuito da solução de tecnologia da informação ChatTCU. O contrato, assinado digitalmente no início de abril, autoriza a CGDF a utilizar e customizar o programa com foco na melhoria dos serviços de auditoria e fiscalização, sem qualquer custo para os cofres públicos. 


A CGDF usará uma versão customizada do ChatTCU para melhorar dos serviços de auditoria e fiscalização, sem qualquer custo para os cofres públicos | Foto: Divulgação/CGDF


A ferramenta, desenvolvida pelo TCU, é baseada em inteligência artificial e tem como objetivo apoiar os órgãos de controle na análise de dados e no processo de tomada de decisão. Além do sistema em si, o contrato garante à CGDF acesso ao código-fonte, documentação técnica, modelo de dados e arquivos necessários à instalação e manutenção da solução. 


O contrato tem validade de 30 anos e foi celebrado de forma gratuita, sem transferência de recursos financeiros entre os órgãos. A CGDF será responsável por garantir a infraestrutura tecnológica necessária, além de assegurar a proteção dos dados e a adequação da ferramenta à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 



Segundo o Controlador-Geral do DF, Daniel Lima, a iniciativa representa um avanço importante na modernização da administração pública. “Firmar esse contrato com o TCU nos permite incorporar uma tecnologia de ponta às rotinas da Controladoria. Vamos ganhar agilidade, eficiência e mais capacidade de prestar contas à sociedade com responsabilidade”, afirmou. 


Entre as cláusulas previstas, estão a proibição de uso comercial da ferramenta, a vedação à distribuição não autorizada do sistema e a possibilidade de visitas técnicas do TCU às instalações da CGDF para acompanhar o uso da solução. 


A expectativa é que o ChatTCU comece a ser utilizado internamente nos próximos meses, após o processo de integração com os sistemas da CGDF e capacitação das equipes técnicas.


*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)










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