Inas institui Política de Integridade

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O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (4), a Portaria nº 89/2024, que institui a sua Política de Integridade, que tem como objetivo identificar e divulgar valores, princípios, normas e diretrizes para o desenvolvimento do Programa de Integridade.

O incentivo e apoio ao desenvolvimento e aprimoramento de ações alinhadas aos valores e princípios éticos, morais e legais, são premissas da Política de Integridade Pública, que atua para consolidar e disseminar as boas práticas de governança. O Programa de Integridade visa promover a adoção de medidas destinadas à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes, atos de corrupção e demais ações incompatíveis com a função pública.

A portaria que instituiu a Política de Integridade do Inas foi publicada nesta quarta-feira(4) no DODF | Foto: Divulgação/Inas-DF

“A instituição da Política de Integridade do INAS reforça os pilares éticos e de transparência que sustentam nossas ações. Nosso compromisso é garantir uma gestão pública responsável, promovendo a integridade em todas as nossas práticas, desde a oferta de assistência à saúde aos servidores até o uso dos recursos públicos. A implementação dessa política demonstra que estamos atentos aos desafios atuais e empenhados em fortalecer os mecanismos de controle, monitoramento e combate a irregularidades”, afirmou a diretora-presidente do Instituto, Ana Paula Cardoso.

Durante os últimos meses, um grupo de trabalho formado por representantes de todos os setores do Instituto trabalhou na construção da Política de Integridade, com a consultoria da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). No mesmo período, a Comissão de Ética do Inas também lançou o Código de Ética e Conduta da instituição.

*Com informações do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas)

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PCDF registra recorde na recuperação de ativos do crime organizado em 2024

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A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), alcançou um marco histórico em 2024, recuperando até o fim do mês de agosto R$ 170 milhões em ativos provenientes de crimes praticados por facções criminosas, de corrupção, de sonegação fiscal, de lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros. Esse
resultado destaca o empenho da instituição em enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e devolver recursos importantes ao Governo do Distrito Federal.

“É provável que, nos próximos dias, o departamento alcance a cifra de R$ 200 milhões em ativos recuperados, vez que existem várias investigações em andamento nas quais vem sendo aplicado esse modelo de atuação com foco no ataque ao poder econômico dos grupos criminosos”

           Delegado Leonado Cardoso, diretor do Decor

Nesse montante de ativos bloqueados, estão 136 automóveis e 86 imóveis sequestrados, dinheiro em espécie aprendido nas operações e valores bloqueados em contas bancárias dos investigados, via sistemas judiciais. Esses valores superam a parcela do Tesouro do GDF usada para arcar com as despesas referentes à manutenção dos serviços da PCDF em todo o ano de 2023, que totalizou R$ 141 milhões, segundo dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental – GDF, evidenciando a eficiência e a importância da recuperação de ativos em benefício do contribuinte.

A evolução desses números é expressiva. Em 2018, ano de criação do Decor, através de suas três unidades policiais, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), a Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCor) e a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), foram recuperados pouco mais de R$ 6 milhões. No ano de 2019, o departamento fechou o ano com R$ 12 milhões bloqueados. Nos anos seguintes, a curva de crescimento gradativo continuou, atingindo R$ 36 milhões em 2023. Já em 2024, apenas em oito meses, se verificou esse salto para R$ 170 milhões, um incremento de aproximadamente 370 % em relação ao ano anterior. Ao longo de seis anos de atuação do Decor, o valor total dos ativos recuperados ultrapassa os R$ 307 milhões.

Esse avanço é fruto da união entre planejamento e gestão para o alcance de resultados. Em 2020, a PCDF instalou um comitê para implementação e monitoramento da política de enfrentamento ao crime de lavagem de dinheiro e fomento à recuperação de ativos e promoveu investimento contínuo na capacitação de seus servidores e na modernização das ferramentas tecnológicas utilizadas pelos policiais. Isso permitiu aprimorar as técnicas de investigação e aumentar a eficácia nas operações de combate ao crime organizado e a crimes financeiros. “É provável que, nos próximos dias, o departamento alcance a cifra de R$ 200 milhões em ativos recuperados, vez que existem várias investigações em andamento nas quais vem sendo aplicado esse modelo de atuação com foco no ataque ao poder econômico dos grupos criminosos”, destaca o diretor do Decor, delegado Leonardo Cardoso.

A recuperação de ativos não só enfraquece as organizações criminosas, mas também permite que esses recursos sejam reinvestidos em políticas públicas | Foto: Divulgação/PCDF

Com os valores recuperados pelo Decor, até o momento, apenas em 2024, a PCDF poderia, por exemplo, cobrir integralmente os custos de quatro anos do serviço voluntário gratificado. A despesa anual com esse serviço, que garante o funcionamento de todas as delegacias do Distrito Federal, 24 horas por dia, gira em torno de R$ 40 milhões. Em outro comparativo, com os R$ 170 milhões
recuperados até agora, seria possível adquirir cerca de 1.488 viaturas tipo SUV, considerando que em 2023 foram compradas 70 viaturas ao custo de aproximadamente R$ 8 milhões. Esses números ilustram concretamente como a recuperação de ativos representa um retorno significativo para a sociedade, permitindo não apenas a reposição de recursos, mas também o reinvestimento em áreas cruciais para o funcionamento e aprimoramento da segurança pública no Distrito Federal.

É importante ressaltar que o valores anunciados se referem apenas aos ativos recuperados pelas delegacias vinculada ao Decor. Não estão computados os dados referentes a outras unidades especializadas que também atuam no bloqueio de bens oriundos de crimes, como a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), a Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri)
e a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

O Delegado-Geral Adjunto da PCDF, Benito Tiezzi, que preside o comitê de enfrentamento à lavagem de dinheiro, afirma que o montante de ativos bloqueados por todas as unidades da PCDF já ultrapassa R$ 200 milhões em 2024, porém esses números serão compilados somente no final do ano. “Cientes de que o combate ao crime organizado não é efetivo apenas com a retirada de criminosos das ruas, buscamos envidar esforços na temática da recuperação de ativos e do combate à lavagem de dinheiro e, apesar da complexidade desse tipo de investigação, na gestão do delegado-geral José Werick de Carvalho, houve uma mudança rápida na cultura institucional e os resultados vieram, e são muito expressivos”, destaca Tiezzi.

A recuperação de ativos não só enfraquece as organizações criminosas, mas também permite que esses recursos sejam reinvestidos em políticas públicas. Um exemplo recente do impacto dessas ações é a Operação Identidade Dobrada, desencadeada em abril deste ano, na qual a PCDF, desmantelou um grupo criminoso especializado em sonegação fiscal que movimentou R$ 43,7 milhões. A operação resultou na apreensão de bens que poderão ser destinados à quitação da dívida referente aos impostos sonegados pelo grupo criminoso.

As ações de repressão à sonegação fiscal ficam a cargo da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) que é responsável por boa parcela desses ativos recuperados e já realizou 11 operações em 2024, várias delas em parceria com a receita distrital, vinculada à Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Com resultados que vão além da repressão, a PCDF consolida sua posição como uma das principais forças de segurança pública do país.

*Com informações da PCDF

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Agências do trabalhador têm 873 vagas de emprego disponíveis nesta quinta (5)

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04/09/2024 às 19:55, atualizado em 04/09/2024 às 19:59

Oportunidades estão lotadas em diversas regiões administrativas, oferecem benefícios, além da remuneração, e exigem níveis diferentes de formação

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

As agências do trabalhador estão com 873 oportunidades de emprego abertas nesta quinta-feira (5), das quais 100 são exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). São 50 postos para operador de caixa e 50 para fiel de depósito em Taguatinga, com rendimentos de até R$ 1.429,53. Não é cobrado nem experiência nem escolaridade.

Para o público geral, há 190 vagas para vendedor interno e pracista, com salário máximo de R$ 1.800, lotadas em Ceilândia, Santa Maria, Asa Sul, Guará, Núcleo Bandeirante, Vicente Pires, Sol Nascente, Planaltina e Valparaíso. Também estão abertas 15 postos para cozinheiro, com remuneração de até R$ 2.019 no Lago Sul, Recanto das Emas, Taguatinga, Samambaia e Asa Norte.

Todos os postos oferecem benefícios. Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo Sine Fácil ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das vagas do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores que desejam ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo aplicativo do Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail gcv@setrab.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF).

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Governador celebra a escolha de Brasília para o início da regionalização da revista Forbes

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Mais uma vez o Distrito Federal aparece no centro do processo de descentralização de negócios no Brasil. A revista internacional Forbes escolheu a capital federal para iniciar o processo de regionalização da marca no país. O lançamento da nova fase ocorreu na noite desta quarta-feira (4) durante o evento Forbes Power Dinner, no Lago Sul.

Presente no evento, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, comemorou a escolha de Brasília para receber a expansão da marca no Brasil. “Para nós, tudo o que divulga o Distrito Federal é de suma importância. Uma revista do peso da Forbes fazendo esse trabalho aqui em Brasília, para nós é muito importante. Tenho certeza que vem engrandecer”, destacou.

Ibaneis Rocha: “Para nós, tudo o que divulga o Distrito Federal é de suma importância. Uma revista do peso da Forbes fazendo esse trabalho aqui em Brasília, para nós é muito importante” | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O líder do Executivo lembrou que a revista chega à cidade que ocupa a quarta posição entre os cinco melhores ambientes de negócios do país, segundo a pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) que comparou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2021 e 2022.

“A gente tem conseguido aqui no Distrito Federal um avanço muito grande na área do empreendedorismo. Isso foi revelado nesta última pesquisa que saiu falando da questão do empreendedorismo no Distrito Federal. E nós, o governo, temos que apoiar. Sempre facilito o máximo que posso a vida dos empresários da nossa cidade, buscando crescimento, emprego e renda”, afirmou.

A característica agregadora de Brasília foi importante para a decisão de Antonio Camarotti de trazer a Forbes para a cidade

O fundador e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, explicou que a escolha por Brasília como o novo espaço de atuação da revista teve a ver com o perfil agregador da capital da República. “Há 12 anos quando a Forbes chegou ao Brasil, o principal pilar era contar histórias inspiradoras de pessoas de sucesso. Não posso fazer isso exclusivamente em São Paulo. Existem vários ‘Brasis’. Quando a gente resolveu fazer a regionalização, não tinha caminho mais natural do que Brasília, que é um agregador de todas as regiões do Brasil”, revelou.

Evento

A iniciativa reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, empresários locais e formadores de opinião e contou com bate-papo com Antonio Camarotti, e o advogado e empresário Nelson Wilians, que estampou uma das edições da revista.

Durante o talk, Wilians compartilhou sua trajetória de empreendedor no meio jurídico, com o escritório de advocacia Nelson Wilians, que completa 25 anos e tem braços em todas as capitais brasileiras. “Sou o único advogado até hoje a ser capa da Forbes. É uma razão de muito orgulho”, defendeu.

Anfitrião do evento de lançamento em Brasília ao lado do sócio Fernando Cavalcanti, Nelson Wilians reforçou a importância da revista se firmar em Brasília. “Sempre observei que o Brasil, embora tenha a mesma língua, tem uma diversidade regional e cultural. Com certeza é muito enriquecedor para cada uma das regiões que vai receber e, para mim, é um momento muito feliz de começar por Brasília, que é uma cidade maravilhosa e pujante”, avaliou.

Forbes Power Dinner se junta a outras iniciativas da marca, como o Power Lunch Mulheres de Sucesso, que reúne lideranças femininas, e Forbes Agro 100 Power Dinner, voltado para presidentes e CEOs de empresas do setor, produtores rurais e entidades representativas do segmento agropecuário.

04/09/2024 - Governador celebra a escolha de Brasília para o início da regionalização da revista Forbes

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Força-tarefa mobiliza 150 pessoas para conter incêndio na Floresta Nacional de Brasília

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04/09/2024 às 20:12

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a alta temperatura, o clima seco e os fortes ventos dificultam o trabalho de combate ao fogo; das cinco linhas de fogo detectadas, três foram controladas nesta quarta-feira (4)

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Uma força-tarefa com equipes de diferentes órgãos trabalha para conter o incêndio que atinge a Floresta Nacional de Brasília (Flona). São, ao todo, 150 pessoas, uma aeronave e 35 viaturas.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a alta temperatura, o clima seco e os fortes ventos dificultam o trabalho de combate ao fogo. Nesta quarta-feira (4), das cinco linhas de fogo detectadas, três foram controladas. Até o momento, 2.176 hectares foram consumidos pelas chamas — área equivalente a 38,58% da Flona.

Três das cinco linhas de fogo detectadas foram controladas; 2.176 hectares foram consumidos pelas chamas | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

“Diante da complexidade deste incêndio, reforçamos nossas equipes e aumentamos o número de viaturas e recursos aéreos para intensificar o combate. Estamos trabalhando em conjunto com diversas instituições, e esse esforço integrado é essencial para conter as chamas e proteger as áreas críticas da Flona. Nosso compromisso é garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente”, apontou o comandante do CBMDF, coronel Sandro Gomes.

Ainda de acordo com a corporação, o foco tem sido a proteção das matas de galeria e as nascentes da reserva. O fogo que estava próximo a áreas de chácaras foi contido e, nessa região, as equipes fazem agora um trabalho de rescaldo.

Além dos bombeiros, participam da ação equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Jardim Botânico, do Brasília Ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) da Polícia Militar do DF e da Fundação Jardim Zoológico.

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Autorizado financiamento de 50 milhões de euros por banco alemão para projeto da Caesb

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O Senado aprovou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei que autoriza a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) a contrair junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau) financiamento de 50 milhões de euros, o equivalente hoje a R$ 312 milhões. Os recursos serão investidos na modernização de estações de tratamento de esgoto, na geração de energia elétrica limpa para reduzir custos operacionais e em ações de redução de perdas de água.

“Com esses investimentos, respaldados pelo governador Ibaneis Rocha, hoje, 99% dos lares do Distrito Federal recebem água potável, 92,3% dos imóveis estão ligados à rede de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado”

Luís Antônio Reis, presidente da Caesb

O KfW vai liberar os recursos gradativamente durante cinco anos, tempo previsto para a realização das obras projetadas pela Caesb. A liberação das parcelas seguirá o cronograma de execução das obras. Após os cinco anos de realização dos empreendimentos, a companhia terá dez anos para pagar o empréstimo.

O financiamento tem a garantia do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal. Agora, o projeto segue apara a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), onde terá andamento à assinatura do contrato entre a Caesb, KfW e União, esta última como garantidora.

Obras previstas no projeto

O custo total do projeto é de 62,5 milhões de euros, o equivalente a R$ 390,3 milhões pela cotação desta quarta-feira (4), sendo 50 milhões de euros financiados pelo KfW e 12,5 milhões de euros a serem investidos pela Caesb como contrapartida. Os recursos serão aplicados na modernização de seis estações de tratamento de esgoto (ETEs) da companhia: Paranoá, Recanto das Emas, Brazlândia, Gama, Norte e Sul.

Os recursos serão aplicados na modernização de seis estações de tratamento de esgoto (ETEs) da companhia: Paranoá, Recanto das Emas, Brazlândia, Gama, Norte e Sul | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

A Caesb também investirá os recursos na geração de energia limpa a partir do aproveitamento do biogás produzido pela Estação de Tratamento de Esgoto Sul. Esse projeto, além de ampliar a fonte energética da companhia, reduzirá o consumo de energia elétrica convencional e os custos operacionais da empresa. O projeto prevê ainda investimentos em equipamentos e obras para reduzir os índices de perdas de água potável.

Trajetória do projeto

Todas essas ações estão previstas no Plano Distrital de Saneamento Básico, que serão atendidas com os recursos financiados pelo banco alemão. Para executar as metas do Plano Distrital, a Caesb optou pela alternativa de buscar ajuda financeira no exterior. Mas, para conseguir o empréstimo, era necessário obter o aval do GDF que, por sua vez, precisaria da autorização da Câmara Legislativa. Em 2023, a Caesb encaminhou o projeto ao GDF, que no mesmo ano foi aprovado pela Câmara.

O passo seguinte foi conseguir a garantia da União. O Governo Federal concordou e o projeto seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado, onde recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves, relatora da proposta, sendo depois aprovado pela CAE e pelo plenário da casa.

Ao comemorar a aprovação do projeto, o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, ressaltou que, nos últimos quatro anos, a companhia investiu R$ 1 bilhão em saneamento e, até 2027, vai investir mais R$ 2,8 bilhões – isto sem contar com o empréstimo do banco alemão. “Com esses investimentos, respaldados pelo governador Ibaneis Rocha, hoje, 99% dos lares do Distrito Federal recebem água potável, 92,3% dos imóveis estão ligados à rede de esgoto e 100% do esgoto coletado é tratado”, enfatizou Reis. “Com esses novos recursos, vamos melhorar ainda mais os serviços prestados pela Caesb em todas as cidades do DF”.

*Com informações da Caesb

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Servidores do IFB são certificados por capacitação no combate ao fogo

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O Instituto Brasília Ambiental entregou, nesta terça-feira (3), na sede do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Planaltina, os certificados de participação aos integrantes da capacitação de primeiros procedimentos para combate a incêndios florestais. A formação teve como público alvo 28 servidores do IFB, e foi ministrada por membros da Brigada Florestal 2024 do Instituto Brasília Ambiental e pelo administrador de Unidades de Conservação do Instituto, Gesisleu Jacinto.

A entrega dos certificados foi feita pelo presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. Ele destaca que os participantes desta capacitação podem ajudar muito para que os incêndios florestais não se agravem. “Eles poderão dar o que podemos chamar de ‘primeiros socorros’ numa situação de combate a um incêndio florestal, contribuindo bastante para que o quadro se mantenha sob controle até que os profissionais competentes – brigadistas e Corpo de Bombeiros – cheguem. Essa parceria é mais uma iniciativa de cuidado com o nosso meio ambiente, tão penalizado nesta época de seca”, lembrou.

A formação teve como público alvo 28 servidores do IFB | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Gesisleu Jacinto reforça que o objetivo dessas capacitações é que as pessoas que as recebem possam atuar nos focos iniciais de incêndios florestais de forma correta e segura, até a chegada dos bombeiros. Essa é a segunda capacitação deste tipo realizada neste ano.

O administrador explica que fez parte da formação a apresentação dos equipamentos usados no combate ao incêndio, parte teórica e atividade prática de combate ao fogo. Nesta última foram demonstradas algumas ações, como linha de defesa contra fogo, uso do turbo sopro e até mesmo uso correto do abafador.

A capacitação atendeu à solicitação do diretor do IFB campus Planaltina, Nilton Nélio Cometti, e foi realizada nos dias 28 e 29 de agosto, na sede do IFB Planaltina.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

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GDF recebe homenagem pelo apoio às vítimas das enchentes no RS

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O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) certificado de reconhecimento público pelo apoio à Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social do Rio Grande do Sul (Forsuas-RS). Além da equipe de gestão e logística da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) que viajou até o Sul do país para colaborar com os governos federal e local na implementação de um plano de auxílio às vítimas, cinco servidoras da pasta foram voluntárias para reforçar o preenchimento do Cadastro Único no estado.

O Cadastro Único foi o instrumento utilizado pelo governo gaúcho para viabilizar a oferta dos benefícios socioassistenciais às famílias atingidas. Alessandra Nascimento foi uma dessas servidoras. Durante 34 dias, ela colaborou com os atendimentos em Eldorado do Sul (RS), na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Servidores da Sedes-DF atuaram na atualização de dados das vítimas no Cadastro Único, no acolhimento de pessoas e em ações de gestão e logística | Foto: Divulgação/ Sedes-DF

“Trabalhamos em ritmo de mutirão porque eram muitas pessoas. Eldorado do Sul foi um dos municípios mais devastados. Depois dessa experiência, tenho a satisfação de estar vivendo em um território que tem políticas organizadas. Nós temos um sistema que tem Central de Vagas de Acolhimento, que tem um trabalho para população em situação de rua. Quando estávamos lá, nós agradecíamos por estar em um local que enxerga os invisíveis”, pontua Alessandra, lotada na Gerência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Brasília e Estrutural da Sedes.

Servidora da Central de Vagas de Acolhimento, Maria da Glória Almeida atuou junto com Alessandra. “Olha, 98% da cidade foi atingida e praticamente ninguém tinha Cadastro Único. Não é como aqui no DF, que as famílias em vulnerabilidade social já têm essa noção. Lá, eles não têm essa cultura. Muitos só fizeram o Cadastro Único porque o governo atrelou à entrega do benefício, para a entrega dos recursos das doações”, relata. “Fomos tão bem recebidos, me senti valorizada como servidora”.

Geani Sá de Souza foi enviada para o município de Canoas (RS). “Eu chorei todos os dias ali. Me marcou a história de uma mãe de família, que tinha dois filhos e perdeu um deles na enchente. Ela tinha uma casa na região de Canoas, tinha um quiosque que onde ela tirava o sustento dela, tinha um carro. E ela perdeu tudo. No meio da enchente, ela conseguiu subir no telhado com as crianças, a ajuda chegou depois de muitas horas. Ela salvou o bebê de três anos, o outro ela perdeu. Estava tudo escuro, tudo cheio de água. Eu me emocionei muito”, relata.

A servidora atua no DF no Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres – Casa Flor. “Voltei com uma olhar diferente para as acolhidas. Essa experiência foi muito boa até para isso, para ter esse olhar mais humano. Às vezes, nós ficamos naquele trabalho maçante e realmente fazer essa escuta, aprender sobre os programas, foi rico. Ressignificou meu trabalho como servidora.”

As servidoras Elaine Cristina Melo Barbosa e Vanessa Bernardes Souza Rocha trabalharam em Cruzeiro do Sul (RS). Atualmente, na Unidade de Proteção Social (UPS) 24 horas da Sedes, Elaine fala da importância de ter feito a escuta qualificada nos atendimentos.

“Eu fiquei no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de lá fiz a acolhida mesmo, com todo tipo de orientação, encaminhamento. Procurei estudar sobre os benefícios eventuais de lá para orientar as famílias, fiz atendimento domiciliar, fui até as áreas mais atingidas para atender deficientes e idosos que não tinham como ir ao Cras. As famílias estavam fragilizadas, atendi pessoas que a água levou o pai e a mãe de uma vez. Me recusei a fazer o Cadastro Único como um robô, era necessário ter aquele tempo para fazer escuta qualificada”, reitera a servidora.

Vanessa Bernardes destaca como o trabalho no Forsuas (RS) gerou a reconexão dela como servidora da Assistência Social. “Eu atendi um rapaz que perdeu o marido na enchente. Estamos falando de um estado que é muito conservador. Eu, como uma profissional do DF, que tem uma caminhada consistente da garantia de direitos da população LGBTQIAPN+, fiquei feliz de poder ter acolhido ele naquele momento. Nem ele, nem o marido eram usuários da assistência. Eles tinham renda, carteira assinada. Isso mostra como a enchente atingiu todas as classes sociais. O marido não quis sair da casa e morreu”, conta.

“Compartilhamos a nossa experiência aqui do DF na gestão e atendimento às famílias vulneráveis do DF para tornar mais efetivas as ações”

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

“Para mim, é muito gratificante nós termos colaborado, de alguma forma, para auxiliar as famílias do Rio Grande do Sul atingidas pelas enchentes de maio. Compartilhamos a nossa experiência aqui do DF na gestão e atendimento às famílias vulneráveis do DF para tornar mais efetivas as ações. As servidoras foram voluntárias para reforçar esse apoio no atendimento de Cadastro Único, fundamental naquele momento para o estado”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

*Com informações da Sedes-DF

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PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos públicos

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A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta quarta-feira (4) a Operação Ypervoli, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa responsável por crimes de fraude a licitação, desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, que atua em cidades da região do entorno do Distrito Federal.

Mais de 100 policiais federais e dez servidores da Controladoria-Geral da União cumprem no Distrito Federal e em Goiás 27 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e oito mandados referentes a medidas cautelares diversas da prisão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

As diligências realizadas pela Polícia Federal e a auditoria efetuada pela Controladoria-Geral da União permitiram a identificação de indícios de fraude ao caráter competitivo da licitação em mais de 100 contratos cujos valores ultrapassam R$ 65 milhões.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o afastamento do prefeito do município investigado e proibiu novos contratos públicos com as pessoas físicas e jurídicas investigadas. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

*Com informações da Polícia Federal

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Equipe incansável transformando a praça da Agrovila 11

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Por: Jornalista Edvaldo Campos

A praça da Agrovila 11 passou a ser palco de grande transformação, conduzida pela equipe incansável da Prefeitura, liderada pelo prefeito Lica. O espaço, que antes era uma praça antiga e pouco utilizada, está sendo revitalizado e ganhará uma nova vida graças ao esforço contínuo dos trabalhadores.

A obra em andamento inclui a instalação de um pergolado no centro da praça, que promete se tornar um ponto de encontro para os moradores da região. A equipe está a todo vapor, trabalhando com máquinas e ferramentas para garantir que a nova praça seja entregue no menor tempo possível, sem comprometer a qualidade do serviço.

"Estamos aqui trabalhando duro, sem parar, para entregar uma praça que seja motivo de orgulho para todos na Agrovila 11," destacou um dos integrantes da equipe, enquanto seguia com suas atividades. A dedicação dos trabalhadores reflete o compromisso da gestão de Lica com a comunidade local, priorizando melhorias que realmente fazem a diferença na vida das pessoas.

Os agradecimentos vão também para o vice-prefeito, que tem sido um parceiro fundamental nesse projeto. A obra, que não para de avançar, tem data para ser concluída: no dia 6 de outubro, a comunidade poderá celebrar a inauguração da nova praça, que promete ser um espaço moderno e acolhedor.

Com a liderança de Lica e o empenho de sua equipe, a Agrovila 11 ganha uma praça renovada, que vai transformar a experiência dos moradores e servir como um novo ponto de convivência para todos.

“Quero agradecer ao prefeito Lica pelo trabalho que ele tem feito por toda a nossa cidade. A equipe não para, está sempre a todo vapor, e isso faz uma grande diferença para nós, moradores,” afirmou Kekeu Pancada, destacando a importância das obras que estão trazendo mais qualidade de vida e infraestrutura para os bairros.

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Silveira pede plano de contingência ao Operador do Sistema Elétrico

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O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, solicitou nesta terça-feira (3) que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elabore um plano de contingência capaz de garantir a segurança energética no país até 2026.

O pedido ocorreu durante encontro preparatório da 295ª reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). No encontro, Silveira reforçou a necessidade de acionar as termelétricas devido ao período de seca verificado nos últimos meses.

“A seca acima da média que vem castigando diversas regiões do país tem exigido de nós, gestores do setor elétrico, que tomemos medidas urgentes. A segurança energética do Brasil é uma prioridade do governo Lula”, disse o ministro aos diretores do ONS.

Os meses de junho, julho e agosto deste ano registraram o menor volume de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste nos últimos 94 anos. Com a piora nos reservatórios devido à seca, a expectativa é um acionamento de 70% a 80% das termelétricas, para garantir a oferta de energia.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico foi criado pela lei 10.848 de 2024, tendo por missão acompanhar e avaliar, permanentemente, a continuidade e a segurança do suprimento de energia em todo o território nacional.

O comitê é formado por quatro representantes do Ministério de Minas e Energia, e por titulares dos órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

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Operação da PF combate garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

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Quinze mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva foram executados nesta terça-feira (3) pela Polícia Federal nos estados de Roraima e Rondônia. De acordo com informações da PF, a operação Taurus Aerus teve como focos o combate à logística e ao financiamento das organizações que exploram o garimpo ilegal nas terras Yanomami. Agentes apreenderam diversos bens, entre veículos e uma fazenda.

As operações da PF estão previstas como meta prioritária do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), que planejou a realização de 32 ações até o final de 2026. As operações desta terça-feira seguem a Operação Libertação, permanente, cujo início foi em fevereiro de 2023, para repressão ao garimpo ilegal e, também, à desintrusão dos invasores de terra.

Ao longo de 18 meses, o governo federal já realizou a desintrusão em três áreas consideradas vitais no Pará – Alto do Rio Guamá, Apyterewa e Trincheira Bacajá – e uma em Rondônia, na Terra Indígena Karipuna.  Segundo dados colhidos pela Casa de Governo de Roraima, 26% dos 9,6 milhões de hectares da terra indígena são afetados pela mineração irregular, mas as iniciativas de repressão produziram uma queda de 91,6% na mineração irregular em relação a 2022.  

Até agora, a estimativa das operações da PF é a de que o prejuízo aos financiadores de garimpos ilegais nas terras indígenas corresponda a R$ 163 milhões. Em março deste ano, a área de garimpo ativo correspondia a 4,57 mil hectares e a área de influência do garimpo era de 2,6 milhões de hectares, mas com as ações como a de hoje nota-se uma redução para 1,5 mil hectares para garimpos ativos e 916 mil hectares de área de influência – esses números são relativos ao mês de agosto.

Desde a implantação da Casa de Governo Yanomami, em Boa Vista, capital de Roraima, em 29 de fevereiro deste ano, já foram inutilizadas 19 aeronaves; mais de 86 mil litros de óleo diesel; 617 motores e 70 antenas Starlink. Foram apreendidas 75 toneladas de cassiterita e 10.848 quilos de ouro. A preços desta terça-feira, com o quilo cotado a R$ 457.320,00 na bolsa de mercadorias, esse montante de ouro apreendido representa quase R$ 5 bilhões retirados dos garimpeiros ilegais. Até agora, 80 pessoas foram presas.

 

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Faturamento de franquias cresce 12,8% no segundo trimestre

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O melhor ambiente econômico, propício aos investimentos, contribuiu para que o setor de franquias registrasse um crescimento nominal de 12,8% no segundo trimestre deste ano. No semestre, a alta chegou a 15,8% e significou um faturamento equivalente a R$ 121,8 bilhões, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A receita entre abril e junho subiu de R$ 54,3 bilhões para R$ 61,2 bilhões, com destaque para as áreas franqueadas de Saúde, Beleza, Bem-Estar, Alimentação e Casa e Construção.

Esse cenário positivo, de acordo com a ABF, reflete a recuperação consistente da economia brasileira cujo crescimento nos primeiros três meses do ano foi de 2,5% em relação a igual período do ano passado. O setor de serviços, por exemplo, teve um desempenho positivo de 3% tanto nos dois primeiros trimestres do ano quanto nos últimos quatro trimestres anteriores, com destaque para a recuperação do consumo interno, produtos nas áreas de turismo e de tecnologia.

Esse resultado foi possível pela melhora significativa do mercado de trabalho, do aumento real dos salários e pelo controle da inflação, embora o setor atribua que se a Taxa Selic estivesse num patamar abaixo dos 10,5% ao ano, todos os indicadores do mercado de franquia estariam ainda melhores.

O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, afirmou que o crescimento do setor acima dos dois dígitos mostra a confiança do mercado e entrega resultados favoráveis à sociedade, seja com a contratação de novos funcionários, seja com a contribuição para a economia girar como um todo. O franchising, segundo ele, é uma alternativa de investimento para aquelas pessoas que querem empreender em algum ramo, e oferece modelos de negócios seguros com treinamentos, suporte e infraestrutura das empresas franqueadoras.

Mão de Obra

A pesquisa apontou que o número de trabalhadores nas redes de franquias cresceu 3,85% no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro, e isso significa 1,67 milhão de empregos;  foram abertas mais 4,3% franquias, totalizando 183.151 operações. A maior procura por negócios se concentrou em setores como Saúde, Beleza e Bem-Estar, com alta no segundo trimestre de 21,7%. Alimentação teve o segundo melhor desempenho, com crescimento de 16,4% e Casa e Construção, com 15,1%.

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Aeroporto de Guarulhos volta a ter problemas com sinal de GPS

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Uma falha nos sistemas de navegação do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (3), provocou atrasos e remanejamentos de passageiros para outros voos no decorrer do dia, causando insatisfação aos usuários. Em menos de cinco dias, esta foi a segunda ocorrência de falha atribuída ao sistema global de posicionamento e localização geográfica (GPS, ou, na sigla em inglês, Global Positioning System).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, por meio de nota, ter recebido novo reporte de interferências por parte dos membros da Administração do Controle Aéreo Regional de São Paulo. 

“A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoramento da agência presentes no aeroporto internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para nova tentativa de localização da fonte interferente. A equipe de fiscais está em fase de atuação e buscas para localizar a fonte da interferência e, assim, solucionar o problema”, diz a nota encaminhada à Agência Brasil.

A empresa Latam, em nota, informou que suas operações no aeroporto de Guarulhos já estão normalizadas. “Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira (3), devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam”.

A Gol Linhas Aéreas informou que registrou impactos pontuais em suas operações na parte da manhã, devido a interferências no sinal do sistema de GPS do aeroporto. “A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária. Todos os clientes afetados receberam as facilidades previstas e a companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança”, diz o comunicado encaminhado para a Agência Brasil.

Até o fechamento desta edição, a Azul não havia se manifestado nem o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na última quinta-feira (29), a primeira interferência no GPS causou atrasos em diversos voos. O Decea informou que a instabilidade de recepção do sinal de GPS pelas aeronaves que operavam no aeroporto de Guarulhos afetou a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite Systems) das aeronaves. Na ocasião, a FAB disse que uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIC) tinha sido acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeroporto, tendo por objetivo investigar as causas do problema.

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Estudantes de enfermagem treinam para elaborar oficinas de promoção à saúde mental

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Estudantes da 1ª série do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participaram, na terça-feira (3), de um treinamento para a realização de oficinas de promoção à saúde mental. A atividade faz parte do módulo Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE) e tem como objetivo a elaboração de um projeto de intervenção, que será aplicado posteriormente em uma escola da Estrutural, em parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE).

A docente Kelly Barbalho, que está à frente da atividade, explica que a interface propicia uma aproximação importante entre ensino e serviço. “O projeto que os alunos vão elaborar busca oferecer estratégias conjuntas para o enfrentamento dos problemas de saúde mental, que são vivenciados na realidade escolar e trazem prejuízos aos adolescentes e suas famílias”, destaca.

O treinamento reuniu 15 estudantes e contou com a participação da psicóloga Kátia Caldas, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Estrutural. Para a especialista, esse tipo de treinamento é essencial, especialmente para os profissionais que atuam na atenção primária. “Ter esse contato já na graduação é um ganho, pois a UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde, e é importante que toda a equipe esteja preparada para atuar”, afirma.

Oficina

Após o treinamento, os alunos vão colocar em prática o que aprenderam elaborando um projeto e realizando oficinas de promoção à saúde mental com os estudantes do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 da Estrutural. A previsão é que a ação seja realizada no final de setembro.

O currículo do curso de enfermagem da Escs tem como premissa básica o deslocamento do eixo de formação centrada na assistência hospitalocêntrica para um processo sintonizado com o Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração as dimensões sociais, econômicas e culturais da população nas esferas individual, familiar e comunitária.

A matriz curricular do curso está organizada de maneira a propiciar a articulação entre teoria e prática, ensino e serviço. A organização dos conteúdos inseridos nos módulos está sustentada na transdisciplinaridade e na interdisciplinaridade e tem como eixos transversais a ética, o processo saúde-doença, a comunicação e o trabalho em equipe.

*Com informações da Fepecs

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Licitação de imóveis da Terracap é adiada para o dia 10

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Em virtude do ponto facultativo de sexta-feira (6), estabelecido por meio do Decreto nº 46.227, a 8ª licitação de imóveis da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) foi adiada para a próxima terça-feira (10), às 9h. Com a mudança da data, os interessados em participar do processo licitatório podem depositar a caução até a segunda-feira (9).

Com o adiamento da licitação da Terracap para o dia 10 de setembro, os interessados em participar podem depositar a caução até a segunda-feira (9) | Foto: Divulgação/ Terracap

Foram disponibilizados 95 terrenos para a concorrência. Desses, 16 são lotes do mais recente empreendimento da cidade, o complexo urbanístico Aldeias do Cerrado. Ainda nesta licitação, os vencedores que financiarem pela Terracap vão aproveitar as taxas de juros pela metade. O download do edital já está disponível no portal da agência.

A Terracap baixou as taxas de juros de 0,4% a.m. para 0,2% a.m. para compra de imóveis residenciais unifamiliares em licitação

Todo o procedimento licitatório pode ser feito online. Já os clientes que tiverem interesse em entregar a proposta de compra e o comprovante da caução pessoalmente devem comparecer à sede da Terracap, localizada no SAM, Bloco F, atrás do Palácio do Buriti. A licitação é transmitida ao vivo pelo canal da agência no Youtube.

A Terracap baixou as taxas de juros de 0,4% a.m. para 0,2% a.m. para compra de imóveis residenciais unifamiliares em licitação. Já para os imóveis comerciais, industriais e institucionais, a taxa caiu de 0,5% a.m. para 0,25% a.m. A medida vale até o edital de fevereiro de 2025. Trata-se da menor taxa de juros de financiamento imobiliário do país.

Aldeias do Cerrado

Localizado na região que desponta como grande vetor de expansão do mercado imobiliário do DF, o Aldeias do Cerrado está posicionado estrategicamente a poucos minutos da Ponte JK e do Lago Sul, entre a BR-251 e DF-140, região que concentra grandes investimentos em obras de mobilidade.

O projeto prioriza baixa densidade populacional, ou seja, menos moradores, mais áreas verdes e maior espaço livre, favorecendo ventilação e iluminação naturais em toda sua extensão.

A segurança também é uma prioridade no Aldeias. O acesso a cada um dos residenciais (são 15, ao todo) será controlado e único. A Terracap entregará o empreendimento com serviços de monitoramento e vigilância. Além disso, o sistema viário foi projetado para proporcionar privacidade e tranquilidade aos moradores, ao mesmo tempo que oferece acesso rápido às áreas de convivência.

O Residencial dos Jacarandás – primeiro dos 15 a ser comercializado pela Terracap – possui ampla área de lazer com campo de futebol, quadra de tênis, quadra poliesportiva, espaço gourmet, salão de festas, espaço fitness e churrasqueira, bem como estacionamento para visitantes.

Neste edital, as 16 unidades disponíveis para licitação têm de 420 a 460 m². As condições de pagamento são 5% de caução, que vale como entrada, e o restante em até 240 meses. O valor mínimo de lance parte de R$ 301 mil, em alguns imóveis.

É dever do licitante atentar para todas as cláusulas do edital, em especial a que se refere à possível incidência do pagamento de taxa de Outorga Onerosa de Alteração de Uso (Onalt) ou do Direito de Construir (Odir)

Mais informações acerca do Aldeias do Cerrado podem ser obtidas no site do empreendimento, onde também é possível simular a prestação do terreno.

Mais oportunidades

Outros imóveis foram ofertados para comercialização em diversas regiões do DF, como Paranoá, Riacho Fundo e Samambaia, atendendo do pequeno ao grande investidor. Em sua maioria, os terrenos comportam empresas dos mais diversos segmentos do setor produtivo, como comércio, prestação de serviços, institucional e industrial.

No Paranoá, há dois lotes de 1,8 mil m², com entradas iniciais de R$ 46,8 mil. Em Samambaia, por sua vez, os interessados encontrarão 13 unidades com opções para os mais diversos bolsos. Há lotes com 100 m² e entrada a partir de R$ 6 mil, até terrenos com metragem de 1,7 mil m² e entrada de R$ 29,3 mil.

Também há sete lotes no Riacho Fundo, incluindo oportunidades para o grande investidor, com lotes de até 3,3 mil m².  Nesse caso, a entrada inicial é a partir de R$ 154 mil.

As propostas podem ser depositadas da urna da comissão de licitação, na sede da Terracap, ou entregues de forma online, com o comprovante de pagamento da caução devidamente anexado

Alguns cuidados são necessários para participar da licitação. Leia atentamente o edital disponível no site da Terracap e siga os seguintes passos:

1) Escolha o imóvel;

2) Preencha a proposta de compra disponível no site da Terracap;

3) Recolha a caução, correspondente a 5% do valor do lote, que funciona como exigência para habilitação na licitação. O valor deve ser recolhido em uma agência do BRB, mediante depósito identificado, transferência eletrônica (TED) ou pagamento de boleto expedido no site da Terracap, necessariamente em nome do próprio licitante ou pelo seu legítimo procurador até o dia 9 deste mês. A não apresentação da procuração implica desclassificação automática do licitante;

4) Entregue a proposta. Há duas formas de fazer isso: dirigir-se à Terracap e depositar o documento devidamente preenchido na urna da Comissão de Licitação, disposta na área externa da sede da Terracap, no dia 10 deste mês, entre as 9h e as 10h, ou optar pela proposta online, anexando o comprovante de pagamento da caução. Neste caso, a proposta também deve ser enviada eletronicamente no mesmo dia e horário.

É dever do licitante atentar para todas as cláusulas do edital, em especial a que se refere à possível incidência do pagamento de taxa de Outorga Onerosa de Alteração de Uso (Onalt) ou do Direito de Construir (Odir).

Para os licitantes preliminarmente classificados, a documentação exigida no edital deve ser entregue por meio da plataforma online, acessando o site www.terracap.df.gov.br, no menu Serviços, opção Requerimento Online; pelo e-mail copli@terracap.df.gov.br, da comissão de licitação ; ou no atendimento presencial da Terracap, das 7h às 19h.

*Com informações da Terracap

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PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado

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O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta terça-feira (3) que o Produto Interno Bruto (PIB), soma de toda a riqueza produzida no país, teve crescimento de 1,4% no segundo trimestre deste ano em comparação ao primeiro trimestre.

Na comparação com o segundo trimestre de 2023, o crescimento foi de 3,3%. O destaque da economia entre abril, maio e junho deste ano ficou com o desempenho da indústria, com alta de 1,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro, seguida pelo setor de serviços, cujo crescimento foi de 1%.

A agropecuária recuou 2,3% na comparação entre o segundo e o primeiro trimestre de 2024 e 2,9% em relação ao mesmo período de 2023. Com o resultado de hoje, o PIB totaliza R$ 2,9 trilhões neste ano, sendo R$ 2,5 trilhões referentes ao Valor Adicionado a preços básicos e R$ 387,6 bilhões aos impostos sobre produtos. A taxa de investimento no segundo trimestre, indicador que sinaliza o bom desempenho da economia, foi equivalente a 16,8% do PIB, acima dos 16,4% verificados no segundo trimestre de 2023.

O desempenho da indústria foi atribuído aos setores de eletricidade e gás, água, esgoto, atividade de gestão de resíduos, com alta de 4,2%, seguida pela construção, 3,5%, e das indústrias de transformação, com alta de 1,8%. As indústrias extrativas recuaram 4,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro.

No setor de serviços, as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados cresceram 2%; informática e comunicação 1,7%; comércio 1,4%, transporte, armazenagem e correio, 1,3%; administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social, 1%; atividades imobiliárias, 0,9% e, por fim, demais atividades do comércio, 0,8%.

Serviços

No setor externo, o IBGE apurou que as exportações de bens e serviços subiram 1,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, ao passo que as importações de bens e serviços cresceram 7,6% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

A comparação com o segundo trimestre de 2024 com o segundo trimestre de 2023 apontou que as iniciativas da Nova Indústria Brasil estão dando o resultado esperado pelo governo. A alta foi de 3,9%, com destaque para os setores eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos, que cresceu nesse período 8,5%. Esse resultado foi decorrente do aumento do consumo de energia em todas as classes, principalmente a residencial.

A indústria da construção cresceu 4,4% por causa do aumento do consumo de insumos típicos – areia, cimento e ferro. As indústrias de transformação, por sua vez, estão recuperando a força e tiveram a segunda alta consecutiva, de 3,6%, após terem recuado em todos os trimestres de 2023. Esse resultado positivo foi atribuído às altas verificadas na indústria alimentícia; equipamentos de transporte, em máquinas e aparelhos elétricos e na indústria moveleira. As indústrias extrativas, na comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2023, cresceram 1%, com destaque para o aumento da extração de petróleo e gás.

No setor de serviços, entre o segundo trimestre deste ano com o segundo de 2023, o avanço foi de 3,5%, com resultados positivos em todos os setores: informação e comunicação, com alta de 6,1%; outras atividades de serviços, 4,5%; atividades financeiras, seguros e serviços de relacionamento, 4%; comércio, 4%; atividades imobiliárias, 3,7%; administração, defesa, saúde, educação públicas e seguridade social, 1,9 e transporte, armazenagem e correio, 0,7%.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador que é um antecedente para resultados futuros do PIB, cresceu 5,7% no segundo trimestre deste ano, e a alta é justificada pelo crescimento da produção doméstica e importação de bens de capital (máquinas e equipamentos para as linhas de produção), incluindo, também, os bons desempenhos verificados seja na construção, seja no desenvolvimento de sistemas de informática.

Recuperação

Felipe Queiroz, economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), comemorou o resultado e disse que os números superaram as expectativas do mercado. “A economia brasileira teve um crescimento puxado especialmente pela ótica da oferta, pela indústria, que tem apresentado recuperação bastante significativa e robusta, especialmente com o câmbio que gera uma certa proteção à nossa indústria local frente a alguns competidores internacionais e também o setor de serviços” disse.

Segundo ele, esse bom desempenho engloba o comércio, que também cresceu no segundo trimestre. “Além disso, a nossa taxa de Formação Bruta de Capital Fixo em alta é resultado dos investimentos, que estão crescendo e sendo retomados ainda que gradualmente”, destacou. O economista ponderou, no entanto, que a atenção continua sobre o nível da taxa de juros, em que as expectativas sugerem uma alta da Taxa Selic, o que implica a redução da atividade econômica especialmente para o último trimestre do ano.

Para Carlos Lopes, economista do banco BV, o resultado do PIB no segundo trimestre, de 1,4%, foi surpreendente porque esperava-se um percentual de crescimento de 0,9%. Esse desempenho teve forte contribuição da demanda doméstica.

“Do lado dado da indústria e serviços, o resultado foi muito positivo, compensando o recuo na atividade da agropecuária, que foi sazonal. Quando olhamos para o lado da demanda, o desempenho foi favorável pelo consumo das famílias, do investimento e das compras governamentais e esses indicadores são relevantes para os próximos meses, a despeito de uma expectativa de alta dos juros. O crescimento da mão de obra com carteira assinada sustenta o aumento do consumo por conta da poupança gerada pelo trabalho”, afirmou. 

 

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Projeto Cineminha acolhe crianças em observação na UPA Ceilândia I

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O ambiente hospitalar, geralmente associado à tensão e ao medo, ganhou um toque de descontração na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ceilândia I com o lançamento do Projeto Cineminha. A iniciativa, que começou nesta segunda-feira (2), é voltada para as crianças atendidas na unidade e já demonstra resultados positivos.

Na estreia do Projeto Cineminha, o filme “Meu Malvado Favorito” foi exibido na ala pediátrica, que se transformou em uma sala de cinema improvisada, com poltronas e macas organizadas para garantir o conforto das crianças e seus acompanhantes | Fotos: Divulgação/IgesDF

Idealizado pela gerente da UPA, Graziele Faria, o projeto nasceu da necessidade de criar um ambiente mais acolhedor e menos estressante para as crianças, especialmente para aquelas que precisam permanecer em observação. “Sabemos que o atendimento clínico é essencial, mas percebemos que era necessário ir além, proporcionando às crianças um momento de distração, onde elas possam esquecer, mesmo que por um tempo, da dor e dos procedimentos médicos”, destaca Graziele. Em casos onde a observação se prolonga, a equipe da UPA providencia a transferência para um hospital, assegurando a continuidade do tratamento.

“Nosso compromisso é com o bem-estar integral dos nossos pacientes. Queremos que eles se sintam acolhidos e que a experiência hospitalar seja a mais positiva possível”

                    Graziele Faria, gerente da UPA Ceilândia I

O Projeto Cineminha consiste em sessões de cinema realizadas dentro da própria UPA. Na estreia, o filme Meu Malvado Favorito foi exibido na ala pediátrica, que se transformou em uma sala de cinema improvisada, com poltronas e macas organizadas para garantir o conforto das crianças e seus acompanhantes. A mudança no ambiente foi perceptível, com sorrisos e expressões de tranquilidade substituindo o choro e a apreensão habituais.

Arthur Henrique, de 3 anos, foi uma das crianças que participaram da sessão inaugural. “Muito legal!”, exclamou ele, ainda empolgado com a experiência. Seu pai, aliviado ao ver o filho mais relaxado, elogiou a iniciativa: “É maravilhoso ver algo assim em um ambiente hospitalar. Isso ajuda as crianças a ficarem mais tranquilas”, avalia Luiz Adriano.

Outros pais também sentiram os efeitos positivos do projeto. “É um alívio ver meu filho mais calmo em um momento tão delicado”, compartilha Fernanda Braga, mãe de Miguel Antônio, 5 anos. “Essa iniciativa realmente faz a diferença para quem está passando por uma situação difícil”.

O projeto, ainda em fase piloto, já demonstra potencial para ser ampliado. Graziele Faria enfatiza que a proposta é expandir as sessões de cinema para outras áreas da UPA e, eventualmente, para outras unidades de pronto atendimento. “Nosso compromisso é com o bem-estar integral dos nossos pacientes. Queremos que eles se sintam acolhidos e que a experiência hospitalar seja a mais positiva possível”, afirma a gerente.

*Com informações do IgesDF

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Estudantes de enfermagem treinam para elaborar oficinas de promoção à saúde mental

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Estudantes da 1ª série do curso de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participaram, na terça-feira (3), de um treinamento para a realização de oficinas de promoção à saúde mental. A atividade faz parte do módulo Habilidades Profissionais em Enfermagem (HPE) e tem como objetivo a elaboração de um projeto de intervenção, que será aplicado posteriormente em uma escola da Estrutural, em parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE).

Alunos da 1ª série do curso de enfermagem da Escs passaram por um treinamento para a realização de oficinas de promoção à saúde mental| Foto: Divulgação/ Fepecs

A docente Kelly Barbalho, que está à frente da atividade, explica que a interface propicia uma aproximação importante entre ensino e serviço. “O projeto que os alunos vão elaborar busca oferecer estratégias conjuntas para o enfrentamento dos problemas de saúde mental, que são vivenciados na realidade escolar e trazem prejuízos aos adolescentes e suas famílias”, destaca.

O treinamento reuniu 15 estudantes e contou com a participação da psicóloga Kátia Caldas, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Estrutural. Para a especialista, esse tipo de treinamento é essencial, especialmente para os profissionais que atuam na atenção primária. “Ter esse contato já na graduação é um ganho, pois a UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde, e é importante que toda a equipe esteja preparada para atuar”, afirma.

Oficina

Após o treinamento, os alunos vão colocar em prática o que aprenderam elaborando um projeto e realizando oficinas de promoção à saúde mental com os estudantes do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 da Estrutural. A previsão é que a ação seja realizada no final de setembro.

O currículo do curso de enfermagem da Escs tem como premissa básica o deslocamento do eixo de formação centrada na assistência hospitalocêntrica para um processo sintonizado com o Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração as dimensões sociais, econômicas e culturais da população nas esferas individual, familiar e comunitária.

A matriz curricular do curso está organizada de maneira a propiciar a articulação entre teoria e prática, ensino e serviço. A organização dos conteúdos inseridos nos módulos está sustentada na transdisciplinaridade e na interdisciplinaridade e tem como eixos transversais a ética, o processo saúde-doença, a comunicação e o trabalho em equipe.

*Com informações da Fepecs

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Prazo de renovação do licenciamento de carros para 2024 será de setembro a dezembro

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O Departamento de Trânsito do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (3), a Instrução nº 543, de 29 de agosto de 2024, que estabelece os prazos para a renovação do licenciamento anual dos veículos registrados no Distrito Federal. Até o momento, 1.034.126 veículos estão licenciados, o que corresponde a 50% da frota registrada (2.060.860) e 81,3% da frota ativa – aquela que costuma ser licenciada (1.272.001).

De acordo com a norma, veículos com placa final 1 e 2 têm até dia 30 de setembro para realizar a renovação do licenciamento referente a 2024. A partir de 1° de outubro, para a circulação desses veículos será necessário o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2024. Veículos com placa terminada em 3, 4 e 5 devem ser licenciados até 31 de outubro; até 30 de novembro para os de final 6, 7 e 8; e até 31 de dezembro, os de final 9 e 0.

Dirigir veículo não licenciado é infração gravíssima, com sete pontos na CNH) recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47 | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Após a quitação dos débitos referentes a Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa de licenciamento e demais débitos decorrentes de multas ou serviços pendentes, o CRLV-e 2024 será disponibilizado ao proprietário, diretamente no aplicativo do Detran-DF Digital ou pelo Portal de Serviços do Detran-DF. O documento também pode ser obtido no aplicativo do governo federal: Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Fiscalização

A partir do primeiro dia subsequente ao final do prazo definido no calendário de renovação do licenciamento, o condutor deverá apresentar o CRLV-e 2024. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

Desde 2021, o certificado de licenciamento é emitido apenas no formato digital. O CRLV-e pode ser apresentado na versão digital, por meio dos aplicativos oficiais, ou na versão impressa em papel A4 branco comum.

Cronograma
Final da placa 1 e 2 – Prazo até 30 de setembro
Final da placa 3, 4 e 5 – Prazo até 31 de outubro
Final da placa 6, 7 e 8 – Prazo até 30 de novembro
Final da placa 9 e 0 – Prazo até 31 de dezembro

*Com informações do Detran-DF

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