Mostrando postagens com marcador MUNDO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MUNDO. Mostrar todas as postagens

Brasileira sofre racismo na Alemanha e rebate suspeita no mesmo idioma

 on  with No comments 
In  




A brasileira Ionara Sech (foto em destaque), natural do Ceará, publicou nas redes sociais um vídeo em que mostra o momento em que sofreu ataques racistas e xenofóbicos no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, na última quarta-feira (6/5).


Morando no país europeu há quase oito anos, Ionara estava acompanhada de duas amigas brasileiras enquanto aguardavam a chegada de um familiar de uma delas.


Confira momento:






Neste momento, o grupo falava em português, segurava cartazes e uma bandeira do Brasil para receber o parente, que desembarcaria no local. As amigas usavam fantasias para surpreender o familiar no aeroporto.


Durante a espera, uma mulher começou a fazer comentários racistas e xenofóbicos em alemão, acreditando que nenhuma delas entendia o idioma.


O episódio foi gravado por Ionara. As imagens viralizaram nas redes sociais e já ultrapassaram 800 mil visualizações no Instagram.



Comentários xenofóbicos e racistas


Nas imagens, a mulher fez uma comparação entre o comportamento e a aparência das brasileiras e a de macacos.


“Sim, você é o exemplo do Brasil, né? Com essas narinas. Como isso é chamado lá? Nariz de gorila. Macacos gritando e uivando”, disse a agressora.

Após iniciar a gravação, Ionara respondeu à mulher em alemão e a confrontou no mesmo idioma.


“Eu também falo alemão. Agora você pode falar comigo também”, rebateu a brasileira.

O rosto da agressora foi ocultado no vídeo publicado nas redes sociais. Na Alemanha, a divulgação da imagem de terceiros sem autorização não é permitida.


Em outro vídeo publicado posteriormente, Ionara afirmou que, apesar da movimentação no aeroporto, nenhuma das pessoas atacadas pelas agressões verbais reagiu às ofensas ou aos gestos feitos pela mulher durante o episódio.


A brasileira informou ainda que está em contato com advogados para avaliar quais medidas judiciais poderão ser adotadas após o caso.


O Metrópoles entrou em contato com a vítima para saber se ela pretende dar prosseguimento ao caso e registrar um boletim de ocorrência, e aguarda retorno.



Source link

https://www.digital.servemnet.com.br/brasileira-sofre-racismo-na-alemanha-e-rebate-suspeita-no-mesmo-idioma/?fsp_sid=15588
Share:

Navio com casos de hantavírus gera tensão política na Espanha

 on  with No comments 
In  




A Organização Mundial da Saúde alerta, nesta sexta-feira (8/5), que é possível que surjam novos casos de contaminação pelo hantavírus.


Porém, o risco de surto permanece limitado, segundo a entidade. Uma comissária de bordo da KLM, que apresentou sintomas leves de hantavírus e foi hospitalizada em Amsterdã, testou negativo, informou a OMS.


Até o momento, três pessoas morreram em decorrência da cepa andina.



A Espanha acompanha de perto a situação, já que o navio de cruzeiro MV Hondius deve chegar às Ilhas Canárias no domingo (10/5), de onde os passageiros devem ser retirados em uma operação controlada de repatriação e transferência sanitária. O assunto vem gerando tensão no país.


Uma das principais decisões anunciadas recentemente pelas autoridades espanholas é que o navio não vai atracar no porto de Tenerife, para onde está se dirigindo. Ao invés disso, o barco ficará parado no mar, ancorado perto da costa. Segundo o chefe do executivo das Ilhas Canárias, Fernando Clavijo, a medida reduziria os riscos de contágio. A retirada dos passageiros será feita com embarcações de apoio, e o transporte até o aeroporto acontecerá sob um protocolo sanitário específico.


Os passageiros não devem circular pela ilha e o governo espanhol afirma que não haverá contato de quem desembarcar com a população local. Segundo o Ministério da Saúde da Espanha, os viajantes serão avaliados ainda a bordo, e só poderão deixar o navio quando toda a operação de repatriação estiver pronta. A ideia é fazer um desembarque rápido e controlado.


Do porto, as pessoas que desembarcarem devem ser deslocadas diretamente para o aeroporto. De acordo com a ministra da Saúde da Espanha, Mónica García, todos os passageiros estrangeiros devem ser repatriados após o desembarque, caso não haja contraindicação médica.


Estado de alerta


Moradores e trabalhadores da região têm se demonstrado preocupados. Especialmente na ilha de Tenerife, onde o navio deve permanecer próximo da costa. Em entrevistas à AFP, locais disseram que o assunto domina as conversas dos últimos dias. Apesar disso, muitos defendem que os passageiros precisam receber ajuda humanitária.


Além da repercussão que existe entre a população local, houve reação também por parte dos trabalhadores portuários. Um grupo de funcionários dos portos de Santa Cruz de Tenerife e Granadilla, representado pela organização “Trabalhadores pelos Portos de Tenerife” chegou a ameaçar bloquear as atividades portuárias por medo da falta de informações e de protocolos claros.


Representantes da categoria acusam as autoridades de não explicarem exatamente quais medidas de segurança serão adotadas. Alguns trabalhadores disseram estar com medo de atuar diretamente nas operações de aproximação do navio. Há, inclusive, uma manifestação convocada para o meio-dia desta sexta-feira (7h em Brasília), em Santa Cruz de Tenerife.


A insatisfação, no entanto, não é consenso entre os trabalhadores. O sindicato “Coordenadora Estatal de Trabalhadores do Mar”, que se apresenta como o principal do setor marítimo, divulgou um comunicado dizendo que não apoia paralisações nem protestos e que considera a decisão de manter o navio próximo à costa a alternativa mais prudente do ponto de vista sanitário.


Tensão política


A decisão de receber a tripulação do navio em território espanhol gerou desgaste entre o governo nacional e a administração regional das Ilhas Canárias. O chefe do executivo das Canárias chegou a reclamar de falta de informações e a dizer que Madri tomou decisões sem consultar as ilhas. O governo central negou e a ministra da Saúde, Mónica García, afirmou que houve, sim, um contato estreito com a administração regional.


Depois de dias de tensão, o primeiro-ministro Pedro Sánchez telefonou para o líder regional, Fernando Clavijo, numa tentativa de conciliação. Além disso, o governante das Ilhas Canárias se reuniu, nesta quinta-feira (7), com a ministra da Saúde e com o ministro de Política Territorial, Ángel Víctor Torres. No encontro, os líderes falaram sobre a operação de desembarque.


Em paralelo a isso, diferentes lideranças de oposição ao governo central cobram mais transparência sobre os protocolos sanitários e sobre os critérios usados para levar o navio até Tenerife. Houve divergências também dentro do próprio governo espanhol sobre a possibilidade de quarentena obrigatória para passageiros espanhóis que estão a bordo.


Enquanto a ministra da Defesa, Margarita Robles, defendeu que a quarentena seria voluntária, a ministra da Saúde, Mónica García, mencionou que o Estado espanhol tem as ferramentas legais necessárias para impor o isolamento dos nacionais que estão no cruzeiro. Apesar disso, García ressaltou que o “bom senso” prevalecerá e que acredita que os envolvidos são “suficientemente responsáveis”.


Enquanto isso, a Organização Mundial da Saúde segue monitorando o caso.


Leia mais reportagens como esta em RFI, parceiro do Metrópoles.



Source link

https://www.digital.servemnet.com.br/navio-com-casos-de-hantavirus-gera-tensao-politica-na-espanha/?fsp_sid=14312
Share:

Piloto de jet ski colide em baleia e é lançado ao mar no Canadá

 on  with No comments 
In  




Um incidente registrado em Vancouver, no Canadá, mostra o momento em que um piloto de jet ski atinge uma baleia-cinzenta. O caso aconteceu na segunda-feira (4/5), nas proximidades de Siwash Rock, no Stanley Park.


Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a baleia sobe à superfície e é atingida por um jet ski em alta velocidade, fazendo com que o piloto seja arremessado ao mar.



Autoridades ambientais foram acionadas para investigar o ocorrido e o estado do animal.


De acordo com Serviço de Emergência de Saúde da Colúmbia Britânica, o piloto foi socorrido e levado ao hospital em estado grave, mas passa bem.


Na terça-feira (5/4), a baleia foi vista seguindo para o noroeste. Segundo Paul Cottrell, coordenador de mamíferos marinhos do Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá (DFO), “não foi possível ver nenhum ferimento no animal, e ela parecia estar se comportando normalmente e se alimentando”.


Segundo a legislação canadense sobre mamíferos marinhos, embarcações e motos aquáticas devem manter distância mínima de 100 metros das baleias, e de 200 metros se elas estiverem descansando ou com filhotes.


A regra tem como objetivo reduzir o risco de acidentes e minimizar o estresse causado pela presença humana nesses animais.



Source link

https://www.digital.servemnet.com.br/piloto-de-jet-ski-colide-em-baleia-e-e-lancado-ao-mar-no-canada/?fsp_sid=14144
Share:

"Aventura irresponsável", diz chanceler iraniano sobre ataque dos EUA

 on  with No comments 
In  




O governo iraniano acusa os Estados Unidos de romper o acordo de cessar-fogo após um ataque contra dois navios no Estreito de Ormuz. Nesta sexta-feira (8/5), o chanceler iraniano, Abbas Aragchi, disse que seu país “não se curvará à pressão” e que os EUA fizeram uma “aventura militar irresponsável” com a ação.


“Toda vez que uma solução diplomática está sobre a mesa, os EUA optam por uma aventura militar irresponsável”, declarou Aragchi.

Segundo o chanceler, o Irã aumentou o estoque de mísseis e de capacidade de lançamento ao longo da guerra com o país norte-americano.


“Nosso estoque de mísseis e capacidade de lançamento estão em 120%, na comparação com 28 de fevereiro (data do início do conflito)”, afirmou.


Por outro lado, o presidente dos Estados Unidos, Donald  Trump, disse, em entrevista à ABC News, nessa quinta-feira (7/5), que os ataques retaliatórios ao Irã não violam o acordo e minimizou a ação ao chamá-la de “tapinha”.


“Foi só um tapinha”, disse Trump à jornalista Rachel Scott. “O cessar-fogo continua em vigor”, acrescentou o norte-americano.


Os EUA realizaram ataques a instalações militares iranianas nesta semana em resposta a ataques contra navios de guerra americanos que transitavam por Ormuz.



Estreito de Ormuz
1 de 3

Estreito de Ormuz

U.S. Navy via Getty Images
Irã divulga vídeo do momento em que intercepta navios em Ormuz
2 de 3

Irã divulga vídeo do momento em que intercepta navios em Ormuz

Reprodução/IRIB TV
Uma lancha da polícia patrulha o porto enquanto petroleiros e embarcações de alta velocidade permanecem ancorados na área de ancoragem de Mascate, perto do Estreito de Ormuz
3 de 3

Uma lancha da polícia patrulha o porto enquanto petroleiros e embarcações de alta velocidade permanecem ancorados na área de ancoragem de Mascate, perto do Estreito de Ormuz

Elke Scholiers/Getty Image

Novas ameaças


Apesar de afirmar que o cessar-fogo continuava, Donald Trump fez novas ameaças ao Irã nesta semana, caso os países não cheguem a um acordo.


“As negociações estão indo muito bem, mas eles têm que entender: se não for assinado, eles vão sofrer muito”, declarou o presidente.


O governo iraniano acusou os Estados Unidos de terem violado o acordo ao realizar ataques contra embarcações e áreas próximas ao Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais estratégicas do mundo.



Source link

https://www.digital.servemnet.com.br/aventura-irresponsavel-diz-chanceler-iraniano-sobre-ataque-dos-eua/?fsp_sid=14070
Share:

Lula chega à Casa Branca para encontro com Trump

 on  with No comments 
In  




Washington e Brasília – Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, reúnem-se nesta quinta-feira (7/5) na Casa Branca, em Washington, para um encontro de trabalho que deve ter na pauta o combate ao crime organizado, questões comerciais, minerais críticos, entre outros temas. Lula saiu da residência brasileira por volta de 12h03 (horário de Brasília) para ir até a sede do governo norte-americano. Chegou no local por volta de 12h13 (horário de Brasília).


O petista será recebido no Salão Oval. Em seguida, os líderes terão uma reunião fechada. Após o encontro, deve ser feita uma declaração conjunta para jornalistas. Acompanhe, ao vivo, a cobertura do Metrópoles:



Assista ao momento da chegada de Lula na entrada da Casa Branca:



O encontro ocorre sete meses após a última reunião entre os líderes, em outubro, na Malásia. Por parte do governo brasileiro, a prioridade será a discussão sobre a proposta de cooperação no combate ao crime organizado e a reversão de tarifas ainda pendentes a setores da economia brasileira.



Há expectativa também que os chefes de Estado abordem o tema da exploração de minerais críticos e terras raras. O Brasil possuiu grande reserva de minerais estratégicos e tem buscado ampliar alianças na área.


Nessa quarta, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. O texto agora segue para o Senado.


Lula viajou aos EUA acompanhado de uma comitiva composta por:



  • Dario Durigan, ministro da Fazenda;

  • Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;

  • Márcio Elias Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio;

  • Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia;

  • Wellington César Lima e Silva, ministro da Justiça e Segurança Pública;

  • Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal.


Colaboração contra o crime organizado


Em dezembro, o governo brasileiro encaminhou ao Departamento de Estado proposta para reforçar a cooperação no combate ao crime organizado. A iniciativa inclui medidas de repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico internacional de armas.


Segundo interlocutores, o foco do Brasil será justamente essa proposta, já em análise pelo governo norte-americano. Lula e os ministros brasileiros devem destacar, durante a reunião, as ações já realizadas pelo país nessa área. A expectativa é que Brasil e Estados Unidos avancem em um acordo de cooperação contra o crime organizado transnacional, tema que deve estar no centro das discussões entre os dois líderes.


O governo dos Estados Unidos avalia a possibilidade de enquadrar facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. O Palácio do Planalto rechaça a medida por entender que ela pode abrir brechas para interferências externas no país.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/lula-chega-a-casa-branca-para-encontro-com-trump/?fsp_sid=12645
Share:

O que Trump espera ganhar com visita de Lula

 on  with No comments 
In  




O “encontro olho no olho” entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, marcado para esta quinta-feira (7/5) na Casa Branca, será realizado em um momento em que a relação entre Brasil e Estados Unidos passa a refletir disputas mais amplas de poder, influência e reorganização da ordem internacional.


Em um cenário marcado pela intensificação da disputa entre grandes potências e pela corrida por recursos estratégicos, o Metrópoles ouviu analistas que avaliam o encontro como parte de uma tentativa de o republicano reposicionar a influência da Casa Branca na América Latina, além de garantir insumos essenciais para os Estados Unidos. 


Do ponto de vista norte-americano, o encontro com Lula é visto como uma oportunidade estratégica em múltiplas frentes.


O primeiro eixo é econômico. Especialistas avaliam que o principal interesse do governo Trump é firmar um acordo envolvendo minerais críticos e terras raras – insumos essenciais para semicondutores, inteligência artificial, indústria bélica e transição energética.


O Brasil tem a segunda maior reserva mundial desses minerais. Para os Estados Unidos, a prioridade é reduzir a dependência da China, que é líder nesse setor.


Nesse contexto, o Brasil passa a ser visto não apenas como parceiro comercial, mas como o principal elemento em uma disputa tecnológica global.


Outro ponto sensível envolve comércio e regulação econômica.


Washington tem ampliado críticas a práticas brasileiras em diversas áreas, como etanol, serviços digitais, audiovisual, regulação de plataformas e até sistemas financeiros, como o Pix.


Internamente, o governo Trump também acompanha de perto o avanço de empresas brasileiras, como a JBS no mercado estadunidense, alimentando pressões protecionistas do agronegócio dos EUA.


Há, ainda, uma dimensão menos explícita, mas estratégica: o monitoramento de fluxos financeiros e digitais.


Para especialistas, esse tipo de pressão não é excepcional, mas parte de uma lógica de competição global em que segurança econômica e política externa se tornam cada vez mais interligadas.


Lula e Trump se encontram nesta quinta nos EUA
1 de 3

Lula e Trump se encontram nesta quinta nos EUA

Ricardo Stuckert/PR
No último ano, Trump elogiou Lula em algumas ocasiões
2 de 3

No último ano, Trump elogiou Lula em algumas ocasiões

Ricardo Stuckert/PR
Trump em encontro com Lula
3 de 3

Trump em encontro com Lula

Andrew Harnik/Getty Images



Confira a programação do encontro (no horário de Brasília):





Encontro ultrapassa diplomacia tradicional


Para o professor de geografia humana Vitor de Pieri, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o encontro entre Lula e Trump não pode ser interpretado como uma reunião bilateral tradicional.


“O encontro tende a ultrapassar os limites de uma agenda diplomática tradicional. Ele ocorre em um momento de reacomodação da ordem internacional, de aumento da competição entre grandes potências e de disputa crescente por influência sobre a América Latina”, afirma.

Segundo ele, do lado norte-americano, há uma tentativa de recompor credibilidade estratégica em meio a desgastes recentes da política externa dos EUA, especialmente no Oriente Médio.


Isso leva Washington a reforçar áreas consideradas prioritárias, e poucas regiões têm tanto peso histórico quanto a América Latina.


“Quando os Estados Unidos enfrentam dificuldades em outros tabuleiros, há uma tendência de reforço de presença em regiões estratégicas do hemisfério. O Brasil entra nesse cálculo não como parceiro secundário, mas como ator central”, avalia.


Já para o observador da Casa Branca Fernando Hessel, a leitura sobre o encontro precisa abandonar a ideia de diplomacia simbólica.


“Não existe espaço para amadorismo quando o assunto é esse tipo de negociação. Estamos falando de inteligência artificial, semicondutores, energia e segurança industrial. Isso virou política de Estado”, afirma.


Segurança e crime organizado


Um dos pontos mais sensíveis da agenda envolve a possível reclassificação de facções criminosas brasileiras – como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) – como organizações terroristas.


Há forte pressão de setores ligados ao governo norte-americano para ampliar o conceito de “narcoterrorismo” na América Latina.


Tal manobra tem se refletido em diferentes frentes: operações militares no Caribe e no Pacífico contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas, aumento de sanções contra Cuba e atritos recorrentes com a Colômbia de Gustavo Petro.


Esse conjunto de ações revela, então, uma política externa mais assertiva dos Estados Unidos, que combina força militar, sanções econômicas e pressão diplomática como instrumentos de contenção.



Cálculo eleitoral


Trump e Lula chegam ao encontro com uma coincidência: ambos têm na equação eleitoral um fator central de leitura e risco.


Enquanto o brasileiro se movimenta em meio à disputa por um novo mandato em 2026, Trump encara o desgaste político doméstico e a pressão das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, em um cenário no qual qualquer gesto externo pode ser convertido em capital político.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/o-que-trump-espera-ganhar-com-visita-de-lula/?fsp_sid=12462
Share:

Homem com facão cravado na cabeça chega caminhando a hospital

 on  with No comments 
In  




Um homem deu entrada em um hospital, no último sábado (2/5), em Mumbai, na Índia, com um facão cravado na cabeça. Apesar da gravidade do ferimento, a vítima chegou consciente e caminhando normalmente até a unidade de saúde. A cena foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais.


Confira:





Segundo o portal britânico The Sun, o paciente foi identificado como Rohit Pawar, de 27 anos. A polícia informou que ele teria sido atacado por três moradores locais após se envolver em uma briga na noite de sábado. Durante a confusão, o jovem foi atingido com uma “koita”, espécie de facão tradicional usado na agricultura indiana, especialmente na colheita de cocos.


Médicos que atenderam Pawar ficaram impressionados ao constatar que ele permanecia consciente e sem sinais aparentes de comprometimento cerebral grave. Exames mostraram que a lâmina havia penetrado cerca de 4 centímetros no cérebro.



De acordo com chefe do departamento de neurocirurgia do Lokmanya Tilak Municipal Medical College, Batuk Diyora, o maior desafio foi realizar os exames de imagem.


“O problema não era o metal em si, mas conseguir posicioná-lo adequadamente na máquina. Um procedimento que normalmente dura poucos minutos levou cerca de 45 minutos”, explicou.


O médico afirmou ainda que a remoção do facão exigiu extremo cuidado devido ao risco de atingir vasos sanguíneos importantes e provocar hemorragia intensa.


A cirurgia de emergência foi concluída com sucesso, e o facão foi retirado. Rohit segue internado na UTI, com quadro clínico considerado estável e apresentando melhora gradual.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/homem-com-facao-cravado-na-cabeca-chega-caminhando-a-hospital/?fsp_sid=12379
Share:

Encontro entre Lula e Trump ocorre após iniciativa da Casa Branca

 on  with No comments 
In  




Washington (EUA) —Partiu da Casa Branca a iniciativa para marcar um encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Donald Trump, conforme apurou o Metrópoles com autoridades norte-americanas. O brasileiro embarca para os Estados Unidos nesta quarta-feira (6/5) e tem uma reunião com o republicano amanhã.


De acordo com informações apuradas pela reportagem, a iniciativa pode indicar o desejo dos Estados Unidos em tratar temas que possam interessar a relação bilateral dos norte-americanos com o Brasil.


Na agenda dos dois líderes, a expectativa é que sejam debatidos temas como o interesse dos Estados Unidos em classificar organizações criminosas brasileiras como terroristas, a exploração de minerais raros e a guerra em curso no Oriente Médio, da qual Lula tem sido um crítico frequente. Além disso, temas como Pix, tarifas e etanol podem entrar na conversa.


O Metrópoles também apurou com fontes diplomáticas que Lula deve abordar a candidatura Michelle Bachelet para o secretariado-geral da ONU. Tratar o tema com o presidente dos EUA é visto como um passo importante no processo de articulação para a indicação, já que o país tem poder de veto sobre a decisão. O nome da ex-presidente do Chile ao cargo é costurado pelo Brasil em conjunto com o México.


Os presidentes dos EUA e do Brasil, Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 3

Os presidentes dos EUA e do Brasil, Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva

Ricardo Stuckert/PR
Lula, presidente do Brasil
2 de 3

Lula, presidente do Brasil

Andrew Harnik/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu secretário de Estado, Marco Rubio
3 de 3

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu secretário de Estado, Marco Rubio

Getty Images

A visita de Lula a Washington é articulada desde que os dois se encontraram pela primeira vez, em setembro do ano passado. Na ocasião, eles tiveram um breve e amistoso encontro à margem da Assembleia Geral da ONU, que ocorre anualmente em Nova York, nos Estados Unidos.


Em janeiro, os dois líderes voltaram a se falar, desta vez em uma ligação, na qual acertaram uma visita do petista ao mandatário norte-americano. A viagem, inicialmente anunciada para março, acabou sendo adiada. O Palácio do Planalto e auxiliares de Lula justificavam o “atraso” em decorrência do foco do republicano no conflito contra o Irã.


A guerra no Oriente Médio, no entanto, não impediu que Donald Trump se reunisse com outros líderes internacionais na Casa Branca. Levantamento feito pelo Metrópoles mostra que, desde o dia 28 de fevereiro, quando foi executada a ação militar no Irã, Trump recebeu ao menos quatro chefes de Estado em Washington. Apesar dos atrasos, a visita é recebida com bons olhos pelo governo brasileiro.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/encontro-entre-lula-e-trump-ocorre-apos-iniciativa-da-casa-branca/?fsp_sid=10747
Share:

EUA e Irã se aproximam de acordo para encerrar guerra, diz jornal

 on  with No comments 
In  




Os Estados Unidos e o Irã estão próximos de concluir um memorando de entendimento de uma página para encerrar a guerra no Oriente Médio, segundo reportado pelo jornal americano Axios, citando duas fontes da Casa Branca e duas extraoficiais.


O acordo, segundo as fontes, envolve o compromisso do Irã com uma moratória sobre o programa nuclear, e, por parte dos EUA, a suspensão de sanções econômicas contra o país persa e a liberação de ativos congelados iranianos.


A negociação também prevê que ambos os países suspenderiam os bloqueios marítimos no Estreito de Ormuz.


Os Estados Unidos esperam a resposta do Irã em 48 horas. Segundo a reportagem, a Casa Branca acredita que este é o mais próximo que as partes já estiveram de finalizar negociação desde o início da guerra, que já dura mais de dois meses.



Porém, há receio por parte dos norte-americanos quanto a um consenso entre as lideranças iranianas, uma vez que o governo dos EUA acredita estas estejam fragmentadas.


EUA e Irã se aproximam de acordo para encerrar guerra, diz jornal - destaque galeria

Estreito de Ormuz, canal marítimo por onde passa 20% do petróleo mundial
1 de 5

Estreito de Ormuz, canal marítimo por onde passa 20% do petróleo mundial

Lara Abreu/ Arte Metrópoles
 Donald Trump
2 de 5

Donald Trump

Arte Metrópoles
Um dos principais negociadores persas é Mohammad Bagher Ghalibaf, presidente do parlamento do Irã
3 de 5

Um dos principais negociadores persas é Mohammad Bagher Ghalibaf, presidente do parlamento do Irã

Reprodução/Redes Sociais
Steve Witkoff é enviado especial dos EUA para assuntos no Oriente Médio
4 de 5

Steve Witkoff é enviado especial dos EUA para assuntos no Oriente Médio

Andrew Harnik/Getty Images
Mojtaba Khamenei é o líder supremo do regime islâmico do Irã
5 de 5

Mojtaba Khamenei é o líder supremo do regime islâmico do Irã

Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

O documento de 14 pontos prevê o fim da guerra no Oriente Médio e o início de um período de 30 dias para negociar a abertura do Estreito de Ormuz. Por parte dos EUA, o memorando é negociado pelos enviados americanos Steve Witkoff e Jared Kushner.


O recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na operação militar de guiar navios detidos em Ormuz teria sido consequência do progresso nas conversas diplomáticas. Trump afirmou nas redes sociais que a decisão de suspender a operação foi tomada “com base no pedido do Paquistão e de outros países”.


Uma fonte do Paquistão ouvida pela agência Reuters confirmou a negociação do memorando de uma página. “Vamos concluir isso muito em breve. Estamos quase lá”, disse a fonte à agência.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/eua-e-ira-se-aproximam-de-acordo-para-encerrar-guerra-diz-jornal/?fsp_sid=10633
Share:

Ucrânia acusa Rússia de violar trégua e rejeitar esforços de paz

 on  with No comments 
In  




A Ucrânia acusou a Rússia nesta quarta-feira (6/5) de ter violado durante a noite o cessar-fogo unilateral decretado para esta terça e quarta pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ataques russos foram registrados durante toda a madrugada, principalmente contra as cidades de Kharkiv e Zaporíjia, deixando um morto e três feridos.


Para Kiev, os ataques provam que a Rússia rejeita a paz e que os apelos a uma trégua na próxima sexta-feira (8/5) e no sábado (9/5),  quando Moscou celebra a vitória contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, são falsos.



As sirenes de alerta foram acionadas em várias regiões da Ucrânia nesta manhã. As autoridades de Zaporíjia relataram um ataque contra uma instalação industrial.


A trégua havia sido anunciada pelo presidente ucraniano na segunda-feira (4/5), em resposta a outro cessar-fogo que o presidente russo, Vladimir Putin, havia proclamado para permitir as celebrações do Dia da Vitória. Moscou, no entanto, não respondeu nem aceitou a trégua proposta por Kiev.


Volodymyr Zelensky, que defende insistentemente um cessar-fogo prolongado, ressaltou que Kiev responderá “de maneira recíproca” a qualquer violação de sua trégua.


A Rússia lançou “108 drones e três mísseis”, segundo o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha. “Isso demonstra que a Rússia rejeita a paz e que seus falsos apelos a um cessar-fogo em 9 de maio não têm nada a ver com a diplomacia. Para Putin, só importam os desfiles militares, não as vidas humanas”, escreveu o ministro na rede social X.


Cessar-fogo russo poderá não ser respeitado


A terça-feira á havia sido um dos dias mais violentos do conflito, com 28 mortos na Ucrânia, segundo um balanço atualizado nesta quarta-feira.


“Precisamos que esses ataques cessem, assim como todos os demais do mesmo tipo, todos os dias, e não apenas por algumas horas em algum lugar, em nome das ‘celebrações’”, afirmou Zelensky.

A guerra na Ucrânia acabou ofuscada, na agenda dos Estados Unidos, pelo conflito no Oriente Médio, o que dificulta a perspectiva de negociações de paz.


Segundo o analista político ucraniano Volodymyr Fessenko, o anúncio da trégua por parte de Kiev é uma manobra tática nos âmbitos “informacional e político”. “Se a Rússia não respeitar o nosso cessar-fogo, temos o direito de não respeitar o deles. Isso anula a iniciativa de Putin”, declarou Fessenko à AFP. Para ele, é “quase certo” que nenhuma suspensão das hostilidades seja plenamente respeitada.


Leia mais reportagens como esta em RFI, parceira do Metrópoles.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/ucrania-acusa-russia-de-violar-tregua-e-rejeitar-esforcos-de-paz/?fsp_sid=10539
Share:

Zelensky reage a proposta de Moscou e propõe antecipar cessar-fogo

 on  with No comments 
In  




O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu nesta segunda-feira (4/5) à proposta de cessar-fogo temporário anunciada pela Rússia para os dias 8 e 9 de maio e afirmou que Kiev considera a vida humana “muito mais valiosa do que qualquer celebração de aniversário”.


Em declaração divulgada após o anúncio de Moscou, Zelensky disse que o governo ucraniano não recebeu “nenhum apelo oficial” sobre a modalidade da trégua divulgada por autoridades russas e por canais ligados ao Kremlin nas redes sociais.


“Acreditamos que a vida humana é muito mais valiosa do que qualquer ‘celebração’ de aniversário”, afirmou.


Zelensky também anunciou que a Ucrânia propõe um cessar-fogo antes da data sugerida pela Rússia. Segundo ele, Kiev está disposta a suspender hostilidades a partir da meia-noite entre os dias 5 e 6 de maio.


“No tempo restante até esse momento, é realista garantir que o silêncio se faça sentir. A partir desse momento, agiremos de forma recíproca”, declarou.

Zelensky reage a proposta de Moscou e propõe antecipar cessar-fogo - destaque galeria

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
1 de 4

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

Tom Nicholson/Getty Images
Vladimir Putin faz visita ao posto de comando da Força Conjunta
2 de 4

Vladimir Putin faz visita ao posto de comando da Força Conjunta

Kremlin
Pronunciamento de Volodymyr Zelensky
3 de 4

Pronunciamento de Volodymyr Zelensky

Vladimir Putin
4 de 4

Vladimir Putin

Kremlin

O líder ucraniano ainda provocou Moscou ao afirmar que o Ministério da Defesa da Rússia parece acreditar que não conseguirá realizar o tradicional desfile militar do Dia da Vitória sem a “boa vontade” da Ucrânia.


“É hora de os líderes russos tomarem medidas concretas para pôr fim à guerra”, acrescentou.


Anúncio do Kremlin


A resposta de Zelensky ocorre horas após o Ministério da Defesa da Rússia anunciar um cessar-fogo temporário no Distrito Militar do Norte durante as celebrações do Dia da Vitória, feriado que marca a derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.


O governo russo afirmou esperar que Kiev siga o exemplo e suspenda operações militares durante os eventos comemorativos dos dias 8 e 9 de maio.


Moscou, no entanto, também elevou o tom ao declarar que responderá com ataques retaliatórios contra o centro de Kiev caso haja tentativas de “interromper” as celebrações em território russo.



O Dia da Vitória é uma das datas mais importantes do calendário político e militar russo e costuma reunir grandes desfiles em Moscou, com demonstrações de armamentos e homenagens aos soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial.


O anúncio da nova trégua ocorreu dias após uma conversa telefônica entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Segundo o assessor presidencial russo Yuri Ushakov, Putin informou a Trump que estaria disposto a estabelecer uma pausa temporária nos combates durante o período do feriado.


Rússia e Ucrânia já haviam tentado implementar uma trégua temporária durante a Páscoa ortodoxa recentemente. No entanto, os dois lados trocaram acusações de violações do cessar-fogo durante o período.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/zelensky-reage-a-proposta-de-moscou-e-propoe-antecipar-cessar-fogo/?fsp_sid=8514
Share:

Irã divulga novo mapa de área que diz controlar no Estreito de Ormuz

 on  with No comments 
In  




O Irã divulgou nesta segunda-feira (4/5), por meio da mídia estatal do país, novo mapa da área que alega ter controle no Estreito de Ormuz. A imagem mostra duas linhas vermelhas que delimitam a área que a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) diz controlar. Veja: 


Irã divulga novo mapa do Estreito de Ormuz que alega controlar
Irã divulga novo mapa de área de controle no Estreito de Ormuz

Ao sul, a linha cruza o Monte Mobarak, no Irã, e a cidade de Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos; a oeste, a outra linha traça a ilha de Qeshm, no Irã, e a cidade de Umm Al Quwain, nos Emirados Árabes.


Disputa pelo Estreito de Ormuz


A afirmação iraniana ocorre um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que a Marinha estadunidense irá realizar operação para guiar navios retidos no canal marítimo.


“Para o bem do Irã, do Oriente Médio e dos Estados Unidos, informamos a esses países que guiaremos seus navios com segurança para fora dessas vias navegáveis ​​restritas, para que possam seguir com suas atividades livremente”, disse Trump no domingo (3/5), nomeando a ação de “Projeto Liberdade”.


Por outro lado, o Irã reafirmou o controle da rota. “Movimentos marítimos contrários aos princípios declarados pela Marinha da Guarda Revolucionária Islâmica enfrentarão sérios riscos”, disse o porta-voz da Guarda Revolucionária do Irã.


Nesta segunda (4/5), a agência iraniana Fars, ligada à IRGC, publicou que dois mísseis do Irã atingiram embarcações dos EUA no Estreito de Ormuz. O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) negou a informação e afirmou que nenhuma embarcação foi atingida.


Os Emirados Árabes Unidos acusaram o Irã de atacar com drones uma embarcação petroleira do país que atravessava o estreito.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/ira-divulga-novo-mapa-de-area-que-diz-controlar-no-estreito-de-ormuz/?fsp_sid=6654
Share:

Avião atinge poste e caminhão durante pouso em Nova Jersey nos EUA

 on  with No comments 
In  




Um avião da companhia aérea United Airlines colidiu, nesse domingo (3/5), com um poste de iluminação em rodovia de Nova Jersey, nos Estados Unidos. O impacto acabou danificando um caminhão que passava pelo local e ferindo o motorista.


De acordo com as autoridades, o avião se preparava para pousar no Aeroporto Internacional de Newark Liberty, por volta das 14h, quando colidiu com o poste. A aeronave, que transportava 221 passageiros e 10 tripulantes, pousou em segurança e ninguém a bordo ficou ferido.



O motorista do caminhão foi levado ao hospital com ferimentos leves e já recebeu alta.


Uma investigação preliminar indicou que um pneu de aterrissagem e a parte inferior da aeronave atingiram um poste, que acabou atingindo um veículo que trafegava na via em New Jersey Turnpike.


Em nota, a United Airlines afirmou que “realizará uma investigação rigorosa de segurança de voo sobre o incidente” e informou que a tripulação envolvida foi afastada do serviço como parte do procedimento padrão.


O caso segue sob investigação.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/aviao-atinge-poste-e-caminhao-durante-pouso-em-nova-jersey-nos-eua/?fsp_sid=6521
Share:

Justiça de Israel prorroga prisão de Thiago Ávila por mais 2 dias

 on  with No comments 
In  




O Tribunal de Magistrados de Ashkelon, em Israel, decidiu prorrogar por mais dois dias a detenção do ativista brasileiro Thiago Ávila e do espanhol Saif Abu Keshek, preso na mesma operação. A informação foi confirmada ao Metrópoles, neste domingo (3/5), pela família de Ávila.


Ávila e Keshek integravam uma flotilha com destino à Gaza e foram interceptados por forças israelenses em águas internacionais, nas proximidades da Grécia.


De acordo com a esposa do brasileiro, Lara Souza, a prisão foi estendida inicialmente até uma nova audiência marcada para terça-feira (5/5), ao meio-dia, no horário local. Foram apresentadas cinco acusações contra o ativista, todas relacionadas à suspeita de associação com terrorismo e colaboração com o inimigo em período de guerra.


A defesa de Ávila sustenta que não há provas ou fundamentos concretos que embasem as acusações, que permanecem, até o momento, no campo das suspeitas. O ativista segue detido para interrogatório, sem denúncia formalizada e sem previsão para eventual oferecimento.


Justiça de Israel prorroga prisão de Thiago Ávila por mais 2 dias - destaque galeria


Prisão


Ávila foi preso na última quarta-feira (29/4) pelo Exército de Israel enquanto integrava a delegação da Global Sumud Flotilla, grupo que tenta levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Na mesma ação, também foi detido o ativista espanhol Saif Abu Keshek.


Segundo a organização de direitos humanos Adalah, o brasileiro relatou ter sido mantido em isolamento e com os olhos vendados após a detenção. Ávila também teria afirmado aos advogados que sofreu agressões durante a abordagem, incluindo espancamentos que o fizeram desmaiar.



A Global Sumud Flotilla afirma que mais de 22 embarcações e cerca de 175 ativistas foram colocados sob custódia pelas forças israelenses durante a operação.


Esta é a terceira vez que o brasileiro é detido em pouco mais de um mês. Antes de Israel, ele havia sido preso no Panamá, em 25 de março, e na Argentina, no dia 31 do mesmo mês, quando acabou deportado para Barcelona, na Espanha.


Israel diz que ativistas têm ligação com o Hamas


O governo de Israel sustenta que os ativistas têm ligação com a Conferência Popular para os Palestinos no Exterior (PCPA), organização alvo de sanções dos Estados Unidos por suposta atuação em favor do grupo Hamas. As autoridades israelenses afirmam que Abu Keshek tem papel relevante na entidade e que Ávila é suspeito de envolvimento em atividades ilegais.



Já os organizadores da flotilha dizem que a interceptação ocorreu a mais de mil quilômetros de Gaza, em águas internacionais, e classificam a ação como ilegal.


Os governos do Brasil e da Espanha divulgaram uma nota conjunta condenando a detenção dos ativistas. No comunicado, os países afirmam que a ação de Israel viola o direito internacional e pode ser questionada em instâncias judiciais internacionais.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/justica-de-israel-prorroga-prisao-de-thiago-avila-por-mais-2-dias/?fsp_sid=5901
Share:

Trump diz que está analisando nova proposta de paz enviada pelo Irã

 on  with No comments 
In  




O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (2/5) que está analisando uma nova proposta de acordo de paz enviada pelo governo do Irã. Segundo ele, o conteúdo ainda não foi avaliado por completo, mas já há dúvidas sobre a viabilidade do plano.


Mais cedo, a agência estatal iraniana Tasnim informou que Teerã encaminhou aos EUA uma proposta com 14 pontos. Questionado por jornalistas antes de embarcar no Air Force One, Trump disse que ainda não tinha visto o documento na íntegra.


“Estão me explicando o conceito do acordo. Vou analisar e depois falo com vocês”, afirmou o presidente, ao comentar que receberia a versão final do texto durante a viagem.

Em publicação na rede Truth Social, Trump demonstrou ceticismo. Ele disse que pretende examinar o plano, mas afirmou que tem dificuldade em considerar a proposta aceitável.


“Em breve analisarei o plano que o Irã acaba de nos enviar, mas não consigo imaginar que seja aceitável, visto que eles ainda não pagaram um preço suficientemente alto pelo que fizeram à humanidade e ao mundo nos últimos 47 anos”, escreveu.



Irã diz estar pronto para negociar ou continuar guerra


Do lado iraniano, o discurso é de pressão por uma decisão rápida. O vice-ministro das Relações Exteriores, Kazem Gharibabadi, declarou que o país está aberto ao diálogo, mas também preparado para manter o confronto.


“A decisão está nas mãos dos Estados Unidos, que devem escolher entre a diplomacia ou a continuidade da tensão”, disse.

A nova proposta surge um dia após Trump rejeitar uma tentativa anterior de retomar negociações. De acordo com autoridades iranianas, o plano inclui medidas como o fim das hostilidades com EUA e Israel, a reabertura do Estreito de Ormuz, o encerramento de bloqueios a portos iranianos e o adiamento das discussões sobre o programa nuclear.


Esse último ponto, no entanto, é considerado central pelos Estados Unidos. Trump vê o programa nuclear iraniano como uma ameaça à segurança nacional e já indicou que esse tema não deve ser deixado para depois.


A última rodada de negociações entre os dois países ocorreu em 12 de abril, no Paquistão, mas terminou sem avanços. Desde então, o conflito segue em um cessar-fogo por tempo indeterminado, anunciado pelo próprio presidente norte-americano no fim de abril.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/trump-diz-que-esta-analisando-nova-proposta-de-paz-enviada-pelo-ira/?fsp_sid=5825
Share:

Estados Unidos responde proposta de paz enviada pelo Irã

 on  with No comments 
In  




O governo dos Estados Unidos respondeu à proposta enviada pelo Irã, com o objetivo de encerrar a guerra no Oriente Médio. A informação foi divulgada neste domingo (3/5) pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baqaei. A resposta, no entanto, não foi divulgada.


A nova tentativa de um fim pacífico para o conflito, iniciado em 28 de fevereiro, foi mediada pelo Paquistão.


“Essa visão está sendo analisada e, após a conclusão, a resposta do Irã será apresentada”, disse o porta-voz da chancelaria iraniana à agência estatal Tasnim.

Na última sexta-feira (1º/5), o governo iraniano enviou uma proposta de paz para os EUA de 14 pontos. Donald Trump, contudo, deu declarações contrárias ao texto do possível acordo.


Entre outros pontos, o plano prevê o fim dos combates, a reabertura do Estreito de Ormuz e o fim do bloqueio norte-americano em portos do Irã. 


Segundo o documento, questões relacionadas ao programa nuclear iraniano, usado por Washington como justificativa para o início da guerra, devem ser discutidas posteriormente.



Source link

https://digital.servemnet.com.br/estados-unidos-responde-proposta-de-paz-enviada-pelo-ira/?fsp_sid=5749
Share: