
Por: Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início a uma série de obras de modernização na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), com investimentos de aproximadamente R$ 3,3 milhões nesta etapa. As intervenções têm como objetivo oferecer mais segurança e conforto a trabalhadores, permissionários e consumidores, além de melhorar a preservação das mercadorias. A Ceasa-DF, responsável por cerca de 25% do abastecimento de alimentos da capital, abriga 150 empresas atacadistas e recebe mensalmente cerca de 600 mil pessoas.
Entre os serviços em andamento estão a troca de 36 mil metros de telhados para eliminar infiltrações, recuperação de calhas e rufos, impermeabilização de áreas críticas e reparo de 2.420 m² de forro da cobertura nos pavilhões B7/1, B7/2, B7/4, B10 e B13. No Pavilhão B8, frequentado por produtores rurais, está sendo recuperado um piso de 5 mil m², atendendo a uma das principais demandas locais.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno, destacou que a modernização faz parte de uma política ampla do GDF para o setor. “As intervenções garantirão uma estrutura mais eficiente, segura e confortável, beneficiando trabalhadores, comerciantes e visitantes. Queremos transformar a Ceasa em referência nacional em organização, qualidade e inovação”, afirmou.
Entre as obras estruturais inéditas estão a construção de três novos banheiros, reforma da rede elétrica com individualização das contas, digitalização dos relógios e implantação de novo sistema hidrossanitário. Um destaque é o Espaço da Mulher, banheiro feminino de grande porte em fase de finalização. A Ceasa também ganhará 140 câmeras de videomonitoramento, e todos os reservatórios de água passarão por reforma e limpeza.
O presidente da Ceasa-DF, Bruno Sena Rodrigues, ressaltou o caráter histórico das reformas. “Estamos realizando obras estruturais que nunca haviam sido feitas. A rede de água e esgoto será completamente trocada após 54 anos. São melhorias que não aparecem tanto para quem visita, mas fazem toda a diferença para quem vive a Ceasa diariamente”. Produtores e comerciantes já comemoram as mudanças, destacando a melhoria de infraestrutura e a valorização do trabalho realizado na central.
Produtora rural com mais de duas décadas de atuação na Ceasa, Neide Xavier, destacou os benefícios das obras. “Quando chovia, as goteiras atrapalhavam nosso trabalho. O asfalto também era um problema sério. Agora, vemos uma renovação que vai beneficiar produtores e clientes. Pela primeira vez, sentimos que a presidência está realmente preocupada com o nosso trabalho”, comemorou.
A Associação dos Comerciantes da Ceasa (Assucena) também reconhece os avanços. Para o presidente Rafael Zanetti, os serviços atendem demandas antigas de mais de dez anos. “Nosso papel é acompanhar de perto a execução para garantir qualidade e transparência. Essas reformas são fundamentais para o futuro da Ceasa”, disse.
Nos últimos anos, a Ceasa-DF recebeu cerca de R$ 22 milhões em investimentos, incluindo reabertura do Mercado do Peixe, construção de três novos pavilhões, devolução do estacionamento gratuito, nova pista de acesso direto à Estrutural, rotatória em frente ao complexo e posto de brigada de incêndio e primeiros socorros.
Criada em 1971, a Ceasa-DF reúne mais de 600 produtores e abastece a capital com frutas, verduras, legumes e flores. Segundo Bruno Sena Rodrigues, a atual gestão representa um divisor de águas, com aporte de capital e isenção de IPTU, possibilitando obras históricas e planejamento de melhorias futuras.
Com informações da Agência Brasília
https://brasil.jornalismodigitaldf.com.br/gdf-inicia-obras-de-modernizacao-na-ceasa-df-com-investimento-de-r-33-milhoes/?fsp_sid=531
0 #type=(blogger):
Postar um comentário