Unespar inaugura novas instalações em Curitiba para cursos de cinema

0
60


A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) inaugurou a nova Sede Boqueirão, na zona Sul de Curitiba. Vinculada ao Câmpus Curitiba II, concentrará as atividades dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual (bacharelado) e de pós-graduação em Cinema e Artes do Vídeo (mestrado), além de ações de extensão e cultura.

As novas instalações acadêmicas receberam investimento de cerca de R$ 218,7 mil, provenientes do Fundo Paraná, dotação governamental de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, destinada ao financiamento de iniciativas institucionais. Os recursos estaduais foram destinados à adequação de salas de aula, estúdios de imagem e som, laboratórios e biblioteca.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, ressaltou a importância do novo espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Essa unidade vem fortalecer a infraestrutura universitária, proporcionando condições adequadas ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e mais qualidade na formação profissional dos estudantes”, afirmou.

O superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou o papel das universidades, especialmente nesse momento de pandemia do novo coronavírus. “As atividades de pesquisa e extensão foram intensificadas durante a pandemia, apontando para uma necessidade de ampliação e modernização da infraestrutura de laboratórios universitários”, disse.

O local das novas instalações na Capital foi cedido por meio de uma parceria firmada com o Centro Excelência Tecnologia Educacional (Cetepar), do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), no âmbito da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

UNIVERSIDADE – A Unespar é uma instituição pública, mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A universidade é composta por sete câmpus nas cidades de Curitiba (2), Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

A instituição oferta cursos de graduação e pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento, contando com mais de 12 mil estudantes, quase mil professores (a maioria mestres e doutores) e 114 agentes universitários.

PRESENÇAS – O evento contou com a presença do diretor de Auditoria, Controle e Gestão da Controladoria Geral do Estado, Gilberto de Souza Filho; da diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná, Mirele Camargo; do representante da Prefeitura de Curitiba, Ricardo Dias; do pró-reitor de Planejamento da Unespar, Sydnei Kempa; da diretora do Câmpus Curitiba II, Noemi Ansay; além de professores, agentes universitários.





Source link