Secretaria de Saúde continua vistoria de medidas sanitárias na rede estadual de ensino

0
39



Suvisa vistoria aplicação de medidas sanitárias na rede estadual de ensino (Foto: Ruy Barros)

Profissionais da educação e alunos da rede estadual de ensino do Centro Educa Mais Jornalista Francisco Lisboa (CEJOL), no Canto da Fabril, e C.E João Batista Serra dos Santos, na Ilhinha, ambos em São Luís, receberam, nesta quarta-feira (4), orientações sobre os protocolos e decretos sanitários para o enfrentamento da Covid-19 de técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.

Com a retomada das aulas presenciais esta semana, profissionais da Suvisa acompanham e orientam a comunidade escolar sobre o cumprimento das medidas sanitárias. “Diuturnamente temos realizado fiscalizações em vários segmentos. Com o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública, nós fazemos presentes para orientar. É o momento em que podemos verificar a garantia de que tanto alunos como as famílias podem se sentir acolhidos e seguros com a certeza de que os espaços estão respeitando as medidas sanitárias ainda em vigor”, disse a fiscal sanitária da Suvisa, Raimunda de Almeida.

De acordo com a supervisora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eliziane Carneiro, a ação realizada pela Suvisa deve se estender a todas as escolas públicas estaduais da Grande Ilha. “As fiscalizações nos dão segurança de que as medidas e os protocolos sanitários estão sendo seguidos. Enquanto Seduc, nós orientamos que todos sigam as orientações de biossegurança para que as exigências sejam cumpridas e assim estudantes e comunidade se sintam seguros”.

Aluna do terceiro ano do ensino médio no CEJOL, Anna Lethycia Ribeiro, de 18 anos, se diz muito feliz com o retorno às aulas presenciais. “Estávamos todos esperando por isso. Tudo o que queríamos era poder rever os amigos, os professores e sorrir de novo por aqui. Ao mesmo tempo, entendemos o momento e a importância de continuar respeitando o distanciamento, o uso de máscaras e a vistoria veio trazer essa credibilidade, que logo tudo ficará bem”.


Suvisa vistoria aplicação de medidas sanitárias na rede estadual de ensino (Foto: Ruy Barros)

Para a gestora geral da escola, Regina Pereira, a ação conjunta entre SES e Seduc promove o reforço das medidas sanitárias de proteção contra o novo coronavírus. “A disposição da Vigilância Sanitária em vir até a nossa escola, fazendo a orientação e acompanhamento neste recomeço está sendo uma boa experiência. Assim, podemos reiniciar o segundo semestre letivo com segurança, fortalecendo o sentimento de que juntos iremos vencer esse momento de adversidade”, destacou.

Durante as inspeções sanitárias, equipes da Suvisa reforçam e verificam o cumprimento de medidas, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras durante toda a permanência na escola, disponibilidade de totem com álcool em gel e a aferição de temperatura para o acesso na unidade escolar. Também é feita a orientação quanto aos sinais e sintomas da Covid-19, bem como o protocolo de higienização das salas, cadeiras e corrimões.

Para evitar aglomerações, as escolas da rede pública estadual adotaram o sistema híbrido, onde os alunos assistem às aulas de modo alternado.

>





Source link