Prefeitura de Macapá inicia obra de recuperação da rua Leopoldo Machado

0
67


A Prefeitura de Macapá iniciou nesta segunda-feira (5) os trabalhos de reparação asfáltica na rua Leopoldo Machado – via que corta vários bairros da capital. O primeiro trecho a receber os serviços será o cruzamento com a avenida Pedro Lazarino, no bairro Beirol. A previsão é que essa etapa seja concluída até a próxima sexta-feira (9).

Toda a via tem cerca de 5 quilômetros, em alguns trechos com mais problemas, como perímetro entre as avenida Pedro Lazarino e a avenida Timbiras, em que será refeita toda a base do pavimento. Em pontos com menos prejuízos, como na avenida Rio Grande do Norte, no bairro Pacoval, será feito o recapeamento asfáltico.

“É a empresa responsável pela obra que está refazendo o pavimento sem ônus para a prefeitura. Como contratante, procuramos nos precaver com as análises de laboratório e levantamento dos trechos afetados. Agora, será colocada uma nova geogrelha e depois uma camada de material nobre, que é uma brita graduada, para então a via receber o revestimento asfáltico”, disse o secretário municipal de obra, Cássio Cruz.

Investigação

A rua Leopoldo Machado foi pavimentada e finalizada em dezembro de 2020. Em abril começou a apresentar problemas e falhas vários pontos.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) realizou investigações com amostras retiradas ao longo da via para detectar as possíveis causas das irregularidades na pavimentação.

Foram feitos testes, como análise de compactação do solo, análise do CBR da base e ainda composição do traço do concreto betuminoso usinado à quente. Com os resultados, ficou provado que o material utilizado não correspondia ao especificado no projeto.

“Foi identificado que o problema principal era na qualidade do material utilizado para execução da base, o que causou as anomalias na via, somado com o tráfego intenso de veículos. A empresa já começou a obra e em breve vamos devolver esse trecho recuperado”, finalizou o secretário.

Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá





Source link