Prefeito de Maceió, JHC, recebe Movimento Lactantes pela Vacina

0
49


Gestor assegurou total apoio e disse que vai solicitar uma reunião extraordinária da CIB

O prefeito de Maceió, JHC, recebeu, nesta segunda-feira (5), o Movimento Lactantes pela Vacina, que entregou ao gestor uma carta aberta solicitando a inserção no plano de vacinação contra a Covid-19. JHC ouviu a demanda e disse que todo o empenho será no sentido de ajudar. 

Para isso, ele informou que vai solicitar uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), já que elas não constam do Plano Nacional de Imunização, que define os grupos prioritários. Da CIB fazem parte representantes do Estado e dos municípios.

“É um pleito sem dúvida alguma muito justo. O que queremos é preservar vidas e o nosso empenho será no sentido de adotarmos todas as medidas necessárias. Vamos pedir a convocação extraordinária da CIB”, disse JHC.

Prefeito JHC vai solicitar uma reunião extraordinária da CIB (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

O gestor afirmou ainda que é necessário que a CIB se posicione para que se tome uma medida de forma universal, ou seja, que seja extensiva a todo Estado. “Pelo que tenho observado, foi assim que alguns estados conseguiram a autorização para a inclusão das lactantes nos grupos prioritários”, afirmou.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para a Mulher, Ana Paula Mendes, que participou da reunião, se encarregará de acompanhar todo o processo, inclusive a juntada de documentação que será apresentada à CIB e ao Ministério Público.

Prefeito JHC se reúne com representantes do Movimento Nacional Lactantes pela Vacina (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

Representante em Alagoas do Movimento Nacional Lactantes pela Vacina, a jornalista Lis Nunes disse que o pedido ao prefeito JHC é que olhe pelas mães que amamentam para incluí-las no grupo prioritário de vacinação. 

“A gente tem em mente, e estudos já comprovam, que uma mãe que amamenta e que está vacinada, consegue imunizar uma ou mais crianças através do leite materno”, disse. 

JHC ouviu a demanda e disse que todo o empenho será no sentido de ajudar (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

Segundo ela, o movimento possui dois grupos no WhatsApp e um Instagram (@lactantespelavacina.al) formado por 2.500 mães. Elas agradeceram ainda a atenção do prefeito JHC. “Como pai e um gestor muito atuante, que escuta a população, ele veio nos ouvir”, afirmou Lis.





Source link