Polícia Militar realiza Operação Centúria na área do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal


A Polícia Militar do Distrito Federal realiza nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, a Operação Centúria na área do 7ª Batalhão (Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste). O lançamento da ação foi realizado no estacionamento do terraço Shopping, no Cruzeiro. O objetivo principal é combater crimes contra o patrimônio, tais como furto, roubos a transeuntes e ao comércio.

O chefe do DOP, Coronel Naime, esteve presente na liberação do policiamento. Ele pediu aos policiais atenção ao policiamento durante todo o serviço, em especial durante as abordagens.

A operação emprega policiais militares oriundos do Complexo Administrativo da PMDF na modalidade “policiamento a pé”. Eles estão sendo utilizados nas áreas conhecidas como pontos de maior incidência criminal (hotpots). Além dessas áreas, eles também serão empregados em outros pontos de interesse, sempre buscando aumentar a segurança da comunidade.

Os policiais serão empregados a pé devido a vantagem dessa modalidade oferecer mais proximidade e interação com a comunidade, visando o caráter preventivo, com a presença constante do policial na área. “A presença do policiamento a pé nas áreas de maior movimento de pessoas desencoraja a ação de infratores, precisamente aqueles que agem por oportunidade, ou seja, quando observam que a vítima está desprotegida ou que não está sendo vigiado. A sensação de vigilância constante proporcionada pela presença da polícia faz com que esses crimes de oportunidade reduzam sobremaneira na área”, afirma o Capitão Pedro Cunha, Subcomandante do 7º Batalhão.

A modalidade de policiamento a pé geralmente é realizada por dois ou três policiais militares que fazem rondas nas áreas comerciais e residencial.



Source link