Governo realiza capacitação para equipe de regionalização da Primeira Infância e Gestão do SUAS

0
45



Incialmente as equipes irão assistir 12 municípios (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (5), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), realizou capacitação com os novos profissionais que irão operacionalizar o Projeto Aprimoramento do SUAS no Maranhão.

O projeto visa garantir a cobertura para 100 municípios que não dispõem de serviços de atendimento especializado a famílias e indivíduos em situação de risco social ou violação de direitos, como estratégia fundamental para universalizar o acesso da população aos serviços socioassistenciais de média complexidade e, consequentemente, aos direitos e seguranças afiançadas pelo SUAS, sobretudo neste momento de pandemia, quando tem sido identificado o aumento das situações de violação de direitos.

A equipe é composta por 25 profissionais, entre eles; Assistentes Sociais, Pedagogos, Advogados e Estatística. Uma parceria entre a Sedes e a Fundação Sousandrade, através de Termo de Cooperação Técnica.

Durante o encontro, o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, aproveitou a oportunidade para das as boas-vindas à nova equipe, destacando a importância do papel e dos desafios desses profissionais nessa nova jornada.

“Quero saudar a nova equipe e afirmar que a missão de cada um de vocês é importantíssima para a Secretaria e, principalmente, para a execução das atividades que serão realizadas em campo. Um momento importante de cumprimento da responsabilidade pública do Estado em ofertar serviços regionalizados”, disse o secretário.

As equipes vão trabalhar de forma itinerante percorrendo os municípios que não tem Creas para a prestação de serviços e, ao mesmo tempo, fortalecer o programa Primeira Infância e o monitoramento do SUAS.

A secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim, ressaltou a importância da regionalização dos serviços do SUAS no Maranhão. Esse é um momento de integração da equipe do Projeto Aprimorando o SUAS em que nós estamos cumprindo com a determinação do governador Flávio Dino e do secretário Márcio Honaiser em avançar no projeto de regionalização da Proteção Social e Especial”, afirmou.

Incialmente as equipes irão assistir 12 municípios, e a previsão é que o Projeto seja ampliado a médio prazo para os 100 municípios que não possuem os serviços especializados da política de assistência social.

>





Source link