Dez semanas de CPI da Covid; e agora? | Pare o mundo que eu quero saber

0
37

A última semana foi bem tumultuada, com denúncias de corrupção no Ministério da Saúde. E tudo começou com documentos entregues à CPI da Covid. Desde que passaram a circular informações sobre pedidos de propina e contrato irregular para compra de vacinas, a comissão mudou bastante seu perfil. Já quase nem se fala mais no tal do gabinete paralelo, que teria agido à revelia do Ministério da Saúde, nem em tratamento precoce.

O auge da semana passada na CPI foi o depoimento do policial militar Luiz Paulo Dominguetti. Ele atuou como representante da Davati Medical Supply na negociação para a venda da vacina AstraZeneca ao Brasil. Dominguetti denunciou o agora ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, de pedir um dólar de propina por dose vendida.

No Senado, além de falar sobre essa acusação, Dominguetti surpreendeu ao mostrar um áudio do deputado Luis Miranda, sugerindo que ele também participou do esquema para pedir propina por vacinas. Prontamente Miranda reagiu à acusação de Dominguetti, dizendo que aquela negociação do áudio é antiga, e dizia respeito à compra de luvas. O que foi confirmado por um representante da Davati.

Depois disso, os parlamentares decidiram pela apreensão do celular de Dominguetti. E senadores questionaram se o policial não era uma testemunha “plantada” para confundir os trabalhos da CPI.

Agora a comissão quer ouvir o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, que teria sido citado por Jair Bolsonaro, quando Luis Miranda fez a denúncia de contrato irregular para a compra da Covaxin. Inclusive, nesta semana, a CPI vai decidir se permite a quebra de sigilo de Ricardo Barros e também do deputado Miranda.

E o que mais vem por aí? Sobre isso, a apresentadora Joana Treptow conversou com o repórter e apresentador da Band em Brasília, Rodrigo Orengo.

Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band com Joana Treptow, que tem a proposta de explicar assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível. #Podcast #JornaldaBand

Coordenação: Stéfanie Rigamonti e Larissa Zapata
Roteirização, edição e sonorização: Stéfanie Rigamonti
Edição de vídeo: Larissa Zapata
Direção: Andre Basbaum

Veja outros episódios:
Spotify: http://spoti.fi/3bzUlgK​​​​
Spreaker: https://bit.ly/3gUpopA
Apple Podcasts: https://apple.co/3zXWHPW

source