A equipe do Brasil começou com tudo e já no primeiro dia dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 conquistou 46 medalhas, sendo que foram 19 de ouro, 14 de prata e 13 de ouro. Com o resultado o Brasil já assumiu com folga o quadro geral de medalhas, que tem a Argentina em segundo com apenas cinco medalhas de ouro.
A primeira medalha brasileira veio com a nadadora Patrícia Pereira, nos 50m peito feminino pela classe SB3, para atletas com limitações físico motoras, seu tempo foi de 58s19, batendo o recorde Parapan-Americano por seis segundos de diferença. Nessa mesma prova, outra brasileira ganhou medalha, Lídia Vieira, que ficou com o bronze com o tempo de pouco menos de 1min09. Confira as outras medalhas brasileiras no dia:
Natação
Os nadadores do Brasil foram o grande destaque do primeiro dia oficial da competição, brilhando nas aguas chilenas, foram 19 medalhas ao todo, com 10 ouros, cinco pratas e quatro bronzes. Um dos destaques foi o nadador do Distrito Federal, Wendel Bellarmino, que ganhou o seu primeiro ouro na prova dos 50m livres S11. Quem também se destacou foi a jovem Alessandra Oliveira, que com apenas 15 anos conseguiu o ouro na final dos 100m peito classe SB4.
Halterofilismo
O grande destaque brasileiro foi a campeã mundial e paralímpica Mariana D’andrea, que compete pela categoria até 73kg. Ela conseguiu levantar 116,3 kg e conseguiu a medalha de ouro. O Brasil ainda conseguiu mais duas medalhas de ouro, a primeira veio com Caroline Fernandes, que competiu na categoria até 79kg, e levantou 94,7 kg, a segunda veio no masculino, com Lucas Manoel, que competiu na categoria até 49kg e atingiu a marca de 150kg levantados. Ainda teve tempo para mais uma medalha, essa de bronze, com Ezequiel Correa, na categoria até 72kg, onde ele levantou 186kg.