Prefeitura adia evento para mulheres por convite ser considerado ofensivo

0
213

Grupos feministas protestam nas redes sociais contra imagem considerada de mau gosto; Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha (RS) retirou documento de circulação

A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha (RS), a 72 km de Porto Alegre, adiou um evento voltado aos interesses femininos após polêmica causada pela foto impressa no convite oficial. A imagem do documento, que convocava a população para a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, inicialmente marcada para 18 de agosto, gerou revolta de grupos feministas, que consideram a atitude “desumana”.


O convite teria começado a circular pelo município em 7 de julho. A foto usada no documento mostra um sapato em que o salto se confunde com pernas apoiadas sobre os joelhos. O movimento Iniciativa Mulheres Unidas RS lamentou a divulgação do impresso. 


Em nota, as participantes do grupo repudiaram o ato, que, segundo elas, “coloca a mulher numa posição de submissão e fetiche que retira a humanidade enquanto pessoas”. O grupo exige ainda uma retratação da Coordenadoria da Mulher, setor da prefeitura que elaborou o convite.


A imagem, reproduzida na página do movimento em uma rede social, gerou comentários e compartilhamentos contrários ao ato. “Ridículo e vergonhoso”, criticou uma internauta.
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Bier, explicou que o convite não tinha objetivo de ofender as mulheres e admitiu que a foto dá margem a interpretações negativas. Ele acrescentou que o impresso está fora de circulação.


“Decidimos postergar o evento porque as pessoas hoje estão com a cabeça mais voltada para a polêmica, e não para a conferência”, justificou Paulo Bier sobre a suspensão do encontro. A data da conferência, segundo o prefeito, será definida somente após a confecção de novos convites, que não sejam “ofensivos”.
Fonte : correio